sábado, 21 de maio de 2022

REUNIÕES PRESENCIAIS, VIRTUAIS OU HÍBRIDAS...


Outro dia, numa conversa  telefônica uma pessoa perguntou-me porque eu não gosto de reuniões virtuais. Veja bem, expliquei que nada contra o bom uso da tecnologia. Sem dúvida as reuniões virtuais possui N vantagens. Quem é ou já esteve como conselheiro (a) que exerce o ofício de forma voluntária, perde seu tempo, quando não há quórum e também sente doer no bolso, a ida nestas reuniões, ainda mais quando residem longe, na periferia da cidade. Conheci conselheiro no passado que ia para reuniões utilizando bicicleta, pois estes colegiados de Nova Iguaçu não possuem veículos próprios (exceção conselho da saúde e conselho tutelar). Claro que existe vantagens e desvantagens entre reuniões remotas e presenciais.  Contudo, estes Colegiados e conselheiros (as) podem até utilizar das melhores tecnologias (aparelhos) e bons sinais de internet, porém para a população em geral de nada vale, se os participantes não derem ampla divulgação dos encaminhamentos, aprovações e das situações pendentes, resultantes destas reuniões. 
Cansei de ver em reuniões presenciais conselheiros (as) entrarem mudos e saírem calados. E os falantes ao término das reuniões tornarem-se invisíveis diante até mesmo de suas próprias instituições ou segmentos que representam e a qual foram eleitos ou indicados. Nestas videochamadas ocorre também o mesmo, após reunião nada comentam, nada divulgam e se a reunião não for gravada, tudo se perde. Tomei conhecimento outro dia que uma conselheira numa reunião virtual pediu para que outra repetisse a fala, pois não prestou atenção, devido no momento estar fazendo unha...
Por essa e outras, prefiro reuniões presenciais ou na forma HÍBRIDA, mesmo com as deficiências ainda existentes. Importante criar e manter relações  presenciais. Ainda mais quando se trata de resolver pautas complexas e até sensíveis muitas das vezes. Discutir política pública para mim é olho no olho. Difícil para mim falar grandes temas com alguém diante de uma foto de perfil e onde sinal cai constantemente.  A reunião híbrida é um modelo que vem em crescimento e uma ótima opção que satisfaz maioria das pessoas. Onde parte dos participantes estão de maneira presencial, normalmente em um escritório, e outra parte remotamente em casa ou no trabalho. Enfim, o comprometimento e seriedade, somada a absoluta transparência é a base de um eficiente trabalho em prol da coletividade. 

Alcy Maihoní
Ex-conselheiro da cidade de Nova Iguaçu-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário