quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mobilização nas Bases Comunitárias já!

NegritoGrupo Fé e Compromisso

Foi realizada ontem (29/07) quarta-feira, as 18h30min, com encerramento as 21h30min, a reunião de Acompanhamento de Política Publica no município de Nova Iguaçu, idealizada e organizada pelo Grupo Fé e Compromisso, com diversas Lideranças locais e Instituições não Governamentais. O local escolhido foi a Catedral de Santo Antônio – Diocese de Nova Iguaçu.

Num clima de completa harmonia e integração tendo como principais temáticas a Saúde e Educação foi aberta a reunião tendo o convidado especial, Sr. Daniel Napoleão (Vice Presidente do MAB – Federação das Associações de Bairro da Cidade de Nova Iguaçu), que num breve relato discorreu sobre diversos assuntos, entre eles sobre a importância da mobilização e do Controle Social, dos Conselhos Municipais e formas de controle.
Eu Alcy, fiz um pequeno comentário de que precisamos elaborar um documento e enviar a Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público pedindo uma sindicancia das contas da Prefeitura nas pastas da Saude e Educação, porque tem pessoas morrendo por falta de atendimento e muitas crianças ainda fora das salas de aula. Reuniões são boas e devem ser abundantes, porem temos que partir mais para a ação, não dá mais para esperar, a situação é crítica nestas áreas.

Vários outros companheiros tambem, tiveram a palavra e muitos assuntos vieram à tona, enriquecendo a reunião, aonde aqui, irei resumidamente relacionar destacando os pontos negativos, positivos e os desafios do movimento comunitário atual e que mais adiante deveremos formar um Comitê de Políticas Públicas de Educação e Controle Social, para pressionar as autoridades do executivo e legislativo a realmente trabalhar em prol do Cidadão (ã), que os elegeram para este fim.

Pontos negativos: Desarticulação, desorganização, multiplicidades de eventos (Conferencias – fóruns), desigualdades de condições nas disputas políticas entre os movimentos sociais e os representantes dos governos; realidade social do povo.

Pontos positivos: Diversidades dos atores sociais, articular os movimentos sociais em um espaço comum p/as disputas políticas (comitê – fórum), Ampliar nas bases o debate a organização da mobilidade do povo.

Desafios: Mobilização, realizações de políticas de massa, promover assembleias populares por bairros.

Nota: Próximo encontro informal será no dia 08/08 as 13h00min, na sede do MAB, para daí agendarmos, outro dia para compor os membros do Comitê de Acompanhamento.

Relação das instituições participantes, relacionarei posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário