sexta-feira, 29 de maio de 2015

Nova Iguaçu: Dia Mundial do Brincar (28 de maio).

Nova Iguaçu comemora Dia mundial do brincar
No Dia Mundial do Brincar, comemorado ontem, dia (28/5), cerca de 200 crianças se reuniram para um dia de muitas atividades no SESI de Nova Iguaçu. O evento, que foi dedicado integralmente ao resgate das brincadeiras antigas teve o apoio das Secretarias de Esporte e Lazer, Cultura, Educação e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Fundação de Educação e Cultura de Nova Iguaçu (Fenig).
Amarelinha, cantigas de roda, cabra cega e outras brincadeiras tradicionais fizeram a alegria das crianças com idade entre três a cinco anos que são atendidas pelas escolas municipais, creches conveniadas e rede particular de ensino.
Segundo Jaciara Maltez, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), a meta é que até outubro seja lançada uma cartilha com as antigas brincadeiras. Voltada para a 1º infância, a cartilha, que será produzida pela instituição, conterá mais de 50 brincadeiras.

Fonte: Jornal ZM Notícias - 29/maio/2015
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: A iniciativa é sensacional!!! O Projeto Construindo em Rede, da Ong Solidariedade França-Brasil vem fazendo diferença em nossa região em defesa dos direitos básicos da Primeira Infância. Nota 10. Entretanto, com a falta de segurança de praticamente toda a região iguaçuana, somada a ausências de políticas públicas mais efetivas e de praças públicas adequadas na maioria dos bairros periféricos, essas brincadeiras devem ficar por muito tempo, entre os quatro muros das escolas. Nas escolas que aderirem ao projeto, diga-se de passagem.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PODERÁ TER SEU CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

A IMAGEM DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU-RJ, DEVE SER ASSEGURADA.
Na reunião do Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu, realizada nesta quinta-feira (2), passei informação de que estaria elaborando uma minuta de Código de Ética e Conduta deste conselho, na próxima reunião ordinária, para apreciação e aprovação dos demais conselheiros e conselheiras.  Houve situações conflitantes, ocorridas no Fórum da Adequação do Plano Municipal de Educação que devido a posturas e desrespeito por parte de algumas pessoas que atuam na área educacional, incompatível inclusive com suas funções e  que manifestou em mim, um sentimento de repúdio. Na ocasião do evento, na qual estive presente, verifiquei que a imagem do conselho, ficou de certa forma arranhada. Eis do motivo, como conselheiro que me leva a elaborar este documento, considerando ainda, que a  Lei do Sistema Municipal de Educação, Lei da criação do CME e do próprio Regimento Interno são omissos, quanto a conduta e ética dos membros conselheiros (as) e suas respectivas instituições, órgãos e segmentos.
 Os objetivos do Código de Ética e Conduta do CME, caso seja aprovado será: 
 - Estabelecer diretrizes de conduta ética para o fiel cumprimento de suas competencias e atribuições.
- Estabelecer parâmetros para a conduta dos conselheiros e conselheiras do CME nas relações com a sociedade como um todo.
- Estabelecer princípios claros nos relacionamentos internos e externos do conselho, posicionando-o de forma íntegra na sociedade.
- Criar um mecanismo de consulta e atuação sobre a conduta ética necessária.
- Manter em alto nível a imagem e a reputação do Conselho Municipal de Educação como co-autor das políticas públicas do executivo em conformidade com o Sistema Municipal de Educação.
- Estabelecer um canal de denúncias para práticas em desacordo com os princípios e valores definidos no Código de Ética e Conduta.
Alcy Maihoní Rodrigues
Vice-presidente do CME
Repres. Pais e responsáveis de alunos

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Reunião do Conselho Municipal Educação de N.Iguaçu

Prato principal: O Plano Municipal de Educação
Dia: 28 de maio (quinta-feira)
Horário: 9 às 12hs
Local: Subsecretaria dos Conselhos Municipais
Av. Nilo Peçanha, 476 - centro - N.Iguaçu
(entrada ao lado do Bco. Itaú)
Alcy Maihoní
Repres. Pais de alunos
O Coletivo Popular éo Alvo

AINDA SOBRE POLÍTICA DE SAÚDE NA CIDADE DE NOVA IGUAÇU

X Conferência - Maternidade Mariana Bulhões
Discurso bonito do Dr. João Paulo dos Reis Velloso Filho que revelou dados importantes sobre a recém reinauguração da única maternidade do município, na qual já realizou-se 500 atendimentos de alto risco. Os números de procedimentos comparado aos anos anteriores, com exceção de 2012, quando houve o fechamento desta unidade de saúde são significativos. Sem dúvidas houve avanços. Equipamentos modernos e ampliação de novas instalações é algo bom de se constatar, apesar de não ter apresentado um balanço do que foi gasto. Porem, penso que deve-se primeiramente, investir com prioridade e profundidade na capacitação permanente da equipe médica e enfermagem, com enfase na prática de relações humanas. É inadmissível que ainda tenhamos erros de procedimentos, onde crianças saudáveis no interior do útero, venha a luz com sequelas, devido a negligencia, segundo paciente e familiares que além deste fato, houve arrogancia na forma de tratamento. A família do recém-nascido Jonathan, clama por justiça que ao nascer, teve problema entre o ombro e o pescoço, conforme matéria da TV Record, divulgada ontem, e que luta agora por tratamento especializado.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Maternidade Mariana Bulhões em Nova Iguaçu é acusada de erro médico

Alcy Maihoní Rodrigues diz: Erros cometidos na hora do parto, seja normal ou da forma cesariana não pode ficar na impunidade. Família fez muito bem levar o caso a p úblico.
Fonte:http://videos.r7.com/bebe-nasce-com-lesao-no-ombro-e-familia-culpa-maternidade-por-erro/idmedia/5564c4a80cf2cef8c3064703.html


A família de um bebê recém-nascido acusa a maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, de negligência médica. Jonathan, de dois...
videos.r7.com

Segurança pública em Nova Iguaçu não é momento para críticas e sim de tomadas de decisões.

Aumento da violência em Nova Iguaçu é debatido pela Câmara
Representantes de diversos setores da sociedade estiveram reunidos na Câmara Municipal de Nova Iguaçu na última quinta-feira (21/05) para discutir sobre a questão do aumento da violência na cidade. O encontro foi uma iniciativa da Comissão de Segurança Pública que é presidida pelo vereador Carlinhos Presidente.
Fonte: Jornal ZM Notícias - 26/maio/2015
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Toda discussão em torno deste tema em Nova Iguaçu, deve ser valorizado ao extremo. Não se pode de forma alguma haver críticas negativas, ou piadas políticas sobre este encontro, que visa a segurança da população. Bom seria que em todos os colégios, igrejas, associações e Ongs fizessem suas rodas de conversas, com mais transparência e abrangência possível. Também seria bom que o Prefeito de nossa cidade, viesse a público conversar sobre este tema. Dizer o que pensa disso ou daquilo, o que fará ou não a respeito. Está mais que na hora de sair da invisibilidade e falar por sí e não através de representantes. Se assim não for, que pelo menos se cumpra o que fora prometido em sua campanha eleitoral.

MESA 2: POLÍTICAS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO

A composição desta mesa, estava rica com nobres doutores: Secretário Municipal de Saúde, Diretor do HGNI; Responsáveis pela Maternidade Mariana Bulhões, da Urgência e Emergência; da Atenção Básica e da Regulação e Atenção Especializada. Foi passado para a plenária que apenas 15 (quinze) pessoas formalizariam suas perguntas, devido ao curto prazo de tempo. A mediadora com gesto característico, sinalizava para que as pessoas fossem objetivas e rápidas em suas colocações. O que achei errado, nesta altura da X Conferencia Mun. de Saúde de Nova Iguaçu foi os conselheiros e conselheiras do Conselho Municipal de Saúde estarem entre os 15 (quinze) indagadores, tirando assim a vez de outras pessoas. Afinal são estes que mensalmente em suas reuniões ordinárias e extraordinárias permanecem em colóquios e possui amplo acesso com secretário municipal de saúde e todo o seu staff. Penso que naquele momento, seria da plenária sanar suas dúvidas e não do colegiado. Mas enfim...estamos em Nova Iguaçu. 

MESA 1: URBANISMO E SAÚDE

A prefeitura convidou o Sr. Vicente Loureiro, diretor executivo da Câmara Metropolitano de Integração Governamental, para responder as perguntas da plenária. Então logicamente, em plena conferência de saúde, pipocaram assuntos de transporte, trânsito e mobilidade urbana. Justificaram que tudo esta integrado a saúde. Mas a impressão que tive é que foi um continuísmo das discussões do Seminário Rio Metropolitano, ocorrido uma semana antes, lá no auditório do Senai - Nova Iguaçu. A mesma fala e indagações. Muito destaque pela possibilidade da vinda do BRT, para nossa cidade. De qualquer forma fiz uma pergunta sobre da viabilidade do nosso município ter uma estação de Metrô. O executivo foi super evasivo em sua resposta, se falasse em italiano, eu entenderia melhor...Perguntei ainda, sobre esclarecimento de como anda o Programa Saúde do Escolar e o executivo, respondeu não saber, pois não domina esta área da saúde. Incompreensível, porem é que nenhuma pessoa que atua e que estava a frente deste evento veio em auxilio. Resultado eu um simples usuário do SUS, fiquei sem resposta. Minha avaliação sobre esta mesa é que seria mais útil e oportuno se em seu lugar, estivesse o Secretário de Estado de Saúde, Dr. Felipe dos Santos Peixoto. 

