sábado, 9 de fevereiro de 2013

Resumo de postagens da semana no facebook

08/02 APA ALTO IGUAÇU = 22 mil hectares.


Alguém se lembra daquela Consulta Pública ocorrida na FIRJAN em 04.10.2011?
Pois é... Como na época a prefeitura, legislativo e algumas Ongs não tiveram "sangue nas veias" a APA ALTO IGUAÇU de responsabilidade do INEA/ESTADO "engoliu" as nossas APAS MUNICIPAIS:
Guandu;
Jaceruba;
Tinguá;
Rio Douro;
Retiro;
Tinguazinho;
Morro Agudo.
Agora quem dá as cartas é o Estado e o município e conselhos pouco ou nada podem fazer. Enfim comeram mosca...muita mosca.
Na época, em minha fala, expus ser CONTRÁRIO a este processo de criação da APA DO ALTO IGUAÇU, pois previa resultados negativos para nossa cidade. Baixa representatividade dá nisso.

Conselheiro da APA Gericinó-Mendanha.


08/02 COMITÊ DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DA BAÍA DE GUANABARA E DOS SISTEMAS LAGUNARES DE MARICÁ E JACAREPAGUÁ - RH V
Mandato: Biênio 2013/2014
17 Municípios Integrantes

Total: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Guapimirim, Nilópolis, Duque de Caxias, Belford Roxo,Mesquita, São João de Meriti e Magé.
Parcialmente: Maricá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Petrópolis, NOVA IGUAÇU e Rio de Janeiro.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são organismos colegiados com atribuições normativa, deliberativa e consultiva, reconhecidos e qualificados por ato do Poder Executivo, mediante proposta do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERHI, e compõem o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SEGRHI.

Os membros que compõem o colegiado são escolhidos entre os diversos setores usuários de água e a população interessada, das organizações da sociedade civil ou dos poderes públicos dos Municípios situados, no todo ou em parte, na bacia, e dos organismos federais e estaduais atuantes na região e que estejam relacionados com recursos hídricos.

Suas principais competências são: aprovar e encaminhar ao CERHI a proposta do Plano de Bacia Hidrográfica (PBH) para ser referendado; acompanhar a execução do PBH; aprovar as condições e critérios de rateio dos custos das obras; ratificar convênios e contratos relativos aos respectivos PBH; arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa, sugerir os valores da cobrança pelo uso da águ
a, e outras competências previstas no art. 55 da Lei Estadual n° 3239/1999, que instituiu os Comitês.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Segundo informações seguras, infelizmente NOVA IGUAÇU está sem representação oficial, bem como total ausência de participação da sociedade civil, fato este que deixa a POPULAÇÃO IGUAÇUANA em total blecaute de informações. QUE LÁSTIMA!!!
LEMBRETE: Nós Iguaçuanos devemos ficar antenados e OLHOS ABERTOS pois existem investimentos na ordem de mais de R$ 30 milhões, resultantes da cobrança pelo uso da água, e ações de prevenção de enchentes e despoluição de rios, lagoas e da Baía de Guanabara

06/02 Obras na Estrada de Tinguazinho
vão começar depois do carnaval

O prefeito Nelson Bornier anunciou no fim da tarde de ontem que as obras de drenagem e pavimentação da Estrada de Tinguazinho - que liga Austin a Santa Rita, numa extensão de seis quilômetros, ao custo de R$ 9 milhões - começarão depois do carnaval. Ele deu esta informação após se reunir em seu gabinete com o presidente da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), Henrique Ribeiro Alves, com o diretor de Obras do órgão para a Região Metropolitana, Aécio Castro, e com a secretária de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Nova Iguaçu, Carla Neves.


"Com a pavimentação desta estrada, antiga reivindicação dos moradores e comerciantes da região que engloba Austin, Corumbá, Santa Rita, nós vamos retirar de ruas secundárias os caminhões que transportam lixo para o aterro sanitário de Adrianópolis. A nova estrada terá a qualidade das obras feitas pelo DER" - disse Nelson Bornier depois de discutir parcerias de obras viárias com Henrique Ribeiro para vários bairros de Nova Iguaçu.

Segundo Henrique Ribeiro, as obras de melhorias na Estrada de Tinguazinho já foram licitadas pelo governo estadual e ficarão prontas em quatro meses. Elas serão financiadas pelo Fundo de Conservação Ambiental (Fecam) e serão administradas e fiscalizadas pelo DER, Inea e a Prefeitura de Nova Iguaçu. Bornier está agendando para sábado próximo uma visita às comunidades que serão beneficiadas pela drenagem e pavimentação da estrada.

"Trata-se de uma obra importantíssima. Toda aquela região será valorizada nos próximos meses", destacou o prefeito depois de agradecer ao governador Sérgio Cabral por ter atendido sua reivindicação para a execução deste projeto.
O chefe do Executivo conversou, ainda, com o presidente do DER-RJ sobre o andamento de seu pedido para o asfaltamento da estrada de Jaceruba, ampliação, alargamento e construção de baias para ônibus na Estrada de Madureira e o alargamento da ponte localizada no final da Estrada Federal de Tinguá, já nas proximidades da praça do centro de Tinguá.
Fonte: Jornal de Hoje - O diário da Baixada.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Fico contente em saber que neste pacote de obras a Estrada de Madureira (RJ-105) está inclusa. Mas a carência não fica somente em baias, falta por aqui sinalizações, iluminações, recuo de pista nas paradas de ônibus, radares eletrônicos, ciclovias, enfim tais obras necessariamente deve possuir os mesmos padrões que foram implementados na RJ-081 (via Light).


05/02 OLÁ, AMIGOS DE NOVA IGUAÇU! 
Por Helder Ferreira

Bom nos últimos dias venho observando as ações do poder publico na reorganização administrativa de Nova Iguaçu, e percebo que em ralação ao meio ambiente a prefeitura ira precisar da ajuda de todos os que defendem as causas ambientais, vou expor o porque eu Helder Ferreira penso isso:

1º Nos últimos 8 anos não se fez nada de concreto para preservar, restaurar ou ter o controle administrativo das APAs de Nova Iguaçu, do Parque Municipal e muito menos em qualquer ação junto ao ICMBIO.

2° Nos últimos 8 anos o concelho do meio ambiente, assim como a chefia das APAs e da Rebio Tinguá, foram meramente nomeações politicas

3° Nos últimos 8 anos não ouve qualquer contrapartida para essas unidades dos recursos proveniente do ICMS Verde

Em fim, acreditar que o Nelson Bornier e sua equipe irá conseguir dar um jeito em tudo isso de imediato, é um utopismo fomentado por aqueles que sempre estiveram lá e não fizeram nada pra reverter os três itens citados acima.

Por tudo isso, eu afirmo que é melhor fazer algo de concreto para uma restruturação a médio e longo prazo, do que ser meramente redundante sobre fatos irrefutáveis do caos em que se encontra a gestão do nosso patrimônio ambiental.



Alcy Maihoní Rodrigues Temos que pensar nas APAS como única célula. Se o Conselho Municipal de Meio Ambiente permanecer na inércia, o caminho é mobilização nas ruas. A turma da Primavera Iguaçuana deve permanecer antenada, firme. Afinal não é 8 e sim 180 anos em omissões, abandonos e descasos com o nosso meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário