domingo, 19 de maio de 2024

Chegada da Guarda Municipal de Nova Iguaçu no ano de eleição para prefeito.

Formada Guarda Municipal de Nova Iguaçu
Fotomontagem em destaque arma Taser ( não letal).
Crédito das fotos extraído do site da prefeitura Nova Iguaçu

Enfim, a Prefeitura de Nova Iguaçu, na pessoa do prefeito Rogério Lisboa, formou, na quinta-feira (16) a 1° Turma de guardas municipais, com 31 formandos. Segundo seu secretário de Segurança Pública, tenente-coronel Fernando Bastos, "até o fim do ano, a Guarda Municipal deve convocar 100 guardas municipais previstos no edital". "Tenho orgulho de nossos agentes, que estão capacitados para cuidar de nossas escolas e do patrimônio público de toda a cidade" (Lisboa, Rogério - 2024).
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Neste primeiro momento, antes que se tenha o efetivo concluído, até concordo que utilizem armas não letais. Contudo, importantíssimo que a Guarda Municipal esteja devidamente transformada em polícia treinada e armada para o combate ao CRIME, em trabalho conjunto com a PM, em consonância com a Lei Federal n° 13.022/2014.
Sabemos que Nova Iguaçu é o maior município da Baixada Fluminense, e o 4° maior da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em área. Com sua área de 520,581 km², cuja população total 785.867 (Censo IBGE - 2022), a GM, na minha opinião deveria ser iniciada com no mínimo 300 guardas.
Outro fator é a implementação urgente do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM Segurança) com reuniões mensais tendo participações de dirigentes Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Bombeiros, Ministério Público, Guarda Municipal, entre outros. Inclusive vale relembrar que tudo isto foi debatido lá atrás na gestão anterior dentro do Conselho Municipal de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania de Nova Iguaçu (CONSEG- NI), e ventilado diversas vezes nas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (CCS-NI). Espero que futuro Prefeito ou Prefeita e a nova safra de Vereadores tenham forte olhar no que tange esta guarda. Urge tolerância ZERO com a desordem urbana, dar fim com ocupação de calçadas, extinguir cracolândia existente no entorno da rodoviária, pontos ilegais de comércio e receptação de mercadorias roubadas.
Na política pública de EDUCAÇÃO: que se tenha projeto de proteção permanente junto a PM, não só fisicamente mas também com palestras, auxílio aos pais de alunos, enfim envolvimento geral em prol dos alunados.

*Alcy Maihoní Rodrigues - Ex-conselheiro do CONSEG-NI e do CCS-NI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário