quinta-feira, 30 de junho de 2016

Cidade necessita de mais bicicletários públicos e construção de ciclovias.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Esta é a melhor forma de conscientização. Povo (não generalizando é claro) anda pela cidade como se estivesse dentro de seu quintal.
Luiz Antunes II com Haroldo Aguiar e outras 2 pessoas.
23 hRio de Janeiro
tas retiradas das árvores e dos postes no centro de Nova Iguaçu poderam recebe-las de volta na base da Defesa Civil, e estão sendo orientadas a não recoloca-las nestes locais, pois dificulta a passagem de deficientes e cadeirantes, que por sinal, foi para atender uma solicitação dos referidos deficientes que a Secretaria desobstruiu a passagem.

A posse dos membros do COMDEDINE - Nova Iguaçu

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: SOU PARDO, recebí este convite e farei o possível para estar presente. Quero ver quais as atuais figuras do movimento negro e entidades que tomarão posse neste evento. Quais as verdadeiras políticas públicas, programas sociais e projetos efetivos que deverão nortear este conselho daqui para frente. A causa Negra e a causa Quilombola é algo sério e estarei de olho, principalmente no que diz respeito à Infância e a Juventude Iguaçuana.
Fórum Popular de Defesa da Educação de Nova Iguaçu- RJ
Alcy Maihoní
Coordenador Geral

Maternidade Mariana Bulhões em Nova Iguaçu está ampliada.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Parabenizo a prefeitura pelo êxito. Mas, gostaria de acrescentar que fosse ofertado com menos burocracia a cirurgia de LAQUEADURA, processo cirúrgico feito com objetivo contraceptivo, ou seja, que impede que a mulher engravide novamente. As assistentes sociais poderiam passar informações educativas a todas as gestantes. Controle de natalidade e planejamento familiar, faz bem a cidade. Fica dica.
1JUL
Amanhã às 18:00Avenida Governador Roberto Silveira, Nova Iguaçu - RJ, 26285-060, Brasil
2 pessoas interessadas · 3 pessoas confirmaram pres

Um presente para turistas e atletas, se sentirem mais a vontade no Rio. Que ilusão!

Fonte: g1.com
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Este R$ 2,9 bilhões de auxilio financeiro ao estado do Rio de Janeiro visam à segurança pública para realização dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
Faço duas colocações sobre este fato:
1) Recurso deveria vitaminar o orçamento, a fim de beneficiar a Polícia Civil e Militar que nos últimos meses ficou cortado. Salários sendo pagos a pinga-gotas, falta gasolina nas viaturas e serviços de limpeza nas Delegacias e IML.
2) Secretário de Fazenda Júlio Bueno, já esta de olho gordo, para que parte desta liberação seja desviada e injetada na linha 4 do metrô
Mas, uma vez, quando ocorrem estes mega eventos a população da Baixada Fluminense e em especial a capital dela que é Nova Iguaçu fica sempre a margem de tais benefícios.
Finalizo aqui, perguntando, onde estão os deputados (as) e aqueles que ora estão ambicionando se sentar na poltrona da prefeitura de Nova Iguaçu, durante os próximos 4 anos, que não se revelam diante destas anomalias no entorno desta liberação, que mais parece presente de grego?
Nota sobre a palavra grifada:
A palavra paraolímpico sempre foi a mais utilizada e socialmente aceita, sendo a mais correta em português. Contudo, o Comitê Paraolímpico Brasileiro, seguindo a recomendação do Comitê Paralímpico Internacional, alterou seu nome para Comitê Paralímpico Brasileiro, padronizando a nomenclatura paralímpico, utilizada em vários idiomas. A palavra paralímpico ainda não se encontra reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Neste caso, mantenho uso da palavra paraolímpico.

Microcefalia X Zika...Inseto aedes aegypti pode não ser o culpado

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Desde o início dos primeiros casos oficiais de microcefalia, no Brasil, foram paralelamente divulgados pelos quatro cantos do mundo que existiam casos em países da África em que as mulheres grávidas  que tinham adquirido o vírus da Zika, seus filhos nasciam plenamente saudáveis. Acredito que foi um gravíssimo erro do governo, com aval do Ministério da Saúde. Supostamente quem sabe... em experiências mal sucedidas em laboratório. Agora com estas mais duas pesquisas a verdade esta vindo à tona.

Governo não quer ter que pagar milhões em indenizações e põe espertamente a culpa no aedes aegypti. Eis o que penso! 

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Antigo prédio da antiga Polícia Federal, deveria ficar a cargo da PM

Tive na terça-feira (28), oportunidade de falar em público em reunião comunitária, no centro de Nova Iguaçu, onde pedi um olhar mais atento na questão da segurança pública, na Av. Marechal Floriano Peixoto, altura  que compreende a passarela Caracol e a Rodoviária.  O risco de assaltos é altíssimo (mesmo havendo uma Delegacia da Civil por perto).  Estado e Prefeitura urge tomarem providencias conjuntas. Destaquei sobre a existência  do antigo prédio da Polícia Federal, ao lado do Supermercado Intercontinental, que esta há tempos em absoluto abandono. Inclusive, quem passa pelo local,
verifica águas escorrendo por baixo do portão constantemente. A noite a iluminação é absurdamente precária.
É imprescindível que a prefeitura entregue este imóvel a cargo da Polícia Militar/Estado. Não vejo melhor destino que este.
Alcy Maihoní
Ex-conselheiro do CONSEG-NI

A agonia da polícia e da população carioca

Fonte: Jornal ZM Notícias - 29/06/2016
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Lideres partidários da ALERJ, convidaram o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, conforme texto acima e visualizamos que o interesse e preocupação maior atual são sem dúvida, os eventos dos Jogos Olímpicos. As outras regiões do Estado, não foram especificadas, porque será? O discurso do deputado Jorge Picciani em rede de televisão aberta, causa-me indignação e pior não transmite coisa alguma que tranquiliza a sociedade.
Outra questão preocupante é o colapso da polícia civil e militar. Não há condições de trabalho. Penso que estes servidores e principalmente os oficiais, não  deveriam se ater a somente questões salariais e condições de trabalho. Ideal seria colocar em suas reivindicações e planfletos em cartas abertas direcionadas a população as propostas de mudanças das leis que os favoreçam em seu dia a dia.
É triste a constatação de que existe na polícia civil a falta de papel, falta de água, impressora e faxina nas Delegacias de Polícia e no IML. Na polícia militar, a tropa permanece enxugando gelo.

Mas, a tocha olímpica vai passar em Nova Iguaçu, com toda pompa e segurança. 

Saúde Pública Estadual em Nova Iguaçu, cadê deputados e deputadas?

"Sentado sobre uma lixeira, um médico da UPA de Cabuçu, em Nova Iguaçu, atende os pacientes. A imagem, divulgada pelo Sindicato dos Médicos, mostra a situação precária de funcionamento das unidades de pronto-atendimento. Na mesma unidade, profissionais e pacientes são obrigados a usar banheiros sujos."

Sentado sob uma lixeira, um médico da UPA de Cabuçu, em Nova Iguaçu, atende os pacientes. A imagem, divulgada pelo Sindicato dos Médicos, mostra a situação...
EXTRA.GLOBO.COM
Alcy Maihoní Rodrigues Ué! Cadê os deputados e deputadas estaduais que não estão vendo esta anomalia na saúde, principalmente as figuras que almejam sentarem na poltrona do gabinete da prefeitura de Nova Iguaçu?

QUE SEJA 17 O NUMERO DE VEREADORES PARA 2017

Apoio a redução de cadeiras da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu-RJ.
É plausível a justificativa do vereador Marcelinho Amigo das Crianças:
“ A representatividade não depende da quantidade de vereadores.”
Comentário do Maihoni: analisando a conjuntura política atual e a grave crise econômica e financeira de nossa cidade. Sou favorável a esta redução e a este quantitativo de 17. Acima disto ou pela permanência do numero de 29, não vejo com bons olhos. Este ano teremos entre 700 à 800 pré-candidatos e a disputa será super acirrada. Por isso muitos políticos com mandato e sem mandato desejam que as cadeiras não sejam reduzidas. Muitos pré-candidatos de primeira viagem, também andam torcendo os narizes. De minha parte, como venho na disputa, sei que será pedreira...Ainda mais que venho no estilo pé-no-chão, mas mesmo assim desejo que seja 17 cadeiras a no representar, na Casa do Povo. Temos que pensar no povo e não em nossos umbigos. Sem controvérsias!!!

O Coletivo Popular é o Alvo!
Foto/Fonte: Jornal ZM Notícias - 29/06/2016

sábado, 25 de junho de 2016

Violência contra a mulher. Temos que debater e dar solução a esta aberração.

Alcy Maihoní
A prefeitura e a câmara de vereadores de Nova Iguaçu, juntamente com os deputados eleitos por esta cidade deveriam criar mecanismos de defesas e integridade física das mulheres, vitimas de violência doméstica. Pois analisando os dados atuais da secretaria estadual de segurança, ficamos estarrecidos com o numero lá diagnosticado. E sabemos que tais números não são absolutos, uma vez que muitas mulheres não registram as surras e ameaças de morte, vinda por seus maridos, companheiros, namorados...
O sistema de segurança do estado está falido. A proteção as vitimas é super burocrático e que leva meses. O que deveria ser de 24 horas. Medidas emergenciais urge serem colocadas em prática. Poderíamos por exemplo, termos uma lei municipal com ações tutelares visando dar respaldo a Lei Maria da Penha. Um seminário ou audiência pública deve ser promovida para reabrir este debate é a sugestão que deixo em aberto. Enfim, vamos ter um olhar profundo ao drama doméstico, por que passam a mulher iguaçuana, que de um grotesco tapa na cara, termina muitas vezes abaixo de 7 palmos de chão. Basta de violência contra a mulher!!!
O Coletivo Popular é o Alvo!

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Esse trator não pode parar.

A Operação Lava Jato se mantem firme em seu propósito. Isto é muito bom para o povo brasileiro. É um grande suporte para futuras manifestações contra a corrupção.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

É uma pressão que apoio 100%

Pepassando uma postagem publicada no Facebook, com relação as creches em Nova iguaçu - Rio de Janeiro. 
Por Cosminho Sigolis
Nova Iguaçu: Em 2013 previa 22 creches, mas 15 estão em obras pela Prefeitura. Carlão quer saber do Governo Federal o motivo da redução do numero de creches.
Na busca do cumprimento da Lei Mun. 4504 de 23-06-2015 que publicou o Plano Municipal de Educação principalmente em relação ao atendimento de ao menos 50% da população de 0 a 3 anos, o vereador Carlão Chambarelli, propôs e a Câmara oficiou o Exmo. Sr. Mendonça Filho - MINISTRO DA EDUCAÇÃO para que informe o motivo pelo qual havia previsão em 2013 de construção de 22 creches, com recursos do PAC, porém em seguida sem motivo aparente após o pregão o contrato com a empresa "MVC - Soluções em Plásticos" foi rescindido. Segundo documento a Prefeitura havia levantado detalhadamente os imóveis, ressaltando que em NI não há nenhuma creche do Programa Pró-Infância, sendo que a mesma vem de fato projetando 15 creches, claro com outra parceria federal, mas ressalta um déficit de 07 creches, deixando de prosseguir nas metas e estratégias da referida Lei, podendo alguns bairros não serem atendidos como se planejava. "Estou sempre em conversa com o Prefeito Bornier e sou testemunha que ele tem se esforçado para cumprir o Plano Municipal. O debate que quero provocar com o GOVERNO FEDERAL é que precisamos prosseguir o numero de creches em NI, conforme noticiado em 2013" resumiu.

A vaca foi para o brejo. Deu ruim para a Nicole Kidman brasileira.

Agora a Bancada da Chupeta vai ficar transtornada. Paulo Bernardo, marido de Gleisi  Hoffman e ex-ministro dos governos Lula e Dilma, foi em cana, conforme a Folha: Paulo Bernardo, ex-ministro dos …
LUCIANOAYAN.COM

Câmara de Vereadores: Afinal quantas cadeiras serão em 2017: 29, 21 ou 17

Na noite de terça-feira (21), estive assistindo a sessão da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu. Dois assuntos se destacaram na tribuna. O primeiro foi abordado as isenções fiscais do governo do estado. E o outro assunto a discussão (ainda), sobre a redução do numero de parlamentares para 2017. No primeiro momento me senti como se estivesse na sessão da ALERJ e não em uma sessão municipal. Vereadores que usaram a tribuna falaram sobre a falta de pagamento dos servidores estaduais: policiais e professores. E praticamente crucificaram o Governador interino por decretar calamidade pública no Rio de Janeiro.
Na plenária eu gostaria mesmo era de ouvir questionamentos, projetos de lei e ideias direcionadas à cidade de Nova Iguaçu e não “notícias políticas e replicadas do estado”. 
Segundo o TCE-RJ, é fato notório que existe: Falta de planejamento para fazer a fiscalização tributária, omissão no monitoramento da arrecadação, ausência de um sistema informatizado para o controle das receitas e baixa capacitação de servidores responsáveis pela fiscalização. Esses problemas esta em todos os 91 municípios do Estado do Rio de Janeiro e a nossa Câmara de vereadores vêm a publico questionar unicamente a forma de gestão do governador interino...
Para quebrar o gelo, gostei da breve fala de um dos vereadores que nos coloca a reflexão sobre as críticas as concessões de benefícios fiscais. Citou algumas empresas que se instalaram na Dutra, por meio da política de incentivos, que possui objetivo de atrair empresas e ampliar as já existentes.

17 parlamentares para 2017 (aprovado em 1ª discussão): Um manifesto esta em vias de ser protocolado, com assinaturas de alguns vereadores para subir o numero de vagas. A coisa esta meia confusa na Casa do Povo. Uns querem 17, outro propõe 19, outros 21 e outros restantes que se mantenham as atuais cadeiras, 29. Um vereador foi taxativo em dizer que se não for reduzir, não será um tiro no pé e sim um suicídio.
Fecho aqui, compartilhando meu posicionamento: mesmo não havendo alteração de despesas na Câmara e analisando o grande território iguaçuano, penso que o numero 17 vereadores, é a melhor decisão.

A Câmara Metropolitana com olhar no futuro do Rio de Janeiro

Modelar a metrópole tendo a frente o Diretor-Executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, vem realizando oficinas e outras ações, visando construir um Plano de Mobilidade Urbana.  A ação integra o primeiro Plano Diretor da Região Metropolitana.
No dia 21/06, houve aqui em Nova Iguaçu, na sede do Centro Social São Vicente (Patronato) uma destas oficinas (1ª fase) , dando continuidade ao circuito de discussões pelo território da Metrópole, em especial a Baixada Fluminense.
A dinâmica do encontro teve a apresentação do Plano Metropolitano, visão de futuro, roda de discussão e compartilhamento de ideias.
Cada grupo esboçou temas de aspectos e ações práticas relevantes sobre a Baixada Fluminense para os próximos 25 anos.
Sou de opinião que estas rodas de discussões deveriam no final de cada etapa ser levadas para as câmaras de vereadores, em forma de audiências públicas. E as novas ideias serem simplesmente inseridas  nos planos diretores da cada município. 

Rio de Janeiro esta em apuros. Melhor estaria se não houvesse olimpíada.

Bom dia! Que tenhamos boa quinta-feira.
Essa Olimpíada ficará na história.
Ciclovia desaba;
Onça morta;
Boto cor de rosa, esfaqueado;

Estado de calamidade pública...
Feijão tá caro!

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Fotos da nova escola arquivadas.

LEMBREI-ME DO OFÍCIO EMITIDO PELA SEMED, LOGO NÃO PODEREI POSTAR AS FOTOS DAS DEPENDÊNCIAS E ÁREAS COMUNS, SEM AUTORIZAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO OU DA DIREÇÃO DA ESCOLA. MESMO HAVENDO VERIFICADO QUE  FOI DIVULGADO PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO, DEVIDO A RECÉM INAUGURAÇÃO, DA MAIOR ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE - E.M. TRÊS MARIAS.
"Sobre o ofício emitido, fotos e filmagens em escola pública, somente com autorização dos pais, pois existe o direito de imagens". parte do discurso da Secretária de Educação de Nova Iguaçu.
Abaixo o ofício:

Escola Municipal Três Marias – parte II

Eu já tinha anteriormente visitado o canteiro de obras desta escola, na qualidade de conselheiro de educação, porem fiz questão de estar presente à inauguração e ao chegar fui procurar a Diretora, Professora Miriele e fui logo fazendo algumas poucas perguntas:
Como está a questão do pagamento do salário das professoras?
Miriele: _ Está em dia.
Sobre os uniformes?
Miriele: _ Foram entregues 700 uniformes, na semana passada.
Material Didático?
Miriele: _ Também foram entregues.
E a merenda?
Miriele: _ Está satisfatória, tudo ok.

Escola Municipal Três Marias, a Patinho Feio, se transformou em belo Cisne.

A nova realidade da Escola M. Três Marias
A pior escola pública de Nova Iguaçu, onde ficava em cima e ao redor de uma rede de esgoto a céu aberto e quando chovia até cobra entrava em sala de aula. Merendeiras lavavam a louça, tendo ratos a observarem. Assim era o antigo prédio desta unidade escolar. Antes do Prefeito e Secretaria de Educação visitarem este local de ensino, no início de 2013, houve a visita técnica de dois conselheiros de educação (Alcy Maihoní e Henrique Diniz) e constataram o grande absurdo em que viviam o corpo docente e discente. Fotos na época foram apresentadas a reunião do conselho de educação, sob os olhares estupefados dos demais conselheiros e conselheiras. E assim começou o trabalho de transformação em mudar aquele quadro aterrador. No dia da inauguração, 20 de junho de 2016, em todos os discursos proferidos (estive presente), pelas autoridades este detalhe da participação do conselho não foi mencionado. Mas, tudo bem! O importante é que agora esta unidade escolar esta sendo a maior da cidade. Com 627 alunos matriculados e tendo a capacidade para um pouco mais de 1000 alunos, em uma área de 15 mil metros quadrados. 
Próxima postagem ao contrário de muitos que postaram dezenas de selfies com as autoridades presentes, estarei publicando algumas fotos das dependências da nova escola. 
Antigo Prédio

No único portão de acesso, crianças pisavam no escoto, na entrada e na saída
Governos anteriores foram completamente omissos.
Fórum Popular de Defesa da Educação de Nova Iguaçu

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Recebí o convite para Oficina de Trabalho Modelar a Metrópole.

Farei o possível para estar participando do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro - primeira etapa, que ocorrerá aqui em Nova Iguaçu.

Protesto dos Professores em Nova Iguaçu, pouquíssima adesão

 
 
 

Mobilidade Urbana e Transporte Público...mais uma vez em debate.

O Governo do Estado, secretaria de estado de transporte reuniu 110 secretários e técnicos municipais fornecendo assim subsídios para a elaboração de um plano de mobilidade urbana em parceria com  a Câmara Metropolitana. Fonte: Jornal ZM Notícias.
COMENTÁRIO DO MAIHONI: Muito bom, muito bonito, inclusive haverá no dia 21/06, uma “Oficina Regional de Trabalho, com o tema Modelar a Metrópole. Dessa vez, o município-sede será aqui em Nova Iguaçu, no Centro Social São Vicente (Patronato).

Confirmei presença, via e-mail representando o Fórum Popular de Defesa da Educação de Nova Iguaçu e já estou com umas três perguntas básicas e fáceis de serem respondidas pelo pessoal que estiverem na mesa dos trabalhos. Mas, atenção: Desejo respostas objetivas, rejeitarei respostas evasivas.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Um grande estimulo para continuar na luta por uma cidade melhor.

Na minha trajetória pelo social-comunitário sigo a seguinte máxima:
"Tudo que desejo para mim, desejo para todas as pessoas."
Mais uma vez, obrigado pela honraria!

Só o parlamentarismo no Brasil fornecerá Ordem e Progresso.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Isso foi o que o senador apurou, imagina o quanto esta em paraísos fiscais.
Ronaldo Caiado
32 min
Governo concedeu R$ 50,5 bilhões para governos amigos enquanto cortou quase R$ 20 bilhões na educação e saúde. Confiram detalhes dos financiamentos aos países parceiros na tabela.

Investir na educação é fundamental, que opositores se rasguem.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Não existe outro município do Estado do Rio de Janeiro, com toda essa crise econômica atual, realizando este feito, diga-se de passagem e registro.
Prefeitura de Nova Iguaçu
A Prefeitura de Nova Iguaçu está investindo em educação de qualidade. Dá só uma olhada na estrutura da escola municipal que o bairro Três Marias, na região de Cabuçu, vai ganhar neste sábado (18). Com uma área de 15 mil metros quadrados planejados para atender cerca de 1.000 alunos, o complexo educacional que possui 14 salas de aulas, salas de vídeo, parquinho infantil, campo de futebol e sala para crianças especiais, estabelece um novo conceito de ensino público com mais conforto para nossas crianças. Além de áreas de lazer para a comunidade local, com quiosques e academia ao ar livre. Os Iguaçuanos merecem! 👌

Palavra de Deus esta gravada na consciência de cada um

Pessoas portadoras da ignorância tem suas ações animalescas inimagináveis e sem limites. Irão amargar alto preço, cedo ou tarde. Aqui ou além vida.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Será inaugurada neste sabado (18), a nova E.M. Três Marias - Nova Iguaçu

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: E pensar que este empreendimento, iniciou-se com uma visita técnica em 2013 com iniciativa de dois conselheiros de educação, que ficaram estupefatos com a triste realidade do prédio anterior. Isto denota a grande importância do Conselho Municipal de Educação de nossa cidade.
JORNALBAIXADAFLUMINENSEJB.BLOGSPOT.COM|POR JORNAL BAIXADA FLUMINENSE