quarta-feira, 5 de setembro de 2018

VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES PELA ÓTICA DE UM PAI DE ALUNO.

Por Alcy Maihoní
Problema sério este da falta de incentivos para que ofício de professor se torne mais atraente. Sabemos que salários mais altos não bastam, é necessário que se criem políticas específicas para o magistério.
Em nosso Plano Municipal de Educação (2015-2025), possuimos 8 (oito) importantíssimas estratégias (meta 17) que visa garantir a valorização e qualificação profissional...Mas, cadê resultados a curto e médio prazos? PME foi sancionado em junho de 2015. Vamos todos nós acompanhar e monitorar o plano.
Vale destacar que um ensino de qualidade se baseia num bom professor. Não apenas, mas, sem ele, nada se consegue. Há iniciativas que visualizo nesta direção em políticas educacionais e o PME é uma delas: para melhoria de salários, condições de trabalho etc. Mas, como tudo na educação, por maior que seja o esforço, parece insuficiente diante das enormes carências. 
Entretanto, não mais podemos admitir que a trajetória da perda de prestígio do professor na sociedade seja assim de forma avassaladora. Nova Iguaçu não pode deixar de lado fatores como treinamento e avaliação. É preciso também que o magistério entre nas aspirações profissionais dos melhores alunos. Esta na hora da Secretaria Municipal de Educação, venha constituir um fórum permanente com representação do Município e dos trabalhadores no que tange piso salarial e adequação do plano de Carreira. E o Conselho de Educação, como também o Fórum Popular de Defesa da Educação pode assessorar tranquilamente neste campo. Aquele professor (a), que esta lá na sala de aula da unidade, situada na periferia deve saber que não esta isolado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário