domingo, 22 de janeiro de 2017

Informação e Sistema de bloqueio do acesso às vias alagadas.

Por Alcy Maihoní Rodrigues
Investir maciçamente em campanhas de educação:
Quanto mais lixo é depositado incorretamente pela população, maior é o risco de entupimento das bocas de lobo e galerias da cidade. Embora, a maior causa das enchentes seja os sedimentos sólidos que deslizam das encostas.Este é o primeiro passo a ser dado e que a prefeitura (gestões passadas) ainda, não assimilou esta regra, quanto mais o povão.
Segurar a água:
Nova Iguaçu possui muita área verde, porém no quesito REFLORESTAMENTO deixa até hoje à desejar. Urge também que seja alterada a legislação municipal sobre as edificações. O poder público tem que exigir contrapartidas sobre empreendimentos privados.
Os processos de drenagem precisam ser pensados para toda a cidade e não somente nos locais de redutos eleitorais de vereadores e deputados. 
Outro assunto, que quero dizer referente a bloqueio é simplesmente para evitar que os veículos sejam arrastados e dar condições das equipes de resgates e socorro, transitarem tranquilamente. 
Áreas de risco:
Alguns gestores costumam pensarem logo em pagar aluguel social (quando há verba), destinado a transferência das famílias que moram nas proximidades de córregos (até é louvável), porém, ideal é haver um programa municipal para recuperação destes córregos. Outra, prefeito, vereadores e deputados tem que levantarem suas cabeças e enxergarem a perigosa situação das nossas encostas.
Enfim, há um absurdo descaso do Estado e das prefeituras passadas, no que se refere a não intervenções estruturantes na prevenção e manutenção contra as enchentes. E o resultado é estes grandes transtornos, toda vez que chove forte por meia hora, em nossa cidade. Pior que soluções existem. 
Vamos ver, daqui para frente como será este novo Plano de Contingência, que ora esta no forno, deste atual governo municipal. E como se dará a integração com o Estado/INEA.
Créditos das fotos: Vereador Marcelo Lajes
Alcy Mahoní Rodrigues é integrante do Comitê de Acompanhamento de Obras (CAO) do Rio Botas/Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário