quinta-feira, 30 de agosto de 2012

APA EM CHAMAS, DESTRUIÇÃO AO MEIO AMBIENTE É ROTINA

INSTITUTO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE - INEA ESTÁ CIENTE, IGUAÇUANOS CLAMAM POR PROVIDÊNCIAS.
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE NOVA IGUAÇU, ATÉ QUANDO, CONVIVEREMOS COM ESSA PRÁTICA DANOSA AO MEIO AMBIENTE?
Serra de Madureira, rotina de queimadas em Nova Iguaçu deve ser contida em toda sua extensão e não limitada ao Parque Municipal.
Constantemente moradores da região se depara com a Serra em chamas.
Fotos tiradas recentemente na altura do bairro Marco II, próximo a UNIG. No Bairro Danon, ao lado da PEDRA BRANCA, grande área foi destruida semana passada e pode ser vista até na Dutra. 
Fotos tiradas por conselheiros do Conselho Gestor da APA-Gericinó Mendanha

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

OBRAS NO BAIRRO DANON, PROJETO IGUAÇU VEM AÍ!!!

Alcy Maihoní diz: "UMA LUTA QUE DUROU MAIS DE 4 ANOS, ENFIM BAIRRO DANON SERÁ CONTEMPLADO COM AS INTERVENÇÕES DO PROJETO IGUAÇU. PELO MENOS VALE O QUE ESTÁ ESCRITO LOGO ABAIXO, POIS NÓS MORADORES SÓ IREMOS ACREDITAR DE FATO, QUANDO OLHARMOS OPERÁRIOS E MÁQUINAS EM NOSSAS RUAS." 

OBRAS DE CONTENÇÃO DA ENCOSTA DA SERRA DE MADUREIRA
DESASSOREAMENTO DOS VALÕES (sentido Jd. Palmares e Jd. Nova Era)
OS PAIS DAS CRIANÇAS (OBRAS), SE DEVE A ALGUMAS LIDERANÇAS DE BAIRROS E NÃO POLÍTICOS  DA REGIÃO, QUE FIQUE BEM CLARO ESTÁ QUESTÃO.
Rio de Janeiro, 24 de agosto de 2012.
OFÍCIO INEA/DIRAM Nº 1.010/2012

ÀS COMISSÕES LOCAIS DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO IGUAÇU

Seguem as informações demandas através de relatório elaborado pelas Comissões Locais de Acompanhamento do Projeto Iguaçu.
Atenciosamente,

Irinaldo Cabral
Coordenador do Projeto Iguaçu

Demandas - Nova Iguaçu

Valão Nova Era

·    Encosta da Serra de Madureira: Construção de barreira para contenção de blocos de rocha (50m de comprimento), com trilhos de 2m de altura, chumbados em base de concreto, e instalação de barreira de amortecimento constituída de pneus usados.

·         Montante da travessia sob a primeira Rua (Rua Projetada): Construção de uma barreira para contenção de blocos de rocha (50m de comprimento), com trilhos de 2m de altura, chumbados em base de concreto e instalação de barreira de amortecimento constituída de pneus usados.

·         Entre a Rua Projetada e Aramis (Rua da Serra): Remoção de pedras do leito e regularização do talude das margens.

·         Entre Rua Aramis e montante: Retirada de blocos rochosos do leito e regularização dos taludes das margens.

Valão Palmares (Bairro Danom)

·         Montante da travessia sob a primeira Rua (Rua Projetada): Construção de arco de proteção (50 metros de comprimento) com trilhos chumbados em bloco de concreto.

·    Comendador Soares: A partir da Rua Anhanguera, cortando a linha férrea Supervia, atravessando a Rua Bairro Ouro-Verde, Ouro-Preto, até Jardim Pernambuco.

·        Bairro Cerâmica Rua José Luiz Pereira, Estrela Rua das Mangueiras, Chaminé, Corpus Christi, Magé Soares, atravessando a Dutra. Resposta: Estas obras deverão ocorrer na 2ª fase do PAC 2.

·         Rio Botas - Retirada e reassentamento das famílias em situação de risco às margens do Rio. Resposta: O reassentamento das famílias que moram nas margens do rio Botas deverá ocorrer com a construção do conjunto habitacional pelo Programa Casa Minha Vida.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

CRIME AMBIENTAL A CÉU ABERTO. VAMOS DIZER NÃO AO CORTE DE ÁRVORES AO LONGO DA VIA FÉRREA OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR

DIANTE DAS BARBAS DA POPULAÇÃO, CORTE DE MAIS
DE 70  ÁRVORES COM MAIS DE DUAS DÉCADAS DESAPARECERAM
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE NOVA IGUAÇU DIZ QUE FOI POR CAUSA DE CUPIM. 


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

DANON ESTÁ NO MAPA DE OBRAS

NÃO É CAMPANHA ELEITOREIRA É PROJETO ESTADUAL CONSOLIDADO.

MAS NÓS MORADORES TEMOS QUE COBRAR E MONITORAR, SENÃO CORREMOS O RISCO DE FICARMOS DE FORA DO PROCESSO.
OBJETIVO: TRABALHO DE CONTENÇÃO DA ENCOSTA E MELHORIAS NOS VALÕES (Rua Perseverança e Rua Julio Cesar)

VAMOS EXIGIR PRESENÇA CONSTANTE DOS TÉCNICO DA CEDAE E GARANTIAS DE NÃO HAVER INTERRUPÇÕES DO FORNECIMENTO DE ÁGUA, QUANDO DO INICIO DOS TRABALHOS.
♦ Obras do Projeto Iguaçu/PAC 2 em Nova Iguaçu estão para chegar, vamos ficar de olho, bairro Danon está inserido no Projeto.
Dia 30/08 quinta-feira, as 10h no MAB, mais uma reunião com a presença de representantes do INEA.
Alcy Maihoní – representante do Fórum Regional Projeto Iguaçu/PAC

Coordenadores da Casa de Cultura da Baixada Fluminense encarregados do trabalho  sócio ambiental junto ao INEA. Na mesa Letícia Oliveira e ao centro Delmar José Reunião do dia 20/08 na sede do MAB, reiniciando o debate sobre os novos membros dos Comitês Locais de Acompanhamento (CLA) de Nova Iguaçu.
Eu, Alcy com Gilvoneick (APEDEMA) e ao centro Delmar (Casa da Cultura)
Com Andrea Mendonça (Líder Comunitária de Morro Agudo) e Letícia (Casa da Cultura)
Com Henrique Diniz (Diocese de Nova Iguaçu) e Letícia (Casa da Cultura)
OS MEMBROS DO CLA, IRÃO MONITORAR, ACOMPANHAR AS OBRAS ESTRUTURAIS DO PROJETO IGUAÇU/PAC EM NOVA IGUAÇU.
Observação: Obras paliativas em Nova Iguaçu, NÃO!!! Desejamos QUALIDADE.

DE BLOG, PARA BLOG: Combate as queimadas em Nova Iguaçu

Guarda Ambiental apaga fogo na Serra de Madureira
A equipe da Guarda Ambiental de Nova Iguaçu conteve um incêndio de grandes proporções na Serra de Madureira nesta semana. Os focos atingiram boa parte da mata do Parque Natural Municipal. Os agentes conseguiram apagar o fogo com abafadores e bombas costais, mas infelizmente 18 hectares de vegetação foram afetados pelas chamas. “A Guarda foi constituída para atuar na preservação da Natureza, seja de forma corretiva, preventiva ou repressiva”, disse Ediraldo Matos, secretário de Meio Ambiente e Agricultura.

O chefe da Guarda Ambiental, Edgar Martins, destacou o desempenho dos comandados. “Apesar de o fogo ter consumido uma grande parte da Serra, nossa equipe vem fazendo um trabalho de prevenção e combate bem eficaz, pois na mesma data, no ano anterior, a região estava bem mais prejudicada”, comentou. Para denunciar incêndios criminosos em matas ou florestas, basta ligar para 3770-5990 ou 3765-3999. É importante ressaltar que o autor de queimadas está sujeito a pena de 2 a 4 anos de reclusão, além de multa. 
às  

Um comentário:

  1. Parabenizo o chefe da Guarda Ambiental, Edgar Martins vem realizando um ótimo serviço, mesmo possuindo pouquíssima equipe numa área tão extensa.
    Conselheiro da APA- Gericinó Mendanha - Serrra de Madureira

UNIDADE DE POLÍCIA AMBIENTAL

AS OPERAÇÕES QUE ESTÃO OCORRENDO NO PARQUE ESTADUAL PEDRA BRANCA, PODEM SER AMPLIADA AO GERICINÓ-MENDANHA – ÁREA DE NOVA IGUAÇU.
Conselho Gestor da APA-Gericinó Mendanha – Serra de Madureira

Unidade de Polícia Ambiental completa uma semana no Parque da Pedra Branca

Com uma semana de operação, a Unidade de Polícia Ambiental (Upam) do Parque Estadual da Pedra Branca já recolheu 19 cavalos, apreendeu 14 armas e farto material de caça, além de munição de diversos calibres. Nesta quinta-feira (23), um foco de incêndio na vertente Catonho do parque foi controlado, graças à ação de parte dos 38 homens da Upam e de guardas-parque. Na operação, um homem foi preso.
- A Upam está funcionando muito bem. Ela promove segurança e valoriza o ecoturismo. Com a unidade, poderemos aumentar expressivamente o número de visitantes do parque, que ocupa 10% do território do município - disse o coronel José Maurício Padrone, chefe da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais, da Secretaria do Ambiente.
De acordo com o administrador do parque, Alexandre Pedroso, os maiores problemas enfrentados na unidade são construções irregulares, caça predatória, tráfico de drogas, atuação de motociclistas, cultivo de plantas indevidas e criação irregular de animais.- Com a Upam, a fiscalização é muito mais intensa, permitindo não apenas coibir, mas prevenir todo tipo de crime, seja ambiental ou não - afirmou Pedroso.
Com 12,5 mil hectares (o equivalente a três Parques Nacionais da Tijuca), o Parque da Pedra Branca já teve seu plano de manejo entregue ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a previsão é de que seja aprovado até o fim do ano. O documento ajudará o Estado a ter maior controle sobre o território e balizará ações e investimentos.
Além disso, a partir de janeiro de 2013, o Inea vai destinar mais 25 guarda-parques à unidade, que já conta com 20 bombeiros-militares. Outra iniciativa é a confecção de um novo guia para as cerca de 30 trilhas do parque, que deve ficar pronto até janeiro de 2013 e ficará disponível também para download gratuito no site do Inea.
Todas as melhorias que estão sendo feitas na unidade pelo Governo do Estado visam também a atender ao aumento de público que ocorrerá devido aos grandes eventos esportivos internacionais que vão ser realizados no Rio, nos próximos anos.
- Nosso objetivo é chegar aos Jogos Olímpicos de 2016 com todas as áreas do parque devidamente recuperadas - disse o administrador. 
Fonte: Jornal do Brasil
24/08 às 06h27- Atualizada em 24/08 às 06h29

DEBATE EM NOVA IGUAÇU: AINDA SOBRE A RIO + 20

EU VOU!!!
"A REALIDADE NUA E CRUA SOBRE GESTÕES NA ÁREA AMBIENTAL CUJAS AÇÕES DESASTRADAS VEM AO LONGO DO TEMPO TRAVANDO O DESENVOLVIMENTO DE NOVA IGUAÇU. A POPULAÇÃO TEM O DIREITO DE ESTAR A PAR E SEM ILUSÕES TOMAR SUAS PRÓPRIAS ATITUDES MOBILIZADORAS SEM SER MARIONETES DESTA MÍDIA ECOLÓGICA." 


Alcy Maihoní - Conselheiro da APA-Gericinó Mendanha - Serra de Madureira


DIÁLOGOS PARA UM BRASIL 
SUSTENTÁVEL FRENTE AOS DESAFIOS 
DA HUMANIDADE NO SÉCULO 21

ÁGUA – BIODIVERSIDADE - ENERGIA - LIXO
AVANÇOS E RETROCESSOS PÓS RIO + 20

APRESENTAÇÃO

AVANÇOS E RETROCESSOS PÓS RIO + 20 
A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro em junho passado (Rio+20), nos deixa um legado de frustração e esperança.

FRUSTRAÇÃO
Em razão da ausência de compromissos concretos para a superação dos principais desafios para a sustentabilidade da vida no Planeta;

ESPERANÇA
Por nosso potencial de riqueza em recursos naturais estratégicos para o futuro da humanidade. Com objetivo de compartilhar iniciativas por um BRASIL SUSTENTÁVEL,  tendo como foco:

A preservação da água e da biodiversidade;
Produção de energias limpas de fontes renováveis;
Correta gestão do lixo como potenciais para geração de oportunidades, renda e inclusão social, a Diocese de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, recebe lideranças de organizações sociais, empresariais e autoridades governamentais de diversas partes do país.

MESA DE DIÁLOGOS 
POR UM BRASIL SUSTENTÁVEL

Participantes convidados: 

Leonel Rocha - Jornalista investigativo, repórter Especial da Revista ÉPOCA, homenageado com o Prêmio PARCEIROS DA PAZ E DA SUSTENTABILIDADE 2012-2016;

Eduardo Geraque - Jornalista, repórter da Folha de São Paulo especializado em meio ambiente e sustentabilidade, homenageado com o Prêmio PARCEIROS DA PAZ E DA SUSTENTABILIDADE 2012-2016;

Grupo SENPAR/Terras de São José - Pioneiro na adoção de tecnologia de reuso de água em assentamentos humanos, homenageado pelo Programa “PARCEIROS DA PAZ E DA SUSTENTABILIDADE 2012/2016”;

Altamir Andrade - Jornalista, Editor do Jornal “O VIZINHO” de Joinville, ganhador do Prêmio “PARCEIROS DA PAZ E DA SUSTENTABILIDADE 2012-2016” autor do livro “O GIGANTE ACUADO” que relata a luta do menor jornal do Brasil contra a contaminação ambiental provocada pela maior indústria de fundição da América Latina;

Professor Alexandre Pessoa - pesquisador em saúde pública da FIOCRUZ, participante do documentário “O VENENO ESTÁ NA MESA” que denuncia o uso indiscriminado de agrotóxicos na alimentação da população;

HAZTEC - maior empresa de lixo do Rio de Janeiro com forte atuação e problemas na Baixada Fluminense;

Gilvoneick Souza - Fundador e editor da Rede Ambiente TV, Coordenador da Assembléia Permanente das Entidades de Defesa do Meio Ambiente na Baixada Fluminense (APEDEMA-Baixada), participante da Cúpula dos Povos na Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;

Professor José Claudio (CHICÃO) - Reitor de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Âncora do documentário “BOMBA DE SEROPÉDICA 3” sobre o desafio do lixo nas cidades de Nova Iguaçu e Seropédica;

Leonardo Aguiar Morelli - Secretário Geral da DEFENSORIA SOCIAL, Coordenador Executivo da Agência Latinoamericana para El Desarrollo Sostenible e Correspondente da Agência BRASIL SUSTENTÁVEL, presente em mais de 30 países.

 DATA E LOCAL

01 de setembro de 2012, sábado, a partir das 08 horas no Auditório do Centro de Formação de Líderes Diocese de Nova Iguaçu – RJ (Avenida Dom Adriano Hypolito, 08 no Bairro de Moquetá, ao lado do SESC de Nova Iguaçu – RJ). 

domingo, 26 de agosto de 2012

NOVA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DO INEA

CONVIDAMOS OS MORADORES E LIDERANÇAS DOS BAIRROS QUE VIVEM NO ENTORNO DO RIO BOTAS – NOVA IGUAÇU

ASSUNTOS: PROJETO IGUAÇU/PAC 2/PAC DOS VALÕES/PROGRAMA LIMPA RIOS/ 
ALUGUEL SOCIAL/ MORADIA
Presença confirmada do Engenheiro Irinaldo Cabral, Coordenador Geral do Projeto Iguaçu

DIA: 30/08/2012 (segunda-feira)
HORÁRIO: 10:00 h
LOCAL: sede do MAB – 
Rua Dr. Athayde Pimenta de Morais,37- centro – NI

VAMOS TODOS JUNTOS BRIGAR POR SERVIÇOS ESTRUTURAIS E DE QUALIDADE, AFIM DE MINIMIZAR OS GRAVES PROBLEMAS DE ENCHENTES EM NOSSA REGIÃO.
ABAIXO OS BAIRROS QUE JÁ DEVERIAM ESTAR BENEFICIADOS COM ESTES PROJETOS E PROGRAMAS.

Agrupamento A:
Bairro da Luz; Comendador Soares; Danon; Jd. Nova Era; Jd. Palmares; Jd. Pernambuco; Ouro Verde e Rosa dos Ventos.
Agrupamento B: Cerâmica; Chacrinha; Jd. Iguaçu; Moquetá; Ponto Chique; Posse e Santa Eugênia.
Agrupamento C: Carmari; Engenho Pequeno; Jd. Tropical; Kennedy; Nova América; Rancho Novo, Viga e Vila Operária.
                                    
NOTA: Quem não residir nos bairros acima, mas têm parentes ou amigos que residem, favor faça chegar este convite aos mesmos para que compareça a esta importante reunião. É HORA DE O ESTADO OUVIR, NOSSAS VOZES, ESTE É O MOMENTO!

Está chegando o Projeto Iguaçu - fase 2 em Nova Iguaçu

PROJETO IGUAÇU
ENTENDA UM POUCO MAIS:
O Projeto Iguaçu é fruto da mobilização da sociedade civil organizada da Baixada Fluminense nos anos 90. Após mais de uma década, tendo em vista a necessidade de recuperar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população da Bacia Hidrográfica dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapuí, o governo consegue resgatar esse projeto através de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal e do FECAM (Fundo Estadual de Conservação Ambiental).

Convocação para as lideranças de bairros, por onde passa o Rio Botas:
Reunião com Representante do INEA na sede do MAB
Engenheiro Irinaldo Cabral
Coordenador Geral do Projeto Iguaçu/PAC 2
Dia: 30 de agosto de 2012
Horário: 10h
Local: MAB – Rua Dr. Atayde Pimenta de Morais, 37 – Centro – N.Iguaçu
Referencia: Próximo a Papelaria Atacadista Kalunga.

sábado, 25 de agosto de 2012

BALANÇOS INSTALADOS NO DANON

A comunidade e a associação de moradores agradecem, pela instalação dos balanços.
Muitas crianças e nenhuma praça municipal. Aqui no Danon são os moradores é que
tomam iniciativas em quase tudo,  governos mesmo tendo ciência, ignoram nossas necessidades básicas.
Moradores amigos de Fabinho Maringá conseguiram trazer alguns balanços para alegria das crianças. O local escolhido para a instalação foi a Rua Julio Cesar, esquina com a Rua Carmem Bittencourt – Danon.
Eduardo (Dudu do Danon) esquerda com seu amigo Fábio
autores do projeto de lazer para as crianças da região

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ROTINA DE QUEIMADAS NA SERRA DE MADUREIRA

ÁREA DO BAIRRO DANON. PERTENCE A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DE GERICINÓ/MENDANHA.
QUEIMADAS É CRIME AMBIENTAL, REGISTRO REALIZADO JUNTO AO INEA.
Última queimada ocorreu no dia 22/08 por volta das 17h, no Danon
PARTE ESCURA É A ÁREA DESTRUÍDA
Instituto Estadual de Meio Ambiente - INEA recebeu o registro.
Pequeno aviso para aqueles que praticam queimadas: Na Serra de Madureira, em 26/7 a Secretaria do ambiente devido a denuncias anonimas e fiscalização na área do Gericinó/Mendanha, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, fechou cemitério clandestino de carros, grande foi a repercussão. Um dia a casa cai.
O Núcleo de Incêndios uma das gerencias do Instituto Estadual de Meio Ambiente – INEA, já possui conhecimento e foi registrado está ocorrencia na área do bairro Danon.

Conselho Gestor da APA-Gericinó Mendanha 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PROJETO IGUAÇU/PAC 2 EM NOVA IGUAÇU

TRABALHO DE REESTRUTURAÇÃO DOS COMITÊS LOCAIS DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO IGUAÇU CONTINUA.

MAIS UMA REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA
DIA: quarta-feira, 29 de agosto de 2012
HORÁRIO: 10h
LOCAL: SEDE DO MAB

LIDERANÇAS POPULARES DE BAIRROS E ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DO ENTORNO DO RIO BOTAS, PARTICIPE DESTE ENCONTRO, VAMOS AJUDAR AS FAMILIAS QUE RESIDEM EM ÁREA DE RISCO E AS RIBEIRINHAS.

PRESENÇA CONFIRMADA: Engenheiro IRINALDO CABRAL, Coordenador do PROJETO IGUAÇU do INEA – Instituto Estadual do Ambiente.
Convocação: Letícia Oliveira – Coordenadora da Casa da Cultura – Centro de Formação Artistica e Cultural da Baixada.

NOTA: Associação de Moradores do Bairro Danon estará presente, vamos apoiar o Reflorestamento e Intervenções de Contenção da Encosta da Serra de Madureira e obras estruturantes nos valões.

ESCOLA NEWTON GONÇALVES FOI ASSALTADA NESTA MADRUGADA

FALTA DE SEGURANÇA NO ENTORNO DAS ESCOLAS EM NOVA IGUAÇU É COISA CRÔNICA.
Informações obtidas nesta manhã que a Escola Municipal Newton Gonçalves de Barros, situada no Bairro Jardim Nova Era, de madrugada sofreu assalto. Alunos estão retornando as suas casas, sem saber se haverá aulas amanhã. É por essas e outras que sou contra a permanencia de policiais dentro das unidades escolares, discursei ontem, no café comunitário do 20º BPM, em Mesquita. É no entorno das mesmas que as operações devem priorizar. Diretor de Educação do MAB

PROTEÇÃO A ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

RJ - SECRETARIA DO AMBIENTE FECHA CEMITÉRIO CLANDESTINO DE CARROS

SECRETARIA DO AMBIENTE FECHA CEMITÉRIO CLANDESTINO DE CARROS EM ÁREA PROTEGIDA EM CAMPO GRANDE

Rio de Janeiro - Cerca de 30 carcaças de carros foram retiradas hoje (26/07) de um cemitério clandestino de veículos na Área de Proteção Ambiental (APA) de Gericinó/Mendanha, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Promovida pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca; órgão da Secretaria de Estado do Ambiente), a partir de denúncias de pessoas que costumam fazer caminhadas pela unidade de conservação, a operação contou com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Comlurb e de policiais do 40º BPM (Campo Grande) e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).

Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, que acompanhou a ação, a APA de Gericinó/Mendanha é um dos ''pulmões'' da Região Metropolitana da cidade, pois abrange oito mil hectares de área protegida e muitas nascentes que desembocam no Rio Guandu-Mirim, que abastece cerca de 20 mil moradores da região.

- Não basta apenas criar unidades de conservação. Temos de protegê-las, garantindo o ecoturismo. Estamos retirando as carcaças, o cemitério será fechado e vamos instalar uma guarita e uma sede na entrada da APA de Gericinó/Mendanha. É inaceitável que um visitante, ao praticar sua caminhada pelas trilhas do parque, se depare com marginais atuando no desmonte de carros'', disse Minc, acrescentando que as sucatas dos carros vão virar insumo para siderúrgicas.

O secretário reafirmou que, em breve, serão instaladas Unidades de Policiamento Ambiental (UPAMs) nos parques estaduais. Inicialmente, essas UPAMs serão instaladas em cinco parques estaduais: Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio; Ilha Grande, no Sul Fluminense; Tiririca, em Niterói; Três Picos, na Região Serrana; e Desengano, no Norte Fluminense.

- Inicialmente, cerca de 200 policiais militares, provenientes do Batalhão Florestal, irão atuar nessas UPAMs. Esses policiais irão atuar dentro e no entorno dos parques estaduais para coibir crimes ambientais. Eles também irão apoiar as ações da Cicca em sua região de atuação - destacou o secretário, ressaltando que a meta é, em quatro anos, passar de 200 mil para 800 mil o número de visitantes nos parques estaduais.

Com auxílio de caminhões e de um trator, a equipe retirou cerca de 30 carcaças de carro de uma área situada no morro do Guandu, na Serra do Mendanha, na APA de Gericinó/Mendanha, em Campo Grande, Zona Oeste da cidade. Para simbolizar o fechamento do cemitério, a equipe passou uma corrente e um cadeado na entrada do caminho de acesso ao local.

- A operação foi desencadeada a partir de denúncias de pessoas que praticam caminhadas na APA. Para impedir o acesso ao local, vamos instalar bloqueios, com trilhos de trem, ao longo do trajeto e vamos aumentar a fiscalização - disse o coordenador da Cicca, José Maurício Padrone.

A APA de Gericinó/Mendanha possui diversos atrativos, como belas cachoeiras, poços naturais, trilhas, grutas, rapel na Pedra da Cotenda, alguns sítios históricos e, com destaque, a cratera do vulcão de Nova Iguaçu.

A APA de Gericinó Mendanha foi criada em setembro de 2005 com área de 105 km² e está situada entre duas grandes regiões urbanas densamente povoadas: a Baixada Fluminense, englobando os municípios de Nova Iguaçu e Mesquita, e a Zona Oeste do Rio. Neste contexto geográfico, o seu entorno abrange 15 bairros de três municípios: Nova Iguaçu (Centro, Caonze, Da Luz, Jardim Alvorada, Dannon, Jardim Cabuçu, Valverde, Marapicu, Km 32 e Paraíso); Mesquita (Centro, Santa Teresinha e Chatuba); e Rio de janeiro (Bangu e Campo Grande).

Fonte: SCS-RJ
26-07 20:49

ÁREA DO VULCÃO – VERGONHA

Conselheiros da APA vistoria trecho da Serra de Madureira
Ao término da reunião ordinária do Conselho Gestor da APA Gericinó Mendanha, ocorrida ontem (21), na Sala Verde – Mesquita, Eu, Alcy Maihoní (Conselheiro), Marcelo Soares (Chefe da APA) e Walter Luiz (Secretário), com proposito a vistoriar um trecho da APA e em viatura do INEA, subimos a Serra de Madureira, na área chamada “Tatu Gamela”, Rua Luis Vargas Fernandes - K-11. Em seguida nos dirigimos ao Vale do Levi, Rua Miguel Teixeira – Marco II, atrais da famosa Embelezze.
Subimos a trilha do Vulcão, bem proximo a Cratera, a trilha se chama estrada da Contenda (onde no passado havia Kilombo) posteriormente retornaremos para fincar algumas PLACAS INDICADORAS.
Triste e vergonhosa situação encontrada: Onde existe um dos afluentes do RIO BOTAS, existem muitas casas em situação de risco. Moradora local reside desde 1972, hoje com 49 anos nos informa que no passado existiam cachoeiras, a água era farta, abundante, hoje se verifica apenas um filete de água, onde existe até piscina para criação de patos. A área está muito degradada, o lugar é bonito, porem é triste ao mesmo tempo, quanto a fábrica, na parte de trais, construiram um grande e comprido  muro sobre o Rio Botas que na verdade se transformou em estreita vala. Agora entendo mais a fundo o tamanho do estrago, causado pela tromba d’água de 2006 no bairro Marco II.
Saímos de lá perplexos e já tendo a iniciativa de buscar uma forma de puxar uma força tarefa com intuito de ações conjunta de fiscalização preventiva entre Prefeitura, Inea e Conselho. Através do PAC reivindicar o devido reflorestamento da área degradada. Cabe a prefeitura a parte da fiscalização do uso do solo, trabalhar as áreas de zoneamento, está tudo lá em nosso esquecido Plano Diretor. O Conselho estará elaborando o relatório do 1º semestre e a meta do INEA, segundo o chefe da APA é cobrir aproximadamente 6000 hectares de proteção integral do Gericinó Mendanha. Nos próximos dias estarei recebendo maiores informações e socializarei aqui em nosso blog, assim como as fotos tiradas durante esta operação. Algumas placas indicativas do órgão serão fincadas no Danon a pedido da AMORDANON.

LIDERANÇAS E A PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA PÚBLICA

CAFÉ COMUNITÁRIO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SEGUNDO COMANDO DE POLICIAMENTO DA ÁREA VIGÉSIMO BATALHÃO
Alcy Maihoní - Diretor de Educação do MAB
Ocorreu nesta terça-feira (21), ordinariamente o café comunitário promovido pelo 20º BPM estando sempre a mesa o Conselho Comunitário de Nova Iguaçu. Com o objetivo de propiciar maior interação entre a Policia Militar, outras instituições públicas e a comunidade.
Neste espaço de diálogo a população tem a oportunidade de endereçar seus pleitos, impressões e sugestões diretamente às autoridades públicas responsáveis, recebendo delas os esclarecimentos necessários. O ingresso é livre e independe de confirmação prévia.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Estive outras vezes participando nestes eventos (cafés itinerantes) e ontem foi a primeira vez que entrei nas dependencias deste nosso Batalhão que atua em tres municipios com baixíssimo efetivo. Representando a Federação das Associações de Moradores de Nova Iguaçu – MAB, como Diretor de Educação, em minha fala expus tres questionamentos direcionados aos representantes da CEDAE, SUPERVIA e PM.
a)      CEDAE: Expus da necesidade de trabalhar conjuntamente com o INEA – Instituto Estadual de Meio Ambiente, quanto ao Projeto Iguaçu/PAC 2, nas intervenções que será realizado em Nova Iguaçu, onde nos serviços realizados nos valões encontram-se canalizações de agua e a garantia da regularização das mesmas, uma vez que no eixo da Estrada de Madureira a CEDAE é inoperante.
b)      SUPERVIA: Toquei no assunto das passarelas, sabendo que as mesmas é de responsabilidade da prefeitura, mas sugeri que a Guarda Ferroviária desse um apoio, uma vez que o batalhão no momento possui baixo efetivo. De imediato fui respondido pelo Sr. Ademir (Chefe de Segurança) que a Supervia também possui pouca guarda e cabe o municipio tal tarefa.
c)      PM: Abordei a questão da imposição do Estado em colocar policiais dentro das escolas, fui taxativo em dizer que sou contra, dizendo que policia tem que ficar no entorno das mesmas e não dentro das unidades escolares.
Fato é que a sociedade para exigir maior segurança no municipio, deve brigar pela criação e implantação da GUARDA MUNICIPAL (responsabilidade da prefeitura), MAIOR EFETIVO NO BATALHÃO EXISTENTE E NOS DPOs, NOVO BATALHÃO EXCLUSIVO PARA NOVA IGUAÇU, fora isso é enxugar gelo e continuaremos a vivenciar ações paliativas aqui e ali.
Reinaldo - Representante da CEDAE
Ademir - Representante da SUPERVIA
Ten. Coronel Comandante do 20º BPM - Marcos

Vereadora de Nova Iguaçu Nicolasina
Henrique Diniz - Liderança de Cabuçu
Buldog - Conselheiro Tutelar de Austin
Adriano Naval - Liderança de Jardim Pernambuco
Concorrendo a Presidência do Conselho
Comunitário de Segurança de nova Iguaçu
Dra. Juliana Amorim - Delegada Títular da 52º DP