sexta-feira, 27 de março de 2015

Segurança pública o que é o melhor para o Brasil, em especial o Rio de Janeiro...

DESMILITARIZAÇÃO: TARCÍSIO X BOLSONARO FIZERAM DEBATE QUENTE NA PUC-RIO. @InformeRJO http://goo.gl/wqzjbQ 
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Os argumentos do Tarcísio são convincentes da mesma forma o do Bolsonaro. Entre vaias e aplausos, será que a galera que estavam lá tem de fato compreensão do que é exatamente desmilitarizar? 
Eu, sinceramente não tenho essa resposta.
Muitos acreditam que é retirar a farda, outros pensam que é retirar as armas. 
A questão da Segurança Pública é algo mais profundo do que simplesmente e por exemplo, unificar as polícias civis e militares. Houve um tempo que até desejava isto, mas sei que modificar o sistema objetivando resultados instantâneos é impossível e quem prega isso é um boçal por excelência.
Desconstruir valores, símbolos e ritos da polícia militar que inclusive reforça a dignidade pessoal, não é tarefa nada fácil. Existe policiais,seja praças ou oficiais possuem sentimento elevado, com relação a isso e que chega ser para estes um sacerdócio. Essa identidade é um fator preponderante para que muitos preferem deixar as coisas como estão.
Mas, nós sociedade temos anseios por mudanças, a unificação é um processo tardio e sem dúvida precisamos da reforma policial. Acredito que seja um consenso coletivo que abate o povo brasileiro. A Constituição Federal de 88, deixou a desejar, onde os legisladores da época comeram mosca, tendo em vista que em seu art. 144, se preocuparam apenas em criar uma estrutura no país, sem definir claramente os pormenores.
A desmilitarização e unificação da polícia ostensiva (militar) com a investigativa (civil), pode até ocorrer, quem sabe...mas as mudanças não será da noite para o dia. é perigoso pensar desta forma. Não será por meros treinamentos e capacitações que as mentalidades e valores acumulados por décadas facilitará este novo processo.
Deixando mais claro minha linha de pensamento, acredito que o processo educacional nesta nova visão ocorrerá gradativamente de forma lenta. 
Outro aspecto é que as policias militar, civil e federal em suas escolas de formação, existe uma preocupação por mudanças de comportamento e respeito aos direitos humanos, isso não resta dúvida. É errôneo pensar que dentro das turmas no processo de formação não se ensinem o respeito ao outro e aos direitos humanos. Não se pode generalizar uma má conduta. Os bons existem e são muitos.
Algumas situações requer reformas urgentes e precisamos ficar em franca mobilização, tais como:
Corregedorias mais abertas e transparentes;
Uma legislação que amplie e mude toda a configuração da lógica de atuação destes servidores;
Maior autonomia dos controles externos. Hoje além da não tão eficiência das corregedorias, temos conselhos estaduais, municipais e comunitários frágeis. Possuímos também um Conselho Nacional apático. E os problemas não terminam por aí. O sistema penitenciário é perverso, onde se mantem verdadeiras masmorras, pagas com recursos públicos. O povo não tem liberdade, mesmo com elementos presos...o medo da população persiste. 
Urge mudança na estrutura institucional e ruptura da própria condução da política pública. Está erradíssimo o Secretário Estadual de Segurança Mariano Beltrame, surgir diante da TV vomitar que "não se faz bolo sem quebrar os ovos", quando no episódio das manifestações de julho de 2013. Mas, isso tudo é porque não existe uma política nacional de segurança pública, satisfatória. Até o PRONASCI foi abandonado.
Sabemos que em todas as manifestações que descamba para a violência, a ação policial é sempre a mesma, e aqui no Brasil não poderia ser diferente. Queria ter participado deste debate. Segurança Pública tem que ter todos os lados bem equilibrados e as respostas está em nós mesmos.
Na quarta-feira (25), no ginásio da PUC-Rio, milhares de alunos de diversos cursos da universidade assistiram um debate que reuniu, representando a...
MIDIAINFORMAL.WORDPRESS.COM

É SOBRE ÁGUA? SÓ ESCUTO, SE FOR PARA MUNICIPALIZAR!

Sou defensor da municipalização do sistema em Nova Iguaçu-RJ, que há décadas é administrado pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos - CEDAE. 
Por: Alcy Maihoní
Estou convencido e não é de hoje que o melhor caminho para o bem estar da população iguaçuana é o município (prefeitura), não dar continuidade ao contrato com esta companhia.
Mas, porque defendo esta ideia e não aceito nenhum outro argumento:
Voltando um pouco no tempo, na época da fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, quando o Rio de Janeiro deixou de ser capital, o Rio de Janeiro tinha um nível populacional de cobertura de atendimento de 80%, na Baixada este índice chegava a somente 15%.
Na Constituição Federal de 1988 confere aos municípios a gestão dos sistemas de água e esgoto, podendo administrá-los diretamente através de empresas públicas ou delegá-los através de concessão.
A legislação exige que o município convoque licitação, precedidas de um plano municipal de saneamento, com ampla participação da sociedade civil em audiências públicas. Prefeitura já deveria ter feito estas ações.

É fato que existem altos níveis de ineficiência seja na operação estadual ou municipal dos serviços. Mas a perda de eficiência é mais concentrada nas operadoras estaduais. A CEDAE é um exemplo de total ineficiência de gestão, pelo menos aqui em nossa região, apesar do município possuir a maior Estação de Tratamento de Água do mundo, é verídico o fato de cara os moradores do entorno desta estação (Km32), padecer por falta de água, que dirá demais áreas da cidade... 
Não é mole, não!
Em 2003 o Sistema Nacional de Indicadores Urbanos apresentava que em Nova Iguaçu havia:
19% dos domicílios não possuíam acesso à rede de distribuição;
48,2% dos domicílios não possuíam rede coletora de esgoto sanitário.
Devemos lembrar que a política pública neste setor, um pouco mais a frente no tempo, pouca coisa ou quase nada avançou. O descaso de gestão é gritante.
Nova Iguaçu possuía 324.622 domicílios sem abastecimento de água;
Esgoto a céu aberto, apresentava 18.838 domicílios - Fonte: IBGE 2010.
A administração pública tem que promover obras e serviços para assegurar de forma adequada, regular, eficiente e contínua, o fornecimento de água potável aos moradores. Tem que haver um esquema especial de abastecimento e acredito que somente a municipalização é capaz de sanar, inúmeros problemas existentes. Se até hoje sofremos com água e esgoto in natura sendo jogados nos rios e córregos, não será em plena crise de recessão que ora o país vem amargando é que haverá soluções. Não acredito em milagres!
O prefeito, na minha opinião, já deveria abrir processo licitatório. O atual contrato da CEDAE é ilegítimo, segundo ouvi em uma sessão pública, na câmara de vereadores. E mais recentemente vereadores aprovaram uma moção de repúdio contra a CEDAE e existe ainda inclusive, a CPI para apuração de muitas irregularidades cometidas por esta companhia. O momento é agora!
Ressalto que a possível mudança no abastecimento de água e recolhimento não se trata de uma privatização, mas sim de municipalização, onde a gestão fica a cargo do poder público da cidade. Que fique claro isto!
Este debate sobre municipalização é antigo, mas é preciso que uma das partes demonstre oficialmente a vontade de rompimento. E a Prefeitura pode faze-lo. Não visualizo nenhum impedimento, para tanto. A cedae por sua vez não nos dá nenhum retorno significativo ao longo de todos esses anos. Trava o município, pois sem água e tratamento de esgoto, muitos bairros e sub-bairros periféricos não cresce. Não tem como desenvolver-se.
Acentuo que esta Companhia realiza alguns investimentos na região, isso é também um fato, porem está aquém das nossas necessidades, e parece que os vereadores desde o início de seus mandatos tem conhecimento da situação, assim como o prefeito.
Importante dizer a população iguaçuana que algumas cidades que conseguiram transferir a responsabilidade sobre o sistema de esgoto e água, aumentaram bastante a qualidade do serviço. Petrópolis e Niterói são bons exemplos disso.
Enfim, qualquer outra iniciativa, diálogo sobre o tema ÁGUA EM NOVA IGUAÇU, se não for para municipalizar é pura perda de tempo. Vamos explorar e desenvolver nossas fontes naturais de água a serviço do coletivo popular e do próprio município.

Alcy Maihoní da Educação
O Coletivo Popular é o Alvo

quinta-feira, 26 de março de 2015

NOVA IGUAÇU: MOÇÃO DE REPÚDIO A NOVA CEDAE

BOM DIA, ótima quinta-feira a todos!
Estou fechando hoje, um documento na área da educação pública a ser apresentado a Secretaria de Estado de Educação, ainda esta semana, mas a noite com o tempo mais livre, estarei fazendo um comentário sobre o problema da ÁGUA EM NOVA IGUAÇU -RJ. 
Há décadas povo iguaçuano padece com a falta de água. Em muitos bairros e sub-bairros a água potável que chega as torneiras oriundas das canalizações clandestinas, porem necessárias, uma vez que a Nova Cedae nunca se fez presente, o líquido encontra-se altamente contaminada. Controle de qualidade da água nunca existiu em Nova Iguaçu.
Câmara de Vereadores aprovaram na terça-feira (24) uma MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA A CEDAE.
Uma boa parcela de moradores da cidade estão fartos de discursos rasos e palestras para boi dormir.
Alcy Maihoní da Educação
O Coletivo Popular é o Alvo.
Foto:Rio Guandu, a jusante da captação de água para a ETA (Guandu/CEDAE)


quarta-feira, 25 de março de 2015

Hostilidade a figura de Jesus


Mulher é presa por atacar imagem de santa com uma enxada, em igreja de Minas Gerais.
Fonte: Jornal Extra.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ Esta surtou de vez...intolerância religiosa causa distúrbios imensuráveis.


COMISSÕES TÉCNICAS MUNICIPAIS SE REÚNEM EM CAXIAS.

COMISSÃO DE NOVA IGUAÇU ESTEVE HOJE, EM DUQUE DE CAXIAS (RJ).
Por Alcy Maihoní
Cumprindo uma agenda apertadíssima, de reuniões, encontros e eventos desde outubro de 2014, a Comissão Organizadora do Processo da Adequação do Plano Municipal de Educação da Cidade de Nova Iguaçu - COPA-PME, esteve presente hoje, no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, sito a Rua General Mitre, 587 - 25 de Agosto - Duque de Caxias (RJ), no encontro promovido pela Secretaria de Estado de Educação com a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE/MEC. 
ESTADOS E MUNICÍPIOS TÊM PRAZO ATÉ 24 DE JUNHO PARA APROVAR SUAS DIRETRIZES E METAS PARA APRESENTAR SEUS PLANOS DE EDUCAÇÃO.
Os planos estaduais e municipais de educação devem conter diretrizes e metas a serem alcançadas até 2025.
O Plano Nacional de Educação (2014-2024) foi instituído pela Lei 13.005/2014 e tem 20 metas que, ao todo, são amparadas por mais 250 estratégias. Para que o PNE se concretize como política de Estado integrada e colaborativa, os planos de educação do Distrito Federal, dos estados e dos municípios precisam estar alinhados a ele.
Municípios participantes: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro e São João de Meriti.
Membros da comitiva de Nova Iguaçu-RJ - COPA-PME em Duque de Caxias-RJ
Nota: O árduo trabalho da nossa comissão (COPA-PME), está mantendo Nova Iguaçu em dia cumprindo os prazos exigidos, diante da Secretaria de Estado de Educação.

Alcy Maihoní da Educação
O Coletivo Popular é o Alvo

terça-feira, 24 de março de 2015

8ª REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO DA ADEQUAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (COPA-PME) DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU - RJ.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 2015-2025
Por Alcy Maihoní
COPA-PME 
A Comissão Organizadora do Processo da Adequação do Plano Municipal de Educação -COPA-PME, da Cidade de Nova Iguaçu - RJ, instituída pela Portaria SEMED nº 074 publicado em 08/10/2014 vem, realizando diagnóstico, definindo metas, estratégias e indicadores municipais em consonância ao Plano Nacional de Educação e oferecerá uma proposta de Documento-Base.
Este Documento-Base irá para amplo debate e aprimoramento público, nas Escolas da rede, Fórum Municipal de Educação e Audiência Pública. Após a COPA-PME, irá entregar o documento final a Secretária Municipal de Educação, que por sua vez entregará ao executivo (Prefeitura), para que seja elaborado em forma de Projeto de Lei e o encaminhará à Câmara de Vereadores para apreciação e aprovação. Prefeito sanciona a lei, e o Plano Municipal de Educação passa a vigorar.
Ainda este mês de março a COPA-PME estará dando ampla publicidade sobre os eventos do Fórum Municipal de Educação e da Audiência Pública.

Nota: As Metas não são somente de responsabilidades do município, mas também da União e do Estado, o plano possuí elementos centrais para a consolidação da democracia, da inclusão social e da garantia do direito à educação de qualidade para todas as pessoas.

Lembrete: Nesta comissão estou representando o Conselho Municipal de Educação e em paralelo o Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu, conforme o Sistema Municipal de Ensino.

Alcy Maihoní da Educação
O Coletivo Popular é o Alvo

PROGRAMA DO BAIRRO NOVO SUPOSTAMENTE ALTERADO.

MORADORES TEM TODA RAZÃO DE RECLAMAR, abaixo trecho de matéria de jornal:
Ruas de Cabuçu são retiradas de projeto de revitalização do Estado
A Rua Paraíso é uma das que constavam nos planos do Bairro Novo, mas que acabaram não sendo beneficiadas
O sonho de poder morar em uma rua com asfalto na porta de casa, drenagem e calçadas padronizadas e adaptadas para pessoas com deficiência não vai virar realidade para os moradores das ruas Paraíso de Maria Helena, no bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu. Segundo os moradores, em 2013, em visita a Nova Iguaçu, o então vice-governador Luiz Fernando Pezão esteve na cidade e prometeu melhorias para Cabuçu através do Programa Bairro Novo. As obras começaram, no entanto, as duas ruas foram excluídas. Além disso, os residentes afirmam que algumas que estão sendo contempladas podem ficar ainda pior após a conclusão do serviço. “Eliminaram o valão que existia aqui na Rua Maria Tereza colocando uma galeria bem no meio dela. Quando fizeram isso, não se preocuparam com a encosta do valão, o aterro começou a ir para dentro da vala e a galeria ficou exposta. Hoje estão asfaltando a rua e o valão continua do mesmo jeito. Tem que ter encosta, porque quando chover o barro vai entrar na manilha”, explicou Amauri dos Santos.
A Rua Paraíso é uma das que constavam nos planos do Bairro Novo, mas que acabaram não sendo beneficiadas.
Fonte: Jornal de Hoje - 24/março/2015 
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Vou direto ao ponto. Após análise desta matéria, não gostei da justificativa do encarregado pela obra, de nome Tiago Alberto, que confirmou a reclamação dos moradores. Carece de dados oficiais e não é desta forma que se dá tal resposta a população. Afinal, houve farta distribuição com a lista de ruas que seriam beneficiadas pelo Programa Bairro Novo, com isso criou-se uma expectativa aos moradores, na qual muitos foram as urnas com propósitos de beneficiar aqueles que assim, prometeram estas melhorias. Se o estado, hoje determina estas exclusões, alegando que algumas ruas não serão contempladas de acordo com o projeto inicial, vejo nada mais, nada menos que uma simples propaganda enganosa. Deve ser feito uma investigação para apurar nitidamente os fatos. 
Revitalização de ruas com serviços fragmentados é dose pra leão!!!

Alcy Maihoní da Educação
O Coletivo Popular é o Alvo.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Chuva em Nova Iguaçu é... dor de cabeça para iguaçuanos.

CHUVA ASSUSTA MORADORES DE NOVA IGUAÇU.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: É fato que existe por parte da Prefeitura e Defesa Civil um plano de contingência de inundações, porem é extremamente importante a realização de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA (fica a sugestão), na Câmara Legislativa, para que seja ampliado a discussão e debates em torno desta situação. Com isso a população possa, além de estar a par dos pormenores deste plano, venha contribuir com novas propostas, fazendo com que o plano fique mais vitaminado. 
A preocupação é com todas as 9 (nove) unidades regionais de governo. Ando de saco cheio, toda vez que chove, a ideia de desgraças e tragédias vem a cabeça.


Melhoria da educação no município.

Bom dia!
Nesta semana, a Comissão Técnica Organizadora da Adequação do Plano Municipal de Educação de Nova Iguaçu, à luz das diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE.
Estaremos fechando os relatórios de Avaliação diagnóstica da educação do município.
A formulação do plano municipal deve envolver não apenas o Poder Executivo, mas também a comunidade escolar de forma mais ampla, em um processo participativo, que culmina na aprovação pelo Legislativo e a volta para sanção pelo Executivo.
Alcy Maihoní da Educação.
O Coletivo Popular é o Alvo.

domingo, 22 de março de 2015

Km 32 em Nova Iguaçu (RJ) a fronteira final.

Existe muito trabalho e milagres não existem. 
Por Alcy Maihoní 

Ontem (21), atendendo a um honroso convite de um amigo virtual e que não conhecia pessoalmente, Sr. Pedro Hermes, para passar uns momentos em sua residência, com demais outros amigos, peguei minha filha  e partimos para o bairro Km32, tempo bom, ameno, por causa de que estamos na estação outono. Sábado de manhã é muito movimento nos pontos de ônibus, e nas lojas comerciais, aqui no Bairro Danon, oportuno dia para passear. 
A Av. Abílio Augusto Távora que é também conhecida como "Antiga Estrada de Madureira", liga o Centro de Nova Iguaçu ao Bairro Km 32, atravessando parte do território do município, pareando a Serra de Madureira. Diversas linhas de ônibus circulam pela estrada que é de responsabilidade estadual (RJ-105). Temos assim, através desta importantíssima estrada os seguintes bairros do município a contar do centro da cidade:
Bairro da Luz; Alvorada; Nova Era, Danon; Palhada; Valverde; Cabuçu, Ipiranga;  Conjunto da Marinha; Marapicu; Paraiso e KM 32.
KM 32, segundo dados oficiais é um bairro populoso onde existe uma grande área que pertence a Cedae, e onde existe um entroncamento entre a Av. Abílio Augusto Távora com a BR-465 (Estrada Rio-S.Paulo). Faz divisa com o bairro de Campo Grande, localizado no município do Rio de Janeiro. É considerado a porta de entrada de Nova Iguaçu para quem vem da Capital Fluminense até o município da Baixada Fluminense.
É um lugar pobre, como muitos tantos outros bairros da área periférica da cidade, com muitas ruas contendo esgoto a céu aberto, ruas de terra batida e em dias de chuva é somente caos. A maior Estação de Tratamento de Água do Guandu, que é a maior do mundo está localizada nesta região, porem ao atravessar a rua, em frente a esta estação, moradores padecem com a falta d'água. Não, não é piada...é a realidade do povo iguaçuano.
Mas, fato é que o maior problema ainda é a conscientização das autoridades públicas, e que há muito trabalho a ser feito neste bairro para que se resolvam as simples necessidades básicas. O povo não espera por milagres, anseiam apenas que os seus representantes eleitos façam seus deveres de casa. A situação estrutural da referida estrada é um deboche, para nós iguaçuanos, por outro lado é um cartão de visita de pura incompetência administrativa e que ultrapassa mandatos após mandatos. Falta sinalizações, iluminação e espaços estreitos em muitos trechos da avenida. Da janela de um ônibus, carro ou a pé não tem como não verificar tais evidencias. Uma vergonha!
Neste encontro, houve vários assuntos de natureza política e pertinentes ao município. As horas passaram rápido. Um dia é muito pouco para se falar sobre Nova Iguaçu e como gostaríamos que deveria ser daqui por diante. Deixo registrado aqui meus respeitos a todos que lá estavam e em especial ao anfitrião, Sr. Pedro Hermes, importante Liderança Comunitária daquela região que nos recepcionou com muita simpatia.
Outras fotos deste histórico encontro:
Com Pedro Hermes, Jorgelaine, Adriano Naval,
Jayme Lima , Andrea Mendonça e Zita Isabel
Alcy Maihoní da Educação
O Coletivo Popular é o Alvo.

sábado, 21 de março de 2015

Queimando também o Código Florestal. Governo é omisso.

Alcy Maihoní Rodrigues diz: Quando o Código Florestal, na verdade nunca existiu...
Desmatamento da Amazônia aumentou 282% em um ano.

Ônibus circulam no município de Nova Iguaçu (RJ) irregularmente.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Prefeitura, junto com o governo do estado já deveriam há muito passar um pente fino em toda essas frotas que circulam em Nova Iguaçu. ALô TransÔnibus Nova Iguaçu nós usuários não suportamos mais esta e outras irregularidades!!!
Denuncia feita pelo leitor
Elidio Marques Silva
Fala sobre a Empresa Expresso Fluminense que faz a linha Nova Iguaçu x Cobrex está circulando com o IPVA atrasado. “Através das placas dos veículos, fiz a consulta no site do Detran que mostrou que a última vistoria foi em 2012, esse fato coloca em risco a vida de todos nós, passageiros”, denuncia Elidio.
Foto: retirada da internet

Bispo e demais iguaçuanos estamos todos cansados.

“Estou cansado de corrupção e violência”, diz Dom Luciano.

O Bispo Diocesano de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, deixou claro um sentimento que toma conta da maioria dos brasileiros: está cansado de ver notícias na TV sobre corrupção, Operação Lava Jato e outras notícias que deprimem o povo. A declaração foi dada na última quarta-feira, durante um almoço de confraternização com católicos, funcionários e a direção da Policlínica Geral de Nova Iguaçu, no Centro de Direitos Humanos, no bairro Moquetá.
Fonte: Jornal de Hoje - 21/03/2015
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Pois é Bispo, todos nós brasileiros de bem, estamos fartos desses crimes. E por isso que estamos nas ruas, gritando por mudanças e pela saída desta presidente que não tem capacidade de administrar um país, mas não somente ela, mas os 300 ou 400 parlamentares que estão lá em Brasília,que não aprovam medidas a favor da população e aprovam rapidamente seus proventos. Penso que toda instituição não governamental de Nova Iguaçu, incluindo a Diocese, deveria elaborar uma carta de repúdio a este atual governo. Independente da opinião das cabeças pensantes da CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Nova Iguaçu: Primeira Infância em pauta

Balanço Comparativo despesas em 2014
Lei Orçamentária para o ano de 2015
A Solidariedade França-Brasil - SFB, promoveu nesta sexta-feira (20), no Auditório da Subseção N.Iguaçu do Conselho Regional de Psicologia, o evento de apresentação do "Orçamento Primeira Infância em Evidência 2015 e Balanço Comparativo entre o Previsto e o Realizado em 2014".  Desde 2013, a SFB, em parceria com o Instituto C&A e articulado com organizações governamentais e não-governamentais que atuam, em Nova Iguaçu, na promoção de políticas públicas para a infância, tem desenvolvido o Projeto Construindo em Rede: Plano Municipal pela Primeira Infância. 
Estive presente, representando o Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu e na minha fala, aproveitei para pedir autorização para utilizar alguns dados levantados por meio de gráficos e tabelas pesquisados pelos organizadores e visualizados nesta apresentação, afim de ter mais subsídios para fechamento do trabalho em que estou empenhado na Comissão Organizadora da Adequação do Plano Municipal de Educação. Foi um ótimo evento, cujos importantes tópicos e explanações enriquecedoras mostraram o alto nível do trabalho em prol da primeira infância.   
Com os Palestrantes e organizadores do evento, ao centro
Coordenador do Projeto Construindo em Rede Edson Cordeiro dos Santos e Flavio Médici da Silva 
Leobaldo Fernandes Victorino
(ACTNI/CT - Conselheiro Tutelar de 
Cabuçu - N.Iguaçu)

PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU (SECRETARIAS) X JORNAIS DA REGIÃO

Prefeitura inicia obras no Jardim da Viga após reportagem.
O Jornal de Hoje provou, mais uma vez, que a união com o leitor é capaz de promover melhorias na cidade. A redação do JH recebeu um e-mail da leitora Claudia Guimarães Pires em que ela denunciava a existência de um esgoto a céu aberto na Rua Ceará, no bairro Jardim da Viga, em Nova Iguaçu. Ontem o jornal publicou reportagem sobre o caso e poucas horas depois uma equipe da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni) esteve no bairro para efetuar a troca das manilhas e fazer a limpeza de ralos e bueiros que estavam entupidos por toda rua. Segundo Claudia, um agente da Codeni admitiu que só foram enviados até o local após a companhia tomar conhecimento da reportagem.
Fonte: Jornal de Hoje - 20/03/2015
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Mas é assim!... Então os servidores da Prefeitura ficam com pernas cruzadas, lendo e relendo jornais, para depois saírem em campo, para realizar as devidas obras pela cidade. Então para que os altos custos para se criar e manter secretarias e sub-secretarias municipais? Tais servidores, pelo que lí nesta reportagem, não precisam sequer sair de casa. Mas neste caso, jornalistas é que deveriam ser nomeados para exercer cargos de chefia. Não é mole não!!!

quinta-feira, 19 de março de 2015

Meias escolares que não entram nos pés de estudantes.

MEIAS TAMANHOS INFANTIS FORAM ENTREGUES NAS ESCOLAS, POREM NÃO ENTRAM NOS PÉS DAS CRIANÇAS.
Recebi, denúncia de que a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu-RJ, distribuiu meias escolares tamanho infantil nas escolas, porem não serviram para uso dos alunados. Será que o transportador em vez de entregar nas creches, entregou erradamente nas unidades escolares? Quem é responsável pelas compras/licitações? Qual a quantidade e custo destas aquisições? Como representante de Pais e responsáveis de alunos, estarei apurando está suposta negligencia administrativa. 
Como se não bastasse o episódio da gestão passada, que adquiriu sapatos tamanho grande (Bozo), que sequer foram aproveitados e agora vem esta denúncia de meias pequeninas que só entra nos pés de bebês. Comissão de Educação da Câmara de Vereadores devem investigar a veracidade ou não deste caso, assim como estarei levando ao conhecimento do Conselho Municipal de Educação. Espero que seja apenas boatos, nada mais que isto. 
Fotos/meramente ilustrativas: Internet.
Alcy Maihoní da Educação
O Coletivo Popular é o Alvo.

Em Nova Iguaçu, até para urinar se não pagar, dá ruim!

Xixi a R$ 1
A coluna recebeu o seguinte: “Amigos do jornal. Na terça-feira passada precisei ir até o calçadão de Nova Iguaçu para resolver questões pessoais. Depois de duas horas, senti vontade de urinar, talvez pelo diurético que tomo diariamente, por causa da hipertensão. Entrei em três lanchonetes administradas por coreanos e não era permitido usar o WC. Na quarta, a Formosinha, que fica na Rua José Hipólito de Oliveira, um coreano mau humorado me cobrou R$ 1. Para não fazer xixi na roupa, paguei”. (Joseane Brito – Santa Rita).
Fonte: Jornal de Hoje - 19/03/15
Foto: Internet
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Veja bem, existe duas situações que podem acabar com este problema, uma vez por todas.
Primeiro: Prefeitura instalar banheiros químicos em vários pontos do centro de Nova Iguaçu, onde o fluxo de pessoas é bem maiores;
Segundo: A Câmara de vereadores, aprovar um Projeto de Lei, determinando que todos os estabelecimentos comerciais da cidade liberem seus banheiros para a população, independentes de serem clientes ou não.
Alcy Maihoní da Educação.
O Coletivo Popular é o Alvo.

Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu, mantendo os trabalhos em dia.

Bom dia, ótima quinta-feira a todos!
Repassando e-mail recebido a título de lembrete, havia solicitado que fosse enviado a todos os conselheiros títulares e suplentes:

"Encaminho esse e-mail para avisar da Reunião da Comissão Infantil do CME. Acontecerá dia 19 de março de 2015 às 13:30 na sala do CME Nova Iguaçu."
Fernanda Carreiro
Assistente do CME Nova Iguaçu.

COMISSÃO TÉCNICA ORGANIZADORA DO PROCESSO DE ADEQUAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU -RJ

Reunião realizada ontem (17), nós membros estamos trabalhando arduamente nas: 
Ações de Avaliação diagnóstica da educação do município; 
Ações de mobilização para promover a participação social (imprescindível);
Elaboração dos objetivos, metas e ações do PME.
Após cumprimento de todas as etapas, a redação final do PME, será encaminhado à Câmara Municipal.
Amanhã, estarei postando no blog e socializando com mais detalhes, as decisões tomadas neste encontro.
Lembrando, que nesta comissão estou representando o Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu e paralelamente o segmento de Pais e Responsáveis de Alunos.
Nota: Não sou governo e deixo claro a população, através das redes sociais minha presença e meu trabalho dentro desta comissão é a luta e empenho pela garantia dos direitos dos estudantes.
Alcy Maihoní da Educação.
O Coletivo Popular é o Alvo.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Uma presença ilustre em Nova Iguaçu.

PRIMEIRA DAMA DO ESTADO MARIA LUCIA VISITA MERCADO POPULAR DE MIGUEL COUTO - NOVA IGUAÇU.
Fonte/foto: Grupo do WhatsApp do Jornal Okei Notícias.
Alcy Maihoní Rodrigues diz: Nós, iguaçuanos somos muito receptivos, educados, até um clone de Oscar lhe foi entregue. Só faltou um tapete vermelho ou verde amarelo.

NÃO FAÇO MAIS PARTE DO CONSELHO, EDITAL SAIU PUBLICADO ERRADAMENTE

DECRETO Nº 10.424 de 14 de março de 2015, publicado hoje no diário Oficial do município da ciência da RECONDUÇÃO dos membros da composição do CACS/FUNDEB assinado pelo Prefeito Nelson Bornier, em seu Artº 2º O mandato deste colegiado passará a contar a partir de 14 (quatorze) de março de 2015.
Fonte:Jornal ZM Notícias.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Estranhamente verifiquei que ainda consta meu nome nesta composição. Conforme minha decisão em não mais fazer parte deste colegiado no dia 12 de março, durante a reunião do Conselho Municipal de Educação e que foi emitido ofício dando ciência ao referido conselho. Estarei amanhã solicitando a Subsecretaria dos Conselhos Municipais, a publicação de uma ERRATA.

15ª Conferência Nacional de Saúde

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) informa a nova data da etapa nacional da 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS): de 1 a 4 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. A mudança foi aprovada pelo colegiado no último dia 11 de março, durante a 267ª reunião ordinária.
As demais etapas permanecem conforme o calendário previsto: de 9 de abril a 15 de julho – conferências municipais; e de 16 de julho a 30 de setembro – conferências estaduais.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: A Etapa Municipal em Nova Iguaçu-RJ, chegou ser anunciada, no final de 2014, mas estranhamente não aconteceu. Penso que agora com esta nova agenda da Nacional, o prazo seja cumprido rigorosamente, tendo em vista muita coisa errada na saúde, apesar de alguns poucos avanços em nossa região e que nós Usuários do SUS devemos por força de lei, participar ativamente propondo, discutindo e debatendo ideias. Temos que dar nossa opinião, sim, e chegar a um consenso satisfatório que venha atender os anseios da população. 
Deixo aqui registrado, uma crítica construtiva, que Nova Iguaçu, onde já deveria estar realizando pré conferencias, fóruns, seminários, deem o nome que for, mas, é necessário criar encontros e expor dados a população. 
Será que novamente iremos "cegos de informações" para as etapas municipais e estaduais, limitando-nos a apenas levantar crachás, numa ensossa submissão as determinações de seleto grupo organizador? 

Defendo maior rigor nesta operação.

NOVA IGUAÇU ORDENA TRÂNSITO EM MIGUEL COUTO.
A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu(SEMTMU) realizou ontem uma ação para organizar o tráfego de Miguel Couto nas ruas Profª Marli Pereira de Carvalho e Estrada do Iguaçu, impedindo o estacionamento e paradas irregulares de ônibus, carros e caminhões de carga e descarga.
...
A iniciativa que contou com a inspeção dos vereadores Gerciano de Lima e Renato do Mercado, tem como objetivo promover a educação no trânsito. De acordo com o secretário Rubens Borborema, outros pontos também serão ordenados. “Estamos em Miguel Couto desde sexta-feira. É só o inicio de uma grande operação. O próximo destino será Vila de Cava. Vamos atuar por todo o município”, declara.
Fonte: Jornal de Hoje - 18/03/15
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Esta demanda é enorme, queria saber quantos agentes desta secretaria atua em toda Nova Iguaçu? É um grande desafio ,tendo em vista a negligencia de motoristas, pedestres, comerciantes e ambulantes que costumeiramente não respeitam as regras de transito e os direitos do bom convívio. Folgo em saber que esta operação será ampliada para demais localidades. Bairro Danon, necessita receber esta operação, deixo aqui meu registro.
Penso que a prefeitura no que diz respeito as linhas de ônibus, não deveria multar apenas os motoristas infratores, mas estender tais multas também as empresas. Não vejo do porque, gastar tempo e recursos financeiros com "trabalho educativo", para isto já existe a TransÔnibus Nova Iguaçu. que oferta importante apoio em soluções de mobilidade.

terça-feira, 17 de março de 2015

FEIRA DE EMPREGOS DE NOVA IGUAÇU LEVA MULTIDÃO À PRAÇA RUI BARBOSA


Cerca de 15 mil candidatos da várias regiões da Baixada Fluminense congestionaram ontem durante todo o dia a Praça Rui Barbosa e ruas adjacentes, no Centro de Nova Iguaçu. Eles disputaram uma das 4 mil vagas de trabalho para todos os níveis de escolaridade e qualificação profissional, disponíveis também para quem buscava o primeiro emprego, pessoas com deficiência, jovens aprendizes, além de estágios e cursos profissionalizantes gratuitos, oferecidas por 26 empresas envolvidas na 9ª edição da Feira de Empregos. 
Fonte: Jornal ZM Notícias - 17/03/15
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Esta feira é algo inédito na história de Nova Iguaçu, sem dúvida foi uma brilhante ideia e a segunda edição já está prevista. Prefeitura marcou gol de placa. Mas, a demanda é enorme, inclusive segundo consta na matéria, surpreendeu até o Supervisor de RH do Instituto Simetria, Leonardo Medawar, empresa esta que patrocinou o evento. Vejo isto como um farol acesso, para que a prefeitura que apoiou esta feira, faça uma política de industrializar algumas áreas da região, em trabalho conjunto com o Governo do Estado. É triste, verificar décadas e décadas as grandes áreas existentes, vazias, sem estrutura de equipamentos e serviços públicos. O volume de pessoas detectadas a procura de emprego que gerou longa fila é a prova inconteste que revela vergonhosamente o quanto Nova Iguaçu é ainda em pleno século XXI, uma cidade dormitório.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Juristas comentam pedidos de impeachment e de intervenção militar.

POPULAÇÃO FOI AS RUAS, POLÍTICOS E AS GRANDES MÍDIAS ESTÃO TREMENDO DE MEDO.
Por Alcy Maihoní
Rede Globo de Televisão convocou juristas para tentar esclarecer, ontem no programa Fantástico sobre a inviabilidade do país aplicar tais medidas. Mas há controvérsias sobre alguns pontos que abordaram. Não vou me ater em falar sobre impeachment, porque sou 100% contra e confesso que nem prestei atenção sobre este assunto, mesmo porque sei que se vier a cabo, só irá tirar a Dilma e alguns anos depois a figurinha estará de volta, assim a exemplo do Collor. Agora, a intervenção não, a medida irá tirar TODOS os corruptos de uma só vez.
Até entendo do porque a Globo e demais emissoras de TV, tem essa preocupação em desqualificar este movimento, pois tem medo de um governo militar. Sabem que se ocorrer irão perder polpudas verbas publicitárias tanto do governo como das estatais ,sem falar que perderão espaço para elaborar matérias sensacionalistas e sujas a torto e a direito.
Mas o que não entendi e espero que se um advogado ler este comentário me explique que se a intervenção é algo inconstitucional, conforme afirmou o Jurista da Globo, então porque consta na Constituição Federal em seu Art. 142???
Fato é que todos os poderes do governo estão aparelhados e cooptados e o TSE farão de tudo para não largar esse filé carnudo.
O GOLPE: Pessoas que dirigem esses sistemas, dizem que uma parcela da população que estavam nas ruas contra Dilma , desejam aplicar  golpe contra a  democracia.
ENTÃO VEJAMOS: A Dilma foi  citada 9 vezes no Lava Jato, suposta fraude nas últimas eleições com urnas vindas da Venezuela, proibição de realização de auditoria e não permitiram recontagem dos votos. E agora recentemente o DIAS TOFFOLI, pediu transferência de turma no Supremo, para presidir julgamento da Lava Jato. Isto não seria golpe e totalmente anti-democrático?
A verdade para finalizar é que o povo indignado não quer esperar outra eleição.