sexta-feira, 25 de agosto de 2023

De novo ocorrência de incêndio no Maciço Gericinó-Mendanha em Nova Iguaçu


Ontem (24), mais uma vez presenciamos incêndio na Área de Proteção Ambiental (APA) GERICINÓ MENDANHA. Bem próximo do Shopping da Pedreira, centro de Nova Iguaçu. Lamentável que autoridades representantes do município e do estado não conseguem dar solução definitiva de assegurar total defesa deste rico bioma, mesmo com todo recurso financeiro e tecnologia existente atualmente. Qual dificuldade existe no que tange aplicação efetiva de políticas públicas ambientais em nossa cidade?

A APA do Maciço Gericinó-Mendanha conforme seu Decreto n° 38183 em 03 de setembro de 2005 abrange a Serra de Madureira, morro de Marapicu, Gericinó e Mendanha.
Vale lembrar a respeito do objetivo da criação do Parque Estadual do Mendanha era de assegurar a proteção do ambiente natural da Serra do Mendanha e de suas paisagens.

A atividade de ocupação irregular e desordenada, exploração habitacional,  somada aos  frequentes incêndios criminosos, à qual todo iguaçuano sabem de que forma se inicia, faz com que toda essa região vem perdendo ao longo das últimas décadas sua riqueza ambiental. Não há proteção alguma por parte do Governo Estadual/INEA.

Infelizmente nós mortais cidadãos residentes, não recebemos a devida transparência ambiental. Isto é, as unidades de conservação localizadas aqui em Nova Iguaçu deveria utilizar nas suas tomadas de decisões o Registro de Ocorrência de Incêndio (ROI), que se trata de um relatório estratégico composto de dados onde qualquer pessoa poderia ter acesso. Tenho certeza que havendo um real perfil e diagnóstico destes frequentes incêndios iria sobremaneira otimizar a prevenção e combate a estes focos. Plano de Manejo carece de uma gama de ações práticas.
Enfim, cabe conselheiros destas APAS arregaçar as mangas em prol também da coletividade que vivem no entorno destas áreas, prestando contas de seus mandatos. Os bairros e sub-bairros são os que mais sofrem os impactos destas queimadas. Estação verão vem aí, e tragédias já estão pré-anunciadas.

Por Alcy Maihoní - Ex-conselheiro da APA Estadual Gericinó Mendanha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário