domingo, 14 de junho de 2009

Rio Botas x Projeto Iguaçu


A importância do Rio Botas

Pequeno histórico: Rio Botas pertence a macro região ambiental, bacia hidrográfica da Baía de Guanabara – Bacia do Rio Iguaçu.
Nasce na cidade de Nova Iguaçu na APA Gericino Mendanha (Bairro Danon), deságua no Rio Iguaçu no município de Belford Roxo, possui uma extensão de 20 km.

Era um rio de característica rural, hoje sofre com construções irregulares em vários trechos, principalmente nas áreas mais urbanas dificultando os serviços de dragagem.

Projeto Iguaçu

Nossa proposta é inserir a Coordenação Regional de Comendador Soares no Projeto Iguaçu, elegendo 01 Representante e 01 Suplente no Comitê Local de Acompanhamento nº 02, proposta esta que será enviada a Diretoria da Federação das Associações de Bairro da Cidade de Nova Iguaçu – MAB, para analise e aprovação, para que se torne viável esta integração de suma importância para os bairros contemplados com as intervenções deste projeto.

Unidade Regional Governo (URG) de Comendador Soares

Para quem não sabe ainda e é sempre útil lembrar é que esta divisão administrativa abrange os seguintes bairros:

1) Comendador Soares
2) Danon
3) Jardim Alvorada
4) Jardim Nova Era
5) Jardim Palmares
6) Jardim Pernambuco
7) Ouro Verde
8) Rosa dos Ventos


E o Projeto Iguaçu com relação ao Rio Botas (Nova Iguaçu) vem sendo executado pelo Governo Estadual e suas intervenções (primeira etapa)desde 2008 e está prevista para ser concluída em novembro de 2011 (o trabalho socioambiental termina dois meses após a conclusão das obras) fonte: boletim informativo do projeto Iguaçu nº 01 – maio 2009.

Os bairros contemplados neste projeto além dos citados acima (exceção do Bairro Jardim Alvorada), são: Bairro da Luz, Carmari, Cerâmica, Chacrinha, Engenho Pequno, Jardim Iguaçu, Jardim Tropical, Kennedy, Moquetá, Nova América, Ponto Chique, Posse, Rancho Novo, Santa Eugênia, Viga e Vila Operária.

Eis a importância da Coordenação da Regional de Comendador Soares, enfim as intervenções devem sem sombra de dúvidas serem fiscalizadas pelo Comitê num trabalho de rede com outros Comitês e Lideranças e associações locais de cada bairro.

Uma forma de consolidar esta idéia e proposta é informatizar os Comitês para troca rápida de informações. O Projeto Iguaçu em si já visa esta integração e nós representantes das comunidades da nascente e ao longo do Rio Botas temos a independência, autonomia e cidadania para exigir a plena conclusão das obras em foco.


Diretoria UNIÃO-DANON

Nenhum comentário:

Postar um comentário