quarta-feira, 30 de novembro de 2011

VII Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Iguaçu

POLÍTICA NACIONAL E O PLANO DE DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Ocorrida ontem (29) no Espaço de Cultura Sylvio Monteiro, sito a Rua Getulio Vargas, nº 51 – Centro – Nova Iguaçu, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA/NI, presidente atual Nair Rabelo Chagas,  foram apresentados 5 (cinco) importantes, eixos que foram analisados e discutidos:

Eixo 1 – Promoção dos Direitos da Criança e dos Adolescentes;
Eixo 2 – Proteção e Defesa dos Direitos;
Eixo 3 – Protagonismo e Participação de Criança e de Adolescente;
Eixo 4 – Controle social da efetivação dos Direitos;
Eixo 5 – Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Criança e Adolescentes.

Comentário do Maihoní: Como vem ocorrendo já alguns anos nestas conferencias municipais e esta infelizmente não fugiu a regra, a grande perda de informações das conferencias anteriores, quebra totalmente o trabalho de continuidade e o controle social torna-se uma piada. Quais propostas da VI Conferencia de 2009, foram aprovadas e sancionadas na Conferencia Nacional? Quais foram rejeitadas? PREFEITURA/CMDCA-NI, NÃO possuem estes dados. Espero que a deste ano (2011), alguém se lembre de organizar e arquivar todos os dados desta conferencia. Outra coisa preocupante é após ouvir belos discursos sobre direitos da criança e do adolescente e na sequencia ouvir de um conselheiro tutelar que os Conselhos Tutelares de Nova Iguaçu NÃO POSSUEM INFRAESTRUTURA, ADEQUADA para seu devido funcionamento, o “melhorzinho” é o do Centro (também pudera fica dentro da Coordenadoria dos conselhos), os demais falta tudo, telefone, energia elétrica, local apropriado para atendimento. Um absurdo. Vale destacar que os conselhos tutelares do município estão sub judice (somente os suplentes estão atuando) devido ao ultimo pleito promovido pelo próprio CMDCA. Enfim, devido a estas discrepâncias contra a criança e o adolescente, só restou me retirar da conferencia. DESRESPEITAR OS CONSELHOS TUTELARES É VIRAR AS COSTAS A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE. CABE A PREFEITURA SUPRIR AS NECESSIDADES DE TODOS OS CONSELHOS MUNICIPAIS. ESTÁ NA LEI.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CINCO ANOS APÓS E O DESCASO NA SERRA DE MADUREIRA PERMANECE

NENHUM REFLORESTAMENTO E NADA DE OBRAS DE CONTENÇÃO DA ENCOSTA
PERIGO DE NOVOS DESLIZAMENTOS É UMA REALIDADE.

Ontem (27/11) completou 05 (cinco) anos que a tromba d água, ocorrida em 2006, destruíram 15 casas aqui no DANON, e infelizmente até hoje a SERRA DE MADUREIRA não se realizou nenhuma intervenção estrutural. Cade o REFLORESTAMENTO e SERVIÇOS DE CONTENÇÃO DA ENCOSTA, prometido?
As QUEIMADAS ainda são uma constante em nossa região. Fato posto ainda existe grande ameaça de novos deslizamentos. Teremos mais um verão de ansiedade e preocupações.

sábado, 26 de novembro de 2011

A ESCOLA NÃO ESTÁ SOZINHA, ELA ESTÁ SIM, MAL ASSESSORADA! Eis minha resposta.

No dia 23/11, no Plenário da Câmara Municipal cerca de 150 pessoas participaram do debate “A Escola está sozinha?” O papel do professor, da sociedade e da familia no processo educacional, promovido pelo vereador Ferreirinha, encerrando o Ciclo de Debates/2011. Estive presente, representando a Federação das Associações de Bairros da Cidade de Nova Iguaçu.

Comentário do Maihoní: Numa rápida fala de 3 (três minutos) pontuei alguns erros dos Conselhos CACS/ FUNDEB E CAE expus a todos os presentes o meu ESTRANHAMENTO de que as contas exercício de 2010, foram APROVADAS por 05 (cinco) Conselheiros, cuja composição do referido conselho são de 20 componentes (titulares e suplentes), destes cinco a saber:
1 (um) representante de Pais e Alunos;
1 (um) representante de Professores;
1 (um) representante de Diretores;
2 (dois) representantes da SEMED.
Considerando que a aprovação das referidas contas ocorreram em 31/março/2011 e que nesta ocasião os dois funcionários da SEMED não eram ainda conselheiros natos, pois os mesmos foram cadastrados no FNDE em 26/08/2011 portaria nº 057 e que em 25/08 outros eram. Sobre o CAE, já foi colocado aqui neste blog leiam a postagem: “Porque não mais sou conselheiro do CAE”.

Quanto ao Conselho Municipal de Educação, na qual sou atual conselheiro, o único erro que noto é a falta de transparência no quesito INFORMAÇÕES que deve ser a contento corrigido, porem este ponto não houve tempo hábil de fala e aqui me expresso. A ESCOLA NÃO ESTÁ SOZINHA, ELA ESTÁ SIM, MAL ASSESSORADA! Eis minha resposta.
Créditos das fotos: http://blog-ferreirinha.blogspot.com/





16ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da APA Estadual Gericinó Mendanha,

Conselho Gestor da APA Estadual Gericinó Mendanha,

Estive ontem (26/11), na 16ª reunião realizada no município de Mesquita/RJ, representando a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Danon.

A AMORDANON possui assento neste conselho até 2015.

A APA GERICINÓ/MENDANHA é uma extensão da Mata Atlântica, já destruída em 93% do seu bioma e seu ecossistema, precisamos preservá-la. Esta delimitada entre os municípios do Rio de Janeiro, Mesquita e Nova Iguaçu (parque municipal e Serra de Madureira), acredita-se que também Nilópolis esteja incluída.

Finalidade desta APA:

Art. 1º - O Conselho Gestor da APAGMendanha é um órgão colegiado, voltado para a orientação e planejamento das atividades de gestão desenvolvidas na e para a Unidade de Conservação APA Estadual Gericinó Mendanha, compondo de forma integrada e participativa a sua estrutura de administração.
Art. 2º - O Conselho Gestor da APAGMendanha tem por finalidade contribuir com ações voltadas para sua proteção e efetiva implantação desta Unidade de Conservação, bem como para a formulação de políticas públicas para áreas protegidas e para a conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro.

O que o Bairro DANON tem haver com isto!?

Tem tudo haver, pois está 100% localizado na encosta da Serra de Madureira e definitivamente não podemos NÓS MORADORES mais permitir QUEIMADAS CRIMINOSAS que ocorrem com freqüência. Para tanto uma mobilização se faz necessária para travar este processo degenerativo e que poderá causar CATASTROFES, não somente a Fauna e Flora, mais principalmente nas VIDAS HUMANAS QUE HABITAM PRÓXIMAS A ENCOSTA. DENUNCIAR É PRECISO!!! Nos esforçar para que haja um REFLORESTAMENTO e TRABALHO DE CONTENÇÃO NA ENCOSTA. É DEVER DO ESTADO GARANTIR ESTA PROTEÇÃO,  DIREITO NOSSO DE EXIGIR.
Como Conselheiro Titular vou ficar atento e cobrar do Instituto de Meio Ambiente –INEA, um posicionamento mais expressivo, a APAGM deve ser preservada a todo custo.

Passo algumas informações cujas cobranças ao Estado se faz necessária:

Existe um Programa especifico para os Conselhos de UC – SEDISO/INEA que lamentavelmente e inexplicavelmente não está em execução, uma das atribuições deste programa é fornecer cursos de capacitação de conselheiros, fortalecendo assim a atuação dos mesmos;

Queremos explicações quanto ao fato de que segundo seu ex-presidente (Firmino), o INEA possui um orçamento de 01 (um) Bilhão de Reais, no entanto o órgão não tem verba nem para construir uma sede para a APAGM; O INEA tem orçamento e dotação Orçamentária para condução das UC's estes recursos advém nas unidades de proteção Integral com custas de licenciamento e de compensações seguindo orientações do SNUC. Porem, hoje não se conhece nenhuma APA com recursos próprios, exceto a APAMacacu, derivado de um projeto em andamento do Rio Macacu e a APAMacaé derivado de projeto de plano de manejo.

O Conselho deve se manifestar diante da Diretoria de Áreas Protegidas (André Ilha), para que se possa expor sobre o orçamento das UCs do Estado, mais especificamente para a APAGMendanha, e vamos com certeza em cima do Sr. Carlos Minc, autor da lei, quanto o funcionamento da mesma, uma vez que segundo a Portaria do próprio INEA é sabido que a questão de fiscalização dentro do órgão, em que a maioria dos setores tem poder de polícia.

Deve haver termos de cooperação entre todas as prefeituras na área de abrangência da APAGMendanha e vamos sim cobrar mais empenho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu. Se existe este termo, o Conselho desconhece.

Haverá no inicio de 2012, um grande Seminário organizado por nós conselheiros e que em dezembro iniciaremos os preparativos, pois a população deve tomar conhecimento da realidade desta grande área de proteção ambiental. Proteção esta que só existe no papel, como todos sabem. Levaremos nossas inquirições aos gestores e estes deverão esclarecer todos os pontos apresentados, na presença de toda a sociedade.

PORQUE NÃO MAIS SOU CONSELHEIRO DO CAE

PORQUE NÃO MAIS SOU CONSELHEIRO DO CAE - CONSELHO MUNICIPAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE NOVA IGUAÇU-RJ – BRASIL:

Considerando que no dia 25/10 na reunião do conselho expus aos demais conselheiros presentes que NÃO RECONHEÇO mais o atual CONSELHEIRO PRESIDENTE como presidente, uma vez que o mesmo desde 2009, vem atuando ERRONEAMENTE representando o segmento de PAIS E ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, e simultaneamente como GESTOR, uma vez que EXERCE AS ATRIBUIÇÕES DE ASSESSOR DE GABINETE DA SEMED, símbolo AS-188, conforme portaria nº 538 de 08 de setembro de 2011. O mesmo havia sido anteriormente exonerado por questões políticas (acredito eu), em 24 de agosto (portaria 522); tendo em vista este único fato na qual a partir do meu conhecimento e entendimento de não concordar de forma nenhuma, pois fere gravemente a Lei FNDE resolução nº 38 de 17/07/09 e do próprio Regimento Interno do Conselho que para ser presidente e/ou vice presidente, o conselheiro deve estar enquadrado nos incisos II, III e IV do Art. 26, um pouco adiante no parágrafo 7º diz: “O exercício do mandato de conselheiro do CAE é considerado serviço publico relevante e não remunerado”. Fato posto, declaro em público que como conselheiro atual do conselho municipal de educação de nova Iguaçu pelo segmento da sociedade civil, não poderia ficar omisso a este tipo de conduta, que no meu entendimento considero de ALTA GRAVIDADE, ANTIÉTICA, ENFIM UMA ANOMALIA, dentro de um conselho que tem por principal atribuição a aprovação ou não da prestação de contas a cargo das Unidades Executoras/Prefeitura.

Considerando ainda, que no dia 16/11, uma vez que toquei nesta “FERIDA” acima, os conselheiros presentes:

Bessy Janes de Sales – secretária: Seg. Pais e Alunos;
Waldecir Almeida de Araujo – Casa do Menor São Miguel;
Francisca Monica D. Pinheiro – CECOM;
Gisele Cristina O. da Silva – SEMED;
Luis Fernando Santos – Seg. Pais e Alunos + SEMED.

Resolveram por unanimidade em votação me EXCLUIR do conselho em conformidade ao regimento interno, alegando as 3 (três) faltas consecutivas injustificáveis, uma vez que não “telefonei ou enviei oficio ao conselho, porem no dia 25/11, (consta em ata) apresentei atestados médicos de dois hospitais na qual faço tratamento médico e ILOGICAMENTE NÃO RECONHECERAM tais documentos. Fico feliz por ter saído deste conselho, quanto a minha exclusão por parte dos mesmos, estou me lixando, mas para tornar ciente a todos que lerem esta nota explicativa, minha participação neste conselho somente este ano 2011, estive presente em 10 reuniões (ordinárias e extra-ordinárias),mesmo com problemas de saúde, entretanto, ficou acima da média dos demais conselheiros, mesmo meu nome não constando no cadastro do FNDE, que por sinal é outra irregularidade.

ALCY MAIHONI RODRIGUES
Diretor de Educação do MAB
Coordenador do Fórum Popular em Defesa da Educação N.Iguaçu
Conselho Educação de Nova Iguaçu

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

DANON X INEA-RJ

AMANHÃ A 25/11/2011, HAVERÁ 16ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO GESTOR DA APA ESTADUAL GERICINÓ MENDANHA (APAGM), EM MESQUITA/RJ

ESTAREI PRESENTE COMO CONSELHEIRO TITULAR REPRESENTANDO A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO DANON, VAMOS VERIFICAR O QUE O INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE – INEA, TEM A DIZER, SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL ESTRUTURAL DO CONSELHO, DA MISÉRIA AMBIENTAL DE DESCASO COM A APAGM COMO UM TODO E DA DEGRADAÇÃO CRESCENTE DA SERRA DE MADUREIRA.

NOTA: Interessante que o INEA, ainda deseja criar e gerenciar uma outra APA com aval do Estado aqui em Nova Iguaçu, a APA ALTO IGUAÇU, porem mal da conta das que existem no Estado.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

REDE SOCIAL FACEBOOK = ALCY MAIHONÍ + BAIRRO DANON

Alcy Maihoní Rodrigues

Estou no Facebook.
Para se conectar a mim, ACESSE:
Cadastre-se hoje mesmo no Facebook.

DANON NÃO PODE FICAR DE FORA: LEVANTA POVO!!!

AUDIÊNCIA PÚBLICA no CENFOR - Projeto Iguaçu

Com certo atraso, comento sobre a Audiência Pública a respeito do Projeto Iguaçu, diga-se de passagem, cem por cento idealizada, organizada e realizada pela Sociedade Civíl. Nem INEA, nem os Deputados Federais da Cidade, nem os Estaduais, nem a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Iguaçu ... NENHUM DESSES enviou representante. A Sra. Elane Frossard saiu "corrida" da audiência ao ver que seria a única a responder os muitos questionamentos, tal atitude não é novidade para uma Secretária que, na Audiência pública sobre o mesmo assunto na Câmara de Vereadores, disse nunca ser consultada pelo INEA sobre as intervenções em nossa cidade ... Com esse tipo de comportamento, de fuga, de omissão, não é de se estranhar que Nova Iguaçu esteja com dificuldades para fazer valer grandes intervenções na Cidade.

A Secretária Elane mostrou-se covarde ao fugir do debate
O amigo Tinné foi representando os Vereadores Fernando Cid e Ferreirinha, que estavam em Brasília. A Sociedade Civíl se fez presente com o Alcy, lá do Danon, o Adriano Naval do Jd. Pernambuco, Eliane Martins e eu, representando a Prata, os Ambientalistas Giwoneick e Sérgio Ricardo ... Membros do Palmares e outras localidades como alguns representantes da Rua Isaura e adjacências, da Prata também foram (Esses optaram por sair antes com membros da ALERJ ...)
Para fazer justiça, estava presente também o senhor Sérgio, assessor do Deputado Estadual Luís Martins e a senhora Edianne Abreu, assessora do Romário ...

O ambientalista Sérgio Ricardo fez duras críticas a concepção dos projetos que são colocados em prática (?) e fez duas colocações que muito me chamaram atenção: Que de dezembro a março próximos, a previsão é de que ocorram as PIORES CHUVAS DOS ÚLTIMOS SETENTA ANOS e que nos ÚLTIMOS VINTE ANOS, QUINZE BILHÕES DE REAIS foram destinados para projetos que acabariam com as enchentes ... Quem viu o vídeo exibido pelo Giwoneick onde uma máquina, dentro do Rio Botas fazia um movimento de "nada" e o Rafael da Fase jogado aos leões para defender a sua instituição, percebe bem como esse dinheiro tem sido gasto em obras e conscientização popular.
 
NOTA DE AGRADECIMENTO:
Alcy Maihoní disse...
AUDIÊNCIA PÚBLICA – PROJETO IGUAÇU, realizado no dia 17 de novembro, em Nova Iguaçu/RJ, foi um dos mais significativos, pelo motivo de que foi 100% realizado por nós cidadãos do terceiro setor, superando todas as expectativas e objetivos esperados. Foi, sem dúvida alguma, um marco norteador para as futuras ações nesta importante luta ambiental. A Comissão irá se reunir novamente em data ainda a ser definida afim de não só avaliar resultados, mas definir em conjunto os próximos passos a serem dados. A muito a lutar!!!

Se por um lado esse evento teve o poder de mobilizar e coroar todo um trabalho já desenvolvido desde o inicio do ano pela recém criada Comissão de Acompanhamento do Projeto Iguaçu de Nova Iguaçu, por outro indicou novas perspectivas e rumos com uma precisa contribuição para que este Projeto Iguaçu venha de fato até nós moradores residentes do entorno do Rio Botas com qualidade, recursos e prazos confiáveis com ampla transparência. É isso que todas as comunidades almejam.

Queremos mais uma vez, nesta oportunidade, manifestar os nossos sinceros agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para o sucesso desse brilhante evento com suas honrosas presenças.

Permanecemos à disposição de todos.
Obrigado !

Comissão de Organização

sábado, 19 de novembro de 2011

REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PROJETO IGUAÇU EM NOVA IGUAÇU

IDEALIZADA E ORGANIZADA 100% PELO 3º SETOR NA LUTA PELA INTEGRIDADE E CIDADANIA DAS FAMILIAS RIBEIRINHAS E AS QUE RESIDEM EM ÁREA DE RISCO NO ENTORNO DO RIO BOTAS:

Por: Alcy Maihoní

A Audiência Pública organizada pela Comissão de Acompanhamento do Projeto Iguaçu de Nova Iguaçu, ocorrida na quinta-feira (17), nas dependências da Diocese de Nova Iguaçu (CENFOR – Centro de Formação de Líderes), superou nossas expectativas, cujo resultado além de produtivo foi muito esclarecedor para as diversas lideranças comunitárias e principalmente para os moradores que vivem nas áreas insalubres desta cidade. De antemão em nome desta comissão na qual tenho a honra de fazer parte, aproveito para agradecer e parabenizar mais uma vez, a todas as lideranças comunitárias e convidados especiais que com muitas dificuldades, sabemos que não é nada fácil, ainda mais com parcos recursos se mobilizaram, se fizeram presentes e trazendo seus vizinhos e amigos, somando forças, apoiando e legitimando nossa comissão. Agradecemos também ao grande apoio do Padre Justino Alves (CDH.NI) que abriu o evento dando as boas-vindas para todos os presentes e após a prece chamou a todos para fazermos um minuto de silencio pelo falecimento do amigo Daniel Napoleão – vice presidente da Federação das Associações de Bairro da Cidade de Nova Iguaçu - MAB, onde por mais de 15 anos vinha militando em causas sociais visando direitos de igualdade. Dos objetivos principais deste encontro foram: Obter as devidas informações oficiais sobre o controle e prevenção contra as enchentes em nosso município, através do Projeto Iguaçu, trazer as obras deste projeto a todos os bairros inseridos no projeto base.

A ausência dos Gestores do Instituto de Meio Ambiente – INEA responsáveis pelo PROJETO IGUAÇU que não se propuseram em não enviar pelo menos seus sub- secretários, mostra claramente o DESRESPEITO, DESCASO com a população iguaçuana. Tal atitude já era esperada, pois é por causa disto é que a comissão existe e este evento se realizou.

Também foram notadas pela plenária as AUSÊNCIAS da Prefeita Sheila Gama (PDT), secretários, vereadores e deputados com exceção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura – SEMAM, cuja secretária atual, Sra, Elane Frossard Barbosa se prontificou em comparecer, porem sem mais nem menos, saiu repentinamente minutos depois sem falar com ninguém, ficamos a pensar o que ocorreu???
Quanto aos nossos nobres vereadores a decepção é grande, com exceção de dois vereadores Fernando Cid (PCdoB) e Ferreirinha (PT) que estavam no momento em Brasília participando de um Congresso, mas se preocuparam e enviaram um representante em solidariedade a nossa causa (agradecemos a atitude), fora isso, todos os demais 19 vereadores eleitos por nós POVO, sequer justificaram, VERDADE QUE DERAM AS COSTAS AO POVO, deram as costas para as ações de prevenção e combate as ENCHENTES. Abaixo a lista nominal dos vereadores, para que em 2012 a população não venha esquecer, quando um deles ou seus cabos eleitorais baterem em suas casas pedindo  seu VOTO.

Lista Nominal de vereadores do municipio de Nova Iguaçu – RJ Mandato – 2009/2012
OS QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA A QUESTÃO DAS ENCHENTES EM NOSSA REGIÃO:

 
01- Anderson dos Santos da Silva (Anderson Santos) Sem Partido
02- Carlos Eduardo Moreira da Silva (Carlinhos Presidente) PDT
03- Carlos Roberto Ferreira (Ferreirinha) PT
04- Daniel Eduardo da Silva (Daniel da Padaria) PDT
05- Denilson Ambrosio Soares (Denilson Ambrosio) PDT
06- Fernando Celso de Lima Almawy (Fernando Nagi) Sem Partido
07- Fernando Gomes Cid (Fernando Cid) PC do B
08- João Fernandes Laranja (Pastor Laranja) PSDB
09- Jorge Luiz de Freitas Dias (Jorge de Austin) PSDB
10- Jorge Marotte Corrêa (Jorge Marotte) PHS
11- Marcos Aurélio Rocha da Costa (Marcos Rocha) PDT
12- Marcos Costa Martins (Marquinhos da Tia Megue) PMDB
13- Marcos de Oliveira Fernandes (Marcos Fernandes) PRB
14- Maria Nicolasina Wienen Guimarães (Nicolasina Acarisi) Sem Partido
15- Marivaldo Amorim dos Santos(Marivaldo Amorim) PRB
16- Marli Silva Camara de Freitas (Professora Marli) PT
17- Paulo Ricardo Gonçalves Raunheitti (Paulo Raunheitti) PTB
18- Thiago Marçal Portela (Thiago Portela) PSD
19- Vilma de Freitas Pereira (Vilma Aguazul) PDT
20- Wellington Leite Pires (Pastor Wellington) PT
21- Wilson Dias Carvalho da Silva (Wilson de Carvalho) PSC
Alexandre José Adriano (PV) e Rosangela de Souza Gomes (PRB) cumpriram seus mandatos nesta Casa até 31 de janeiro de 2011 quando renunciaram a seus mandatos para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa SEQUER TAMBEM COMPARECERAM.

ATENÇÃO:

1) COM EXCEÇÃO DOS VEREADORES EM DESTAQUE AZUL, NENHUM MERECE MAIS RECEBER VOTOS!!!
2) O EVENTO FOI PRÉVIAMENTE E AMPLAMENTE DIVULGADO, NA PREFEITURA, CAMARA MUNICIPAL  E ALERJ, PORTANTO NENHUM PARLAMENTAR PODE DIZER QUE DESCONHECIA ESTA AUDIENCIA PÚBLICA
3) POSTERIORMENTE PUBLICAREI ALGUMAS FOTOS DA AUDIENCIA.
4) RECOMENDO VISITAR O BLOG DO ADRIANO NAVAL, QUE TEM MAIS INFORMAÇÕES DESTE EVENTO: http://navaladriano.blogspot.com

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A FAMÍLIA MAB ESTÁ DE LUTO.

NOTA DE FALECIMENTO DO AMIGO DANIEL NAPOLEÃO

VICE PRESIDENTE DO MAB

QUE DEUS TE GUARDE EM UM BOM LUGAR AMIGO. E QUE SUA FAMILIA E AMIGOS SEJAM CONFORTADOS COM A ESPERANÇA DE QUE UM DIA TODOS NOS ENCONTRAREMOS NA PRESENÇA DO NOSSO CRIADOR.

DEUS NOS COLOCA NO MUNDO PARA SERMOS INSTRUMENTO DELE, PARA FAZER-MOS O BEM, NOSSO AMIGO DANIEL NAPOLEÃO, FALECEU NESTA MADRUGADA (17/11).

terça-feira, 15 de novembro de 2011

CONVOCAÇÃO GERAL - IMPERDÍVEL!!!



A Comissão do Projeto Iguaçu em Nova Iguaçu


Convida os cidadãos iguaçuanos, a comparecerem em 17 de novembro às 16 no CENFOR para Audiência Pública sobre o Projeto Iguaçu.


Foram convidados:

Presidente do INEA - Marilene Ramos;
Controladoria Geral da União - CGU;
Prefeita de nova Iguaçu sheila gama
Sec. de Ambiente do Município de Nova Iguaçu;
Sec. de Urbanismo de Nova Iguaçu (SEMCID);
Comissão de meio ambiente da câmara dos deputados do Rio de Janeiro;
SECRETARIO DE GOVERNO,RODRIGO NEVES;
SECRETARIA DA BAIXADA,SEC.ZIZA NASCIMENTO;
Deputado federal walney rocha;
DEPUTADO FEDERAL NELSOM BORNIER;
Deputado estadual Luis Martins;
DEPUTADO ESTADUAL XANDRINHO;
Deputada estadual aspásia camargo;
Deputado Luis paulo;
Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu;
Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro;
SEMASPV de Nova Iguaçu;SEC,WAGNER BERRIEL;
FASE -RIO;
Presidente da CEDAE;
Sergio Ricardo ambientalista;
IPPUR;
OBSERVATORIO DAS METROPOLIS;
CNPQ;
FAPERJ;
NIMA/PUC-RIO;
PROARQ-FAU-UFRJ.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

MUITA REVOLTA HOJE NA PORTA DA SEMASPV

VÉSPERA DE FERIADO NÃO É FERIADO!!!
ATENDIMENTO TEM QUE SER MELHORADO
VAMOS AMPLIAR LOCAIS DE RECADASTRAMENTO




Mais de 70 (setenta) Beneficiárias do Programa Bolsa Família de Nova Iguaçu, após amargar na fila durante horas a espera de se fazer o recadastramento a fim de seus benefícios não serem bloqueados e cancelados, foram avisadas as 09h00min pelo vigia plantonista que não haveria expediente HOJE, por ser ponto facultativo. (Detalhe: A própria SEMASPV, previamente havia realizado o agendamento para este dia (14/11)), muitas já aguardavam o atendimento desde as 04h00min da manhã. Muitas reclamaram da falta de respeito e se perguntaram, porque a secretaria não colocou pelo menos, um CARTAZ DE AVISO do lado de fora, assim evitaria da gente ficar mais de 05h plantada na rua.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Para as pessoas estar as 04h00min, obviamente saíram de suas casas no mínimo as 03h00min, da madrugada, na chuva, sem um gole de café no estomago e algumas ainda trazem seus filhos por não terem ninguém para deixar. É realmente revoltante o tratamento dispensado a população carente da região. São pessoas vindas de todas as Unidades Regionais de Governo deste nosso município e que estão legalmente inseridas neste programa, cujo objetivo a Bolsa Família é garantir a elas o direito a alimentação e o acesso à educação e a saúde. É um programa de inclusão social onde foram incorporados o Bolsa Escola; Cartão Alimentação; Auxilio Gás e Bolsa Alimentação. Portanto não existe nenhum favor e o respeito no atendimento tem que ser o principal item a ser observado.

sábado, 12 de novembro de 2011

ROYALTIES DO PETRÓLEO, O QUE ENTENDO E DEFENDO:


SOBRE O PRÉ-SAL:

Os estados menos desenvolvidos deveriam ganhar uma “compensação” maior;

A Riqueza da união é para todos os brasileiros;

A distribuição do PRÉ-SAL deve ser igualitária;

Devemos estar conscientes que não existe Estados Produtores! Esta na Constituição Brasileira e reconhecida internacionalmente que as riquezas existentes no seu sub-solo, seja terrestre ou marítimo, pertencem a União, ao conjunto dos Estados Brasileiros, logo os benefícios e os eventuais prejuízos devem ser distribuídos de forma democrática.

SOBRE O PÓS-SAL:

Poços antigos já perfurados e funcionando, cujos contratos já firmados NÃO DEVEM SOFRER NEHUMA ALTERAÇÃO, somente neste caso, é justo e correto o apelo do RJ e ES.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ADIADAS AS AUDIENCIAS DO DIA 10 NA CÂMARA DE NOVA IGUAÇU

MOTIVO:
Ponto facultativo dia 10/11/2011

ATOS DO PODER EXECUTIVO
DECRETO Nº 43.272 DE 04 DE NOVEMBRO DE 2011
CONSIDERA FACULTATIVO O PONTO NAS
REPARTIÇÕES PÚBLICAS ESTADUAIS, A
PARTIR DAS 14:00 HORAS, NO DIA 10 DE
NOVEMBRO DE 2011, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições constitucionais e legais,
CONSIDERANDO que haverá ato publico no dia 10 de novembro de
2011, “Contra a Injustiça, em Defesa do Rio”, em repúdio à tentativa
de retirada dos royalties do petróleo do Estado do Rio de Janeiro.

DECRETA:
Art. 1º - Fica considerado facultativo o ponto nas repartições públicas estaduais, a partir das 14:00 horas, no dia 10 de novembro de 2011 (quinta-feira).

Parágrafo Único - O expediente será normal, entretanto, sob a responsabilidade dos respectivos chefes, nas repartições cujas atividades não possam ser suspensas, em virtude de exigências técnicas ou por motivo de interesse público.

Art. 2º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2011

SÉRGIO CABRAL
 
A Prefeita aderiu e irá grande platéia ao Rio bater palmas pra esse Governador, que não esta nem aí para Nova Iguaçu, NINGUEM MERECE!!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Audiências Públicas da Câmara

RODADA DUPLA


Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu fará uma rodada dupla de Audiências Públicas na próxima quinta-feira. Uma para tratar da criação da APA ESTADUAL DO ALTO IGUASSU, organizada por mim, e a outra para tratar de tema ligado à Educação, será coordenada pelo Ferreirinha. Ajudem a divulgar.
0 comentários
Fonte extraída do blog do Vereador Fernando Cid: http://fernandocid065.blogspot.com/

sábado, 5 de novembro de 2011

RJ - 105: DESTA VEZ TEREMOS MELHORIAS OU SERÁ ENGANAÇÃO!!!

CABRAL NA PRAÇA DE CABUÇU.

OBRAS A SEREM REALIZADAS NA ESTRADA DE MADUREIRA

Dei uma passada rápida ontem (04) na Praça de Cabuçu, não pude ficar muito tempo para ouvir o que o Governador, iria dizer e também a prefeita. Pelo que foi passado não perdi nada, por não ter ficado. O cara não esquentou palanque e foi logo embora. Na praça o que se via era mais servidores da prefeitura e muitos cabos eleitorais com faixas nas mãos. Tirei uma foto da placa que está localizada na Av. Abilio Augusto Távora (Estrada de Madureira). Estranho não ter data de inicio e termino desta intervenção e o numero insignificante de empregados: 45 em relação aos 22 Kms de estrada???

NOSSO DOCUMENTÁRIO - PROJETO IGUAÇU

DOCUMENTÁRIO REALIZADO PELA COMISSÃO, APRESENTADO NO AUDITÓRIO DO CIEP SÃO VICENTE DE PAULA, NO BAIRRO JARDIM PALMARES.
 
Ontem (05), apresentamos um documentário com cenas de causar grande revolta para quem às assiste. São cenas abomináveis e no dia 17 de novembro iremos repassar a todos que estiverem presentes a nossa Audiência Pública. É imperdível !!!
 
A realidade atual de muitos bairros da periferia, nunca vistas pelos atuais gestores do Projeto Iguaçu.
 
Obras de recuperação ambiental do Rio Botas realizada pelo Instituto de Meio Ambiente – INEA que por razões “políticas” e não financeiras não chegou (e talveis nunca chegue tamanho o descaso), em nosso território iguaçuano e sem sombra de dúvida será a principal causa de tragédias em muitos bairros nas quais, a muito deveriam ter sido contemplados. Falar de abandono, desrespeito é pouco, chega a ser repetitivo, cansativo para nós que vem acompanhando e cobrando desde 2008, quando do inicio das obras deste Projeto. A omissão no meu entender é de caráter criminal. Os municípios de Duque de Caxias e Belford Roxo foram e estão sendo muito favorecidos, uma vez que os membros dos comitês regionais são uma maioria de “politiqueiros” e estão mesmo de olho nos resultados das próximas eleições. Do povo o que eles querem mesmo é o precioso VOTO, nada mais.
 
Agradecemos a presença de todos e apoio das entidades:

Diretora do MAB - Maria de Lourdes de Souza;
Centro Sócio Político da Diocese N. Iguaçu - Flavio Antonio;

Representantes da Associação de Moradores: Jardim Nova Era, Jardim Palmares, Danon.

Louvamos a ajuda da  Diretora Geral Sra. Cleuzineia Frontelmo, que gentilmente cedeu o auditório do CIEP 026 – São Vicente de Paula a nós e as comunidades.

Lembramos a todos que esta mobilização não tem caráter político partidário.
Da esquerda pra direita:
Adriano Naval (Jd. Pernambuco), Maria de Lourdes (MAB),
Marlene Franklin (Amochel - em pé),
Claudio Felipe (Cooper Palmares), Gilvoneick (APEDEMA-RJ),
Eu (AMORDANON) e Flavio Antonio (Diocese). 

Membros da Comissão:

Adriano Naval – Coordenador
Gilvoneick de Souza José – Coordenador
Alcy Maihoní Rodrigues – Secretário.

Respondendo ao Leitor Jonathan

Existem muita Omissão, Negligência e muita falta de vontade do Poder Público com relação à prevenção sobre Enchentes em nosso Estado.
 
Jonathan, voce me pergunta se “tem previsão de quando ira acontecer e de quando voltará ao normal”, com relação ao Alerta contra enchentes na Baixada Fluminense.
Oportuno dizer que aqui no hemisfério sul o VERÃO acontece cerca de 21 de dezembro e finda com o equinócio de outono, por volta de 20 de março. Neste período o perigo são as trombas d’águas. Quem ainda se lembra das últimas e os estragos que causaram em nosso município. Próximo dia 27 deste mês completará 05 (cinco) anos que houve a tromba d’água que afetou danosamente os bairros Danon, Marco II, Palhada, Alvorada, Posse... Muitas pedras e lama desceram da Serra de Madureira e ATÉ HOJE, nada foi reflorestado, nenhuma obra de contenção de encosta. É abominável a inércia de nossos governantes. Não devemos ignorar a previsão dos geólogos, afinal eles estudam tais fenômenos, são os “doutores” do assunto. A nós basta somar tais informações com a inoperância do poder público e teremos lá na frente o CAOS. Por isso nós sociedade civil, movimentos populares devemos nos unir e cobrar ações positivas, somos nós que residimos nestas áreas, logo cabe a nós darmos o primeiro passo, para minimizar os efeitos das tragédias pré anunciadas.

Agradeço sua participação.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Alerta contra enchentes na Baixada: Nova Iguaçu está no bolo.

Alerta contra enchentes na Baixada Fluminense
Posted: 02 Nov 2011 08:40 AM PDT

Alerta contra enchentes na Baixada Fluminense
Geólogo prevê volume de chuva recorde no fim do ano e mapeia áreas de maior risco

POR GERALDO PERELO

Rio - A previsão de que o Rio de Janeiro deverá enfrentar a pior chuva em 70 anos, a partir de novembro, acendeu o sinal de alerta vermelho na Defesa Civil de Duque de Caxias. Uma megaoperação já começou a ser montada na cidade, envolvendo dois mil voluntários, 300 líderes comunitários e 60 presidentes de associações de moradores.

Eles estão sendo treinados para atuar nas regiões de alto risco, como Jardim Primavera, Bom Retiro, Cangulo, Campos Elíseos, Saracuruna e Xerém. Lá, segundo avaliação da Defesa Civil, cerca de 110 mil pessoas estarão vulneráveis a inundações.

O geólogo Wilson Leal Boiças, estudante do curso de doutorado em Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), prevê que a Vila Urussaí, a menos de 500 metros do Rio Saracuruna, no segundo distrito, será a primeira região a sofrer consequências das chuvas de verão. Ali, segundo ele, a lâmina d’água poderá chegar a dois metros de altura, em apenas 40 minutos.

Isso, diz ele, traria consequências sérias para os moradores. “É onde o lençol freático aflora imediatamente. O ideal é que as pessoas saiam de casa com pelo menos 30 minutos de antecedência. Vamos torcer para que só ocorram perdas materiais”, disse.

O fenômeno, segundo Wilson Boiças, será provocado pelo deslocamento de massa de ar quente, muito pesada, do Centro-Oeste do País até a Baixada Fluminense, onde se chocará com massa de ar frio. “A impermeabilização do solo impede a infiltração da água que desce da Serra de Petrópolis”, diagnostica o técnico.

Prefeitura aposta em alarmes para retirar moradores.
O mês de outubro está sendo reservado para medidas de prevenção que a prefeitura de Duque de Caxias começou a tomar nas regiões sob risco de catástrofe. Elas foram mapeadas pelo Departamento de Recursos Minerais (DRM) do INEA. Até ontem, 2.680 pessoas e 680 moradias, em 20 regiões, estavam em situação de risco iminente de deslizamentos.

O diretor da Defesa Civil municipal, Luiz Cláudio Menezes, disse que equipes já estão nas ruas fazendo levantamento da situação. O trabalho vai gerar relatório que será distribuído às Secretarias de Obras, Serviços Públicos e Planejamento, para elaborarem projetos de prevenção.

O geólogo Wilson Boiças deu como exemplo de perigo iminente o bairro Amapá, também no segundo distrito. Segundo ele, as obras do Arco Metropolitano, que ligará o Complexo Petroquímico de Itaboraí ao Porto de Itaguaí, impermeabilizaram muitos locais com aterro de argila. “Sem ter para onde correr, a água vai rolar até a região e a haverá vazão além do normal”, afirma o geólogo.

Os bairros em situação de risco, começando por Urussaí, vão ganhar dispositivos de monitoramento pluviométrico e alarme, a partir do último sábado de outubro. A partir de então, serão feitos exercícios simulados de desocupação em áreas de risco. Segundo Wilson Boiças o ideal é que o sinal de alerta seja acionado automaticamente, tão logo a lâmina de água atinja 30 centímetros de altura. Isso, explica ele, deverá acontecer de madrugada, período mais propício para temporais. “Os moradores terão, em média, entre 40 a 50 minutos, para evacuar a região”, estima Wilson Boiças.

O geólogo mostra-se preocupado também com a velocidade com que a água deverá invadir a região mapeada. “Mesmo que a chuva fique apenas no limite de Xerém, por exemplo, isso já será suficiente para que o segundo distrito fique totalmente inundado, com a água devendo atingir entre 1,30m a 2m, em apenas 30 minutos”, disse.

Estudo calcula tempo da inundação.
 
Estudos da Defesa Civil mostram que um índice de 89 mm/hora de chuva irá causar inundações em uma hora e 17 minutos em Imbariê e no Parque Fluminense. O mesmo índice, segundo os técnicos, provocará enchente em uma hora e 25 minutos nos bairros Bom Retiro e Pilar, e em uma hora e 57 minutos em Santa Cruz da Serra.

Luiz Cláudio Menezes, diretor da Defesa Civil de Duque de Caxias, explicou que a cidade foi dividida em três mil Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECS), que poderão ser mobilizados para ajudar a população em casos de urgência. “Todos foram bem treinados e estão sempre atentos a qualquer situação que represente risco aos moradores”, disse.

Segundo o geólogo Wilson Leal Boiças, o prefeito José Camilo Zito dos Santos foi informado sobre a situação e já determinou que o bairro Urussaí seja prioridade para as obras de prevenção.

A primeira será uma comporta no Rio Saracuruna. “O município tem recursos liberados pelo governo federal para obras emergenciais, no valor de R$ 1 milhão. Mas a liberação desse dinheiro ainda depende de trâmites burocráticos”, explicou Boiças.

Vítima das chuvas de 2010, a dona de casa Adriana Maria Martins dos Santos, 29 anos, disse que não consegue dormir direito, pensando na hipótese de outra tragédia. “Fiquei em abrigo e perdi tudo que comprei para minha casa com muito suor. Só sobraram o fogão e a geladeira. Até hoje, eu, meu marido e meus três filhos dormimos no chão”, lembrou.O DIA online

Municípios próximos como é o caso de Belford Roxo, Mesquita e Nova Iguaçu, também poderão sofrer. Em 2007 estes município sofreram com enchentes, casas foram destruídas e pessoas morreram e de lá para cá pouco foi feito nestes município visando a prevenção de novos danos. O município de Nova Iguaçu é um dos que nada fez, apesar de ter recebido três equipamentos vindos do Estado do Rio de Janeiro para a limpeza e manutenção dos rios existentes no mesmo. Os rios encontram-se assoreados, impossibilitando o escoamento das águas.

E o Projeto Iguaçu? Milhões em gastos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para se evitar o anunciado. Para que e para quem servil?

Pelo visto veremos novas catástrofes; e mais uma vez os incompetentes administradores fazendo caras de coitadinhos pedindo a ajuda e a compreensão da população, com a justiça assistindo tudo de camarote, sem responsabilizar e punir ninguém. Afinal quem sofrerá os danos são pobres marginalizados residentes em áreas de risco.

O Conselho de Ambiente do município de Nova Iguaçu através da representação da sociedade civil do 3º setor, tem alertado para o problema a secretaria de ambiente que nada tem feito.
 
A atual secretária de ambiente do município de Nova Iguaçu a Senhora Elane Frossard Barbosa esta preocupada em dominar o conselho evitando que a sociedade civil seja eleita presidente do mesmo o que para ela é um absurdo, apesar de facultar na lei. Sua equipe reduzida sem estrutura apesar do município receber quase quatro milhões de reais de ICMS ecológico por ano, resumi-se em trabalhos internos e respostas ao Ministério Público sobre irregularidades ambientais cometidas pela atual administração.

O povo no caso do município de Nova Iguaçu terá que contar com a própria sorte, já que não existe gestão e os pseudo-s administradores não estão nem aí para o povo.
Fonte: Rede Ambiente TV