segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CHAPA 03 NO MAB: MELHOR OPÇÃO.

Resgatar o movimento de bairro, reconstruindo o papel do MAB
Esta será a tônica do 14º Congresso da Federação das Associações de Moradores da Cidade de Nova Iguaçu - MAB nos dias 04 e 05/12/2009.
Existe uma enorme necessidade de mudanças, na gestão do MAB.
Com certo orgulho e desprendimento em representar o bairro Danon (sou bairrista), aceitei o honroso convite em fazer parte desta chapa. Já me antecipei e passei algumas propostas ao companheiro Daniel Napoleão, na qual estão inseridas metas de trabalho em prol das associações filiadas.
Reconstruir sempre foi mais trabalhoso e oneroso do que construir, por isso a urgência de se levantar esta Federação. Mas com determinação e união, consegue-se alcançar todos os objetivos.
Segue abaixo relação nominal da nossa chapa:
Diretoria Executiva:
Presidente: Daniel Napoleão - AM Nova Brasília
Vice-Presidente: Edivanildo Silva - AM Ouro Fino
1ª Secretária: Claudia Rubem - Amochel
2º Secretário: Alcy Maihoní - Amordanon
1º Tesoureiro: Jorge Bonfim - AM Parque Alvorada
2º Tesoureiro: Celso Correa - AM Jardim Antilha
Dir. Assuntos Institucionais: Jorge Luis - AM Ouro Fino
Dir. Politicas Sociais: Terezinha Sena - AM Conj. Potyguara
Dir. Patromônio: Lucia Aleixo - AM Parque Alvorada
Dir. Politicas Urbanas - Edson Cardoso - AM Vida e Esperança
Dir. Cultural - Admailson Rocha - AM K11
Conselho Fiscal:
David Pereira - AM Monte Castelo
Maria Gorete - AM Monte Castelo
Leda dos Santos - Amochel
Jucilene Aparecida - AM Parque Alvorada
Regilano Alves - AM Parque Estoril
Aline Cristina - AM Nova Brasília
Faremos uma pausa neste blog, até o dia 06/12, quando então apresentaremos o resultado e notícias do Congresso.
Termino esta postagem com a seguinte afirmação:
Nós podemos resgatar e reconstruir o MAB, por isso SOMOS A MELHOR OPÇÃO.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dengue e Febre Hemorrágica

O que é dengue hemorrágica
A forma mais severa de dengue causa febre hemorrágica. Ela pode ser fatal se não for reconhecida e tratada apropriadamente. A febre hemorrágica do dengue é caudada por infecção dos mesmos vírus que causam a dengue. Com bom atendimento médico [Nova Iguaçu carece disto], a mortalidade em decorrência da dengue hemorrágica pode ser menor que 1%. Que é a porcentgem considerada satisfatório.

Infelizmente Nova Iguaçu está com índice de infestação elevado, acima de 4% [quatro por cento].

Segundo o ministério da saúde deve haver uma maior mobilização com transparência por parte dos municípios para evitar registro de casos graves e mortes por dengue após esses períodos de chuva.

Secretaria municipal de saúde saiam desta inércia nefasta. KD os carros fumacê??? Prevenção é tudo.

Lembrando que no verão de 2007/2008, a epidemia matou mais de 200 pessoas e 300 mil apresentaram a doença.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sonhar não custa nada

Metrô em Nova Iguaçu
Em São Paulo está sendo construídas ao mesmo tempo três linhas de metrô, são 25 estações. Quem conhece a dimensão do metrô paulista, fica decepcionado com o nosso. Aqui no RJ será inaugurado [agora em dezembro], um pequeno trecho com menos de 1 Km e o bairro beneficiado será Ipanema.

O Rio vive assim com esses atrasos e a Baixada Fluminense nem se fala. Nossas indagações são porque não investir em grandes percursos? Ex. Galeão x Barra; Pavuna x Nova Iguaçu. Custa-se caro aos cofres públicos, porque então não investir melhor na malha ferroviaria?

Mas como é notório, prevalece sempre os interresses empresariais e o trabalhador fica sempre desassistido. É grande o sufoco o povo levar mais de três horas indo e vindo do trabalho diariamente, retidos em engarrafamentos, dentro de trnsportes lotados em verdadeira via cruzes. E quando chove ou há greve de ônibus, aí sim meleca tudo.

Por isso a sociedade civil deve ficar mais ativa, temos que tirar muito atraso, para usufruirmos os nossos direitos.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ZUMBI DOS PALMARES

SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA
Busto de Zumbi dos Palmares em frente ao setor de Diversões Sul, em Brasília.


Zumbi é hoje, para a população brasileira, um símbolo de resistência. Em 1995, a data de sua morte foi adotada como o dia da Consciência Negra. homenagem mais do que justa a este nosso herói e mártir.

E sobre o dia de ontem que muitos jornais não noticiaram foi o dia da nossa Bandeira Nacional, exponho aqui um trecho do hino da bandeira cuja letra de Olavo Bilac, música de Francisco Braga que com toda certeza muitos jovens hoje em dia desconhecem, pois muitas escolas municipais e estaduais, também não dão importância e valor a estes símbolos nacionais, não coloco o hino todo, por querer que em suas curiosidades, façam uma pesquisa, este hino é muito lindo de se cantar ou simplesmente ouvir.


Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!


Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

FIGURA DO ANO - PINÓQUIO

NÃO ADIANTOU NADA REGISTRAR EM CARTÓRIO
AS PROMESSAS DE CAMPANHA
MENTIRA TEM PERNAS CURTAS!

Quando votamos num candidato, do vereador a presidente, estamos depositando nossas esperanças por dias melhores, é este o proposito, estamos na verdade assinando um cheque em branco. Mas na politica existe o "lado negro da força..." Quando são eleitos, esses politiqueiros viram as costas para o eleitorado e tudo o que falaram, prometeram escoa para o ralo e ficamos a ver navios. Esses "politicos" nada mais são que aves de rapina, que em suas más gestões, destroem o rico patromonio da cidade. Atualmente se falam muito no personagem da Disney o Pinóquio, aquele que quando mente, o nariz cresce,esta sendo divulgado aos quatro ventos na cidade é que o nosso prefeito é sua personificação até na Câmara Municipal já soltaram essa. Mas longe de ser piada, vejo com vergonha de como anda a nossa prefeitura, a câmara e o caos gerado pela má gestão pública. Na historinha é facil descobrir quando o Pinóquio está mentindo, porem aqui descobrimos tarde...muito tarde. Foram 65% de eleitores que votaram na reeleição do clone do Pinóquio, na vã esperança de dias melhores.

Tudo bem, paciencia, somos culpados, o povo merece o governo que tem, agora o resultado é lutar por esta CPI DA SAÚDE que aí está. A sociedade civil mais do que nunca tem que estar plenamente organizada. Lembrando que o 14º Congresso do MAB, será dias 04 e 05 de Dezembro.

Alcy - Coordenador da Regional Cdor. Soares do MAB


sábado, 14 de novembro de 2009

NÃO VALE A PENA VER DE NOVO

Mas estamos vendo o mesmo filme, nossos Verões é de matar, literalmente.

Aqui em nossa região agora foi em Tinguá [e amanhã?...], foram confirmadas três vitimas fatais e dois feridos da mesma família devido ao desabamento. Um bebê teria sido regatado por moradores no meio do alagamento. Os feridos foram encaminhados para o Posto de Saúde Vila de Cava.[observem a importancia destes postos e a Prefeitura vem deixando muitos fecharem].





Sairia muito mais em conta se houvesse uma politica pública de verdade aqui em Nova Iguaçu, não adianta doar comidinha, agasalhosinho, colchonetezinho...inhos e inhas. Medidas paliativas como esta veja foto, de nada adianta é nojento isso!

A PREFEITURA tem que tomar vergonha na cara e levar a questão ambiental mais a sério, tem que REFLORESTAR, PUNIR QUEM DESMATA, tolerãncia Zero, para quem constroi em área de risco e destroi a natureza.

A CÂMARA MUNICIPAL,também tem sua parcela de culpa, por "SEGURAR", O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO, muitos Vereadores ao perceber questões polêmicas, mas essenciais para a população que os elegeram, se levantam e vão embora, para não ter que votar, outros entram de licença médica, com isso não a quorum e tudo fica na mesma.

A CPI DA SAÚDE, está levantada e tem total apoio da população, vamos ver no que vai dar.

Saúde, saneamento básico e controle ambiental estão entrelaçados não dá para brincar HÁ MUITO TEMPO QUE ESTÃO MORRENDO GENTE EM NOVA IGUAÇU, por falta de escrupulos politicos.

A cada verão a história se repete

AS MUDAS NATIVAS QUE NUNCA FORAM PLANTADAS KD?


As chuvas de verão chegaram antecipada e Nova Iguaçu mais uma vez enfrentou inundações por conta e responsabilidade do poder público que não está nem aí para a questão ambiental.

Não pretendo dilatar este assunto, apenas quero lembrar que a cada verão a história se repete e novas ocorrencias ocorrem e nada é feito de positivo para conter, minimizar os efeitos causados pela chuva, o pior que atualmente o municipio vive de ações paliativas. É a era do jeitinho Lindberg de ser.

Este mês precisamente no dia 27, fará 03 (tres) anos que ocorreu a tromba d água que assolou o bairro Danon e alguns bairros vizinhos no entorno da encosta da Serra de Madureira, dezenas de casas destruidas, familias desabrigadas, ruas intransitaveis, e muitas e muitas pedras no caminhoPromessas e mais promessas de um reflorestamento que nunca aconteceu. Vale frisar e relembrar que na época o municipio decretou estado de emergência, recebendo recursos federais e a pergunta que não se cala. Para onde foi parar este dinheiro? Gotariamos que algum vereador nos responde-se.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ELEIÇÃO NA AMOCHEL

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO CONJUNTO
HABITACIONAL DA ESTRADA DOS LAVRADORES

A Coordenadoria da Regional de Cdor. Soares do MAB, [Alcy/Edson/Rosário], esteve presente na eleição da Presidencia da AMOCHEL, que ocorreu nesta sexta-feira, 06 de Novembro de 2009, tendo a Comissão Eleitoral dado inicio as 09h00min., e encerrando as 17h10min., nas dependências da Asssociação, Rua das Ameixeiras, nº 02 - Palmares - Nova Iguaçu.
O resultado foi favorável a Claudia Rubem que foi reeleita Presidente da Instituição para um mandato de 2010 à 2012.
A União Danon, parabeniza a Comunidade local que exerceu sua cidadania elegendo democraticamente sua Presidente, colocando na urna seu precioso Voto.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PALESTRA SOBRE DOENÇAS DE PELE

A UNIÃO DANON IRÁ PROMOVER UMA PALESTRA SOCIAL
Em Breve

A Sociedade Brasileira de Dermatologia realizou no dia 29.10 [dia mundial da psoríase], uma excelente ação social espalhados por 7 pontos de atendimento no RJ.

Todo tipo de informações e esclarecimentos sobre as várias formas de doenças de pele tipo: psoríase, vitiligo, câncer de pele, hanseníase, entre outras, foram passadas a população pelos coordenadores [ras] da Campanha.
Aqui em Nova Iguaçu infelizmente esta campanha passou longe, muito longe, deve ser porque nosso Secretário da Saúde é inoperante e não se importa com a saúde da população...mas deixa quieto! Para frisar neste municipio, os pacientes crônicos tem que se deslocar para outros municipios, porque aqui não existe um unico hospital que atenda casos dermatologicos.Um absurdo!

Em minhas andanças fui resolver um assunto em Botafogo e na volta passei na Cinelândia, estava absorto pensando na vida e derepente avistei as diversas tendas da ação social e inumeras pessoas ao redor veja as fotos tiradas.
Conversei com uma das Coordenadoras da Associação dos Amigos e Portadores de Psoríase do Rio de Janeiro [Psorierj] e acertamos de trazer este evento para o bairro, onde iremos organizar uma palestra educativa.

O que acontece é que a simples falta de informação e conhecimento faz as pessoas terem preconceito em relação ao doente, e isso só agrava, pois a origem muitas das vezes é de cunho emocional.

Atenção: Se você tem algum problema de pele ou conhece alguem que tenha, deixe seu e-mail, assim que acertamos o dia do evento, entraremos em contato.
Obs.: Eu Alcy, tenho Psoríase. É uma doença comum, não contagiosa e seguindo as recomendações médicas levo uma vida normal.

Dicas informativas: www.sbd.org.br e www.psorierj.org.br






Bairro Danon clama por Obras



O relator-geral do orçamento da União para 2010, deputado Geraldo Magela [PT-DF] afirmou recentemente ao Jornal O Globo que "...o PAC vai estar bem, a maior parte está em execução, e há uma demanda por liberação [recursos]". São cifras em torno de R$ 30 bilhões, já embutidas R$ 7,3 bilhões do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Nova Iguaçu esta sendo muito bem servida em matéria de recursos financeiros, prova disto foi a vinda do presidente Lula aqui na nossa região dias destes, para inauguração do PAC em bairro vizinho.

Além disto, a Prefeitura vem recebendo mais gordos recursos do Ministério das Cidades, para obras de infra-estruturas, vejam valores no site http://www.portaldatransparencia.gov.br/

Diante disto, é inaceitável a situação atual do bairro tendo muitas ruas não pavimentadas e sem nenhum serviços essenciais a comunidade.

Afinal para onde realmente esta indo tanto dinheiro? E que não venham dizer que asfaltaram rua A ou B, bairro X ou Y; porque este tipo de serviço nada mais é que OBRIGAÇÃO é DEVER do nosso executivo, logo não é favor nemhum.

Moradores do bairro Danon clama por obras, há décadas e não suporta mais tanto descaso, indiferença e falta de palavra dessses maus gestores públicos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Pré-sal

A Sociedade Civil dentro desta discussão.


É muito louvável e heroico o empenho dos parlamentares fluminenses de brigar por uma fatia maior dos royalties do pré-sal [com segundas intenções ou não]. São cifras em torno de R$ 7 bilhões de reais por ano, mas o Governo vem articulando e estabelecendo esta partilha e este valor cai para menos de R$ 2 bilhões de reais. Dissidências a parte, mas o que venho expor aqui é que seja este tema discutido juntamente com a Sociedade Civil Organizada, o destino e controle final destes recursos.
Tudo bem que ainda seja cedo para que tenhamos um diagnóstico preciso sobre o que caberá ao nosso municipio, mas desde já podemos agendar reuniões, seminários, para debater as futuras intervenções oriundas destes royalties. Esta mobilização deve ser encarada de forma emergencial. Sabemos é claro que o beneficio desta exploração e do Fundo Social só irá acontecer no final do mandato do sucessor do Lula e se tudo ocorrer dentro do previsto cronograma da Petrobrás, mas em matéria de política pública [educação, saúde, mobilidade urbana, entre tantas outras] aqui em Nova Iguaçu, tem que ser tratada realmente com muita urgencia, mesmo porque a cidade encontra-se as traças a muitos anos, nas áreas periféricas então nem se fala.
Bem, seja qual for o percentual estipulado que nos cabe [ se é que o Estado irá repassar este quinhão a baixada...], quando chegar à época é melhor estarmos já inseridos neste cenário político, para se fazer um controle social com seriedade em prol do povo iguaçuano que tanto merece.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dia de Finados

O Dia de Finados não é dia de tristeza, como o é para aqueles que não tem fé, mas é um dia de saudosa recordação, confortada pela fé que nos garante que nosso relacionamento com as almas dos falecidos não está interrompido pela morte, mas é sempre vivo.