quinta-feira, 6 de junho de 2024

Escola Charter no Brasil


O que está acontecendo no Paraná NÃO é uma privatização da educação, mas sim uma Parceria Público-Privada para levar eficiência às escolas, nos moldes das Escolas Charters.
A ideia é conceder apenas a gestão administrativa à iniciativa privada, o ensino segue público e gratuito.
O projeto aprovado no Paraná, em meio a atos de selvageria de sindicalistas e vândalos, chama-se Programa Parceiro da Escola (Lei 345/2024).
A lei pretende implementar o modelo de gestão privada em 200 escolas da rede estadual que possuem baixo desempenho educacional e alta evasão - ou seja, uma tentativa de melhorar as PIORES escolas estaduais, menos de 10% da rede.
Agora vem o ponto forte da medida: a ideia é colocar as melhores escolas privadas do PR para cuidar das piores escolas públicas sem mexer 1 centavo no orçamento.
🔸 Fonte: Cris Monteiro - Vereadora de São Paulo

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Pelo que já li a respeito deste programa não haverá demissões de servidores e não será algo impositivo. Teremos  um efeito dominó fantástico na educação do país se não houver qualquer tipo de sabotagem política. Há anos que defendo da possibilidade tanto da rede estadual de ensino, como também da rede municipal a inclusão da Parceria Público-Privada (PPP). Estou certo que este programa dará ótimos resultados e quem sabe o Rio de Janeiro venha a curto e médio prazo também adotar mesmo procedimento.

Alcy Maihoní - Ex-coordenador do Fórum Popular de Educação de Nova Iguaçu -RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário