sábado, 28 de janeiro de 2012

Respondendo ao Colégio Padrão/Nova Iguaçu

DOIS MANDATOS TUDO BEM, MAIS QUE ISSO É ABUSO.

Acredito que muitas Associações de Moradores estejam na mesma situação, que o Bairro da Prata. Eu particularmente sou favorável apenas a UMA recondução de mandato, perpetuação de mandato ou “remanejamentos fora do comum” de membros, sou radicalmente contra, é abuso. Não tinha conhecimento desta problemática daí da Prata. O MAB é uma entidade polarizadora em situações de conflitos, atuando com extrema imparcialidade e as Associações de Moradores são autônomas em suas deliberações, fornecemos assessoria (estrutura), desde que acionados pelas mesmas. Sugiro que seja formada uma Comissão de Moradores e faça um relatório sucinto da situação e encaminhe ao MAB. De minha parte, estarei na próxima reunião de diretoria expondo este seu comentário.
 
ATENÇÃO: Aos demais leitores e moradores de Nova Iguaçu que em seus bairros existam situações idênticas, o MAB está de portas abertas, basta trazerem as demandas de suas associações.
Vamos torná-las ATIVAS E 100% LEGITIMADAS!!!
Coloco-me a disposição.
 
Diretor de Educação do MAB

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Deu no Jornal ZM Notícias

Ordem Urbana retira barracas das margens do rio Botas


Crédito da Foto: ZM Notícias
 Como parte da ação de limpeza do rio Botas e arredores, no bairro Santa Eugênia, uma equipe de agentes da Secretaria Municipal de Ordem Urbana retirou ontem, cerca de 15 barracas de madeira e metal que estavam às margens do rio. “É importante frisar que os donos das barracas foram notificados com 30 dias de antecedência sobre a ação de ontem”, disse o secretário-adjunto de Ordem Urbana, Gilberto de Almeida.


Batizada de ‘Operação Canal’, a intervenção deve ser realizada em outros locais, sempre que for necessária. Gilberto explicou ainda que os os barracas não receberão nenhum tipo de indenização. “Por elas estarem em solo público, ou seja, na rua,  cabe nenhum tipo de ressarcimento aos proprietários”,completou.


A operação contou com o apoio de uma retroescavadeira e dois caminhões da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni). Todo o material recolhido foi levado para o depósito da instituição.
Fonte: http://www.zmnoticias.com.br – coluna Baixada – Edição quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Aleluia!!! Até que enfim a CODENI deu o ar da graça, e colocou-se em ação. Espero que esta “Operação Canal”, venha atuar com mais rigor e visite o bairro Danon O Projeto Iguaçu, que deveria estar realizando intervenções neste Rio e ao longo de seu entorno, porem, infelizmente ainda é um sonho para nós iguaçuanos e de muita incertezas por aqui, mais pelo menos agora (antes tarde do que nunca) a Prefeitura,iniciou a fazer o devido dever de casa.

PEDIDO ENGAVETADO NO MAR DO ESQUECIMENTO


Para Governantes, candidatos a cargos politicos, que a décadas já passaram e outros que  por ventura irá passar em frente a estes dois lotes de terrenos,  MATO é o que se vê, porem os moradores veêm possibilidades de: Creche Municipal, Posto Médico 24 horas, Sede da Associação de Moradores. Esta área pertence a Prefeitura, mas a mesma prefere deixar o MATO crescer, crescer e crescer...
Contando a partir de duas décadas: Altamir Gomes, Nelson Bornier, Mário Marques, Lindberg e agora Sheila Gama, tais governantes sempre viraram as costas a população do Bairro DANON.
Na Rua Perseverança, entre os nºs 112 e 150, no bairro Danon, existe estes dois lotes de terrenos baldios, pertencente a Prefeitura, logo não se trata de áreas de particulares. Pessoas passam diariamente pelo local (foto) e só vêem MATO, porem a associação de moradores, AMORDANON, atendendo uma reivindicação antiga dos moradores protocolou na Ouvidoria do município em 20/10/2010, processo nº 046/2010, registro de atendimento nº 02967/10, solicitando uma Creche Municipal, todavia tal ofício está boiando em águas frias do oceano do esquecimento, pois até hoje a população local aguarda por tais intervenções ou pelo menos uma resposta: sim ou não, da senhora prefeita Sheila Gama.


COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Algumas pessoas Irão dizer que pelo menos o prefeito Nelson Bornier, em sua gestão asfaltou algumas ruas do Danon, porem respondo que foi mais que DEVER, uma fez que a prefeitura no seu básico é para isto mesmo, asfaltar ruas, trocar lâmpadas dos postes, limpeza, capina e eliminar buracos nos logradouros públicos, etc...etc... Mas e os serviços estruturais e essenciais? Como fica? Reafirmamos aqui que o bairro está em total abandono há décadas e o povo vem sistematicamente pagando seus impostos e em contrapartida merecem a retribuição do município em forma de melhorias.  Queremos Escola, Creche, Posto Médico isso o município tem OBRIGAÇÃO de fornecer. É nosso DIREITO.

domingo, 22 de janeiro de 2012

DANON REIVINDICA A VOLTA DO CARRO FUMACÊ
Acabei de receber informações que no sub-bairro Yolanda, área adjacente do Danon esta infestado por mosquitos da dengue (Aedes aegypti), na Rua José Freire, por exemplo, em apenas 1 (uma) casa, existe 4 casos, estando um menor em estado grave e internado. Vou apurar melhor e procurar está semana o responsável pela Coordenação de Vigilância Ambiental (CVA), Sr. Claudio G. de Barros. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil não pode deixar a população a Deus dará, algo tem que ser feito que é enviar uma equipe de agentes de endemia no local. Não quero aqui publicar foto de certidão de óbitos. PREFEITA SHEILA GAMA, caso chegue até a senhora esta postagem, a população está apreensiva.
NECESSITAMOS DE UM CARRO FUMACÊ NO LOCAL, URGENTEMENTE!!!
MOSQUITO SE MATA COM VENENO, NÃO COM PROGRAMAS PUBLICITÁRIOS.
10 MINUTOS CONTRA A DENGUE É...VIATURA NA ESTRADA BURRIFANDO FUMAÇA, ISTO SIM RESOLVE.
PELA VOLTA DO CARRO FUMACÊ → EU APOIO!!!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ELEIÇÕES NO BAIRRO JARDIM PALMARES

AMOCHEL POSSUI NOVA PRESIDENTE
A Associação de Moradores do Conjunto Habitacional da Estrada dos Lavradores, do Bairro Jardim Palmares, elegeu no dia 14/jan/2012, sua nova Diretoria Executiva e membros do Conselho Fiscal, para o quadriênio 2012 a 2016. Parabenizamos o bairro vizinho por proporcionar os moradores da localidade a chance de exercerem a sua cidadania. Estive atuando na Presidência da Comissão Eleitoral, representando a Federação das Associações de Bairros da Cidade de Nova Iguaçu – MAB.
Parabéns aos eleitos!!!
Maria de Lourdes de Souza – Presidente
Marlene Franklin – Vice-presidente
Comissão Eleitoral



BAIRRO DANON É 100% ABANDONO: SEREMOS NÓS MORADORES OS CULPADOS?

PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU: ESTAMOS HÁ MUITO TEMPO... LARGADOS A PRÓPRIA SORTE!!!
SE EM VEZ DE BAIRRO, FOSSE DE FATO UMA FAVELA, TALVEIS O TRATAMENTO SERIA OUTRO.

Até quando o bairro DANON, ficará desassistido pelo poder público?
Possuimos muitas ruas onde a população mais idosa, não consegue sair de suas casas, porque as condições por falta de saneamento e pavimentação são as piores possíveis. Onde está o direito de ir e vir das pessoas?

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PROJETO IGUAÇU: NOVA IGUAÇU SENDO CHUTADA PELO INEA – PARTE II


Ainda, no Boletim Informativo (Nov/11) pagina 2, o Secretário de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Sr. Carlos Minc, ao invés de falar sobre Projeto Iguaçu, cita como Projeto Iguaçu –Sarapuí, ignorando sistematicamente que o Projeto Iguaçu tem como intervenções outros dois Rios: Iguaçu e Botas.
EM MOMENTO ALGUM CITA O NOSSO MUNICÍPIO.
Eis a integra da entrevista do INEA (boletim), pagina 4, a uma beneficiária moradora do Conjunto Habitacional Roldão Gonçalves, em Mesquita-RJ,
Em outra página o boletim divulga um depoimento interessante:

Informativo Projeto Iguaçu: Como era a vida antes da intervenção da obra do Projeto Iguaçu?
Beneficiária: “Vivíamos na beira do rio, sem expectativas. Quando chovia, ficávamos preocupados com as enchentes. Na beira do rio, quando tinha enchente nós dormíamos com os ratos e acordávamos com as cobras. Vivíamos de casa em casa, dormindo nas escolas, e às vezes, ficávamos na rua. Era horrível! Com a obra do PAC, tivemos uma nova oportunidade. Estou contando os dias para vir para o apartamento. Não vejo a hora de vir logo para cá. Estou muito feliz”.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Quanto ao boletim em si, gostei muito da transparencia das informações, é muito bom para os municípios envolvidos, nota 10, mas falando como Diretor da Federação das Associações de Bairros da Cidade de Nova Iguaçu, venho externar mais uma vez, meu descontentamento com relação ao INEA/ESTADO, sobre o descaso e indiferença com a população de Nova Iguaçu, no que se refere ao PROJETO IGUAÇU. Temos em nosso município muitas lideranças de bairros que nos trazem a todo o momento depoimentos semelhantes ao de cima e em muitos casos até piores de famílias ribeirinhas e as que residem em área de risco, desde a encosta da Serra de Madureira até a área fronteiriça da cidade, ao longo do Rio Botas. A pergunta que queremos é saber QUANDO E DE QUE FORMA O PROJETO IGUAÇU DE FATO CHEGARÁ A NOSSA CIDADE? COM A PALAVRA: CABRAL, SHEILA GAMA, CARLOS MINC OU MARILENE RAMOS?


PROJETO IGUAÇU: NOVA IGUAÇU SENDO CHUTADA PELO INEA – PARTE I


Novamente chegou as minhas mãos o Boletim Informativo do PROJETO IGUAÇU de Novembro de 2011 e não é surpresa para nós iguaçuanos que o MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU NÃO APARECE, NÃO ESTÁ INCLUÍDO EM NADA, VERSUS NADA!!! No que se refere a este projeto. No boletim consta: Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Rio de Janeiro e São João de Meriti.
A RAZÃO DISTO LEVA A UNICA LÓGICA POSSÍVEL: "POLITICAGEM", EM CIMA DA DESGRAÇA ALHEIA.
Nas Planilhas em forma de gráficos temos os quantitativos sobre:
Unidades Habitacionais (por município):
a) Ajuda moradia/Aluguel Social,
b) Compra assistida,
c) Indenização,
d) Reassentamento.

Recursos investidos (por município);
a) Ajuda moradia/Aluguel Social,
b) Compra assistida,
c) Indenização,
d) Reassentamento.

E Totais (por Modalidade).
a) Unidades habitacionais
b) Valores investidos

NOVA IGUAÇU ESTA DE FORA!!! A SOCIEDADE CIVIL IGUAÇUANA NÃO PODE DEIXAR ISSO BARATO!!! VAMOS FORTALECER A MOBILIZAÇÃO.
Porem no mesmo boletim (aí vem a grande contradição), Numa entrevista a Presidente do INEA, Sra. Marilene Ramos sobre o trabalho realizado pelo projeto faz uma avaliação ao longo de 3 (três) anos, dizendo que “TODOS OS MUNICIPIOS DA BACIA RECEBERAM OBRAS...(palavras da presidente)”, logo NOVA IGUAÇU ESTÁ INCLUIDO NA RELAÇÃO DOS MUNICICPIOS CONTEMPLADOS, está lá escrito NOVA IGUAÇU. Ou estou ficando pirado e neste caso o melhor é internação ou tem “muita picaretagem” neste projeto que é bem provável, uma vez que muita coisa já está no Ministério Público em tramitação, faltando apenas o bater do martelo de algum Promotor ou Juiz.

A Comissão de Acompanhamento do Projeto Iguaçu de Nova Iguaçu está atenta e de olhos abertos direcionado aos Gestores e aos membros da Comissão Executiva do Fórum Regional integrantes da Sociedade Civil. CONTROLE SOCIAL É ISTO: COM UM OLHO NO GOVERNO E OUTRO NA PRÓPRIA SOCIEDADE CIVIL.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

DA VILA OLÍMPICA RUMO AO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

VITÓRIA DAS “MÃES DO RANGEL”


Vitória sobre o Estado e a Prefeitura: Eu estava lá!!!
  Movimento Popular e de Base requer UNIÃO, DETERMINAÇÃO, CORAGEM E PERSEVERANÇA NUM FOCO ÚNICO, VISANDO ALCANÇAR OBJETIVO PROGRAMADO. TEMOS MUITO QUE APRENDER COM ESSAS GUERREIRAS.
Acessem os blogs:
http://educamab.blogspot.com/
http://fernandocid065.blogspot.com/
http://blog-ferreirinha.blogspot.com/

sábado, 14 de janeiro de 2012

RESPOSTA ERRADA: A PERGUNTA AINDA ESTÁ NO AR

CARLOS MINC
PROJETO IGUAÇU – Resposta do Secretário Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA-RJ) por e-mail ao Lider Comunitário Adriano Naval do Jardim Pernambuco – URG Comendador Soares – Nova Iguaçu 
Fonte: http://navaladriano.blogspot.com

“Fiquei muito tempo sem acessar minhas mensagens, mas aí vai o seu merecido esclarecimento:
As obras do PAC não foram executadas no Rio Botas, em Nova Iguacu, porque as margens estão ocupadas com centenas moradias ribeirinhas.
A CEHAB cadastrou as famílias para reassentá-las. As obras dessa etapa serão realizadas com recursos do PAC 2. As unidades habitacionais fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida.”
ecoabraços! Carlos Minc

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: A pergunta era bem simples: porque o Projeto Iguaçu não chegou à NOVA IGUAÇU? Após 7 (sete) meses eis a resposta acima, MELHOR NÃO TIVESSE SIDO RESPONDIDA. Carlos Minc deveria no mínimo, fazer uma turnê no entorno do Rio Botas, conversar com moradores e lideranças locais, verificar com seus próprios olhos as demandas que ocasionaram a realização do Projeto Iguaçu. Como isto nunca foi de seu estilo, vem agora numa resposta estúpida, medíocre reduzir o Projeto Iguaçu a somente à questão ribeirinha, transferindo este problema urbano a outro programa “Minha Casa Minha Vida”. E o DINHEIRO que entrou no PJ Iguaçu desde 2008 sobre os reassentamentos, que seriam realizados aqui no município e que foram pulverizados em outros municípios cadê? Será devolvida a União ou redirecionados ao PAC 2? Gente!!! Projeto Iguaçu não é apenas problema de habitação.

A base do Projeto Iguaçu é a construção de moradias longe de áreas de risco, é somado a controle de inundações e recuperação ambiental objetivo maior é a despoluição das bacias e sub-bacias dos Rios Iguaçu, BOTAS e Sarapuí, cujas obras de desassoreamento e urbanização de suas margens que compreende NOVA IGUAÇU, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis, Duque de Caxias e Bangu – RJ. E as Nascentes destes Rios não sofrerão intervenções? são inumeras as perguntas e pouquíssimas respostas.

Agora temos que voltar a principal delas: E Nova Iguaçu quando será beneficiada por este projeto, não o PAC 2, mas o PROJETO IGUAÇU?

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

JARDIM PERNAMBUCO SOFRE COM AS ÁGUAS QUE DESCE DA ENCOSTA DA SERRA DE MADUREIRA

MATÉRIA DA BAND-RIO NO BAIRRO JARDIM PERNAMBUCO, REALIZADA NO DIA 07/01 (SÁBADO), PODERIA TER SIDO AQUI NO BAIRRO DANON, POREM A SITUAÇÃO LÁ ESTÁ MAIS CRITICA DO QUE A NOSSA E MERECE MAIOR ATENÇÃO. SEGUE ABAIXO A ÍNTEGRA DO BLOG DO LIDER COMUNITÁRIO ADRIANO NAVAL, GRANDE GUERREIRO.

HOJE NA COMUNIDADE DO SAO LOURENÇO ,NO  JARDIM PERNAMBUCO NOVA IGUAÇU ,TIVEMOS A VISITA DE UMA EQUIPE DE REPORTAGEM DA BAND-RIO ,CUJO O REPORTER SAIU TOTALMENTE SENTIDO DIANTE DE TANTO ABANDONO DE NOSSAS AUTORIDADES PRINCIPALMENTE A PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU ,QUE ATE HOJE ALIAS NUNCA APARECEU PARA SABER SE OS MORADORES ESTAVAM PRECISANDO DE AJUDA ,AGRADEÇO DESDE JA AO MEU AMIGO ALCY MALHONI PELA INDICAÇAO DA COMUNIDADE AO JORNAL DA BAND ,E A REPORTER ANA CAROLINA PELO EMPENHO EM FAZER A REPORTAGEM NA COMUNIDADE ,A MATERIA VAI AO AR HOJE AS 18:50 HS ASSISTAM PARA VER OS DESCASO QUE A PREFEITURA E O GOVERNO DO ESTADO TRATAM O MAIS CARENTES ,ADSUMUS

O REPORTE DA BAND ENTREVISTANDO A MORADORA SRA.RITA QUE TEVE SEUS BENS TODOS DESTRUIDOS PELAS ENCHENTES E QUE CUJA A CASA SE ENCONTRA TOTALMENTE ALAGADA DESCASO TOTAL DE NOSSAS AUTORIDADES

Alcy Maihoní  Jan 10, 2012 06:03 PM


Fico feliz por ter ajudado de alguma forma, Jardim Permambuco precisa de obras estruturais para ontem e com qualidade. A melhor forma de reivindicar direitos é sem dúvida chamar a imprensa. Gestores só trabalha assim na base do cacete. Abaixo assinado, oficios, queima de pneu na estrada, passeata, antigamente até que funcionava, mas os tempos são outros. Esses sem vergonhas tem que dar conta dos erros que cometem contra a população.

Diretor do MAB
Morador do Bairro Danon

domingo, 8 de janeiro de 2012

CRATERA EXISTENTE, SINÔNIMO DE DESCASO

Cratera: 6 m de comprimento x 2,5 m de largura.
CRATERA NO MEIO DE CRUZAMENTO
NO BAIRRO DANON, EXISTE DESDE 2006.
GOVERNO ANTERIOR ESTAVA CIENTE.
GESTÃO MUNICIPAL ATUAL, AGORA CIENTE.
Buraco exposto: 1,5 m de profundidade, manilhas de esgoto quebradas,
tres canalizações de água submersas. Alto risco de entupimento.
Outra manilha quebrada ao lado, morador improvisou uma sinalização.

Enviei minutos atrais, email abaixo, com cópia a Ouvidoria e a Coordenadoria Geral das Subprefeituras, vamos ver se haverá atendimento, ou quais as explicações, caso não haja.
Nota: Esta cratera consta em outras postagens deste blog.

Ao
Secretário Municipal da Cidade – Semcid e
Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu – CODENI
Sr. José Rogério Bussinger Namen
 
Assunto: Solicitação de serviços de reparo – Manilhas quebradas na Rua São Roque , Bairro Danon
 
Prezado Senhor,
 
Venho pela presente solicitar a V.Sa., que seja enviado uma equipe do programa "tapa-buracos" a Rua São Roque, no bairro Danon, pois existe uma enorme cratera medindo 6 m de comprimento x 2,5 m de largura x 1,6 m de profundidade, oriunda de manilhas quebradas, ocasionada pelas fortes chuvas, ocorridas nos últimos dias. Esta cratera existe desde a tromba d’água de 2006, e que os moradores freqüentemente aterram, porem toda vez que chove o buraco reaparece . Devido aos fatos estarei no aguardo um pronto retorno deste e-mail e atendimento a esta reivindicação, por parte desta secretaria (SEMCID/CODENI). Segue em anexo fotos para verificação e análise.
 
Atenciosamente
 
Alcy Maihoní Rodrigues
Morador do Bairro Danon

sábado, 7 de janeiro de 2012

BAIRRO DANON ESTÁ AS MOSCAS

AMORDANON ESTÁ PARADA DESDE A ÚLTIMA ELEIÇÃO EM JUNHO DE 2011
Os motivos são vários, desde a falta de sede, a documentação atrasada, só na Refeita Federal, existem dois anos sem declaração de imposto de renda. Porem a falta de apoio da maioria dos moradores e o comprometimento maior por parte de algumas lideranças, o bairro está entregue as moscas.

Após a eleição, relembrando o triste incidente da morte do menino Juan, a diretoria eleita não mais teve interesse em assumir a responsabilidade e a segunda chapa em números de votos encabeçada por ALEX ANTUNES, que deveria tomar posse e dar a sequencia as atividades da Associação, demonstrou total descaso e incapacidade de tocar o barco e nada fez até presente data. Restou juridicamente à terceira chapa o encargo de assumir a associação, encabeçada pela fundadora da AMORDANON, Sra. Geísa Teixeira Laranja, mas atendendo a minha sugestão, o grupo na qual faço parte, propus que antes de tomar posse, realiza-se uma Assembleia com os moradores para que possamos debater democraticamente quais rumos a associação deve tomar, uma vez que nossa chapa foi a ultima colocada, e não temos intenção de entrar em conflito com ninguém, pois optamos em fazer todo um trabalho com pleno aval dos moradores. Estamos estudando uma melhor data para tal encontro. O importante é que o bairro não pode ficar sem uma efetiva associação. Com associação já é difícil, as coisas avançarem, o que dirá sem.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ANO NOVO, VELHOS HÁBITOS.


DUPLA SACANAGEM
Vamos aqui iniciar 2012, mostrando novamente as gravíssimas deficiências de um bairro vitimado pelo abandono e desrespeito dos órgãos públicos, principalmente pela atual e medíocre prefeitura, que não está nem aí para a população.

As fotos ora apresentadas mostra uma dupla sacanagem:

1. As ações de alguns SUÍNOS MORADORES que teimam em despejar lixos em qualquer lugar, neste caso a beira do valão da Rua Julio Cesar, esquina com a Estrada de Madureira, basta apenas uma hora de chuva forte, que vem ocorrendo nos últimos dias e tudo ficará dentro do canal, canal este que é nada, mais nada menos a sub-bacia do Rio Botas.

2. Diariamente passa o caminhão do lixo, porem são incapazes de parar e efetuar o recolhimento, uma capina então é coisa muito rara aqui no bairro Danon.

Foto tirada em 03.01.2012