quarta-feira, 2 de outubro de 2024

População iguaçuana sofre horrores nos pontos e terminais de ônibus

Passageiros se definhando no calor, busca sombra até na perigosa traseira de ônibus

Por Alcy Maihoní Rodrigues

Nesta quarta-feira, 02 de outubro, as 11h estava esta mãe com seu filho cadeirante, buscando sombra no terminal de ônibus da linha Palmares, da rua Dr. Thibau, centro de Nova Iguaçu, tendo a intenção de embarcar e buscou na sombra refletida da traseira do ônibus o "alívio" para seu menino.
Todavia, num sol a pino, no dia mais quente do ano, terminal até hoje absurdamente não possui nenhuma cobertura e bancos de espera. Lá se vão 8 anos em que a população padece de falta de dignidade por parte da prefeitura. Para piorar, quando motorista chegou e deu a partida, do cano de escapamento saíram as nocivas emissões poluentes para cima das pessoas que estavam na fila e atingindo também o menino cadeirante. Sabemos que esta poluição está diretamente relacionada a doenças como hipertensão e problemas respiratórios, sobretudo em crianças e idosos.
Ideal que estas empresas concessionárias do serviço público de transporte coletivo que atuam dentro do território, fossem obrigadas primeiramente em adotar um Programa de Controle da Poluição do Ar e que junto a prefeitura, numa tarefa compartilhada construíssem abrigos padronizados em todos os pontos de ônibus e de seus terminais.
Que a futura nova safra de vereadores e prefeito tenha essa atenção.

* Alcy Maihoní Rodrigues - Ex-conselheiro de Políticas Urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário