sexta-feira, 20 de junho de 2014

Matéria extraída do Folha Iguassu

Naval o Guerreiro Iguaçuano

Quando tomamos conhecimento, há cerca de uma semana atrás, da poluição das praias da Baía de Guanabara, onde há anos nos chegam promessas de despoluição, e ao sabermos que se disponibiliza verdadeiras fortunas sem que quase nada seja feito no sentido de melhorar as condições das águas, dois nomes nos vêm à cabeça: Carlos Minc e a presidenta do INEA Marilene Ramos. 

Nosso voluntarioso amigo Adriano Naval, guerreiro por vocação, que acompanha de muito perto o desenvolvimento dos projetos, planejamentos e resoluções nas questões do Meio Ambiente da Baixada Fluminense e em especial de Nova Iguaçu, com participação  direta em reuniões e audiências públicas sobre essas questões, nos informa que 54% das obras de saneamento do PAC, não foram concluídas. 

Segundo Naval, há cerca de sete anos atrás, em uma dessas reuniões os dois ‘conversa fiada’: Minc e Marilene prometeram reassentar  pessoas que viviam(ainda vivem) em estado de extremo perigo, às margens do rio Botas. O tempo passou e, até hoje, nenhuma providencia foi tomada.Há época, o meio ambiente estadual dispunha de verba de 400 milhões para o Projeto Iguaçu, segundo Naval as verbas sumiram e nada foi feito por aquelas famílias. Com a palavra o Ministério Público! 

Esse tal de Minc é o mesmo que, foi Ministro do Meio Ambiente e quando Secretário no Rio de Janeiro, em um palanque em Nova Iguaçu, numa visita em que, o, então, Governador Sérgio Cabral veio trazer máquinas para que o ‘mal fadado’ prefeito Lindbergh Farias, providenciasse a limpeza de rios e córregos do Município, e, consequente a prevenção de enchentes, recebeu, diante de um público de maioria petista, um sonoro esporro (perdão mas não encontro outro termo mais próprio) do então deputado Nelson Bornier, por descaso por Nova Iguaçu, em uma de suas gestões, que o deixou tão 'desbundado' (mas uma vez desculpas pelo termo) que, 'branco' como uma ‘vela’, se recolheu num cantinho do palanque, sem condição moral de réplica, frustando, sobremaneira, seu próprio público Petista que se encontrava presente em grande maioria maioria!

NOVA IGUAÇU GANHARÁ 11 NOVAS CRECHES

Alcy Maihoní Rodrigues: Contrariando uma "micro-minoria", venho agradecer a Vereadora Giane Jura pelas INDICAÇÕES e informe abaixo. 
Representante de Pais de alunos.
Conselho Municipal de Educação - CME-NI
Tenho uma alegria muito grande em compartilhar com vocês que Nova Iguaçu irá ganhar 11 novas creches conforme o texto abaixo informa. Mas 4 dessas unidades seriam construidas em outros bairros e esses quatro documentos postados são protocolos das INDICAÇÕES FEITAS POR MIM Giane Jura vereadora através das mesmas essas unidades serão construidas nos bairros: Jardim Pernambuco, Comendador Soares, Valverde e Jardim Nova Era. Eu enquanto mãe de três filhos conheço o sufoco que nós donas de casa passamos para deixar nossos filhos e seguirmos diariamente para nossa rotina de trabalho. Parabéns Prefeito Nelson Bornier por mais esse grande investimento aqui na nossa cidade. O trabalho não para vamos em frente pois ainda há muito a ser feito.

O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.

Seu principal objetivo é prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública.
As unidades construídas no âmbito do Proinfância são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço

quinta-feira, 12 de junho de 2014

POLITIQUEIROS SEM NOÇÃO E OS SEM NADA HAVER ESTIVERAM NO BAIRRO DANON

INAUGURAÇÃO DE ALGUMAS RUAS ASFALTADAS E PAVIMENTADAS NO BAIRRO ATRAÍRAM A ATENÇÃO DE FIGURINHAS OPORTUNISTAS.
Por Alcy Maihoní

No último domingo (08), Grupo de Lideranças populares, comunitárias e moradores do bairro Danon, destacando aqui os conhecidos Alex Antunes e Luisinho do Frango, recepcionaram com louvor o atual Governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, Prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, Secretários, Deputados e Vereadores da região. Objetivo: Inauguração de algumas ruas asfaltadas e pavimentadas que foram beneficiadas, pelo Projeto Bairro Novo do Governo do Estado, com recursos federais oriundo do PAC.
São investimentos na cifra de R$ 1 Bilhão de reais em um pacote de obras para o município. Ainda faltam 14 ruas serem completadas, no trecho próximo a Serra de Madureira. Outras ruas próximas a Rua Otacílio de Jesus, no segundo momento também haverá intervenções, garantiu o governador.
Entretanto, obras desta magnitude e desafio, não poderiam faltar velhas conhecidas figurinhas politizadas e oportunistas. Não citarei nomes, mas estiveram caminhando lado a lado com o governador e prefeito com sorrisos e tiradas de fotos, mas sabemos que nunca moveram uma palha em prol do Danon e da coletividade, dentro de seus muitos mandatos. Mas a eleição está próxima e a população sabe quem é quem e o aperto de mão e os votos são para aqueles que muitas das vezes sem mandatos fazem a diferença. 
Fora os sem noção e os sem nada haver!!!
Nota 10: Parabenizo a iniciativa de alguns moradores do Danon que fundaram a LIAB – LIDERANÇA AMIGOS DOS BAIRROS. Vida longa e sucesso!!! Nós povão merecemos qualidade de vida. Show!!!
O COLETIVO É O ALVO!!! 

CASO DAS CRECHES EM NOVA IGUAÇU-RJ (Parte III)

UM PROBLEMA A MENOS.
Por Alcy Maihoní
Foto extraída da internet
O Conselho Municipal de Educação – CME-N.I., possui integrantes do Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de N.Iguaçu. e sem dúvida valoriza, reconhece e estimula as atividades das creches e sua enorme contribuição na formação das crianças iguaçuanas.
TEMOS CIÊNCIA e consideramos que:
-          As creches e em especial as comunitárias que possuem convênio junto a Prefeitura, antes eram atendidas pela Secretaria de Ação Social;
-          A necessidade de adequação dessas instituições conforme exigências contidas na Del. 01/2009, do CME/NI;
-          As dificuldades das Instituições em realizar as obras de infraestrutura necessárias e a necessidade de manter o atendimento às crianças matriculadas;
-          A necessidade de manter, de forma regular, os repasses de recursos financeiros referentes ao convênio feito com a prefeitura, como forma de garantir não só a regularidade do atendimento às crianças, bem como o cumprimento das exigências registradas pela Comissão de Supervisores Escolares, que por sua vez estão subordinados a referida Deliberação.
SENDO ASSIM: O colegiado por unanimidade, junto as suas Comissões, ampliamos o prazo para que as creches possam se adequar, concedendo pareceres favoráveis para o devido credenciamento de funcionamento.
*Alcy Maihoní – Vice-presidente do CME

CASO DAS CRECHES EM NOVA IGUAÇU-RJ (Parte II)

EXISTE HOJE UM CONSELHO ATIVO QUE REATIVOU INCLUSIVE DUAS IMPORTANTES COMISSÕES DE APOIO E ASSESSORAMENTO.
Por Alcy Maihoní
Este mês, completou um ano desde a posse do atual colegiado do Conselho Municipal de Educação e ficamos neste período apagando incêndios aqui e acolá sobre os graves problemas das creches, principalmente as comunitárias. Conseguimos reativar as comissões permanentes de Educação Infantil e a de Planejamento, Legislação e Normas. Descobrimos que infelizmente ainda existe muita desinformação e precárias orientações, resultando no acúmulo de erros. Alguns graves, porem solucionáveis.
Estamos em processo de adequações de atividades e hoje se tornou menos complicado, uma vez que já possuímos sala própria, onde já estamos convocando e orientando da melhor forma os representantes legais das instituições que vem requerendo credenciamento de funcionamento.
Estamos em uma sala situada na Subsecretaria dos Conselhos Municipais, sito a Av. Nilo Peçanha, 476 – Centro – Nova Iguaçu-RJ – Próximo a Via Light.

Contato e agendamento com a Secretaria Geral do Conselho, Sra. Sheila Silva

CASO DAS CRECHES EM NOVA IGUAÇU-RJ

NA DEFESA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – CME
Por Alcy Maihoní
Foto extraída da internet

Atraso dos recursos financeiros oriundo de convênios com a Prefeitura, a culpa não é do Conselho. Entretanto, na reunião do dia 10/06/2014, o colegiado chegou por unanimidade em um consenso para que as instituições tenham mais tempo para se adequarem e cumprir com suas obrigações legais.

RÁPIDOS ESCLARECIMENTOS: A aprovação para funcionamento da Educação Infantil (creches), para quem desconhece, é aprovada pelo CME e concedida pela SEMED, consiste na comprovação de que a instituição de Educação Infantil reúne condições de infraestrutura, administrativa e pedagógica estabelecidas em Deliberação. Este ato autorizativo de funcionamento é ato de competência do CME e as exigências legais devem ser cumpridas e o CME esta para assegurar e zelar que as instituições façam corretamente seus deveres de casa.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Comentário esta ainda no forno...

"Depois postarei  um comentário sobre a inauguração das ruas daqui do Danon, que estão inseridas no Programa Bairro Novo e da caminhada inaugural da autoridades que aqui estiveram ontem. Tendo a frente o Governador do Rio e o Prefeito de Nova Iguaçu".
Alcy Maihoní

Ontem, na inauguração de algumas ruas no Danon

Consegui agradecer pessoalmente ao Vereador Jorge Marotte, sobre a indicação e entrega da Moção de Reconhecimento na Câmara a minha pessoa por deveres que venho desempenhando voluntariamente na cidade iguaçuana como cidadão, ontem (08), na inauguração de algumas ruas no Bairro Danon, tendo a presença do Governador do Rio Luiz Fernando Pezão e do Prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier. Foto tirada por Irinaldo Costa.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Conselho Municipal de Educação – CME/Nova Iguaçu em Rio das Ostras

XIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
Por Alcy Maihoní


Ontem (06), ocorreu o XIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro, promovido e organizado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME-RJ, no Auditório da Camara Municipal de Vereadores de Rio das Ostras e contou com a Palestra com o Tema: “Educação Infantil Frente aos Desafios da Atualidade”. Eu, Alcy Maihoní (Vice-Presidente do CME.N.I) e Sheila Silva de L. Costa (Assessora Técnica da SEMUG), ambos da Comissão de Educação Infantil e da Comissão de Planejamento, Legislação e Normas, do respectivo conselho de nossa cidade.
Participamos deste importante encontro visando maior aprimoramento e integração das políticas públicas para a Educação.
Foi eleita e empossada a chapa 2 (Profª Eliane), para a nova Gestão da Coordenação Estadual da UNCME/RJ, biênio 2014 a 2016, que apresentou muitas propostas inovadoras.
Houve também a posse das novas Coordenações Regionais em que Nova Iguaçu pela primeira vez tornou-se membra da composição Regional Metropolitana, graças ao empenho da atual gestão do nosso colegiado.
Nos momentos finais do encontro a plenária foi privilegiada com as belíssimas e esclarecedoras Palestras da Dra. Bianca Mota de Moraes – Promotora de Justiça/Coordenação de Educação MPRJ e da Profª Rosana Torquette – Subsecretaria de Educação de Itaguaí. Que abordaram questões relevantes, focando alguns aspectos do recém-aprovado Plano Nacional de Educação – PNE.
Tive a oportunidade de indagar a Promotora sobre a recente Lei Menino Bernardo e de seus reflexos sobre a Comunidade Escolar. Após seus valiosos esclarecimentos, foi anunciada, para grande surpresa minha que a cidade de Nova Iguaçu ainda este ano, ganhará uma PROMOTORIA DE EDUCAÇÃO. Tudo de Bom!!!

XIV Encontro em 2015, será no município de Itaguaí.
Depois socializo mais fotos deste evento