sexta-feira, 30 de julho de 2010

Conselho Tutelar

Esta na 4ª Vara Civil de Nova Iguaçu o processo de escolha dos novos conselheiros tutelares

Clima ameno, porem mesmo assim... juíza de plantão solicitou guardas policiais para ficar na entrada da sala de audiências veja foto.
A lei determina que os atuais conselheiros devam ser substituídos no dia 06 de agosto.

Como é de conhecimento de todos o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é responsável pelo processo para escolha dos membros do Conselho Tutelar conforme a Lei 8.069/90 – Art. 133. A suspensão da votação encadeada por uma medida cautelar movida por um grupo que se sentiram lesados no pleito é democrático. Se é legal ou não cabe a justiça decidir.

O MAB deve ficar isento de qualquer posicionamento relativo a este episódio até que tudo seja juridicamente esclarecido. Mas fato é que houve erros cometidos pelos responsáveis no processo e deu no que deu.
Vejamos:

O CMDCA elegeu uma comissão de escolha dos conselheiros municipais para o devido planejamento? Se positivo como que ninguém previu os resultados de uma possível suspensão/liminar. Caso de envolvimento de familiares o pivô da questão deveria ser eliminado na fase inicial: inscrição.

No diário oficial em 21/04 fornecido pelo órgão, consta a listagem dos 109 candidatos APTOS para o preenchimento das 25 vagas, estes “aptos” estão inseridos os atuais conselheiros que em alguns casos estão em seus segundos mandados, e outros mais com problemas na justiça (segundo informação obtida) Estranho isso! Se é legal a participação dos mesmos tudo bem, ao contrário deveria ser feito uma melhor filtragem e de maneira nenhuma poderiam participar deste processo.

Não houve ampla discussão e debate com os pré-candidatos, para tirar duvidas apenas um encontro foi promovido no Monteiro Lobato, acho pouco tamanha a responsabilidade do cargo.

Sugestão: Rever regimento interno, futuros editais com maior objetividade é essencial.
Reflexão: transcrevo o pensamento de um “Doutor da Lei” que diz assim:

_ “Mandado de segurança/liminar é remédio para proteger direito subjetivo, líquido e certo e não para proteger aos que dormem”.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Assembleia remarcada

Assembleia do Conselho de Representantes (CR) do MAB
REMARCADO PARA:
Dia: 31 de julho (sábado)
Horário: 14h00min.
Local: Rua Ataíde Pimenta de Morais, 37 - Centro Nova Iguaçu
Ref.: Rua da Prefeitura


Assuntos de pauta:
Alteração Estatutária,
Eleição dos membros do CR
Assuntos gerais

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Danon possui alto indice de carência do municipio

Danon está no abandono total
Moradores da comunidade estão revoltados com a situação de descaso que eles enfrentam devido a falta de políticas públicas da prefeitura. A região concentra um dos piores índices de carência do município. De acordo com eles, o esgoto está a céu aberto e muitos buracos espalhados por diversos trechos do bairro. Não existe rede de esgoto, nem pavimentação.
Joselina Barbosa




Glória Maria





Maria de Lurdes




Lucimar Cordeiro




Fonte:
Data:14/07/2010
>>> É isso aí vizinhos, reclamar é o primeiro passo para haver mudanças. Valeu Hora H, pelas reportagens (ontem e hoje).

terça-feira, 13 de julho de 2010

Matéria publicada sobre o Danon

Danon não possui infraestrutura
Moradores da Rua José Freire sofrem com os problemas do bairro, um dos mais abandonados da cidade. De acordo com eles, o local não possui rede de esgoto, pavimentação e o abastecimento de água é extremamente complexo: um dia tem água, nos outros, não. A comunidade não sabe mais a quem recorrer, pois vários apelos foram feitos às autoridades municipais.

Cláudio Silva




Antonia Cristovão




Carla Martins




Celestino Monteiro





Fonte Jornal:
Reportagem: Hélio Martins
Fotos: Alexandre Lima
Data: 13/07/2010


>>> A Comunidade pode inicialmente recorrer ao voto consciente, observa ficha limpa dos candidatos e analisa também as pessoas que estão indicando-os, cabos eleitorais tem aos montes, mais pessoas sérias e comprometidas com o bairro são poucos.

domingo, 11 de julho de 2010

Escolas de Nova Iguaçu está uma merda!

Escolas Estaduais – Notas do IDEB
CIEPS de Nova Iguaçu que ficaram entre as
100 (cem) piores.

Do 1º ao 5º ano:

022 - Rua Bernardino de Mello - Bairro da Luz
026 - São Vicente de Paula – Bairro Mangueira
075 - Rua Sorocaba S/Nº - Jardim Cabuçu
134 - Vereador José Lopes de Araújo - Nova Iguaçu / RJ
Est Austin, s/n Comendador Soares
167 - Rua Ingá S/Nº - Jardim Paraíso216 - Rua Eucalia Diniz, S/Nº - Corumbá
395 – Luiz Henrique Rezende Novaes. Av. N.Sra.. das Graças- KM 32

Do 6º ao 9º ano:

EE Professora Marina Bento - Vila de Cava – nota 1.8
CIEP Prefeito Juarez Antunes - Corumbá – nota 2.0
A sua escola possui Conselho Escolar?

>>>Comentário (1): CyZZinNho disse... so sei que pelo meinos a meremda ta tendu eu almosso todo dia la no colejo

sábado, 10 de julho de 2010

NÃO! para feudos familiares

Projeto cria ficha limpa para ONGs e entidades e atinge parentes de 3º grau

Proposta também proíbe que pessoas condenadas criminalmente e seus parentes ocupem cargos e funções de confiança no Poder Público e trabalhem em emissoras de rádio e TV.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7396/10, que cria um sistema de "ficha limpa" — similar à lei aprovada para os políticos — para impedir que pessoas condenadas criminalmente ocupem cargos de direção ou em conselhos fiscais e de administração das seguintes entidades: partido político, organização não-governamental, sindicato, associação classista legalmente constituída, entidade esportiva, entidade de utilidade pública, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos e organização da sociedade civil de interesse público (Oscip).

Em todos os casos, as proibições se estendem a cônjuges, companheiros e parentes até o terceiro grau — como tios, cunhados e sobrinhos — das pessoas que sofrerem sanções. Ou seja, o tio de uma pessoa condenada não poderá ocupar cargo de direção nas entidades elencadas no projeto, como uma ONG ou um clube de futebol que receba incentivos públicos.

Se aprovada, a restrição também valerá para os cargos de direção e assessoramento superior (DAS) e para funções de confiança nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O condenado e seus parentes também serão proibidos de exercer qualquer função em emissoras de rádio e televisão, por serem concessões públicas.

A justificativa da medida é para os casos de “feudos familiares” envolvidos em corrupção.

Crimes previstos
- Contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público;
- Contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência;
- Contra o meio ambiente e a saúde pública;
- Eleitorais, para os quais a lei estabeleça pena privativa de liberdade;
- De abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública;
- De lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores;
- De tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos;
- De redução à condição análoga à de escravo;
- Contra a vida e a dignidade sexual;
- Praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

Apesar de considerar o projeto válido, o diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Claudio Abramo, também acha excessivo incluir na medida os parentes até terceiro grau. Para ele, bastaria restringir a proibição aos parentes de primeiro grau, além dos cônjuges e companheiros.
O projeto tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. e de Cidadania. Fonte: Câmara de deputados.

Regimento Interno da APAGM aprovado!

MAIS PROTEÇÃO NA SERRA DE MADUREIRA

Na 2ª reunião extraordinária para aprovação do regimento interno do Conselho da APA - Gericinó Mendanha, que ocorreu no dia 07 de julho no auditório da prefeitura de mesquita, conseguimos aprovar tal regimento. Ficou acertado que os membros conselheiros de Nova Iguaçu deverão se dirigir a Sede do MAB (Rua Ataíde Pimenta de Morais, 37 – Centro – N.Iguaçu),no dia 15/07 a partir das 10h00min, para assinatura do mesmo. É um enorme avanço, cuja finalidade principal é a preservação da APA.
Infelizmente a Serra de Madureira, que faz parte do maciço Gericinó-Mendanha, continua em processo de destruição provocada pela queda constante de balões e pela criminosa ação de desmatamentos constantes para cunho de criações de gado. Fato é que as chamas têm arrasado sistematicamente imensas áreas da região. O Conselho Gestor terá muito trabalho pela frente, mais cabe principalmente as autoridades o papel de fiscalizar e punir com rigor, assim como o Rio de Janeiro vem fazendo.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Boletim Informativo nº 06

PEGA O SEU E BOA LEITURA!
Nós da União Danon estamos distribuindo (gratuitamente), o boletim informativo pelo bairro. Objetivo único é construir um canal de comunicação, na certeza de se criar uma cultura de opiniões, fortalecendo assim o movimento popular combativo, autônomo, num trabalho conjunto com este Blog, para tanto pedimos que dêem sugestões, reclame, divirja, debata, somente com a participação efetiva construiremos de fato o que estamos desejando agora.
Nota: Caso não tenha recebido, solicite via internet, através deste blog, passando seu e-mail ou nos escreva:

E-mail para contato: uniaodanon@gmail.com

sábado, 3 de julho de 2010

Vamos mudar o MAB

Reunião do Conselho de Representantes (CR) do MAB
Dia: 24 de julho (sábado)
Horário: 14h00min.

Local: Rua Ataíde Pimenta de Morais, 37 - Centro Nova Iguaçu
Ref.: Rua da Prefeitura
O CR é o órgão deliberativo ordinário do MAB e uma das suas competências é definir as principais diretrizes políticas de ação e organização da mesma.
É o momento de você cidadão iguaçuano representar seu bairro, através da sua associação de moradores e dar sua contribuição opinando sobre quais os caminhos que você deseja que a Federação das Associações de Bairros da Cidade de Nova Iguaçu deva seguir.
Venha, participe e vote. A hora é esta!
Vamos juntos reconstruir esta casa, o MAB merece.
>>>Deus deu a seu filho o maior de todos os dons: a capacidade de escolher e decidir os seus atos.