sábado, 28 de maio de 2016

Brasil: O retrato de uma sociedade doente não é de agora.

DIANTE DA COMOÇÃO NACIONAL, O DEBATE SOBRE ATUALIZAÇÃO DAS LEIS E PUNIÇÃO MAIS RÍGIDA, GANHA DE NOVO MAIS FOLEGO.
Adolescente de 16 anos deixa o hospital Souza Aguiar com a mãe após estupro coletivo no Rio (Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo)
"Um vídeo em que uma adolescente aparece nua, dopada e com marcas de violência se tornou viral na Internet nesta quarta-feira, 25 de maio, acompanhado de comentários que relatavam que ela foi vítima de um estupro coletivo – muitos deles de verve machista. Um grupo de homens a teria violentado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e depois alguns deles teriam filmado o crime com seus celulares para compartilhá-lo nas redes sociais. Uma das imagens compartilhadas mostra um homem com a língua para fora posando diante da pelve ensanguentada da menina". Fonte: http://brasil.elpais.com/
COMENTÁRIO DO MAIHONI: O retrato de uma sociedade decadente é de décadas atrás e se amplia cada vez mais. Não é de agora, como insinua a matéria da Revistas Isto É. Novamente as grandes mídias vêm montando seu cenário em busca de puro ibope. É estranho na mesma semana do fato, a vitima já estar dando entrevista, vejo falta de respeito nesta ação e muito oportunismo Por que os meios de comunicação de massa não se articulam em união para lutar pela atualização das leis?
Por incrível que possa parecer, houve há 43 anos atrais um caso em minha opinião, pior que este crime de mais de 30 homens de uma comunidade violentando esta adolescente no Rio de Janeiro. Pior que digo é que neste caso não houve óbito. Araceli é o triste símbolo (antes e após, até os dias atuais), de todas as crianças e jovens que foram vitimadas, mortas e que a impunidade se destaca.   
Temos que relembrar o estupro coletivo (pessoas que nao viviam em favelas) e morte da menina Araceli ((18.05.1973) e que o crime ainda continua impune.
Abaixo pequeno resumo:
Araceli Cabrera Sanchez Crespo – A menina de 8 anos foi sequestrada, drogada, violentada e brutalmente assassinada (carbonizada) . O rapto aconteceu após Araceli sair da escola onde estudava, na Praia do Suá, em Vitória. O ano era 1973. Ela se tornou símbolo do combate à violência contra a criança e o  adolescente no Brasil.
Testemunhas e contradições
Durante as investigações, provas e depoimentos misturaram fatos com boatos. Mesmo 43 anos após o desaparecimento de Araceli, o assunto ainda é um mistério. Além de grande parte das testemunhas terem morrido, as que ainda estão vivas se recusam a falar do assunto.

Diante dos fatos apresentados pela denúncia do promotor Wolmar Bermudes, a Justiça chegou a três principais suspeitos: Dante de Barros Michelini (o Dantinho), Dante de Brito Michelini (pai de Dantinho) e Paulo Constanteen Helal – todos membros de tradicionais e influentes famílias do Espírito Santo. Este último era um dos proprietários da antiga Lojas Helal.
Fonte: g1.globo.com

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Em defesa da Educação em Nova Iguaçu-RJ

A população de Nova Iguaçu deve exigir de seus representantes que seja instituído no Município o Fundo Municipal de Educação, mediante lei própria, que reunirá todos os recursos destinados à educação e disciplinará sua gestão. Isto consta inclusive na Lei do Sistema Municipal de Educação. O espaço democrático do Fórum e do Conselho são ferramentas que podem viabilizar este propósito. Venham e participe de nossas reuniões.
 
 

Gráfico da Caixa Econômica condena pedaladas extremas da Presidente afastada.

Os dados gráficos da Caixa Econômica Federal revelam que as pedaladas fiscais no governo Dilma Rousseff, foram gritantes. Então esse papo de que governos anteriores também pedalaram, é válido, mas, foram muito menores. Fazendo a comparação, chega serem insignificantes diante das pedaladas atuais.

Simples opção de escolhas.

