sexta-feira, 29 de julho de 2016

Um papa cheios de dedos com o pessoal islâmico

Papa Francisco: “...Quando falo de guerra, falo de uma guerra de interesses, de dinheiro, de recursos, não de religiões.”

Comentário do Maihoní: Se não estamos em uma “Guerra Santa”, uma vez que o Estado Islâmico vem ceifando centenas de vidas de católicos, o que é isso então? O pronunciamento do Papa revela o grau de conforto em que o Vaticano se encontra, isto é... em cima do muro.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

O logotipo do FESNI


Faça-se o FESNI! E o FESNI foi feito.


Vou pensar 10 vezes, antes de exigir políticas públicas "Padrão Olímpico".

 
 

Companhia Light, amanheceu hoje toda acessa!

Bairro Danon, Nova Iguaçu nesta manhã de quinta-feira. Muitas viaturas da distribuidora em busca de "gatos" e melhoria no sistema de energia. 


Pensando no que pensa a Mitra Diocesana de Nova Iguaçu sobre esta polêmica

 


Desafio nível fácil: Achem o lobo no meio destas ovelhas.


quarta-feira, 27 de julho de 2016

Algumas propostas sobre segurança sendo aceitas

Na reunião de terça-feira no Auditório da SINCOVANI, promovida pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública de Nova Iguaçu, em minha fala representando o Fórum Popular de Defesa da Educação de Nova Iguaçu, expus um assunto pouco comentado na cidade que é o Plano Diretor Participativo e o Sistema de Gestão Integrada e Participativa da Cidade de Nova Iguaçu. Temos que cobrar além dos Planos Municipais de Saneamento Básico, Drenagem e Mobilidade a inclusão do Plano Municipal de Segurança Pública, neste importantíssimo plano da cidade, onde urge possuirmos uma Secretaria Municipal de Segurança Pública, para atender as muitas demandas existentes nesta área.

As autoridades que estavam à mesa passaram informações valiosas, atendendo os anseios e reivindicações de uma boa parte da população. Prefeitura estuda a possibilidade de instalação de bicicletários pela cidade, com parcerias público/privado. Praças da Liberdade, Rui Barbosa e área da estação de trem estão na mira. Sugerí que fosse também instalado em todas as escolas da rede municipal, favorecendo assim grande numero de estudantes. Uma outra boa nova é que possivelmente o antigo prédio da Polícia Federal, que ora esta abandonado, situado na Av. Marechal Floriano - centro, ao lado do supermercado Intercontinental, poderá vir abrigar a Polícia Criminal, Polícia Cívil, Polícia Técnica e a Clínica Médica do IML. Esta formalizado que a Polícia Militar também poderá ocupar o antigo prédio da antiga 52 DP (ali próxima a Igreja N.Sra. de Fátima e São Jorge).
Agora isso e outras coisas depende do executivo local. E as Sociedades Civis Organizadas cabe pressionar para que de fato, as maravilhas aconteçam.   

domingo, 24 de julho de 2016

Pacto Federativo e Financiamento da Educação

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Os recursos disponíveis aos municípios, é fato incontestável e quem lida com a educação básica, por exemplo, tem pleno conhecimento que é uma vergonha. Esta questão deveria ser encarada por nossas autoridades como prioridade nacional. No dia 14/06/16 ocorreu mais uma sessão da Comissão de Educação, via TV Senado, presidida pela Dep. Professora Dorinha Seabra Rezende - DEM/TO. A reprise se deu neste domingo. Abaixo, algumas personalidades que estiveram presentes no debate.
 
  
 

Prefeito do Rio é um completo sem noção

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Fato é que os gringos não estão acostumados a lidar com situações absurdas, ao contrário de nós brasileiros estarmos há tempos adaptados e acostumados a sobreviver nas mais diversas situações "paliativas" e bizarras. Mesmo assim este prefeito vive pisando na jaca e só abre a boca para dizer asneiras. Esta olimpíada que ainda não começou...
De uns meses para cá, tornou-se uma grande vergonha global. Lamentável!!!

Pior que no meio dessas massas, existem os inocentes.


UFC entre senadoras na TV Senado.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Houve um debate (sexta-feira, 22) entre as senadoras Ana Amélia e Gleisi Hoffman, na TV Senado. O assunto foi o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Nocauteada por argumentos contundentes, nossa clone de Nicole Kidman, deveria renunciar e sair da vida pública. Que situação deprimente.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Conselheiros de Educação homenageados na Escola M. Três Marias em Nova Iguaçu/RJ.

Conselheiros de educação: Alcy Maihoní e Henrique Diniz foram no início de 2013 vistoriar a antiga Escola Municipal Três Marias e saíram, de lá chocados com o que presenciou, devido as péssimas condições do imóvel. Infraestrutura altamente precária. 
Em minha opinião era a pior escola da cidade.
Turma 402, em pé Professora Elizabeth e a Orientadora Pedagógica Elen
Retornamos semana passada (dia 14 de julho), do corrente ano, porem no novo prédio recém inaugurado. Fomos agradavelmente homenageados por toda a escola.
Relatório apresentado ao Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu, na época serviu de pontapé inicial para o planejamento da prefeitura em viabilizar a construção e inauguração do novo prédio. Hoje, considerada a maior escola municipal de Nova Iguaçu.
Eu e Henrique (primeira foto acima) passamos pequena noção de cidadania, falando da importância dos conselhos (CME, CAE e FUNDEB) no cotidiano das escolas aos alunos da turma 402.

Com o estudante, Miguel Henrique representando sua turma 402
Nossos agradecimentos a Diretora Miriele e todo o corpo docente e demais profissionais de apoio. Estamos aqui para somar. O Coletivo Popular é o Alvo.

Novo mandato do CME-NI 2016/2019

Na primeira reunião Ordinária do Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu/RJ - CME-NI, ocorrida no dia 14 de julho, na sede da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, os membros reconduzidos ao novo mandato que compreende 2016 à 2019, foram aprovados por unanimidade a mesa diretora:
Presidente: Maria Aparecida Marcondes Rosestolato (Secretária de Educação)
Vice-Presidente: Alcy Maihoní Rodrigues (Pais de alunos)
Secretária Geral: Sheila Silva de Lima Costa (SEMUG)
Foram também aprovados a nova composição das comissões:
Educação Infantil;
Planejamento Legislação e Normas;
Representatividade no CACS/FUNDEB
Representatividade no Programa de Ações Articuladas -PAR/FNDE
As decisões com os nomes de todos os membros conselheiros (as) serão publicadas no Diário Oficial do município, ainda este mês e que posteriormente estarei postando, aqui neste nosso blog.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Falecimento de um guerreiro dos movimentos sociais de Nova Iguaçu

Quando estava Diretor de Educação do MAB- Federação das Associações de Bairros de Nova Iguaçu, tive o prazer de conhecê-lo, mais de perto e seu exemplar trabalho. Gilberto Carlos era um guerreiro atuante em defesa da criança e adolescente, na saúde pública e também lutava na área de meio ambiente (diretor de meio ambiente do MAB). Uma grande perda. 
Que Deus o ilumine no outro plano espiritual e de forças aos familiares. Na reunião desta quinta-feira, 14, do Conselho Municipal de Educação -NI, conselheiros fizeram um minuto de silêncio em reverência ao amigo, Gilberto Carlos, figura muito querida dentro do meio comunitário de nossa região e que foi sepultado hoje, no Cemitério Municipal de Mesquita.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Em Nova Iguaçu é proibido fotografar escolas

A circular da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu aos diretores (as):
“Informamos que fica proibido todo e qualquer registro e/ou filmagem nas dependências das Unidades Escolares sem prévia autorização desta Secretaria.” Emissão: junho/2016.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Este assunto polêmico e que vem dando muito “pano pra manga”, ainda mais em vésperas de eleições municipais. Como Conselheiro do segmento de Pais de alunos e Coordenador do Fórum Popular de Defesa da Educação de Nova Iguaçu, sinto-me no dever de relatar e socializar minha opinião, sobre esta restrição.
Na Constituição Federal não existe nada preconizando “É proibido fotografar” e logo vem a pergunta: Pode-se fotografar em local público?
A Secretaria de Educação se declara correta em determinar este tipo de providencia, alegando que mesmo que não apareçam crianças, o espaço público deve ser preservado. No meu entendimento, cabem sim, tais restrições nas escolas, da mesma forma que se dá em hospitais e delegacias, embora a lei maior do país seja omisso e não trais nenhuma ressalva a respeito.
Acredito que a Secretária de Educação se utilizou da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, (ECA), Arts. 240 e 241. Desta forma fica clara esta proibição. Mas, para erradicar possíveis dúvidas, acrescento o Art. 17 da referida lei que diz: “O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.”
Destaquei aqui a palavra espaços, que sugere também o ambiente escolar.

Maquiagem olímpica no Rio

Placas em pontos estratégicos irá cobrir a feiura da favela da maré.


Rio de Janeiro não deseja esta figura

Alcy Maihoní
Depois de tudo que ocorreu em Nova Iguaçu, esta figura, ainda tem coragem de pensar em ser candidato a Prefeito do Rio de Janeiro. 
Não é mole, não!!!
Foto de Alcy Maihoní.

Observando luz no fim do túnel


Brasil deveria ser também um país parlamentarista


Comentário do Maihoní: Que Trump vença a eleição nos EUA, e atuando ao lado desta Primeira-Ministra, tenho expectativa de dias melhores na economia global.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

O ataque de Garotinho contra Nelson Bornier

09/07/2016 16:48
O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB) é grande amigo de Cabral e Pezão. Talvez por isso a imprensa do Rio preferiu não noticiar sua condenação por improbidade administrativa, que ocorreu no dia 19 de abril deste ano. O juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes condenou Bornier e cassou seu mandato, suspendeu seus direitos políticos por 4 anos, além de aplicar multa de R$ 480 mil por desvio de dinheiro público de 1998 a 2001, o que aliás, resultou na reprovação de suas contas pela Câmara de Vereadores. Bem, acho que é uma notícia importante, afinal trata-se do prefeito de Nova Iguaçu, uma das principais cidades do nosso estado, menos para a imprensa do Rio. 
Fonte: http://www.blogdogarotinho.com.br/
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Toda eleição é assim, quem esta de fora da máquina administrativa pública, ataca quem esta dentro e vice-versa. E o fator ideias e propostas de gestão fica sempre para segundo plano. Abaixo expressei minha opinião no  facebook, sobre esta questão da seguinte forma:
Penso que se o prefeito Nelson Bornier, chegar sã e salvo até 16/08/16, quando do início da campanha eleitoral, significará que juridicamente esta apto a concorrer novamente a cadeira de prefeito. Democraticamente os recursos são para isto. Existe um pente fino do TSE sendo passada, onde muitos pré-candidatos, serão impugnados. Esse pente fino acho de grande utilidade.

domingo, 10 de julho de 2016

Sistema educacional brasileiro deveria ser decidido por meio de plebiscito

SEMINÁRIO ESTADUAL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
 27/06/2016 - 12:10h - Atualizado em 27/06/2016 - 12:10h 
Professores em exercício, estudantes do Ensino Médio e demais profissionais da área podem se inscrever para participar

Estão abertas as inscrições para o Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular, que será realizado nos dias 27 e 28 de julho, das 9h às 18h, na Universidade Castelo Branco, localizada no Centro do Rio de Janeiro. Podem participar professores em efetivo exercício no magistério, estudantes do Ensino Médio e demais profissionais da área. Para se inscrever, basta preencher os formulários disponíveis abaixo, de acordo com sua área, após a leitura da Chamada Públicadisponível no link.

·          Ficha de inscrição de professores e demais representantes:http://goo.gl/forms/yWF3QUpdKVF0nC873

·          Ficha de inscrição de estudantes: http://goo.gl/forms/FEl9TgHFkmdLZNwL2

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Desde o momento da criação da reforma do ensino público, Lei nº 5.692, de  1971, o que visualizamos até os dias atuais é a opção pelo quesito quantidade em detrimento da qualidade. Tivemos é verdade, uns passinhos à frente e esse engatinhar, foi bom, esta sendo bom, negar isso é cuspir para o alto. Falo a respeito da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as mobilizações e deliberações da CONAE 2010 e 2014. Contudo esses remendos e mais remendos, mantem o país em situação de vergonha em termos de educação. O convite ao seminário acima que abordará a Base Nacional Comum Curricular que foi gerada com má formação, será mais um remendo insosso que a união nos quer empurrar goela abaixo. Eu não caio nessa! Não se iludam pais e responsáveis de alunos, com esse engodo. Raríssimos são os professores, professoras e diretores (as) que atuam na escola pública que tem seus filhos e filhas matriculados em escolas públicas. A escola pública por mais que engatinhe diante de nossos olhos, continua sendo ao longo de décadas (a contar dos anos 70, para cá), um local que possui uma triste realidade em termos de qualidade no ensino. E os docentes que lá estão sabem do que estou falando. Não acredito neste atual sistema educacional brasileiro, entretanto, nós pais de alunos não podemos desesperançar e oportuno ocuparmos os espaços de debates com nossas propostas e ideias. Sejam nos conselhos escolares, conselhos de educação ou no fórum popular. 

sábado, 9 de julho de 2016

No eixo da Estrada de Madureira deveria possuir mais agências bancárias.

Agora falta o bairro DANON ter sua agência bancária.
Em 2017, podemos trabalhar por esta causa.
O Coletivo Popular é o Alvo.

A força na educação pública


Trago a luz, uma de nossas atribuições, para que a população compreenda da grande importância deste conselho dentro do sistema de educação de nossa cidade. Pena que não somos valorizados. Acreditem que existem professoras e diretores de muitas unidades escolares que não tem conhecimento da força deste conselho em suas vidas profissionais.
Sou conselheiro, representante de pais de alunos de Nova Iguaçu.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

É muita gente para pouquíssimas vagas

A Prefeitura de Nova Iguaçu abre nesta quinta-feira (30) as inscrições para o concurso de Agente de Vigilância Ambiental III para atuar na secretaria municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente. Serão oferecidas 60 vagas. Para participar é necessário possuir o nível médio. O salário é de R$ 1.367,09 para a carga horária de 36h semanais.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Segundo informações em apenas nos 4 primeiros dias, foram +21 mil inscritos. A previsão é de que se chegue a 50 mil inscritos. Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Educação e Gestão – IBEG, Torcendo para que todo o processo deste concurso seja realizado na santa paz. 
Deveria ter mais numero de vagas.

Está de Aniversário Maryane Gomes Rodrigues do Bairro Danon - Nova Iguaçu - RJ

Que todos os seus sonhos sejam realizados e todos os seus desejos alcançados.
Feliz Aniversário!
Maryane -  aniversariando hoje -10 anos
Gabriel  aniversariou no dia 21/06
Raphael - Próximo a aniversariar 28/10
O sorriso dos filhos, renova as energias, acalma o coração e ameniza qualquer dor...
Sejam felizes, repleto de bênçãos, paz amor e sucesso!
Te amamos
Alcy e Cida

domingo, 3 de julho de 2016

MATHEUS!!! Presente. Caminhada Pela Paz

Parentes, amigos e uma multidão de pessoas sensibilizadas pela brutalidade do crime que vitimou Matheus, rapaz de 19 anos, realizaram Caminhada pela PAZ de forma pacífica e , ordeira, pelas ruas do Jardim Palmares, Jardim Nova Era e Av. Abílio Augusto Távora (Estrada de Madureira), altura do Bairro Danon, neste domingo (03). Houve orações e um minuto de silêncio. Avenida ficou fechada por uma hora, até chegada da Polícia Militar. Não houve nenhuma cobertura jornalística ou televisiva. Mas um triste caso nas estatisticas da Segurança pública do estado.
Sobre o caso: Matheus Cordeiro (19 anos), segundo informações teria sido vítima de latrocínio, roubo seguido de morte. De acordo com relatos de testemunhas, Matheus teria colocado a mão  na cintura para pegar o celular em seu suporte, assustando os autores, que dispararam tiros a queima roupas. Crime aconteceu nas proximidades da Estrada de Madureira, na rua do Club Carlos Gomes, no bairro Nova Era, Nova Iguaçu.
Fonte: http://www.noticiasdenovaiguacu.com/