Aviso de cancelamento da Apresentação do Plano Municipal de Educação de Nova Iguaçu - RJ

INFORMO QUE FOI CANCELADA A APRESENTAÇÃO DA SÍNTESE DO DOCUMENTO BASE DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PME, QUE SERIA REALIZADA NA CÂMARA MUNICIPAL HOJE (26), AS 14 HORAS. JUSTIFICANDO NÃO TER ASPECTO OBRIGATÓRIO E QUE O DOCUMENTO APROVADO NO FÓRUM, JÁ FOI ENCAMINHADO A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
Alcy Maihoní
Repres. de Pais e responsáveis de alunos
Membro da Comissão Técnica

Nova Iguaçu promoveu sua X Conferência Mun. de Saúde

Em primeiro lugar... o que é uma Conferência?
Resposta: Espaços amplos e democráticos de discussão que permitem identificar melhor o que deve ser priorizado pela gestão, além de permitirem estabelecer alguns pactos para se alcançar prioridades nas políticas públicas.
O que não foi feito nesta conferência:
A prefeitura não pode iniciar o processo como se partisse do zero. Juntar fotos de gestão passada e gestão atual é pura e simplesmente uma política para satisfação pessoal, alimentar egos e nada mais. É fundamental divulgar um diagnóstico do que foi feito a partir da conferencia anterior, com uma avaliação dos encaminhamentos dados em relação às diretrizes indicadas. Porem andam confundindo conferencia com seminário o que não é justificável. Uma coisa de suma importância tem que ser revista, daqui para frente, como se faz uma conferencia sem a realização de uma pré-conferencia, fórum ou outra forma de debates, para que todos que se dispõem a participar na plenária tenha certo conhecimento prévio do que estará se apresentando. 

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Documento Final da adequação do Plano Municipal de Educação de Nova Iguaçu

APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO-BASE DO PME, NA CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU. IMPERDÍVEL!!!
A Comissão Técnica analisou minuciosamente as emendas aditivas, supressivas e substitutivas do Documento referente as 20 metas propostas para os próximos 10 anos que compreende a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, alfabetização, valorização do professor, financiamento da educação, educação superior, aprendizado adequado na idade certa, gestão democrática, educação integral, plano de careira do docente entre outras, aprovado no Fórum em 14/05, e juntamente com a equipe organizadora da SEMED, na reunião do dia 21/05, na sala de reuniões da Subsecretaria dos Conselhos Municipais, houve necessidade desta releitura de todo o documento, destacando assim, algumas situações que serão levadas em anexo, para apreciação do executivo e legislativo. 
APRESENTAÇÃO DA SÍNTESE DO PME, ocorrerá:
Dia: 26 de Maio de 2015
Horário: 14hs às 16hs. 
Local: Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu 
Alcy Maihoní
Repres. Pais e Responsáveis de alunos
O Coletivo Popular é o Alvo

terça-feira, 19 de maio de 2015

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES

Estive, em mais uma reunião do Conselho Escolar de minha filha, e algumas professoras reclamaram que na reunião de pais, foi colocado os problemas estruturais da escola, tais como rachaduras, umidades, etc... e pensaram que os pais e mães iriam se mobilizar em protesto, afinal trata-se da segurança e saúde dos seus próprios filhos. O circulo da conversa foi ganhando corpo. Eu somente escutando. Uma professora dize que os pais não se interessam pelos problemas da escola. A diretora atual, informou que no mutirão da pintura, promovida pela diretora anterior, nenhum pai apareceu, mesmo na reunião de pais, ter sido feito o convite. Um professor abriu a boca, dizendo: _Nossa que absurdo!!!
Foi então que pedi a palavra. 
_Pessoal, eu quando não tinha conhecimento nesta área, era simples pai de aluno, sempre tinha a ideia de que reunião de pais e mestres fosse apenas para tratar do comportamento e disciplina do filho(a), das notas, se está bem nos estudos ou não. Muitas mães e pais ainda pensam desta forma. Dentro desta reunião não é para discutir sobre o estado fisico da escola, se precisa de obras ou não. E além disto, cabe o município pintar escola e não a nós pais e responsáveis de alunos. Após entre olhares, sugeri que fosse feita uma convocação específica com os pais, para que fosse mostrada todas as dependências e áreas comuns da escola, o que foi acatada sugestão.
MAS O QUE UMA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES REALMENTE SERVE:
a) oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a proposta pedagógica e a metodologia de ensino da escola onde seu filho estuda;
b)  acompanhar o desenvolvimento de seus filhos, ou, no mínimo, ter referências sobre a fase da criança se já esta lendo e escrevendo;
c) "Será que a escola não está aplicando muitos trabalhos em grupo?", "Por que meu filho tem tanta coisa para estudar?", "Por que eles precisam de tantos livros didáticos?". Questões como essas são de interesse coletivo, portanto podem perfeitamente ser levadas para as reuniões de pais.
d) O comportamento de seu filho pode ser assunto na reunião de pais e é importante ficar atento a essas observações, já que a postura da criança pode definir o seu aprendizado e, claro, sua maneira de se relacionar com os professores e coleguinhas. É importante lembrar que nem sempre o comportamento da criança é o mesmo na escola e em casa, o que, muitas vezes, pode gerar diferentes impressões sobre ela (em casa, ela é extrovertida e falante, mas na escola tende a se fechar e a apresentar timidez; ou é irrequieta na escola, desobediente, enquanto no ambiente doméstico não apresenta tais sinais);
e) A relação deve ser de parceria e de cumplicidade, e as reuniões de pais e mestres têm a função de mostrar que isso é possível, chamando os pais para participarem e dividirem responsabilidades, lembrando que a formação em casa complementa a da escola e vice-versa.
Fato é que existe bons professores (as) na rede municipal e sabemos que estão todos de mãos amarradas diante da crônica situação instalada no sistema escolar, fruto de anos de descaso, por isso é compreensível, professoras pedir ajuda, do tipo SOS, dentro, das reuniões de Pais e Mestre, mais esta reunião não é para isto, pois visa exclusivamente o alunado. Mas estamos aí para ajudar no que for possível em reuniões com outras pautas específicas.
Alcy Maihoní 
Repres. Pais e responsáveis de alunos
O Coletivo Popular é o Alvo

As prioridades do Bairro Danon (Mangueira) em Nova Iguaçu

Moradores tem que pensar grande e não no micro. O auxílio tem que ser amplo e não a pinga gotas.
Temos muitos problemas emergentes neste bairro e vou relacionar alguns, pela ordem de importância, segundo meu ponto de vista e creio pela concordância da maioria dos moradores, a saber:
1) ÁGUA: Há necessidade do prefeito, juntamente com o governo do estado, resolver esta crônica situação de falta de distribuição da água, na qual a Nova Cedae, NUNCA trabalhou aqui, mesmo quando da chegada do Programa Bairro Novo. Inclusive foi promessa de campanha, tal regularização, desta dívida histórica;
2) Obras da Contenção da Encosta e Reflorestamento via Projeto Iguaçu, pelo estado em conjunto com a prefeitura, nossos córregos (valões) urge um serviço estrutural e não inclusão de medidas paliativas.
3) Criação de uma Escola e Creche municipal, pois nossas crianças e as mães tem que atravessar a perigosa e precária Estrada de Madureira, se deslocando para escolas e creches situadas em outros bairros. Não há este bem público no bairro;
4) Posto Médico inexiste no bairro, o mais próximo esta no Jardim Nova Era, e não é suficiente. Há uma importância de se rever e implementar uma unidade básica de saúde no bairro. Ação imediata.
Conforme o exposto, penso que faixas de agradecimento (foto) expostas no bairro, destacando o Prefeito e a quem for é algo sem propósito no momento, pelo ponto de vista que mesmo com a chegada do asfalto, serviços de capina e varreduras é bem vinda, e sem dúvida o povo é grato. Mas, temos que ser cometidos em nossas decisões, tudo que se refere ao coletivo principalmente. Vamos sim agradecer de forma absoluta pelo conjunto de ações e não de forma fragmentada, pequena. Pagamos, enfim nossos impostos para recebermos nossos direitos em total plenitude. De minha parte, somente irei agradecer um gestor de fato, quando os 04 (quatro) itens mencionados estiverem sendo planejado e trabalhado no bairro. Mas nada impede dos trabalhadores do prefeito residentes do bairro, vir a público agradecer, estão em seus direitos. Porem, o façam para sí somente, e não em nome de toda uma comunidade.  
Alcy Maihoní
O Coletivo Popular é o Alvo.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

SILÊNCIO DAS CRECHES DENTRO DO FÓRUM DE EDUCAÇÃO FOI OBSERVADA

Quando o silêncio fala mais alto, dentro de uma plenária de mais de 300 pessoas.
Na primeira semana deste mês de maio as educadoras das creches se manifestaram na porta da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, reivindicando regularização dos repasses e salários e muitos internautas inclusive, incentivaram colocando mais lenha na fogueira, com suas críticas ao governo atual. No entanto durante todo o evento do fórum, o silêncio das representantes das creches conveniadas e comunitárias era gritante. Logo se não há questionamentos, entende-se que está tudo bem e o problema foi solucionado, uma vez, que a Secretária Municipal de Educação, Subsecretária e todo seu staff de colaboradoras participaram até o final do evento e não visualizei nenhuma manifestação a respeito.

CIDADE DE NOVA IGUAÇU NECESSITA DE REFLORESTAMENTO.

A SERRA DE MADUREIRA/GERICINÓ MENDANHA VEGETAÇÃO NATIVA É ALTAMENTE PRECÁRIA.
Por Alcy Maihoní
Hoje a área citada acima está sendo conhecida como Parque Estadual do Mendanha - PEM, entretanto, pelo lado de Nova Iguaçu tem que haver uma força-tarefa para minimizar o escoamento superficial, devido a falta de vegetação e principalmente de uma gama de ações de organização e planejamento ambiental.
Município e estado estão devendo ações práticas em defesa do meio ambiente e a população não suporta mais medidas toscas ou paliativas. Urge  replantio de vegetação nativa (Mata Atlântica), citando aqui algumas espécies:
Ipê (amarelo,rosa, roxo, verde,branco), cinco chagas, felpudo, para-formiga, ingá branco, jenipapo, embaúba, pau-mulato, jequitibá rosa, entre outras.
O Professor, Engenheiro Civil e Sanitarista, e Assessor de Meio Ambiente do CREA-RJ Adacto Ottoni, aconselha que "uma adequada gestão ambiental deve ter princípios básicos para obter um desenvolvimento que construa um legado para futuras gerações, alicerçado em três pilares: ter viabilidade econômica, ecológica e ser socialmente desejável".
Eu poderia, inserir duas ações para vitaminar estes principios básicos, que muito está em falta em nosso território que é o uso e abuso da Transparência Social e a Reativação do Conselho Gestor em cada etapa presente e futura de ações. Nada pode ser feito, sem a presença de um conselho representativo e participativo deste Parque, por iniciativa do INEA. Moradores do entorno, merecem respeito. Que se cumpra o que determina as leis ambientais.

MOBILIDADE URBANA: POLÍTICA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU

IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE MOBILIDADE URBANA
Por Alcy Maihoní
No ciclo de debate "Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados", promovido, no dia 13 deste mês, no auditório do Sesi/Senac, na qual estive presente, ouvi atentamente todos os palestrantes, porem mais detidamente no discurso proferido do secretário de Transporte de Nova Iguaçu, Rubens Borborema, representando o prefeito Nelson Bornier, que naquele momento se encontrava em Brasília. Informou que anda empenhado na implantação do projeto de mobilidade Urbana e que vai melhorar a qualidade de vida da população. E que o prefeito está tentando a liberação de R$ 130 milhões para a criação, na Via Light, do primeiro BRT da cidade, que vai ligar o Centro ao bairro de Cabuçu. Mas, vejam bem! Muito se falou neste seminário sobre o Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), que inclusive foi apontado que será o orientador dos planos de mobilidade urbana de cada município, para solucionar os inúmeros problemas de mobilidade na Baixada Fluminense como um todo, mas o que eu queria ouvir do secretário era sobre as práticas desenvolvidas até então, dentro do contexto ao nosso PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO, em especial é claro tudo que se propõe a Política Municipal para a Mobilidade em seu Art. 19. Anseio em saber do que vem se realizando a curto e médio prazo, pois ando pela cidade e não vejo nenhuma novidade a contar de 2013 até presente data com relação a esta pasta. Como pode ser isso, partir para um novo projeto, mesmo em se tratando de uma articulação ou integração como preferir, sem que ao menos dê contas do que vem realizando dentro do que ficou estabelecido em nosso plano... Quem pode me explicar isto?
Há muito o que fazer, conforme determina este artigo 19 do nosso muito debatido e aprovado Plano Diretor. Para não me alongar, vou citar apenas três ações que considero prioritários e que neste governo ainda não aconteceu:
1) Priorizar o transporte coletivo, integrando os sistemas municipal e metropolitano, tornando-o mais racional e mais barato;
2) melhorar e ampliar as ligações viárias entre as regiões da cidade (bairros periféricos) e a região metropolitana.
3) disciplinar e monitorar o transporte coletivo alternativo, articulando-o com os demais meios de transporte coletivo municipais e intermunicipais.
Eu poderia citar todos os incisos e respectivos parágrafos que consta deste artigo e mais algumas propostas que muito foram discutidas nos anos passados, nas reuniões do antigo e falecido Conselho de Politicas Urbanas - COMPURB, mas estaria tornando-me muito repetitivo e chato.
Penso que antes de qualquer gestor, abraçar e se empenhar em um novo projeto deve pelo menos fechar a fatura dos projetos existentes e que consta no nosso Plano Diretor Participativo, que não é um simples documento inserido dentro de uma gaveta. 

domingo, 17 de maio de 2015

Assim não dá... Que venha o FIES 2.0

Chamo isto de PALHAÇADA, vindo de uma suposta Pátria Educadora.
O Fies, programa federal de crédito estudantil, ganhou novas regras que mudaram a vida de estudantes e a parceria entre governo e universidades.
WWW1.FOLHA.UOL.COM.BR

http://ultimosegundo.ig.com.br/…/ensino-superior-privado-en…
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: O chamado FIES 2.0,torço para que seja aprovado o mais rápido possível, para entre outros fatores, minimizar o grande mal que o governo gerou com a última medida sobre este programa. Sempre é tempo de reparações.

Segundo diretor executivo do Semesp, o chamado Fies 2.0 seria o caminho para as faculdades retomarem...
ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR

APENAS PARA REGISTRAR E PROVOCAR DISCUSSÃO SOBRE UM TEMA POLÊMICO.

A ÚLTIMA ELEIÇÕES DIRETAS PARA CARGOS DE  DIRETORES DE ESCOLAS EM NOVA IGUAÇU-RJ, se deu completamente equivocada, cujo edital publicado na época continha erros tendenciosos referente as orientações e regulamento em sí e pior, sequer passou pelo crivo do Conselho Municipal de Educação -CME, órgão este, que possui competência legal, inclusive para ​após o registro das candidaturas deveriam ter sido homologadas pelo respectivo conselho. Mas nada disto ocorreu, prefeitura naquele momento passou por cima do conselho, como rolo compressor, e hoje alguns membros representativos que ainda compõem este colegiado na época ficaram omissos. Porque será? 
O QUE DIZ A LEI MAIOR: A prerrogativa legal é do executivo local, segundo a Constituição Federal Art. 37, inc II que diz: Os cargos em comissão, categoria em que se enquadram os de direção de estabelecimentos de ensino, são de livre nomeação e exoneração. O próprio Suprema Tribunal Federal, reafirma que a prática é constitucional, lícito é, nos termos do parágrafo único, do art. 481, do código de processo civil. 
Mesmo que se admitisse a tese de que o prefeito que antecedeu a autoridade apontada como coatora, abriu mão, ao realizar eleição (que repito não passou pelo CME), para o cargo de diretor de escola municipal, da prerrogativa de nomear quem lhe aprouvesse, dúvida não há que o prefeito que o sucedeu não estava obrigado a manter os diretores eleitos no cargo, até porque quem abriu mão da prerrogativa foi o ex-prefeito, e não o atual.
O QUE PENSO: Como representante de pais e responsáveis de alunos da rede municipal desta cidade, exijo apenas que se cumpra a Lei, não me importando aqui com guerrinhas politicas entre Prefeitura, Câmara e entidades/segmentos,  que no passado todos, foram omissos nesta questão em muitos aspectos. Esta semana no Fórum de Adequação do Plano Municipal de Educação houve a previsível aprovação da plenária pelo retorno das eleições diretas para diretores. De minha parte mantenho meu posicionamento de se manter o que esta estabelecido em Lei e em paralelo que se respeite as Deliberações do Conselho Municipal de Educação que é o órgão Co-gestor da Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura. Se o prefeito abrir mão desta prerrogativa, a matéria OBRIGATORIAMENTE terá que ser desenvolvida na mesa do CME, se o erro do passado se repetir. Nulo será as eleições.
Alcy Maihoní
Repres. Pais e responsáveis de alunos
O Coletivo Popular é o Alvo. 

sábado, 16 de maio de 2015

ÔNIBUS E CARROS PERIGO... PATOS NA PISTA.

Buraco no asfalto vira lago para patos em Nova Iguaçu.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Eu e muitos amigos (as) residentes em Nova Iguaçu nos repetimos seja por internet, seja queimando pneus nas estradas e ao longo de alguns anos, ou melhor décadas dando informações e mostrando nossas insatisfações sobre alta precariedade das nossas estradas, não importando que sejam de responsabilidade municipal ou estadual. Basta!!! Não dá mais nossa cidade ter apenas seu Plano Diretor engavetado. As autoridades tem que sair do Olimpo em que vivem, descer a Terra e conversar com os habitantes (moradores) por meio de audiências, seminários ou o que for, para que providencias sejam tomadas. Se prefeitura, estado ou ambos não possuem condições para manter as estradas em perfeito uso, então que se faça PRIVATIZAÇÃO das nossas vias. Gente! Tem gente morrendo nestas estradas...SOS...SOS...SOS...

_NÃO É MINHA PRAIA!!!

SE UMA REPRESENTANTE DA COORDENAÇÃO GERAL de um histórico ente de direito privado, na qual se trata de uma associação de pessoas para a defesa de seus interesses pessoais, e que possui entre suas atribuições a de realizar o Controle Social e Fiscalização das Contas Públicas vem com certo ímpeto no meio de uma discussão em sala temática no interior de uma Universidade e em seguida reproduz diante de uma plenária de mais de 300 pessoas em um importantíssimo Fórum e ao microfone abre a boca para declarar a todos os pulmões que os assuntos relativos a recursos financeiros NÃO É SUA PRAIA e que não possui domínio. Então, não se entende do porque e por muitos anos este segmento optou em estar fazendo parte da composição de conselhos, cujas principais atribuições é justamente a de aprovar ou não as contas públicas do executivo municipal, na qual tanto critica. Incompreensível também, o ataque desferido por parte de alguns integrantes deste órgão aos conselhos uma vez que estes colegiados atuam e decidem conjuntamente com "eles" e demais segmentos em todas as matérias pautadas nas reuniões ordinárias e extraordinárias, ao longo de muitos anos, desde a criação dos mesmos. Afinal a legislação lhes garante o assento, nestes espaços democráticos de direitos, mas de que adianta se não há interesse em aprender e dominar a matéria, segundo tal declaração. Finalizo dizendo que essa falta de domínio (Administrativo-financeiro), agora revelado a público, não me causa nenhuma surpresa, pois sei e só lamento (não me referindo ao órgão na qual respeito), que algumas pessoas usam de seus direitos sociais e representativos apenas para resolverem questões meramente políticas ou politiqueiras e mais nada. Fato lamentável!!! Torço para que a próxima eleição da coordenação geral deste órgão, venha trazer renovação no quadro com pessoas mais compromissadas, e interessadas em aprender, para atuar com um pouco mais de conhecimento de causa em prol do coletivo popular e claro com sua própria classe profissional e não somente com seus amados umbigos.
Alcy Maihoní
Representante de pais e responsáveis de alunos
O Coletivo Popular é o Alvo.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Um nobre e raro talento esquecido pela maior emissora de TV do Brasil.

Alcy diz: O talento desta atriz nunca foi valorizado, como deveria. As comemorações dos 50 anos da TV Globo foi a gota dágua do descaso com os grandes e nobres artistas, a exemplo desta estrela.
Parabéns Ruth de Souza.
Parabens a uma esquecida – Saude Paz e Amor - Ruth de Souza
Atriz – Completou 94 anos. Mais a esqueceram não ouvi ninguem dar os parabens a ela.grande atriz uma injustiçada.
Ruth Pinto de Souza, nacionalmente conhecida como Ruth de Souza é uma atriz brasileira.
Nascimento: 12 de maio de 1921 (94 anos), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

AS DIFICULDADES DA GESTÃO EDUCAÇÃO NACIONAL, REFLETINDO COMO SEMPRE NA GESTÃO DO MUNICÍPIO

Tá difícil!!!
Taxa subiu de 35 para 63 reais!
Foto: ABr
Tá difícil!!! -II
País ficou entre as nações com pior desempenho na avaliação
EM.COM.BR|POR ESTADO DE MINAS


Tá difícil!!! - III SEMED - NI 
Tem que realizar para ontem a TERCEIRA CHAMADA, são 200 profissionais de educação aguardando suas nomeações.E enquanto isso muitas turmas estão sem professores e logo, logo estaremos já em segundo semestre. Esta carência não é de agora.


Tá difícil!!! - IV SEMED - NI 
Escolas da rede municipal não possuem porteiros e o que ocorre é que nas horas de entrada, troca de turnos e saida, normalmente são as merendeiras, auxiliares de limpeza e diretoras. Isto é um absurdo que se arrasta há tempos. 
Motivo: Nunca existiu em Nova Iguaçu a função de Inspetor de Disciplina ou de Turma. Está na hora de realizar concursos públicos para esta função, como também para Supervisor Geral.


Tá difícil!!! - V SEMED - NI
Escolas cujos prédios são alugados também devem passar por grandes reformas, não tem cabimento crianças estudarem em lugares insalubres. Risco de segurança e de saúde são reais. 
Outra coisa que está travado na minha garganta é apenas existir um eletricista para toda a rede municipal. É BRINCADEIRA!!! 
Tá difícil!!!, tá difícil!!!

VEJAM UM ABSURDO QUE APROVARAM NO FÓRUM DE DISCUSSÃO DA ADEQUAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU

DORMEM COM UM BAGULHO, DESTE TIPO VINDO DOS PROFESSORES (AS) E SINDICATO...
REFERENTE A META 4
4.14 - Redução do número de alunos as turmas que recebem educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimentos e altas habilidades ou superdotação na proporção de dois alunos para cada aluno incluído; conforme Deliberação/CME-NI n03/2014.
O que ficou alterado: a Redução de 2 (dois) para 3 (três) alunos.
Se esta determinação de redução de três alunos para cada um deficiente em uma sala de aula estivesse vigorando, por exemplo no ano de 2013, onde foi registrado total geral na rede municipal 1144; estadual 361 e privado 215,  (Fonte: MEC), teríamos então:
Municipal = 3432
Estadual = 1083
Privado = 645 
Somatório = 5.160 estudantes
Então pergunto: Como fica e onde seriam alocados estes estudantes?
Provavelmente estariam fora das escolas, se juntando com os já existentes, tamanho é o déficit municipal.
Como representante de pais e responsáveis de alunos e membro do Conselho Municipal de Educação, representando este segmento, jamais posso concordar com todos aqueles que ontem levantaram seus crachás. Vou recorrer, mesmo que para isto tenha que entrar com procedimento na Promotoria de Educação recém instalada no município.
Alcy Maihoní
O Coletivo Popular é o Alvo

A META 19 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO X CONFLITOS POLÍTICOS EM NOVA IGUAÇU-RJ

É CADA ABSURDOS... QUE SE VÊ NO UNIVERSO EDUCACIONAL EM NOVA IGUAÇU -RJ, QUE SEQUER APAGADOR RESOLVE.
Por Alcy Maihoní
Quando cheguei ao Fórum, ontem (14), já haviam feito a leitura e aprovação do Regimento Interno,  e durante todo o desenrolar do evento, verifiquei algumas situações e aprovações errôneas, por parte daqueles que se dispuseram a falar, como também das pessoas responsáveis pela coordenação do evento, mas como não estava com o regimento interno na mão, mantive-me somente na posição de observador, diante dos erros por mim, verificado. Também não estive naquele momento com o documento-base que foi discutido e alterado pelas proposições das escolas. Logo me detive nas emendas aditivas, supressivas e substitutivas dos participantes. Lamentavelmente, dentro de algumas metas, houve aprovações de situações que fere a legislação e até deliberação recente do próprio Conselho Municipal de Educação, esta última tive que ir lá na frente na tentativa de defender pela permanência do texto original, porem fui voto vencido, mas já aviso que vou recorrer. Com relação a esta meta 19, que a coordenação deixou para resolver no final, ouvi atentamente os defensores de suas teses, mas me retirei no momento em que iria ser posto em votação, por 2 (dois) únicos motivos, primeiro porque é um assunto morto, isto é, a eleição direta para diretores de escolas municipais é inconstitucional, conforme determina a Lei... Está na Constituição Federal. Não cabendo perda de tempo em discussões, e segundo a coordenação do evento (Secretaria Municipal de Educação- SEMED), convida (Não sei qual foi o intuito)  um Coordenador Geral do Sindicato dos Profissionais de Educação (SEPE), para dar uma "ajudinha" nos trabalhos, no segundo momento, após discussões da salas temáticas e o mesmo em sua fala, neste período quando se chega a esta meta 19, ultrapassa tempestivamente o tempo de sua fala, não dando o devido exemplo e pior na minha opinião acirrou ainda, mais um conflito desnecessário, não largando o microfone... então juntando uma coisa com outra, levantei-me e fui embora minutos antes do encerramento. 
Agora como membro da Comissão Técnica da Adequação do PME e na qualidade de conselheiro de educação, irei debater com o grupo tudo que ultrapassou os limites permitidos da lei e consequentemente os erros serão corrigidos, antes do documento final, ser encaminhado para a Câmara de Vereadores.  Uma coisa afirmo, nenhum erro, mesmo sendo validado por este fórum, irá ser pivô para o atraso ou engessamento da aprovação do Projeto de Lei do Plano Municipal de Educação - PME de Nova Iguaçu. As pessoas que atuam direta e indiretamente na educação tem que ter seriedade, respeito e ética no que se faz e diz em conformidade com a lei.
Alcy Maihoní
Representante de Pais de alunos
O Coletivo Popular é o Alvo.

Fórum discute as metas para a educação para os próximos 10 anos

ONTEM (14), NA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - CAMPUS NOVA IGUAÇU, O CLIMA ESQUENTOU COMO ESTAVA PREVISTO POR CAUSA DA META 19.
19 - Gestão democrática: Assegurar condições, no prazo de 2 anos, para a efetivação da gestão democrática da Educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto.
Centenas de professores e membros da sociedade civil e do governo se reuniram nesta quinta-feira, dia 14 de maio, na Universidade Estácio de Sá, no Fórum de Adequação ao Plano Municipal de Educação (PME) 2015/2025. Em grupos, eles fizeram emendas aditivas, supressivas e substitutivas as 20 metas propostas para os próximos 10 anos. 
Em oito grupos divididos por metas, os participantes puderam discutir o conteúdo do documento base e propor suas ideias. Entre as metas com maior número de inscritos estava a que trata da Gestão Democrática, onde a maioria quer a volta da eleição direta para os diretores das unidades escolares.