terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Nova Iguaçu e seu Aeródromo


Município de Nova Iguaçu - RJ, capital da Baixada Fluminense necessita urgentemente de uma infraestrutura aeroportuária.

Por Alcy Maihoní

Objetivo é que se torne um pólo integrador. Todavia, Aeródromo encontra-se em ruínas, desativado, abandonado pelas autoridades, o que permite até entrada de animais. 

Um planejamento e reforma de excelência de acordo com as exigências legais e pronto: será num piscar de olhos a alavancagem do desenvolvimento econômico, social, turístico e cultural de toda a região iguaçuana e demais municípios da Baixada Fluminense. Vou bater sempre nesta tecla, até que Aeródromo esteja  plenamente em atividade e proporcionando mobilidade urbana, empregos e serviços a população. 

Vital importância um novo estudo e elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção do Aeródromo (PBZPA). Especialistas afirmam que a pista de 1260 metros (sem o hospital modular) é  possível a operação com aeronaves de 6.000 kg. Detalhe que inclusive a pista tem condições de ser aumentada em +- 250 metros. 

Outro potencial, estando reaberto é da possibilidade de possuir concessão para uma empresa privada com foco de cargas, já que existe alguns hangares ao lado da pista, próximo ao portão de entrada. 

*Alcy Maihoní - Ex-conselheiro de Políticas Urbanas de Nova Iguaçu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário