sábado, 14 de janeiro de 2012

RESPOSTA ERRADA: A PERGUNTA AINDA ESTÁ NO AR

CARLOS MINC
PROJETO IGUAÇU – Resposta do Secretário Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA-RJ) por e-mail ao Lider Comunitário Adriano Naval do Jardim Pernambuco – URG Comendador Soares – Nova Iguaçu 
Fonte: http://navaladriano.blogspot.com

“Fiquei muito tempo sem acessar minhas mensagens, mas aí vai o seu merecido esclarecimento:
As obras do PAC não foram executadas no Rio Botas, em Nova Iguacu, porque as margens estão ocupadas com centenas moradias ribeirinhas.
A CEHAB cadastrou as famílias para reassentá-las. As obras dessa etapa serão realizadas com recursos do PAC 2. As unidades habitacionais fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida.”
ecoabraços! Carlos Minc

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: A pergunta era bem simples: porque o Projeto Iguaçu não chegou à NOVA IGUAÇU? Após 7 (sete) meses eis a resposta acima, MELHOR NÃO TIVESSE SIDO RESPONDIDA. Carlos Minc deveria no mínimo, fazer uma turnê no entorno do Rio Botas, conversar com moradores e lideranças locais, verificar com seus próprios olhos as demandas que ocasionaram a realização do Projeto Iguaçu. Como isto nunca foi de seu estilo, vem agora numa resposta estúpida, medíocre reduzir o Projeto Iguaçu a somente à questão ribeirinha, transferindo este problema urbano a outro programa “Minha Casa Minha Vida”. E o DINHEIRO que entrou no PJ Iguaçu desde 2008 sobre os reassentamentos, que seriam realizados aqui no município e que foram pulverizados em outros municípios cadê? Será devolvida a União ou redirecionados ao PAC 2? Gente!!! Projeto Iguaçu não é apenas problema de habitação.

A base do Projeto Iguaçu é a construção de moradias longe de áreas de risco, é somado a controle de inundações e recuperação ambiental objetivo maior é a despoluição das bacias e sub-bacias dos Rios Iguaçu, BOTAS e Sarapuí, cujas obras de desassoreamento e urbanização de suas margens que compreende NOVA IGUAÇU, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis, Duque de Caxias e Bangu – RJ. E as Nascentes destes Rios não sofrerão intervenções? são inumeras as perguntas e pouquíssimas respostas.

Agora temos que voltar a principal delas: E Nova Iguaçu quando será beneficiada por este projeto, não o PAC 2, mas o PROJETO IGUAÇU?

Nenhum comentário:

Postar um comentário