sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PEDRA NO SAPATO

O ALCY FICA

O NOSSO DIRETOR DE EDUCAÇÃO ALCY TEM RECEBIDO CRÍTICAS DE OUTROS SEGMENTOS QUE CHEGARAM ATÉ A PEDIR SEU AFASTAMENTO DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR , ELE FICA E TEM O RECONHECIMENTO DA DIRETORIA DE QUE FAZ UM BOM TRABALHO - SE ESTÁ ATRAPALHANDO ALGÚEM SÃO AQUELES DA SOCIEDADE CIVIL QUE SÃO MANIPULADOS POR INTERESSES ESTRANHOS AO INTERESSE PÚBLICO !!!

Fonte: http://falamab.zip.net/index.html
De: 30/09/2011
Meu ponto de Vista
Como diretor e conselheiro na área da educação deste município, representando a sociedade civil pela Federação (associações de moradores), desde o primeiro momento em que fui chamado para defender está pasta, venho atuando com muita motivação, transparência e dedicação e isso se estenderá até o fim meu mandato, doa a quem doer. Não dá para ser diferente. Infelizmente serei pedra no sapato de muita gente que tem por habito viver na hipocrisia e na mediocridade. Se minhas ações chegaram a este ponto de “incomodar certas pessoas”, é porque estou caminhando no sentido certo e mais motivado a seguir em frente. Erros no percurso são naturais, uma vez que só erra quem trabalha.

Obrigado Diretoria do MAB, e principalmente ao amigo Daniel Vice-Presidente desta Federação, pela força e publicação.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Breve texto sobra à pesquisa de campo do Pj Iguaçu

"Ola Alcy,
Desculpe a demora mas estou de volta para a Itália e acabei sendo muito ocupada por isso, mas deixo aqui as 7 linhas que te promete sobra à pesquisa para o seu blog:

A pesquisa etnográfica na Baixada Fluminense se coloca na parte aplicada do projeto proposto como estudante do programa de doutorado em Administração da Scuola Superiore Sant'Anna di Pisa (universidade publica do centro da Itália) e desenvolvido ao longo de 6 meses de intercâmbio na UFRJ (IPPUR junto com PROURB). Este projeto é voltado para a investigação dos efeitos de aprendizagem coletiva produzidos por os processos de participação publica, no quadro de definição e implementação das políticas meio ambiental a escala urbana. Neste respeito foi escolhido o caso do projeto Iguaçu como projeto implementado em uma grande área metropolitana, voltado para a regeneração do meio ambiente e formalmente baseado em uma abordagem participativa. A analise do caso do processo participativo do Projeto Iguaçu, foi conduzida através de uma metodologia etnográfica que implicou participação aos encontros dos órgãos de participação do Projeto (CLAs, Forum Regional, Comissão Executiva) e na entrevistas com interlocutores chaves (moradores e representantes dos moradores, governo e associações locais).

Entre os outros entrevistados agradeço para a disponibilidade e a colaboração também o Sr Alcy Maihoni.Espero que este pequeno texto seja útil e bastante claro. Desculpe para o meu português!"

Abç

Antonella Maiello
Ph.D. Student
Institute of Management
Scuola Superiore Sant'Anna
P.zza Martiri della Libertà 33, 56127 Pisa (Italy)
27 de setembro de 2011

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: O e-mail acima que recebi, ontem é o resultado de uma entrevista que concedi no dia 12 de setembro de 2011, sobre o PROJETO IGUAÇU, o local da entrevista foi um tanto inusitado, ocorrida nas dependências do Hospital Mário Kroeff (Penha/RJ), na qual venho fazendo tratamento. Solicitei na ocasião a Pesquisadora Antonella, um pequeno resumo dos motivos da entrevista para efetiva postagem no blog da comunidade. O teor da entrevista foi o andamento das obras e a participação da sociedade civil neste cenário, e aproveitei para dar minha opinião sobre, PAC II, PAC dos Valões, e a forma de como estamos sendo tratados,nós cidadãos iguaçuanos. O trabalho final desta pesquisadora não será publicado por enquanto em português será no primeiro momento em inglês, porem já solicitei uma cópia, para posterior tradução tão logo for possível e estarei socializando aqui o resumo nesta rede social.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Boletim do Projeto Iguaçu

Ontem (26), recebí o informativo de setembro do Projeto de Controle de Inundações, Urbanização e Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapuí – PROJETO IGUAÇU, emitido pelo Instituto Estadual do Ambiente – INEA, enfim depois de muito tempo (junho/2010), algo oficial deste projeto é exposto sob forma de prestação de contas. A 1ª fase do projeto foi iniciada em maio de 2008. Alguns dados verificados na folha de capa, apresentaram recursos pagos (Repasse CEF + Contrapartida), foram divulgados os municípios de Belford Roxo (+ 220 milhões), Duque de Caxias (+88 milhões), Rio de Janeiro (+ 31 milhões) e São João de Meriti (+28 milhões), porem Nova Iguaçu recebeu até agora amarga pouco mais de 3 milhões. O boletim aborda a questão da participação e o controle social que contribuem para o desenvolvimento e sustentabilidade do projeto, concordo plenamente com esta definição, quem discordaria? Porem o INEA como já é fato conhecido, somente reconhece os Comitês Locais de Acompanhamento (CLAs) que abrangem as bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí das cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Rio de Janeiro e São João de Meriti e a “turma” do Fórum Regional de Controle Social e Participação. Mas e Nova Iguaçu??? Na memória da Formação do CLA Nº 2 de Nova Iguaçu (nos messes de abril e maio de 2009), os representantes eleitos legitimamente nos bairros (titulares e suplentes), covardemente foram menosprezados e não reconhecidos pelo Órgão Gestor, ensejando assim, total falta de respeito com os moradores locais, no entorno do Rio Botas e consequentemente no panorama geral, a Cidade de Nova Iguaçu ficou literalmente num grande prejuízo. Prejuízo este que pode ser estendida na segunda fase do projeto, caso a sociedade como num todo, permaneça em sono profundo. Um projeto deste porte, que visa um controle sistemático e permanente sobre prevenções de Inundações, onde VIDAS HUMANAS estão em jogo é inconcebível tal atitude de descaso. Finalizo com um alerta: Vamos olhar nossas nascentes!!!, Vamos olhar nossas encostas !!!

Membro da Comissão de Acompanhamento do Projeto Iguaçu de Nova Iguaçu.

domingo, 25 de setembro de 2011

FINAL DE TARDE COM VEREADOR FERNANDO CID

PAPO COM O ALCI

Ontem dividi um copo de açai com granola com o lider comunitário e dirigente do MAB, Alci Mayhoni, que recentemente filiou-se ao PCdoB, a convite do camarada Luis Henrique. Alci é um grande quadro, militante social antigo, profundamente motivado e preparado para debater os problemas da cidade. Fiquei muito feliz com a conversa.


COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Reproduzo aqui neste blog do Danon o comentário acima, postado no blog do Vereador Fernando Cid, que foi recentemente reeleito a presidente municipal do PCdoB de Nova Iguaçu. Como não venho conseguindo responder em seu blog, manifesto o mesmo sentimento pela boa conversa que tivemos, que girou sobre a política, Danon e as deficiências da nossa Cidade. Com certeza teremos mais oportunidades de prosa.

domingo, 18 de setembro de 2011

CADÊ AS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES???

A SITUAÇÃO ESTÁ LENTA E QUEM SOFRE É A POPULAÇÃO LOCAL.

ALEX ANTUNES, ATUAL PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO DANON e SUBBAIRROS YOLANDA, MONTE PRATA E VILA MARTINS A PERGUNTA É: _ QUANDO SE DARÁ A REUNIÃO COM MORADORES PARA EFETIVAR A POSSE DA NOVA DIRETORIA??? QUANDO ENFIM TEREMOS UMA ASSOCIAÇÃO DE FATO?

Assistencialismo não é assistência social.

Assistencialismo é uma distorção de assistência social

Com o assistencialismo ocorre à criação de uma clara situação de dependência do indivíduo ou grupos que o recebem. Assim, os cidadãos tomam uma posição passiva, não procuram se engajar no controle social.É por gratidão que os assistidos se vinculam ao assistencialista.Ocorre uma "troca de favores" , havendo uma verdadeira anulação do controle social. É muito comum os assistidos retribuírem eleitoralmente. Desse modo, os assistidos devem ser submissos e dependentes, não devem se organizar de forma autônoma e, nem expressar demandas políticas como cidadãos. Daqui pra frente até as eleições de 2012, conviveremos com inúmeras ações assistencialistas e temos que ficar atentos para não cairmos nestas arapucas políticas.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

ENTRE UM BURACO E OUTRO, NO CAMINHO EXISTEM BOIS.

Comitê de Entidades e Lideranças Comunitárias
da Estrada de Madureira

No Jornal de Hoje, na coluna seu bairro, foi publicada hoje a seguinte matéria:
“Na estrada Abílio Augusto Távora, foram encontrados pelo menos cinco bois andando totalmente soltos na pista. Os motoristas que passavam pelo local tinham que desviar dos animais para evitar acidentes."


Av. Abílio Augusto Távora - BR-105
Foto: Marco Antonio Oliveira
Fonte: Jornal de Hoje






 
Por razões pessoais de duas lideranças comunitárias, não foi possivel de realizar a reunião do dia 09/09, cuja finalidade seria a criação do Comitê de Entidades e Lideranças Comunitárias da Estrada de Madureira (BR-105), que foi adiada para uma próxima data, ainda a ser divulgada. Como não se bastasse, à falta de sinalização, radares, etc os motoristas ainda tem que ser artistas para desviar de animais, cujos criadores irresponsáveis não estão nem aí para esta questão e vem sistematicamente colocando em risco vidas humanas. Por causa de inúmeras irregularidades, iremos na medida do possivel realizar uma mobilização nos bairros no entorno desta estrada estadual visando cobrar das autoridades ações concretas. Chega de descaso! Chega de desrespeito! Queremos uma boa estrada trafegável.

domingo, 11 de setembro de 2011

PRÓXIMO DEBATE NA CÂMARA DE NOVA IGUAÇU

MORADORES DO DANON,
NÃO DEIXEM DE PARTICIPAR DESTA PROGRAMAÇÃO:
É IMPERDÍVEL!!!



TEMA: Segurança Pública e os desafios para Nova Iguaçu
29 de setembro - quinta-feira – 16 horas
LocaL: Rua Tertuliano, 38 – Centro – Nova Iguaçu
Debatedores Convidados:

Zaqueu TeixeiraDeputado Estadual
Fernando CidVereador
Paulo Augusto Souza TeixeiraPresidente do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro
Martha RochaChefe de Polícia do Estado do Rio de Janeiro

sábado, 10 de setembro de 2011

GRANDE EVENTO MISSIONÁRIO NO BAIRRO DANON

SEMADEM 
Secretaria Evangelismo Missões da Assembleia de Deus do Morrinho

DIA: 18 de setembro
HORÁRIO: 09h00 as 17h00.
LOCAL: Rua José freire Filho, nº 345 – Bairro Danon
Nova Iguaçu – Rio de Janeiro
CORTE DE CABELO, AFERIÇÃO DA PRESSÃO, ALMOÇO A R$ 5,00, FISIOTERAPEUTA, PSICÓLOGO, PULA-PULA, BARRACAS DE VARIEDADES, EVANGELISMO NO BAIRRO, LOUVOR E PREGAÇÃO DA PALAVRA.
Agenda de Cultos da Assembleia de Deus do Morrinho:
4ª – Feira e Domingo:
Manhã - 09h00 e Noite - 19h00
Sábado 15h00/ 3ª – Feira: Alfabetização de Jovens e Adultos

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Lideranças de Bairros se reúnem para criação de Comitê.

DANON, JARDIM NOVA ERA E JARDIM PALMARES

Por: Alcy Maihoní
Bairro VALVERDE esquina da Estrada da PALHADA
Hoje (09), as 14h00min haverá encontro de lideranças de bairros para criação do Comitê de Entidades e Lideranças Comunitárias da Estrada de Madureira (BR-105). O propósito visa melhorar significativamente as condições das comunidades que vivem no entorno da Av. Abilio Augusto Távora (Estrada de Madureira). Do KM 32 ao Centro de Nova Iguaçu são 22 Km de rodovia em péssimas condições de uso. São ao todo 13 bairros que a circundam. A meta é reunir primeiramente as lideranças destes bairros em reuniões periódicas.
O encontro será na Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Estrada dos Lavradores - AMOCHEL, Rua das Ameixeiras, nº 02 - JD Palmares. Ref. Após o CIEP São Vicente de Paula.