Muitos estão colocando José Dirceu no céu e Moro no inferno. 
O 1º corrompeu e enlameou o governo. 
O 2º cumpriu a lei e valorizou a justiça. 
Questão de escolha.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Fim de engarrafamentos no trânsito no Rio é investir em transporte de massa.

Véspera de feriados no Rio de Janeiro sempre foi assim e será por muito tempo, a menos que tenhamos um novo governo que invista com seriedade no transporte de massa. Trens e metrô. Ah! E que não mais façam caridade em outros países (metrô na Venezuela), sem antes satisfazer as necessidades do próprio povo.

Que venha mais grampos telefônicos


Vergonha nacional: Estudantes os mais prejudicados

Alcy Maihoní Rodrigues para FÓRUM POPULAR PERM.DEF.DA EDUCAÇÃO DE N.IGUAÇU

Sei que a responsabilidade por este conflito, cabe ao estado resolver e que seja mais rápido possível.
Mas, não verifiquei nenhuma mobilização dos estudantes, junto com professores contra o corte de R$ 10 bilhões na Educação, promovida pela Presidente. Por que será?

Desemprego em alta

Houve, porém, desaceleração na comparação anual. (via Folha Mercado)‪#‎folha‬
Tá feia a coisa! Observem que muitos tentam esconder os rostos, não conseguem olhar para a câmera, tamanha falta de dignidade de si próprio, efeito danoso pela falta de uma carteira assinada. Muitos que ai estão, na certa optaram pela eleição e reeleição da presidente e de seu criador.

Mais segurança na histórica passarela no centro de Nova Iguaçu

Muito bom!!! Primeira boa notícia que leio nesta manhã de quinta-feira. Bom feriado de Corpus Christi para todos.
Nelson Bornier
20 h
Trago uma boa notícia para os iguaçuanos: vamos reformar a Passarela Caracol! No próximo mês a prefeitura fará um trabalho de restauração no local, que terá piso antiderrapante, nova pintura, reparos no guarda corpo, limpeza e, principalmente, reforço nas juntas de dilatação. A Caracol ficará mais segura, mais bonita e melhor. ‪#‎NovaIguaçuParaTodos‬

segunda-feira, 23 de maio de 2016

UBS JARDIM PALMARES - Moradores clamam por inauguração.

ATENÇÃO: PREFEITO, SECRETÁRIO DE SAÚDE, SECRETÁRIA DE OBRAS E VEREADORES DE NOVA IGUAÇU, QUAL A QUESTÃO SOBRE ESTA PARALISAÇÃO DAS OBRAS? QUANDO SERÁ INAUGURADA?
 
 

A população do Bairro Jardim Palmares (Habitantes: 14311 – IBGE 2010) e adjacencias fazendo divisa com os bairros Palhada, Rosa dos Ventos, Jardim Pernambuco, Jardim Nova Era e Danon devem saber de uma coisa:
Quais os profissionais que atendem uma Unidade Básica de Saúde – UBS. Tendo ciência disto, verão que esta obra não se trata de um “postinho médico” apenas.
UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DEVE CONTER:
Nutricionista;Psicóloga Infantil;Psicóloga Adulto;
Terapeuta Ocupacional;Médicos Ginecologistas;
Médicos Pediatras;Médicos Clinica Medica;
Odontólogos;Auxiliar Consultório Dentário;
Farmacêuticos;Enfermeiras;Técnicos de Enfermagem;
Agentes Administrativos;Agentes Comunitários de Saúde;
Zeladoras.

sábado, 21 de maio de 2016

Conselheiros visitam escolas municipais de Nova Iguaçu.

Integrantes do Conselho Municipal de Educação conferiram de perto as instalações e atividades de instituições de ensino da cidade 

Conselheiros Jayme Soares, Henrique Diniz e no centro de costa, Alcy Maihoní
E.M. Pera Flor
Com o objetivo de conhecer de perto as instalações e o trabalho que é desenvolvido na rede pública municipal, integrantes do Conselho Municipal de Educação (CME) visitaram nos meses de abril e maio 09 escolas. Esta atividade após a posse do novo mandato irá continuar com maior ênfase, acredito eu. Mandato irá expirar, dia 24 de maio deste ano. Desde que fora criado em 1997, o CME, nunca antes havia feita tais inspeções. Vários foram os motivos de impedimentos (falta de interesse, vacâncias, politicagem, etc...), porem, hoje o conselho esta bem experiente e as pessoas mais envolvidas e comprometidas. Onde o foco é apenas o bem estar dos alunados.  
CAIESP - Centro de Ações Integradas
Castorina Faria Lima
O agendamento da visita foi feito após reunião ordinária CME. Duas rotas foram traçadas e existem mais duas a serem realizadas a partir de junho, quando da continuidade do mandato do colegiado.
Em junho muitas obras serao realizadas e irei na medida do possível postar aqui. Na E.M. Pera Flor, as intervenções estão a todo vapor. e  o CAIESP, O Prefeito estará em junho com uma comitiva inaugurando as melhorias que a Secretaria de Obras está prestes a iniciar. 
O Coletivo Popular é o Alvo.

LIVRE ACESSO DOS CONSELHEIROS TUTELARES NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS NA CIDADE.

Por Cosminho Sigolis
Nova Iguaçu obrigada atender aos Cons. Tutelares em função
Foi sancionado o projeto do ver. Carlão Chambarelli/PTB que determina a obrigatoriedade nas repartições públicas municipais que se priorize atender aos Cons. Tutelares no exercício de suas função. Com a atual Lei Mun. n.4606/2016 as secretarias, escolas públicas, unidades de saúde, cras, creas e outros passam a ser obrigadas priorizar o atendimento. ´´Com o Art. 227 da CF/88 que enfatiza a prioridade da criança e do adolescente, fato é que buscamos maior aplicabilidade. Ressalto que muitas das vezes em caso complicado, injusto não priorizar o Conselheiro nos casos que percebe-se a necessidade´. disse Carlão da Tribuna, inclusive agradecendo ao Pref. Bornier a sensibilidade aprovando a matéria.

AACD DE NOVA IGUAÇU DISPENSOU 10 FUNCIONÁRIOS. O QUE ESTA ACONTECENDO?

Foi postado na minha página Facebook a mensagem abaixo, onde mães aflitas estão pedindo ajuda, pois seus filhos que necessitam de tratamento estão agora sem o devido atendimento especializado.
AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente, esta localizada na Rua Maranhão, 125 - Jd. da Viga - Nova Iguaçu-RJ Estes funcionarios tinham tempo de serviço, logo não eram profissionais temporários
O QUE ESTA HAVENDO COM ESTA IMPORTANTÍSSIMA INSTITUIÇÃO?
VEJAM BEM!
Amigos, esta reclamação carece de maiores informes. Se nos basearmos neste relato, minha análise é de que pode tratar-se  de questão trabalhista, uma vez que a autora não informou do porque a supervisora demitiu estes 10 funcionários (o que fizeram ou deixaram de fazer?). Lembro-me quando estava como Diretor de Educação do MAB – Federação das Associações de Bairros de Nova Iguaçu, em 2012 havia dados de pesquisa que na ocasião a AACD tinha mais de 70 profissionais celetistas. Uma faixa de quase 500 atendimentos/dia. Se o problema for apenas este, na certa o RH irá repor o mesmo quantitativo de pessoal. A cobrança será saber quando se dará as novas contratações.
Se o problema desta demissão é devido falta de pagamento salarial causada pelo não repasse do convenio do Ministério da Saúde (SUS). Neste caso, o problema torna-se mais grave. E Vereadores e Deputados estaduais de Nova Iguaçu devem entrar em cena e averiguar o que de fato esta acontecendo. Para quem desconhece, estes repasses que hoje deve pairar  +- 280 mil mensais. É verba carimbada que a Prefeitura de Nova Iguaçu recebe, entra para o Fundo Municipal de Saúde e aí segue para a Instituição. Conselho Municipal de Saúde na certa tem o valor exato deste repasse que ora cito. Enfim o Secretário Municipal de Saúde de nossa cidade ou o próprio Diretor (a) da AACD tem que se pronunciar publicamente e rápido. Eis o que penso.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Ah Gabriela de Jorge Amado, faz isso não!!!

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Fala sério!!! Ela tinha que pedir para reprisar a novela Gabriela Cravo e Canela.
"Não entendo como um presidente da Câmara criminoso pode julgar uma pessoa que nem foi condenada e contra a qual não se descobriu nada", disse a atriz…
M.FOLHA.UOL.COM.BR

SAIU CARO ESSE ALUGUEL!!!

Totalizando será R$ 288.000,00 (duzentos e oitenta e oito mil reais) ano. Com esse valor creio que daria para se comprar pequeno imóvel e sair da praga de aluguel. Deve ser um imóvel e tanto!!! Será?

quinta-feira, 19 de maio de 2016

NOTÍCIAS SOBRE O FÓRUM POPULAR DE DEFESA DA EDUCAÇÃO DE N.IGUAÇU - RJ

Foi realizada ontem (18), reunião da Secretaria Executiva do Fórum Popular de Defesa da Educação de Nova Iguaçu (FPDE-NI).
Da esquerda para direita: Alcy Maihoni (Coordenador geral), Francisca Mônica (1ª Secretária) - CECOM, Adriana Espiridion - APAE-NI, Paulo Santos - MAB e Henrique Diniz - GAB
Tendo a participação e envolvimento amplo das representatividades das sociedades civis organizadas, que fazem parte da executiva (foto), visando a articulação, avaliação e colaboração de estratégias, para que a Lei do Conselho Municipal de Educação (CME) e a Lei do Sistema Municipal de Educação (SME) de nossa cidade, possam estar devidamente alinhado entre si. Existem algumas situações legislativas que desde 2007 encontra-se disforme e que urge atualização. Este fórum é o único importante espaço de discussão e reflexão, legitimo e que possui lei municipal própria, para que a sociedade civil possa levar suas legítimas demandas de políticas educacionais para o governo. O que vigora aqui é o amplo diálogo em prol dos alunados.
Formatamos nesta reunião algumas decisões que serão apresentadas para apreciação e possível aprovação nesta sexta-feira (20), na reunião extraordinária do CME. Posteriormente (após reunião) estarei socializando aqui os encaminhamentos aprovados pelo colegiado.
Relembrando aqui que este Fórum Popular de Defesa da Educação é o ÚNICO em todo o Estado do Rio de Janeiro e que esta inserido dentro do Sistema Municipal de Educação.
Alcy Maihoní
Coordenador geral FPDE-NI

segunda-feira, 16 de maio de 2016

O PROBLEMA DA ENCHENTE EM NOVA IGUAÇU NÃO HÁ INTERESSE DE O ESTADO RESOLVER.

IGUAÇUANOS PASSOU DA HORA VAMOS SAIR DA INÉRCIA. A COISA É SÉRIA, NÃO ESPERE AS FORTES CHUVAS DO PRÓXIMO VERÃO.
Por Alcy Maihoní
Mais uma vez Nova Iguaçu vem levando “fumo” do Inea/Estado, isto é, vem sendo deixado para escanteio com relação ao Projeto Iguaçu.
Moradores da Cidade de Nova Iguaçu têm que ficarem mais espertos e cobrar com mais fervor obras do Projeto Iguaçu em nossa região. Até quando viveremos com enchentes ao nosso redor e dentro de nossas casas?                       
Desde o inicio de 2007, São João de Meriti e Duque de Caxias vem sendo deliciosamente beneficiados com obras estruturais e empreendimentos habitacionais, retirando assim centenas de famílias ribeirinhas. E aqui,o povo para receber simples aluguel social, só falta se ajoelhar...
Para Nova Iguaçu dizem não haver recursos estaduais, mas quem acompanha este projeto desde 2007 ate presente data, afirmo que se haver pressão dinheiro aparece e obras acontecem. Vereadores e deputados verifiquem o balanço do FECAM com os atuais gestores: Secretário Andre Correa e Marco Aurélio Porto, presidente do Inea. Mexam-se!!!
Moradores de Nova Iguaçu dos 23 bairros que abarca, este Projeto Iguaçu, estamos em ano eleitoral para fim de ano eleger Prefeito e novos Vereadores, logo aconselho não aceitarem simples capina e remoção de lixo nos valões da cidade. Exigem obras estruturantes dentro dos leitos e ao longo destas sub-bacias (nos dois sentidos laterais), ciclovias, praças e pavimentações como mostra a figura abaixo:

Outra coisa importante: NOVA CEDAE TEM QUE TRABALHAR CONJUNTAMENTE COM O INEA. Enfim, esta dado o recado!!!

Alcy Maihoni – membro do Comitê de Acompanhamento de Obras e da Comissão Executiva do Fórum Regional de Acompanhamento e Controle Social do Projeto Iguaçu.

Um governo que não investe em seu próprio país, o impeachment é muito pouco

Sete grandes motivos para que este governo,nunca mais  volte a ter poder no Brasil. Veja bem! Não estou sequer considerando as pedaladas fiscais.
 
 
 
 
 

Cuidado com o que come na rua

Ufa! Ainda bem que ha tempos não me alimento com este tipo de sanduíche fora de casa.

Saúde Publica no Brasil está na miséria. Graças a Lula e Dilma

Fico horrorizado de ver pessoas, que defendem um governo deste. É muita alienação ou sei lá o que...

BANDIDOS SAFADÕES FIZERAM A FESTA

O povo iguaçuano foram no mínimo muito ingênuos e mal informados no quesito segurança.
Aqui nas redes sociais da internet e outros meios de comunicação esta repleta de notícias de que a polícia militar, devido ao baixíssimo efetivo, crise financeira da corporação, declarações do Mariano Beltrame na TV, declarando sua incapacidade de deter a onda de violência que assola nosso estado, mesmo assim optaram sair de casa para assistir um mega evento. Nova Iguaçu, pessoal é um município que esta há tempos abandonado pelo estado, antes e após UPPs.

Esse é o Tribunal Superior Eleitoral, bolivariano que temos.

Podemos derrubar monarquias, ditadores e afastar presidentes, mas quanto a estes magistrados, o que se pode fazer para exclui-los da vida publica? É a pergunta que deixo no ar, para algum advogado (a) responder.

Vejam a ideia desta figurinha...

É cada uma que aparece. O que se faz com um sujeito como este?

sábado, 14 de maio de 2016

Um aviãozinho apenas! Estão de brincadeira.

Grande destaque, somente  por causa desta única aquisição. Nós aqui no Rio de Janeiro temos 11 (onze) importantes e grandes Áreas de Proteção Ambiental, sem contar com outras biodiversidades. Sera que o povo iguaçuano, vai assistir este aviãozinho apagar as regulares queimadas da nossa Gericinó-Mendanha?
Fonte: Jornal ZM Noticias – 14/05/2016


Comissão de Conselheiros vem inspecionando escolas em Nova Iguaçu

O Conselho Municipal de Educação – CME de Nova Iguaçu, através de sua Comissão de Educação Infantil, vem realizando pela primeira vez, na historia do CME, visitas técnicas de inspeção. 
Rua Helena Antipoff s/n - centro
Objetivo é apresentar um relatório ao colegiado, para que providências sejam tomadas nas questões mais prioritárias. A ultima inspeção foi realizada no dia 10 de maio de 2016, nas escolas:
CAIESP- Castorina Faria Lima;
E.M. Douglas Brasil;
E.M. Profª Marly Tupacinunga Mattos;
E.M. Pera Flor;
EMEI – Jardim Europa
 Alcy Maihoní
Vice-presidente do CME-NI
Coordenador do Forum Popular de Defesa da Educaçao de N.I.
Rua Mendes, 121 - Cerâmica
Avenida B, 306 - Km 32
Rua Irene, 201 - Prados Verdes
 
Rua: Balugães s/n - Jardim Europa

Esta postagem e para aqueles estudantes que andam ocupando colégios.