domingo, 26 de março de 2023

Rio Grande do Norte tem estratégia de segurança pública, mas não possui gestão competente

Rio Grande do Norte, possui a Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESPDS), além do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESP 2022-2031)”. 

O vice-governador avalia positivamente as diretrizes apresentadas destacando, entre outros pontos, a busca pelo aprimoramento do Susp, “permitindo a governança das ações de segurança pública nos três níveis de governo, tendo o governo federal na coordenação do sistema, com integração de informações e aperfeiçoamento de estratégias, de modo a garantir interface com o Sistema de Justiça, objetivando a redução da criminalidade e da impunidade”. (LOBREGATTE, Priscila - 2022)
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: De acordo com informações da imprensa local o estopim da crescente escalada de violência foi as más condições dos presídios daquele Estado. Nas vistorias realizadas por um órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania verificou existência de torturas físicas e psicológicas, falta de alimentação, superlotação, entre outras violações dos direitos. Acontece de que adianta a LEI DO SUSP e outras, ser implementada numa cidade, se basta uma deficiência ou incompetência de gestão, numa determinada área, para por em terra qualquer boa diretriz apresentada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário