sexta-feira, 7 de abril de 2023

Pausa de um ciclo de lutas na área da Educação Pública Iguaçuana e que durou mais de uma década.

Por Alcy Maihoní
[maihoni.alcy@gmail.com]

Na Ata da Assembleia do Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu de 2011, por unanimidade fui eleito Coordenador Geral deste fórum e que faz parte do Sistema Municipal de Educação da cidade, que aliais permanece na atualidade único em todo o Estado do Rio de Janeiro. Antes disto, estava no Conselho Municipal de Educação, com passagens no Conselho de Alimentação Escolar, Cacs/Fundeb e sendo o 1° Diretor de Educação do MAB - Federação das Associações de Bairros de Nova Iguaçu. 
Destaco para quem não sabe que o trabalho voluntário, como o próprio nome diz, é um trabalho sem remuneração, onde o voluntariado dedica seu talento e tempo para ajudar outras pessoas e o fiz por mais de uma década neste campo de  política pública educacional.
Foram inúmeras lutas, debates e discussões em defesa de uma educação pública de qualidade, mais igualitária, inclusiva e estruturada em todas as etapas do ensino.

HOJE: Estando focado num novo trabalho profissional e mergulhado nos estudos de graduação, fiquei sem tempo disponível para manter este serviço voluntário e de participar de assembleias, eventos políticos e sociais. 

COMUNICADO: A quem interessar possa, que estou renunciando de livre vontade e espontânea a esta função de Coordenador Geral, a qual se encerraria o mandato em 2025. Como também o meu desligamento no Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu. Sou muito grato aos dirigentes de instituições que ao longo deste tempo confiaram no meu trabalho me colocando sempre de frente da coordenação desta importantíssima instância popular. 
E por questões de ética e de gratidão estive ontem (6), na sede do MAB - Federação das Associações de Bairros de Nova Iguaçu em reunião com o Secretário João Luís e Prof. Alexandre, Diretor de Educação entregando em mãos todos os documentos relativos ao Fórum e após conversamos sobre a atual situação da educação da cidade. Certo de que o MAB dará continuidade inserindo novas instituições da Sociedade Civil Organizada e pessoas idôneas, sérias e compromissadas no fórum e nos conselhos participativos de controle social e de fiscalização relativo a educação. Possuo esperança e fé de que um dia Nova Iguaçu possua estruturado seu Fundo Municipal de Educação que será de fato um divisor de águas na rede municipal de ensino. A Lei n° 4059 existe desde 2010, porém estranhamente até hoje, está somente no papel, mesmo sendo atualizado e aprovado pelo Conselho de Educação em 2018.
Para concluir não digo fim, este meu afastamento oficial, porém significa uma pausa.
Todavia, permaneço figurinha fácil nas minhas redes sociais expressando meus comentários nas questões da política pública iguaçuana.

Um comentário:

  1. Caríssimo Alcy, para mim sempre foi um prazer e um aprendizado esses momentos que lutamos e refletimos juntos questões importantes em favor da educação.
    Desejo que alcance o que almeja, pois é merecedor.

    ResponderExcluir