quinta-feira, 21 de setembro de 2017

A politica e gestão educacional da cidade de Nova Iguaçu

Por Alcy Maihoní
Venho realizando um trabalho social e voluntário na área da educação desde 2005, e declaro que, fico preocupado com a alta precariedade das pouquíssimas creches comunitárias e das atuais 151 escolas da rede municipal. 
Tenho uma visão macro do triste panorama da realidade do município, no que tange esta política publica. E mais uma vez, em plena audiência pública de educação que abordou sobre o Plano Municipal de Educação - 2015/2025, comprovou tamanhas irregularidades, expostas pela plenária, conforme suas muitas indagações. Digo, sem pestanejar que se a prefeitura juntamente com a câmara de vereadores não aprovarem e sancionar a estrutura e logística de forma permanente do já existente FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - FME, dando condições favoráveis a curto e médio prazo direcionado ao Sistema Municipal de Ensino, todas as ações em andamento ou que vierem serem planejadas serão classificadas como paliativas. Será isso que as comunidades escolares desejam? 
O futuro educacional dos estudantes não pode ter como regra ações fragmentadas como vem ocorrendo ao longo de muitos anos. Para concluir, o Sistema Municipal de Ensino, possui cláusulas nítidas de fortalecimento das unidades escolares, creches comunitárias e conveniadas, via FME de forma autônoma e independente, não precisando assim a prefeitura pedir respaldo ou permissão burocrática ao Ministério da Educação ou qualquer outro órgão da União.
Alcy Maihoní - Coordenador geral
Fórum Popular de Defesa da Educação de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário