domingo, 18 de maio de 2014

Audiência Pública na Câmara de vereadores de Nova Iguaçu do dia 15/05/14

Temática: "Nova Iguaçu unida contra Tráfico humano, Abuso sexual e Trabalho infantil".
Abaixo integra do meu discurso proferido na tribuna:
Por Alcy Maihoní

Boa tarde a todos! 
Parabenizo a mesa pela iniciativa da realização desta audiência,  serei breve. Sou Alcy Maihoní, Vice-presidente do conselho municipal de educação de Nova Iguaçu, Secretário Executivo do Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de Nova Iguaçu e morador do bairro Danon. Tenho uma estatística da década passada que na certa os numeros hoje são bem maiores. Quase um bilhão de pessoas no mundo todo vivem em favelas e cerca de 500 milhões não tem onde morar. Qual fututo terá aquelas crianças que estavam no antigo prédio da Telerj, no Engenho Novo? Qual futuro terá as crianças que hoje vivem idênticas condições ou piores em que viveu o falecido menino Juan de Moraes? Não duvidem, Nova Iguaçu tornou-se um grande favelão, após a retomada de território das UPPs.
Mas, o que é favela? Para a ONU "São produtos de políticas falidas, maus gestores, corrupção, sistemas financeiros irresponsáveis e falta de vontade politica". Vou falar de um assunto que não foi falado na mesa e na plenária que é sobre a ODM.
Os 8 (oito) Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM, lançado em 2000 durante a cúpula do milênio com metas 2000 à 2015, a serem cumpridas, não vingou em território iguaçuano, apesar naquela época as 2 (duas) cidades de todo o Brasil serem honradas em ser pólo inicial de divulgação e de ações. A relembrar: Nova Iguaçu e Belo Horizonte.
Em 17/07/13, eu Alcy Maihoní e uma companheira de lutas, não posso de deixar de citar o nome, Helida Mascarenhas, estivemos no gabinete do Secretário Municipal de Governo, Sr. Thiago Portela e entregamos ao mesmo, a Agenda de Compromissos do Governo Federal e Municípios referente a fase II de metas 2013 à 2016. A Agenda mostra os projetos e programas do Governo Federal que devem ser implantados e que utiliza a informação como principal base de apoio à decisão estratégica do prefeito e trabalha com indicadores oficiais que facilitam o planejamento e monitoramento de ações.
Os 8 (oito) Objetivos do Desenvolvimento do Milênio são:
1- Erradicar a extrema pobreza e a fome;
2- Atingir o ensino básico universal;
3- Promover a igualdade de gênero e a autonomia da mulher;
4- Reduzir a mortalidade infantil;
5- Melhorar a saúde materna;
6- Combater a Aids, a malária e outras doenças;
7- Garantir a sustentabilidade ambiental;
8- Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Outras doenças, podemos incluir as oriundas de consumo de drogas, que tanto as crianças como adolescentes absorvem. Sobre desenvolvimento, para mim significa abrir frentes de obras, trabalho para os cidadãos que residem nas proprias comunidades.
O executivo como o legislativo e os movimentos sociais e populares comeram moscas, pois não discutiram e deixaram passar os Objetivos do Milênio.
Esta Agenda de Compromissos tambem esta inserida em paralelo a Agenda 21.
Existe projeto, recursos carimbados, para os municípios que aderirem, basta apenas o prefeito aderir, assinar e montar sua equipe. Era o que eu tinha a dizer...
Obrigado.
Com Dra. Helida Mascarenhas Ferreira e Thiago Portela em 17/07/13
Quando da entrega da Agenda de Compromissos da ODM


Nenhum comentário:

Postar um comentário