segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Votos BRANCOS e NULOS:

Devemos esclarecer a população que será considerado eleito (a) presidente o que tiver a maioria absoluta de votos, NÃO computados os em BRANCO e os NULOS. Então aqueles que afirmam “não voto em nenhum deles” no momento é irrelevante.
Vejamos agora o que diz o Código Eleitoral, em seu art. 224: “Se a nulidade atingir mais da metade dos votos do País nas eleições presidenciais,..., julgar-se-ão prejudiciais as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias.” A questão que coloco aqui é que penso na questão do voto NULO: _É errado incutir nas pessoas que votar NULO é jogar no lixo o voto. Vamos esclarecer que  o voto NULO indica que o eleitor não aprova nenhum dos candidatos, enquanto o BRANCO indica a aprovação por todos, indiferente de quem seja eleito.
Votar NULO também é uma opção política, é dizer que não estou satisfeito com nenhum dos dois candidatos. Porque tenho que seguir a regra de votar no menos...Pior? Vamos respeitar a OPÇÃO dos eleitores em votar NULO ou em BRANCO, mesmo que tenhamos já feito nossa opção.
É certo que lutamos muitos anos pelo direito ao voto, mas repito: É certo votar naquele menos... Pior?

Deveríamos lutar por termos em nosso País a liberdade de ir ou não ir as urnas, é o caminho correto, mesmo que tenha que levar mais 20 (vinte) anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário