quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Baixada Fluminense vira tapete De novo.

SEROPÉDICA SOMOS SOLIDARIOS CONTIGO.
“Prefeitura do Rio e Governo do Estado decidem implantar aterro em Seropédica; funcionamento deve começar em 2011”, sem ouvir as prefeituras e a população da Baixada Fluminense, pelo enterramento de cerca de dez mil toneladas/dia de lixo produzidas no município carioca a serem destinadas ao município de Seropédica, em área ambientalmente, onde existe o Aqüífero Piranema, um manancial estratégico para o futuro abastecimento de água da população de vários municípios do Rio de Janeiro, incluindo os da Baixada Fluminense. Quero deixar registrado aqui, em nome da Comunidade do Danon o nosso Repúdio a está atitude arrogante, ditatorial, nós aqui que vivemos a décadas e décadas com problemas de água como todos sabem e que não é segredo para ninguém, ainda querem aniquilar com esse importante manancial, é fato que esses aterros sem estrutura adquada causam um grande mal a natureza, pois afeta drasticamente o lençol freático. Mas infelizmente nossos governantes só estão de olho nas copas, olimpíadas e carnavais, fortunas são gastas para que o Rio de Janeiro brilhe nestas ocasiões e agora, mais uma vez querem empurrar o lixo para debaixo do tapete que é no entender deles a Baixada Fluminense.
Agora vem meu desabafo! Estamos cercados por bandos de rapinas, urubus, abutres, hienas, chacais rsrs, dá vontade de rir, pra não chorar. Deveria ter eleição todo ano, como também a duração de seus mandatos.Menos um ponto para Cabral e Cia.

ATÉ QUE ENFIM!

Internet sem fio na Baixada

Moradores da Baixada Fluminense já têm acesso à internet sem fio e de graça. O serviço foi inaugurado ontem [29/09] e abrange os municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis. A iniciativa faz parte do Rio Estado Digital, realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. Nas residências, prédios públicos e estabelecimentos comerciais, será necessário apenas comprar um adaptador USB wireless para se conectar. Nas ruas, será possível captar o sinal com laptops em algumas praças e corredores principais, como Praça do Pacificador, Avenida Presidente Kennedy, Avenida Brigadeiro Lins e Silva, e calçadão de Caxias; e Praça da Matriz e da prefeitura, em São João de Meriti.
Nota: A internet hoje é uma forte ferramenta de comunicação, quem sabe ainda veremos lideranças comunitárias trocando figurinhas entre si, sem saírem de suas comunidades, hoje isso é possível. Ponto para Cabral e Cia.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Onde está a Sociedade Civil Organizada?

VIVEMOS DENTRO DAS NOSSAS LIMITAÇÕES E NOS ORGULHAMOS DISTO.

Muitos cronistas, jornalistas e moradores vizinhos nossos volta e meia vem se indagando com esta pergunta e a soltam no ar, como a que dizer, acordem o governo está fazendo e desfazendo, abusando do poder que lhes foi conferido e fazendo com que o povo sofra ainda mais e suas instituições não estão fazendo nada. Em parte estão certos em nos pressionar, em parte não.
É muito cômodo para certas pessoas que estão em seu lar, escritório ou na sua casa de praia escrever, ou falar criticando o Movimento Comunitário por não estar fazendo seu dever de casa. Mas o fato é que vejo muitas instituições fazendo sim o seu dever, Hoje mesmo pela manhã, visitando uma Associação de Moradores vizinha minha lá eles estão tirando leite de pedra, doando seu tempo, seu coração com objetivo único de servir a comunidade local. Percebi que a caridade está lá no seu alto grau de generosidade. Isso é positivo, creio eu que muitas associações, ONGs estão neste contexto.
Desde que me entendo por gente a realidade da vida é esta o bem que se faz não é visto, a mídia ignora, mas o erro, esse sim fica em destaque.
A Prefeitura atual está afundando Nova Iguaçu, ou já afundou governos passados também não ficaram muito distantes disto, a própria história é que revela. É perda de tempo a Sociedade Civil Organizada, sair às ruas em passeata, fechar estradas, parar em frente à Câmara ou Prefeitura para protestar (opinião pessoal), reivindicar, levantando faixas. Isso até que no passado talvez tenha funcionado, mas hoje não vejo o porquê disto.
Vou explicar minha posição: Se a saúde, educação ou outra secretaria do executivo vai mal das pernas por motivo escuso, penso que a melhor mobilização é partir para o Ministério Público, pedir CPI se for o caso, elaborar uma carta aberta à população e distribuir nas ruas, nos jornais de maior circulação, mas esta simples ação tem um custo e quem irá pagar por isso?
Associações sobrevivem de doações, mutirões de alguns moradores e mais nada. Fazemos o que podemos dentro das nossas limitações e ponto final. É claro que algo tem que ser feito, o Congresso da Federação das Associações de Bairro da Cidade de Nova Iguaçu, MAB é agora em Dezembro, para aqueles que se indagam em querer saber onde está a Sociedade Civil Organizada é só aparecer por lá com propostas de mudanças que serão somadas a tantas outras, para soluções dos problemas que nossa cidade vem passando. Para finalizar a melhor mobilização de mudanças está no nosso VOTO e esses politiqueiros terão que mudar de profissão, como muitos já o fizeram
.

domingo, 27 de setembro de 2009

CONVITE A POPULAÇÃO

MEIO AMBIENTE


Reunião com o tema: APA GERICINÓ MENDANHA
Dia: quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Duração: 09h30mim às 14h00min.
Local: Sala de reuniões do MAB

MINI CONGRESSO

CONVITE


DESDE JÁ FAÇO O CONVITE AOS MORADORES DOS BAIRROS ABRANGENTES DA REGIONAL DE COMENDADOR SOARES, PARA O MINI CONGRESSO DO MAB, A SER REALIZADO AS 09h:00min, DO DIA 10 DE OUTUBRO, LOCAL AINDA A SER DEFINIDO PELA COORDENAÇÃO DESTA REGIONAL, ASSIM QUE OBTIVERMOS MAIORES DETALHES DA COMISSÃO DE INFRAESTRURA E DE SISTEMATIZAÇÃO DA EQUIPE ORGANIZADORA DO CONGRESSO
.

Moradores dos bairros:

Comendador Soares,
Danon,
Jardim Alvorada,
Jardim Nova Era,
Jardim Palmares,
Jardim Pernambuco,
Ouro verde,
Rosa dos Ventos
,

Se preparem e participem, deste grande evento que é de todos nós.

Alcy Maihoni
Coordenador da Regional Cdor. Soares do MAB

MAB II

Isabel a pacificadora

Após a aprovação do regimento, num dado momento o clima ficou tenso, palavras ásperas foram proferidas e rebatidas, mas com a intervenção magistralmente oportuna da Presidente do MAB (Isabel Serra), que pacificou o conflito, a normalidade reinou e em seguida foram tirados os representantes da Comissão Eleitoral.
Movimento comunitário é isso! E na Federação não poderia ser diferente algumas lideranças declaram isso.
Eu discordo em numero e grau, penso que a educação e respeito devem andar lado a lado, principalmente dentro e fora da vida comunitária. Para quem é novato nesta área é um grande espanto assistir e ouvir certas coisas.
Mas inês é morta! E o Congresso do MAB promete! E tenho absoluta certeza que será histórica e ficara marcado na história de Nova Iguaçu.
A voz da Sociedade Civil Organizada mais uma vez será ouvida, doa a quem doer.

MAB I

CONGRESSO DO MAB

Participei da tarde de ontem (26/09) sábado na sede do MAB da reunião do Conselho de Representantes – CR, tendo objetivo único a leitura e aprovação do regimento interno para o próximo Congresso do MAB, Federação das Associações de Bairro da Cidade de Nova Iguaçu a ser realizada nos dias 04 e 05 de Dezembro. Apesar de muitos destaques para as correções, mas devidamente oportunas, o regimento foi APROVADO, pelas Associações filiadas.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Congresso contra o Povo

A PEC DOS VEREADORES FOI PROMULGADA

Em sessão solene, o Congresso Nacional promulgou nesta quarta (23) a Emenda à Constituição Nº 336/2009, conhecida como PEC dos Vereadores, que aumenta o número de vereadores em mais 7.623 cadeiras. Com isso, o número de vereadores no país deve passar dos atuais 51.988 para 59.611. A PEC também prevê que os efeitos serão retroativos a 2008. Assim, muitos vereadores eleitos no pleito passado, mas que ficaram como suplentes, poderão tomar posse. Espero que alguém em Brasília entre com recurso no Supremo Tribunal Federal contra esta decisão que no meu entender é uma medida inconstitucional.
Aqui em Nova Iguaçu já existem vereadores demais e que nada fazem pelo povo, verdade seja dita. Vejam os casos da Saúde e Educação por exemplo.

sábado, 19 de setembro de 2009

Queremos uma também!

A SAÚDE NOSSA DE CADA DIA.



A rixa política entre o nosso Prefeito e nosso Governador (com direito a vaias diante do nosso Presidente), visando à próxima eleição, esta fazendo com que na verdade Nova Iguaçu considerada a Capital da Baixada, esteja à margem de qualquer beneficio por parte do governo. Vou citar aqui apenas um exemplo. O governador Sérgio Cabral, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, estão entregando 20 ambulâncias para prefeituras, secretarias municipais de Saúde, hospitais e entidades filantrópicas de municípios da Baixada Fluminense.

São três ambulâncias básicas e 17 UTIs móveis. A frota foi adquirida pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil, com recursos do Orçamento da Saúde.
As ambulâncias básicas estão sendo entregues aos municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias. Já as UTIs móveis vão para Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Nilópolis, Paracambi, Queimados e São João de Meriti.
Vale lembrar ao Governador que a Baixada Fluminense não é somente estes municípios, temos também, Guapimirim, Magé, Mangaratiba, Mesquita, Nova Iguaçu e Seropédica que ficaram de fora. Será que a população destes municípios não precisa de ambulâncias? Porque alguns recebem e outros ficam a chupar o dedo? A Cabral que pisada de bola! Ninguém merece.

Nota: Não seria melhor entregar estas 20 ambulâncias ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF)para reforçar a equipe móvel da SAMU 192.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PARTICIPEM DESTA IDÉIA!

Fotos e Textos dos Bairros Danon e Iolanda


Queremos criar um Acervo com fotos e Textos (colagens de jornais e ou revistas), com objetivo único de resgatar a história do nosso Bairro DANON e IOLANDA e posteriormente fazer um evento de exposição aqui na nossa comunidade.

Obs:
1. As fotos ou os textos que possam conter problemas com direitos de propriedade e autorais, pedimos que nos informem as suas fontes para que possamos retirá-los.
2. Textos considerados ofensivos serão excluídos.

Caso você tenha fotografias familiares tendo a sua rua como pano de fundo e deseja colaborar, envie através do nosso

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Reuniões

PARA NÃO ESQUECER

DIA 12/09/09 SÁBADO ÀS 10h00min NA RUA IVAN GIMENES PARRA, 126 NO DANON, HAVERÁ REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA UNIÃO DANON. PARA TRATAR DE ASSUNTOS DA COMUNIDADE.

DIA 26/09/09 SÁBADO ÀS 14h00min NA SEDE DO MAB, HAVERÁ REUNIÃO DO CONSELHO REPRESENTANTES DO MAB ONDE VAMOS DECIDIR PELA CHAMADA DA SOCIEDADE IGUAÇUANA POR UMA CPI DA SAÚDE. Fonte: http://falamab.zip.net/

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

LUTA PELA SAÚDE



CPI DA SAÚDE É A SAÍDA








A situação da saúde de Nova Iguaçu está agonizando no CTI a cada dia que passa, estamos atualmente diante de uma Gestão Pública inoperante que infelizmente negligencia por completo descaso (para mim, considero crime hediondo) a principal necessidade da população. A saúde conseguiu na Constituição Federal em, 1988, grandes avanços no sentido de ampliar os direitos do cidadão, onde foi colocado entre tantos, o direito universal a Saúde e o dever do Estado e a Sociedade Civil Organizada teve excelente papel neste contexto. Era o cenário da 8ª Conferencia Nacional da Saúde, onde as Associações de Moradores se fez presente nos debates políticos, sendo representadas pelas Federações. Um marco na história.

Porem de lá pra cá muita coisa mudou, hoje a Saúde está completamente sucateada, vendida por maus Gestores e políticos que entre tantos absurdos estão querendo privatizar a saúde custe o que custar. (se já não o fizeram). Existe, no entanto varias pedras no caminho que somos nós Sociedade Civil, não podemos de maneira nenhuma deixar isso acontecer, temos que lutar pela Saúde, unindo todos os seguimentos possíveis.

De todas as temáticas de discussões:

Educação, Cultura, Meio Ambiente, Segurança, Direitos Humanos, Trabalho e Renda, Assistência Social, Direitos da Mulher, Defesa da pessoa Idosa, Defesa da Criança e do Adolescente, Saneamento Básico, Transporte Urbano e Rural, enfim a SAÚDE para mim (civilmente falando) é o mais importante assunto a ser tratado com toda a seriedade e responsabilidade que se deve, com participação plena da Sociedade Civil, Associações, Partidos Políticos, Sindicatos, etc.

Para piorar o quadro existente, não somente na Saúde, mais em todas as áreas do executivo (Prefeitura) o controle social não existe, nosso Legislativo (Câmara Municipal) é subserviente a este Governo insípido (uso um termo brando para isso, para não ficar doente). É fato notório que vem ocorrendo já há muito tempo que as direções técnicas dos postos de saúde e das unidades mistas são indicações de vereadores e não, como deveriam ser profissionais de saúde capacitados para tal.

Algumas Unidades Mistas de Saúde foram fechadas por falta de pagamentos, a Prefeitura pagou apenas um mês, algumas reabriram por causa disto, mas existe a preocupação de novo fechamento. Sito a do KM 32 que ainda está fechada (população: 57467 domicílios: 16.419, área: 304140), o atraso é de três meses de salário. Segundo um funcionário o Prefeito não está repassando as verbas, como devia. As queixas só aumentam ao longo da fila de pacientes da Unidade Mista Doutor Moacir Almeida de Carvalho, em Austin, Segundo eles, o serviço piorou após a demissão de 83 funcionários, no início deste mês. Mas, de acordo com a prefeitura de Nova Iguaçu, o que ocorreu foi um “redimensionamento das unidades de saúde”, avaliado em um trabalho conjunto com a Fiocruz. (Este contrato com essa Fiocruz está indigesto, é como engolir sapo). A Sociedade Civil dó ficou ciente depois que foram assinados este termo de acordo bilateral.

Usuários reclamaram que as marcações de consultas são demoradas, exames complementares simplesmente não estão sendo feitos. Segundo alguns sindicalistas, falta de tudo nos postos e unidades, de material de escritório ao material necessário para atendimento aos pacientes.O Conselho Municipal de Saúde, tem que tomar uma posição mais enérgica, com relação à Saúde deste Município, caso contrario será posta no “paredão” como omissa e conivente como foi anos atrás. Nossa sugestão é que se faça uma mobilização popular na tentativa de se abrir uma da CPI da Saúde, o quanto antes. Existem pessoas morrendo nas filas, grávidas perdendo bebes, entre outros graves problemas, por falta de um simples pronto atendimento.

Para terminar vou contar um caso resumido aqui no bairro Danon, vou manter o nome em sigilo somente, mais a história é real. Uma moradora conhecida teve um AVC, foi encaminhada para a UPA-Cabuçu, que a mandaram para um hospital em São Gonçalo, pois Nova Iguaçu alem de não ter vaga, não tem médico, está internada em coma com hemorragia, lá também está faltando medico cirurgião.

Termino como iniciei a Saúde em Nova Iguaçu esta agonizando no CTI.