domingo, 23 de agosto de 2009

Coleta Seletiva

Nova Iguaçu terá mais pontos de coleta seletiva



A implantação da coleta seletiva solidária em Nova Iguaçu foi o tema da palestra realizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura (Semam), em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), na tarde desta quarta-feira, 19 de agosto, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A reunião teve como objetivo formar um grupo que irá acompanhar a implantação da coleta seletiva nos Eco Pontos. A meta inicial é criar nove Eco Pontos, que provavelmente serão montados em escolas, órgãos da administração municipal, condomínios ou instituições privadas interessadas.

Cerca de 85 pessoas entre representantes de ONG’s, cooperativas de reciclagem, associações de moradores [na qual participei sentado na primeira fila] e empresas que realizam programas de responsabilidade social assistiram a palestra, que foi ministrada pela Gerente de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Pólita Gonçalves. O grupo se encontrará pelo menos uma vez por mês, durante seis meses. Neste período serão expostas as estratégias para ampliar a atuação do grupo, promover a divulgação do projeto na cidade e apresentar os resultados alcançados. A capacitação é uma das ações da Política Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos que será implantada na cidade após a conclusão de algumas exigências.

Para o subsecretário de Meio Ambiente, Sérgio Ricardo Silva, é muito importante a participação de diferentes setores da sociedade na implantação do projeto. “Estou muito satisfeito com a diversidade de setores representados aqui. Isso mostra que a população de Nova Iguaçu tem responsabilidade com o meio ambiente”, disse animado.

Os integrantes do grupo serão os multiplicadores do projeto, mas os iguaçuanos interessados em implantar a coleta seletiva em algum ponto da cidade podem solicitar uma visita técnica na Semam, que fica na sede da Prefeitura de Nova Iguaçu - Rua Athaíde Pimenta de Morais, nº 528, no Centro. Mais informações através do telefone 2667-1252.

Comentário: A proposta deste curso é interessante, senti boa vontade do INEA e da Prefeitura em atender de forma uniforme e transparente a classe dos catadores de recicláveis, tão discriminada e exclusa das políticas públicas, resta verificar se realmente o Poder Publico tem tecnologia para atender esta demanda, o Eco Ponto já deveria ter sido implantado há muito tempo em nosso município. Não vejo com bons olhos implantar Eco Pontos nas escolas, devem-se escolher locais mais apropriados.

2 comentários:

  1. Concordo q ñ deveria haver eco pontos nas escolas, mas p iniciar devemos deixar acontecer p depois realizar alterações. Pois se for verificado aumento na demanda e o local ñ atender, aí sim trocá-lo. Sugestão: após a implantação dos eco pontos, iniciar uma pesquisa d locais mais apropriados caso haja a necessidade d mudança. Vou explicar pq: qndo envolve órgãos públicos, tudo leva à dificuldade. Então p evitar q se perca mais tempo p a implantação dos eco pontos, deve-se deixar q tudo tenha início p depois ir fazendo os ajustes. Qnto a tecnologia, tenho certeza d q o poder público tem, só q como sempre temos q ficar cobrando e acompanhando todo o andamento d qq proposta ou projeto. Vou continuar acompanhando, e sempre q me sentir c capacidade p tal, darei opiniões e sujestões.
    Butterfly.

    ResponderExcluir
  2. A coleta seletiva é benvida, mais o povo iguaçuano, deveria em primeiro, alertado para seus direitos sobre a coleta de lixo normal, pois na cidade de Nova Iguaçu, ela é feita de maneira muito precaria, pela Greenlife, está empresa montada por um ONG, sediada em Brasilia, é muito seletiva, não gosta de recolher o lixo quando as ruas são de piso de barro, obrigando o povo a joga o lixo a ermo, ocasionando verdadeiros transtorno a nossa cidade, que é pessimamente recolhido por outra empresa, que não tem o maquinario necessario para presta este serviço. Precisamos (o povo) precionar as autoridades a partir da EMLURB.
    Para saber mais sobre coleta de lixo acesse www.amafiadolixo.blogspot.com - www.blogjaymelima.blogspot.com - www.giamonami.blogspot.com

    ResponderExcluir