quarta-feira, 29 de abril de 2015

Convocação do FÓRUM DE ADEQUAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU-RJ

Foto meramente ilustrativa, extraída da internet
Sala de aula antiga.
DECRETO N 10.456 DE 28 DE ABRIL DE 2015
Assinado pelo Prefeito Nelson Bornier
DIA: 14 de maio de 2015
HORÁRIO: 07h às 18hs
LOCAL: Auditório da Universidade Estácio de Sá
Rua Oscar Soares 1466, bairro Califórnia - Nova Iguaçu - RJ
O Fórum contará com a participação de forma presencial dos cidadãos, representantes do poder público, dos segmentos sociais, entidades que atuam na área da educação e dos setores organizados da sociedade civil, terá caráter deliberativo e apresentara um conjunto de propostas que subsidiará a efetiva adequação do PME 2008/2018, validando o mesmo de 2015 até 2025.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Este é o  momento de enorme oportunidade, na qual classifico como o divisor de águas educacional em Nova Iguaçu. Professores, diretores, mães de alunos, estudantes, sindicato de classe, sociedades civis e orgão público em união deverão desenvolver um trabalho impar na história da cidade e da política pública de educação. As questões que envolvem as 20 metas do Plano Nacional de Educação, serão discutidas em um clima de democracia, traçando novas estratégias em consonância com os diagnósticos, metas e indicadores apresentados pela Equipe Técnica no documento base. Vamos todos juntos vitaminar o nosso PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, documento voltado prioritariamente para a qualidade de ensino em todos os seus níveis tendo como o foco nossos estudantes.

IDEB 2013 DE NOVA IGUAÇU - NOJO

A definição de uma meta nacional para o Ideb em 6,0 significa dizer que o país deve atingir em 2021, considerando os anos iniciais do ensino fundamental, o nível de qualidade educacional, em termos de proficiência e rendimento (taxa de aprovação), da média dos países desenvolvidos (média dos países membros da OCDE) observada atualmente. Essa comparação internacional foi possível devido a uma técnica de compatibilização entre a distribuição das proficiências observadas no Pisa e no Saeb. 
O IDEB 2013 em Nova Iguaçu - RJ, nos anos iniciais da rede municipal não atingiu a meta, teve queda e não alcançou 6,0. Não houve redução da desigualdade educacional. O município precisa melhorar a sua situação para garantir mais alunos aprendendo e com fluxo escolar adequado.
IDEB:  3,9
META:4,7
Fonte: www.qedu.org.br  de 28/04/205
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Dados são péssimos!!! A cidade esta na classificação de alerta. Oportuno o Prefeito Nelson Bornier, tomar rápidas providências para reverter este quadro. É a dica que lhe passo.
O que sei é que nada justifica tais índices. Não quero escutar justificativas medíocres de pessoas, órgãos, enfim de nenhum outro segmento. Fato é que o pivô é a falta crônica de professores, uma vez que a partir da aprovação dos concursados, existe uma inadmissível lentidão burocrática, até que professores estejam em salas de aula com gizes entre os dedos. Este resultado está sendo pior em comparação com governos anteriores, onde em 2007 a meta era 3,5 e o ideb constava 3,6 e que já não era lá grande coisa.

Alcy Maihoní
Representante de Pais e responsáveis de alunos
O Coletivo Popular é o Alvo.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Estado quer recuperar R$ 66 bilhões de dívidas

O estado do Rio de Janeiro aderiu ao Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, criado para promover a recuperação das dívidas ativas dos estados e municípios. O objetivo é recuperar parte de uma dívida ativa no total de R$ 66 bilhões e para isso o governador Luiz Fernando Pezão firmou ontem um acordo com a Corregedoria Nacional de Justiça.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Governador tem que ir atrais do prejuizo mesmo, tem que cobrar das grandes empresas. Saúde e Educação, principalmente necessita de mais recursos. 

A espada da Lei sobre a cabeça do Prefeito de Nova Iguaçu-RJ

Nelson Bornier
Prefeito de Nova Iguaçu - RJ
O prefeito de Nova Iguaçu possui muitos problemas com a Justiça, isto é fato notório na cidade. Um levantamento feito pelo Infoglobo junto ao Ministério Público estadual, Procuradoria da República, TSE, Polícia Federal e tribunais de justiça federal e estadual. E de acordo com a pesquisa, Nelson Bornier (PMDB) responde a uma ação penal, duas por improbidade administrativa e a três inquéritos federais.
Fonte: http://www.elizeupires.com/ de 25 Abril de 2015
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Nelson Bornier lidera o ranking dos prefeitos da Baixada Fluminense que estão respondendo a justiça, segundo colocado é um tal de Tarciso Pessoa (PT) de Paracambi. Chegou aos meus ouvidos que hoje (28), está havendo o julgamento do prefeito de Nova Iguaçu. A situação é preocupante, se for condenado e consequentemente cassado, com certeza haverá grande reviravolta nas questões políticas na cidade. 
É aguardar para ver.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

O homem que está fazendo um bom trabalho de investigação no esquema do Lava Jato. Governo PTista & Cia estão atônitos.


PRIORIDADES DA NOVA SECRETARIA: a abertura das Unidades de Conservação e o estreitamento do contato entre a população e os parques, tanto para o uso dos produtos da biodiversidade como para o reconhecimento desses patrimônios

MMA tem novo comando para Secretaria de Biodiversidade e Florestas

Com extensa carreira no meio ambiente, Ana Cristina Barros assume o cargo a partir desta segunda-feira (13/04)

A Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estará sob novo comando. Formada em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a secretária, Ana Cristina Barros, foi nomeada no Diário Oficial da União (DOU) desta a partir desta segunda-feira (13/04), em substituição a Roberto Cavalcanti, que ocupou o cargo por três anos.
Fonte: http://www.ciflorestas.com.br/  - 27 de abril de 2015

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Até que enfim o governo teve momento de lucidez e nomeou uma pessoa que entenda e possui formação sólida da pasta, diferente de outros ministérios e secretarias, onde consta algumas antas.

Quando a Justiça se faz de cega, surda e muda...

Uma hora vai ter um fim, nada é permanente neste mundo.
O Tribunal Superior Eleitoral sumiu com os pareceres técnicos que sugeriam a reprovação das contas do PT na época do mensalão e da campanha
VEJA.ABRIL.COM.BR

Governo brasileiro está desorientado com a boa atuação do MPF na Lava Jato

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Lula, Dilma & Cia estão acuados, ao extremo e cada dia se enrolam mais e mais. Agora é tudo uma questão de tempo apenas, até que não mais estejam no poder.
Primeiro suplente da bancada do PT estadual, ex-presidente da OAB-RJ assumirá cargo de deputado federal graças a uma articulação do ex-presidente Lula
ODIA.IG.COM.BR

ATÉ OS NOSSOS BISPOS, DIZEM AMÉM A ESTE GOVERNO.

Alcy Maihoní Rodrigues diz: Por essas e outras fui e sou contra o ensino religioso nas escolas. Sem controvérsias!!!

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira alertou a opinião pública sobre os perigos do Decreto presidencial 8.243, em comunicado intitulado “Importante passo rumo ao...
IPCO.ORG.BR

BRASIL: Dia do Trabalhador, haverá muitos bandidos nas ruas

DICA: Trabalhadores fiquem em casa no dia primeiro de maio.
Chapa vai esquentar!!!

Melhorando a escola

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, deu início à adequação do atual Plano Municipal de Educação (PME) ao novo Plano Nacional de Educação (PNE), que deverá contar com ampla participação da sociedade. O documento servirá de base para debates até obter a aprovação nas escolas da rede (27 à 30 de abril) e no Fórum de Discussão de Educação, no dia 14 de Maio na Universidade Estácio - Campus/N.Iguaçu, então, será elaborado o projeto de lei do PME, que será encaminhado ainda neste semestre à Câmara Municipal.

Vice-presidente do CME

PME EM DISCUSSÃO NAS ESCOLAS IGUAÇUANAS

As Escolas da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu discutirão a partir de hoje (27) e durante a semana até o dia 30 de abril as adequações do Plano Municipal de Educação (PME), texto elaborado pela Comissão Técnica, em conformidade com o proposto do Plano Nacional de Educação (PNE). É nesse momento que se inicia os debates da avaliação diagnóstica e as metas do PME de forma mais ampla.
O Coletivo Popular é o Alvo. 

As forças Armadas tem que serem chamadas pela nação

Eu Alcy Maihoní Rodrigues sou um INTERVENCIONISTA é o meu direito e desejo natural como cidadão. Após uma possível intervenção constitucional que é algo legítimo e não um golpe de governo, ou outras baboseiras veículadas nas grandes mídias é o caminho viável para uma drástica mudança e eliminação do caos político que ora vivenciamos. Após esta cirurgia no Congresso, acredito que possamos ser uma nação desenvolvida pelo sistema PARLAMENTARISMO.
Sou contra o impeachment, porque só extrai uma figurinha do poder, mas a turma permanece.
Sem controvérsias!!!
ASSISTEM ESTE VIDEO (29:27) Desmistificando afirmativas errôneas da grande mídia manipuladora das massas.
https://www.youtube.com/watch?t=14&v=14C-Sh2ntTU
Após as manifestações de 12 de Abril Marta Serrat entrevistou o Dr. Antonio José Ribas Paiva, advogado civil e criminalista, em São Paulo sobre impeachment e...
YOUTUBE.COM

domingo, 26 de abril de 2015

Controle Social e Conselhos de Direitos

Em discussão a importância e respeito aos Conselhos Municipais e Comitês Locais de Acompanhamento - CLA.
Esta semana chamou-me a atenção na rede social da internet (Facebook), alguns comentários depreciativos e sarcásticos, sobre os conselhos ora existentes em Nova Iguaçu - RJ e atuação de conselheiros e membros de comitês. Algumas pessoas opositoras ao atual governo municipal e que na certa já se articulam para 2016, encontram-se em franca campanha politica e eleitoral e ao longo deste ano vem, sistematicamente desconstruindo tudo que se vê pela frente, não atinando em separar o joio do trigo. Outras pessoas possuidoras de conhecimento e de causa, já estiveram dentro destes espaços democráticos e se forem felizes nos próximos governos, possivelmente retornarão a estes conselhos, tendo em vista que são exigências constitucionais e legais e cujas composições se renovam a cada fim de mandatos. Se for do destino, não conseguirão fugir novamente a este compromisso. 
Com exceção dos Conselhos Tutelares, os mais de 30 conselhos existentes, para quem não sabem as atividades não são remunerativas. É discutível a redução no numero de conselhos, que particularmente desejaria que houvesse bem menos. E também a implementação de jetons ou subsídios para os membros não-governamentais, mas tais realidades devem ser debatidas de maneira correta, não por meio da internet, praças ou em mesas de bares.
Recentemente, por razões pessoais, abri mão de estar em dois conselhos municipais, estou por ora, em apenas um que é da área de educação, tenho orgulho de estar desenvolvendo um trabalho em prol do coletivo popular e não me encaixo no perfil traçado de estar me prevalecendo ou de ostentar titulo pela cidade. Também estou em um comitê a nível estadual. Representantes municipais e estaduais, sempre me trataram com respeito e consideração dentro das reuniões e nunca me fizeram sentir um retardado ou trouxa, como foi insinuado na rede social, mesmo porque não iria permitir em hipótese alguma.
Respeito todos os conselhos e comitês e defendo e estimulo que tenham mais autonomia e força dentro e fora de nossa cidade. Pessoas ou organizações políticas que desqualificam estes espaços democráticos, está defecando na própria Constituição Federal. Os conselhos e comitês são mecanismos de participação e de legitimidade social, logo não se pode zombar da democracia participativa. Compreendemos que exista alguns conselhos mais fracos que outros em termos de deliberações, monitoramento, avaliação das politicas públicas, mas tudo ainda está em constante construção. Vejam bem, são apenas 27 anos que foram introduzidas estes instrumentos de democracia direta na CF e muitos conselheiros (as) governamentais e não-governamentais estão ainda em processo de aprendizagem e amadurecimento, mas pelo que venho percebendo muita coisa vem avançando, não se pode dizer que estamos lá apenas tomando cafezinhos em reuniões estéreis.  
 Finalizando, repasso o oportuno pensamento de Luiza Frischeisen- “a implementação efetiva dos direitos depende da realização de políticas públicas, cujas linhas gerais estão previstas e na Constituição Federal, assim como a participação popular na elaboração na formulação, dentre outras, das políticas públicas da saúde, assistência social, educação e direitos da criança e do adolescente. Essa participação ocorre por meio dos conselhos respectivos, em especial dos Conselhos Municipais, aqueles que mais próximos estão dos interesses da comunidade, que são, portanto, gestores de políticas públicas”.
Recomendo a leitura do livro da socióloga Gohn "História dos movimentos e lutas sociais - A construção da cidadania dos brasileiros".
Não sou governo ou oposição, mas defendo seja em qualquer tempo, lugar e situação, todos os conselhos e comitês, existentes em Nova Iguaçu.
Alcy Maihoní 
O Coletivo Popular é o Alvo

sábado, 25 de abril de 2015

Agora liberou geral...Completa inversão de valores!!!

Alguns ônibus do Rio de Janeiro estão circulando com adesivos de uma campanha financiada pelo Governo a favor da regulamentação da venda de drogas no país.

REVISTA CARTA CAPITAL X VEJA: Vamos ler...

Revista Carta Capital - Grupo Confiança
Revista Veja - Grupo Abril
Pagamentos do Governo Federal entre os anos 2010 - 2015
Ano Carta Capital Revista Veja
2010 R$ 3.146.523,15 R$ 0,00
2011 R$ 2.505.376,05 R$ 0,00
2012 R$ 5.754.482,89 R$ 2.205,88
2013 R$ 5.845.031,88 R$ 55.499,65
2014 R$ 6.453.010,13 R$ 77.672,43
2015 R$ 269.574,62 R$ 0,00
Total: R$ 23.973.998,72 R$ 135.377,96
Fontes: Grupo do WhatsApp LibCon Baixada/ Portal da Transparência do Governo Federal/ Portal Compras Diretas Favorecido - 24/04/2015
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Dados acima, explica muito rasgamento de seda de um lado e do outro, não, a questão é... qual dos lados se deve dar credibilidade.

LINHAS DA PONTE COBERTA USAM A RJ-105, COMO PISTA DE AUTÓDROMO.

O hábito dos motoristas da linha Ponte Coberta correr em alta velocidade é um fato histórico que ultrapassa décadas e tornou o Grupo Ponte Coberta, formada pelas empresas Ponte Coberta, Gardel e Glória, recordista de acidentes na Av. Abílio Augusto Távora (Estrada de Madureira).
Na noite desta sexta-feira (24) mais um acidente de trânsito próximo ao viaduto dos "cabritos" no Km 32 em Nova Iguaçu, que envolveu um veículo de passeio. Segundo informações houve 11 vítimas, sendo duas fatais.
Foto: Grupo do WhatsApp Amigos do Jornal Okei -24/04/2015
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Na terça-feira (14) neste mesmo mês, outro motorista desta mesma empresa, linha (548), ao desviar de um buraco, subiu a calçada e provocou a morte do menino Hudson  Ribeiro Brito da Silva, de 12 anos. Órgãos reguladores, deveriam fiscalizar e monitorar melhor o desempenho dos motoristas e da própria empresa e aplicar com maior rigor e rapidez punições severas. E o ESTADO/DER realizar intervenções mais condizentes com a importância e extensão desta RJ-105. Vidas estão sendo sistematicamente ceifadas por pura negligência administrativa e operacional. Basta de crime nesta Estrada de Madureira.

Desemprego é o primeiro resultado negativo oriundo da corrupção

Estado do Rio perdeu 47 mil empregos no primeiro trimestre.
Analista aponta recessão no país e a crise na Petrobras como causas do desaquecimento.
Fonte: O Dia - 25/05/2015

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Segundo a matéria a crise pode se aprofundar mediante a perda do poder de compra dos salários, fruto da nova alta do dólar, aumento da cesta básica, transportes públicos, luz elétrica e outros. Também com essa sangria desatada de corrupções e desvios sistemático de dinheiro público, parando em muitos paraísos fiscais...o que esperar de positivo? Nada!

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ata de reuniões de conselhos é igual a caixa preta de aviões.

O artigo 8º da Lei de Acesso à Informação determina ser “dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.” O parágrafo 2º do artigo obriga a divulgação dos documentos na internet.
A digitalização das atas de reuniões devem estar acessíveis.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Infelizmente existe em Nova Iguaçu-RJ, muita resistência de conselheiros governamentais e não-governamentais em manter atas dentro de caixas pretas, o que nunca entendi, desde que passei a frequentar e me tornar conselheiro em alguns colegiados, esse "pavor" de negar informações a sociedade. Seria o receio de vir a lume, que não estão representando como deveria seus órgãos, entidades ou segmentos? De qualquer forma, espero que um dia, a Lei de Acesso à Informação seja levada na prática e com mais seriedade.

Reportagem ridícula

O Jornal RJTV, mostrou as 12h, reportagem sobre o RIO BOTAS e o drama dos moradores.
INEA - Instituto Estadual do Ambiente, diz que a dragagem foi concluída.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: INEA mente descaradamente, meu Deus do céu. Pior que a Rede Globo também não sabe cobrar patavina alguma, o que dá ibope para esta emissora é mostrar apenas o cenário. É a décima terceira vez que entrevista moradores e tudo está na mesma. VERGONHA!!!
As autoridades e as grandes mídias estão brincando com a verdade. Quando este RIO BOTAS voltar a vomitar seus detritos com fúria, devido a fortes chuvas. Vai haver corpos e mais corpos. Mas saberemos a quem apontar sobre esta tragédia pré-anunciada. Aqui em Nova Iguaçu desde 2006, em termos de obras estruturantes, neste RIO e na ENCOSTA da Serra de Madureira em 4 pontos críticos, NADA FOI EXECUTADO.
Citei o ano de 2006, devido aquela tromba d'água ocorrida na época e que causou grandes destruições, mas antes disto também a negligencia, relapso e abandono dos gestores já era crônico.
Assunto sobre verba liberada é de dar nojo e ódio. Mas, já não é nem com o INEA e sim com o Ministério Público que ainda, dorme em berço esplendido sobre processos e mais processos. Não é mole não!!!

BRASÍLIA ESTA ASSIM: Pede e recebereis, antes que acabe.

'Todos os partidos pediram aumento de verba', diz Planalto

Ministro da Comunicação Social joga para o Legislativo responsabilidade pelo reajuste que fez verba de custeio chegar a R$ 867,5 milhões

'Triplicar verba para partidos é um escárnio', diz Joaquim Barbosa
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Quero ver agora, grupos de filiados e simpatizantes de Partidos Políticos saírem as ruas pedirem a revogação deste escroto aumento, feitos pelos presidentes de seus respectivos partidos. Tenho para comigo que a presidente concedeu este mimo, por receio de haver seu impeachment e a solicitação dos dirigentes de mais recursos pode ser por medo de uma intervenção constitucional e logo as mamatas que já estão acostumados poderá cessar de uma hora para outra.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Governo Federal dá presente com dinheiro do povo


PODE SURGIR MAIS UMA CPI: ALVO FUNDOS DE PENSÃO

Opositores ao governo Dilma Rousseff na Câmara , deputados do DEM, PPS, PSB e PSDB protocolaram nesta quarta-feira (22) pedido de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre os Fundos de Pensão, para investigar uma possível aplicação incorreta dos recursos desses fundos.
Os alvos da comissão são a Funcef (Fundação dos Economiários Federais), a Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social), a Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) e o Postalis (Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos).

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/04/1619878-oposicao-pede-abertura-de-cpi-para-investigar-fundos-de-pensao.shtml  - 22/04/2015

Nilópolis - Terra da Escola de Samba Beija Flor não esta sendo boa área para ex-vereadores

Ex-vereador Wilsinho Bahia é assassinado em Nilópolis

Por Fernando Del Castillo.

Foi assasinado na noite de hoje o ex-vereador Wilson José Bandeira (Wilsinho Bahia), em um bar de Nilópolis.
Já é o segundo ex-vereador que morre em Nilópolis em menos de 1 (um) ano, o outro foi Rogério Camarada. Fonte: Blog Conexão Câmara de Vereadores - 22/04/2015

Novo visual e segurança para o viaduto Padre Musch

          Por: Geraldo Perelo
O viaduto Padre João Musch, o mais importante da cidade, localizado no Centro de Nova Iguaçu, está totalmente revitalizado, com novo visual, bem mais bonito e melhor iluminado, por conta das obras de recapeamento asfáltico das duas pistas de rolamento.
Fonte: Folha do Iguassú - 20/04/2015
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Opositores de carteirinha ao governo do Prefeito Nelson Bornier romperam críticas sobre esta obra de revitalização o que não deixa de ser natural, uma vez que inúmeras ruas e avenidas estão ainda em piores condições do que este pequeno trecho e por quase toda cidade. Mas quero me ater a este viaduto. Voltando um pouquinho no tempo e recordando algumas matérias lidas e comentários de pessoas e aqui, também me encaixo, havia muitas queixas do abandono por parte do executivo, com relação a este viaduto. Reclamavam da falta de serviço, agora reclamam do serviço. Mas sabemos que o pano de fundo é a questão política, nada mais. A minha preocupação na época e ainda persiste é o lado estrutural, onde havia rachaduras. A dúvida é será que trabalharam a manutenção da parte de baixo? Assim que der irei pessoalmente conferir. De qualquer forma estou contente pela obra.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

PT E DEMAIS PARTIDOS AGREGADOS PERDERAM

Câmara aprova terceirização para todos os serviços
Por 230 votos a favor e 203 contra, o plenário referendou emenda que permite que empresas subcontratem também para atividade-fim.
A emenda foi aprovada com apoio de partidos como, por exemplo, PSDB, PMDB, DEM, PSD e Solidariedade, entre outros, enquanto que PT, PCdoB, PSB, PV, PDT, Pros e Psol ficaram contrários à proposta. 
Fonte: Carta Capital - 22/04/2015


Lei de Antenas para melhorar sinal de celular e internet móvel

A Lei de Antenas, que unifica as regras para a instalação de antenas de celular em todo o país, foi sancionada.

Um dos principais pontos da nova lei determina que as prefeituras terão o prazo de até 60 dias para emitir ou negar o pedido de licença para instalar os equipamentos. Esse período será contado de forma comum, nos casos em que for exigida manifestação de mais de um órgão ou entidade do mesmo município.
Além disso, o prazo mínimo das licenças concedidas para as operadoras de telefonia passa a ser de 10 anos. No caso das small cells (pequenas antenas) e femtocells (antenas de baixa potência), não há necessidade de licença municipal.
Fonte: http://www.mc.gov.br/ - 22/04/2015
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Espero que desta vez não exista mais nenhuma justificativa para que não se tenha sinal em qualquer área de Nova Iguaçu. E que tenha também regras mais rígidas de bloqueio ao redor de presídios.

TORRES DA LIGHT NO BAIRRO OURO VERDE NOVA IGUAÇU- PRÓXIMO DO SÍTIO ADÃO FERRAMENTA!

Comentário do Maihoní: Quando houver óbitos causados por Leptospirose e de Dengue, aos moradores desta área, aí então Secretaria Municipal de Obras e de Saúde irão mover os pauzinhos na tentativa de amenizar esta drama.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Destaque para o dia do Fórum de Educação

Nova Iguaçu vai realizar discussão 
sobre Plano Municipal de Educação
As Escolas da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu discutirão as metas do Plano Municipal de Educação (PME) nos dias 27, 28, 29 e 30 de abril. Nesse período, a orientação da Secretaria de Educação é que as unidades escolares funcionarão em horário reduzido para que toda a comunidade escolar possa realizar leitura do documento base elaborado pela Comissão Técnica de Adequação do Plano Municipal Educação.
A Secretária de Educação, Maria Aparecida Marcondes Rosestolato, ressaltou, durante reunião com os diretores, que é preciso que o PME seja elaborado de acordo com a realidade do município.
De acordo com o documento base são 20 as metas que deverão ser analisadas por vários membros da equipe escolar, em todos os turnos. Também serão analisadas as estratégias que poderão ser suprimidas, substituídas ou aditivas. As discussões antecedem o Fórum Municipal de Educação, que acontecerá no dia 14 de maio, das 7h às 18h, na Universidade Estácio de Sá.
Para anunciar essas datas e falar da importância do documento, a Secretaria de Educação reuniu os diretores das 131 unidades escolares. O PME atual é de 2008 e deverá ser adequado até junho deste ano, em função da lei 13005/14. 
O Plano Municipal de Educação é um planejamento da educação de cada município e deve ser realizado com a participação do governo e da sociedade civil. São metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo num período de 10 anos. O documento precisa ser aprovado pelo Poder Legislativo e sancionado Pelo prefeito. 
Entre as 20 metas estão a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, alfabetização, valorização do professor, financiamento da educação, educação superior, aprendizado adequado na idade certa, gestão democrática, educação integral, plano de careira do docente entre outras.

Fonte: Jornal ZM Notícias de 21.04.2015

Eu não arriscaria uma travessia destas, sem fontes seguras de êxito.

https://www.youtube.com/watch?v=ZLiOijZLzTQ
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Penso que hoje, não é interessante estes imigrantes refugiados vir para o Brasil, aqui esta para estourar também uma guerra civil e além disto, aqui não existe uma Guarda Costeira como na Itália, vai que uma embarcação venha naufragar...

A PÁSCOA PASSOU...

POREM O DOCE CHEGOU EM ABUNDÂNCIA, ATÉ PARA PARTIDOS DE OPOSIÇÃO: ESQUERDA, CENTRO DIREITA, DIREITA, DIAGONAL, OU SEI LÁ MAIS O QUE ESTEJAM SE CLASSIFICANDO.
Os recursos destinados ao fundo partidário foram triplicados para R$ 867,5 milhões por meio de uma emenda ao Orçamento da União de 2015, sancionado ontem pela presidente.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: É muita safadeza, canalhice, patifaria, enfim este governo atual é pior do que um tumor maligno. Dinheiro para engordar essa vara de porcos e matilha de lobos não falta. Se faltar corre risco de haver impeachment. 
Por outro lado o cinto será mais apertado para o cidadão (ã) comum, sendo que já esta como certo de que a previsão do Executivo congele entre R$ 50 bilhões a R$ 70 bilhões no orçamento. O povo como sempre vem só amargando. Esses parlamentares, na certa já estão aguardando os saquinhos de Cosme e Damião.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

DOCUMENTO DA ADEQUAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU - RJ CONCLUÍDA.

Na reunião realizada hoje durante todo o dia,de forma coletiva e democrática, nós da Comissão Técnica fechamos os ajustes necessários. Documento agora será enviado para apreciação nas escolas, após realizaremos um Fórum de Discussão na Universidade Estácio - Campus N.Iguaçu e por fim uma Apresentação na Câmara Municipal de Vereadores.

Como representante de Pais e responsáveis de alunos, membro do Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação e Vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de N. Iguaçu declaro que o documento está muito bem elaborado, não devendo em nada em comparação a de outros municípios de nosso estado.
Agora é aguardar as contribuições das escolas e do fórum, para que este documento estando mais "vitaminado", legitimado passará por mais uma última análise desta Comissão Técnica e encaminhado na sequencia para a SEMED/ JURÍDICO/ PREFEITURA >>> tornando-o Projeto de Lei a ser aprovado na Câmara de Vereadores para o devido sancionamento.
Cronograma da realização do fórum e apresentação, ainda esta semana estarei passando informações, assim que a outra Comissão Organizadora da Adequação do PME nos passar a oficialização da agenda, por nós indicada.

Alcy Maihoní da Educação.
O Coletivo Popular é o Alvo

domingo, 19 de abril de 2015

EDUCAÇÃO EM NOVA IGUAÇU-RJ: Sem repasses federais, prefeitura agora tem que agir e rápido

Sem recursos do Programa Mais Educação, SEMED ameaça reduzir horário integral.
O Ministério da Educação também não vem repassando os recursos do Programa Brasil Alfabetizado.
Prefeitura esta disposta ir até Brasília com pires na mão pedir que atrasos nos repasses sejam solucionados. 
A questão é que não se pode também permitir que na falta desses recursos, não se tenha uma outra forma de captar recursos. É incompreensível esta estúpida dependência 
É por essas e outras que o  Fundo Municipal de Educação deve ser gerado o mais rápido possível, mas em nenhum momento da história desta cidade esta proposta foi levada a serio,apesar de recentente ter sido levada e aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, e em outro momento abordado nas Conferencias municipais. Talvez, agora com essa crise de dinheiro, gestores tomem providencias de implementá-lo.

Mais uma Clínica da Família em Nova Iguaçu

Prefeito Nelson Bornier inaugura mais uma Clínica da Família, desta vez no bairro Figueiras entre Miguel Couto e Vila de Cava, mas falta medicamentos há mais de dois meses, na farmácia reinaugurada dias destes pelo Governador Pezão, localizada no entorno da rodoviária - centro. Saúde Pública não pode ser feita de forma a conta-gotas. De que adianta pacientes com receitas na mão, porem sem remédios, dos quais muitos o estado prometia através de programa ofertar ao cidadão (ã).Quem pode pagar bom, mas quem não pode, onde recorrer...

ATITUDE RARA VINDO DE UM SECRETÁRIO DE SAÚDE

Secretário de Saúde de Nova Iguaçu Luiz Antônio Teixeira Jr. teve a ideia de clinicar nas unidades da rede, médico ortopedista vai circular semanalmente dando atendimento para 30 pacientes. Uma atitude rara de um secretário municipal de nossa cidade. Gostei da ação, mas espero que esteja acompanhada de fiscalização e que seus plantões sejam aleatórios, tipo de surpresa. Com certeza verá coisas do arco da velha.

ESTRADA DE MADUREIRA ÁREA ABANDONADA, MAS RICA NA CAPTAÇÃO DE VOTOS.

Margens da Avenida Abílio Augusto Távora (antiga estrada de Madureira) próximo ao Colégio Santo Antônio Ernesto em Cabuçu-NI.
Em plena orgia eleitoral presidente Dilma Rousseff, Pezão e muitos outros parlamentares estiveram fazendo suas campanhas políticas em Cabuçu, em 2014 e ninguém mostrou essas partes intimas desta avenida (RJ-105) em franca precariedade e decadência . Bastou um menino de 12 anos ser atropelado recentemente, para que algumas vozes populares se ouvissem aqui e ali. 

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Se o projeto for aprovado, quem mete a mão no dinheiro da merenda escolar, será enquadrado em crime hediondo.

CCJ pode tornar crime hediondo desvio de verba de merenda 
escolarhttp://bit.ly/1bbgMGO
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Excelente projeto, torço para que seja aprovado, mas como fica os Conselhos de Alimentação Escolar que em alguns municípios fazem vista grossa e até mesmo compartilha com as safadezas do executivo? Sabemos que quem desvia verbas federais com sucesso contínuo é porque não existe fiscalização adequada. Espero que este projeto tenham uma clausula dedicada também a esses vermes conselheiros e vereadores membros das comissões de educação.
Uma pessoa que desviar recursos do Programa Bolsa Família ou da merenda escolar pode ser condenada...
WWW12.SENADO.LEG.BR