segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Escolas de Nova Iguaçu | Estranho fechamento com o prefeito

Nestas eleições 2020, em que o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa está com sua candidatura em andamento (e sendo julgado pelo TRE-RJ), visando sua reeleição. Meu estranhamento é de verificar que há alguns diretores (as) e ex-diretores (as) de escolas da rede municipal com fechamento de apoio, pedindo votos via redes sociais da internet.
Neste seu primeiro mandato é constatado um acumulo de insatisfações e de incertezas, cuja gestão vem empurrando com a barriga em dar soluções aos problemas graves existentes. Problemas estes de toda ordem e até relatadas de forma informal segundo pelos próprios docentes. Muitos que sofrem assedio moral no trabalho, se calam por medo de represálias.
As demandas são muitas, tais como: Falta de professores, estrutura física altamente precária dos imóveis, muitos deles alugados. Há dificuldades no transporte escolar, atrasos no pagamento de terceirizados que afeta a parte administrativa e operacional das escolas, entre outros.
Foi realizada uma licitação (2017/016.976) em dez/2018, cuja empresa vencedora iria realizar obras de reformas e manutenção em TODA A REDE, no valor de R$15.935.025,09. Todavia, prefeito ficou de atender inicialmente 30 unidades entre as 142 escolas existentes. Mas, a própria Secretária de Educação afirmou que há uma equipe de manutenção, porém não dá conta da rede toda. Entretanto, que equipe estava se referindo? Equipe própria da SEMED ou a equipe da empresa que ganhou a citada licitação?
Cadê a força tarefa de obras neste ano letivo e que não há aulas?
Se a figura não realizou nos três primeiros anos de governo com aulas e neste ano sem aulas, o caminho é a população pensar na renovação para os próximos quatro anos.  
Fato exposto, como então estes diretores e diretoras vem dar apoio a este prefeito que quase nada realizou de concreto em todo seu mandato?  Estão criando um abismo no que se refere gestão e participação familiar.
Penso ser uma covardia e desrespeito com o corpo docente, discente, com os pais de alunos e com os alunados este tipo de fechamento aberto e escancarado em troca do não sei o que.

Alcy Maihoní
Ex-conselheiro de educação 
segmento pais de alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário