quarta-feira, 30 de março de 2022

Fórum Popular em Defesa Turismo e Meio Ambiente de Nova Iguaçu realiza sua 1ª Assembleia pública presencial.


Foi realizada na noite de ontem (29) no auditório da Cruz Vermelha, sito a Rua Cel. Bernardino de Melo, 2085 Centro - Nova Iguaçu a primeira assembleia do Fórum Popular Perm. de Defesa Turismo e Meio Ambiente de Nova Iguaçu. Único fórum popular criado em todo o Estado do Rio de Janeiro que unifica estas duas políticas públicas.
Estruturado no sentido de promover a interação das forças agregando a Sociedade Civil Organizada através da articulação e união com Movimentos Sociais e Populares, Lideranças Comunitárias, de Entidades Empresariais, Profissionais e Acadêmicas, bem como cidadãos interessados no desenvolvimento em todo o município de Nova Iguaçu. 

A Presidente do fórum Profa. Elisangela Monforte destacou: Tema Apresentando soluções para cidades inteligentes. Nova Iguaçu tem potenciais turísticos, mas como se tornar potência Turística? Apresentei o slogan: “Nova Iguaçu Cidade das Grandes Águas e Montanhas Verdes Exuberantes.”


O Historiador e Presidente do IHGNI – Instituto Histórico Geográfico de Nova Iguaçu, Dr.
José Luiz Teixeira apresentou algumas fotos de seu rico acervo (Vila de Iguassú) por meio de Data Show que ajuda a contar a história da cidade. 

Eu Alcy Maihoní ativista ambiental e vice-presidente do fórum, fiz breve relato da importância da criação deste fórum popular, sua organização e atribuições. Como ex-conselheiro de meio ambiente salientei da necessidade de levantar proposições e discussões sobre programas prioritários para cada UC- Unidade de Conservação existente em nossa região. Avaliarmos estas UC e suas áreas de amortecimento, assim como em seu entorno direto. O fórum tem que acompanhar sobre a aplicação de recursos financeiros destinados a estas UC e fazer vista de seus Planos de Manejos, apoiando iniciativas de caráter participativo.

Enfim, visamos ampliar sobremaneira o debate sobre turismo e meio ambiente e construir alternativas populares. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário