sábado, 1 de outubro de 2016

EDUCAÇÃO PUBLICA DE NOVA IGUAÇU: Tocando na ferida exposta em véspera de eleições.

PEQUENA INTRODUÇÃO: Em inicio de 2013, o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier acabou com a eleição direta para diretores de escolas (com aval da Câmara de Vereadores),  utilizando de suas prerrogativas como Gestor Público. Houve então, uma grande "caxumba política" contra esta decisão que se arrasta até hoje. Tivemos neste período (2013/2016): Conferencia Municipal e Intermunicipal de Educação e também o Fórum Municipal de Educação que inclusive, culminou no recém aprovado Plano Municipal de Educação (2015/2025), espaços democráticos, estes em que a palavra de ordem era exaustivamente repetida: 
Queremos eleições diretas para Diretores nas unidades escolares. Muitas foram as vozes iguaçuanas (conhecidas e anonimas) nos atos de protesto, contra esta decisão, citada como ditatorial.
Inclusive é o desejo e proposta de governo dos candidatos prefeitáveis, com exceção do prefeito atual.
O DEBATE: no debate organizado pelo Jornal Extra, desta semana, o prefeito em determinado momento, foi categórico em dizer que os dois candidatos Rosângela Gomes e Rogério Lisboa, quando então eram vereadores, viviam em seu gabinete pedindo indicações de cargos comissionados para estarem diretores de escolas. Ambos os candidatos, hoje deputados ficaram em silencio profundo. Logo, quem cala, se declara!
O QUE NÃO ENTENDO: após esta declaração quem não sabia, agora tem ciência comprovada desta prática na administração da rede escolar. Então, porque uma parcela do corpo docente irão votar amanhã nestes dois candidatos, que outrora já se beneficiaram desta prática, contrariando assim o clamor por gestão democrática? Clamor este, que não é de agora. 
Será que no fundo sonham em serem diretores também, por meio deste subterfúgio?
MINHA DECLARAÇÃO: Como representante de pais de alunos de Nova Iguaçu, reitero aqui que para mim, tanto faz, se o diretor (a) de escola é eleito diretamente pela comunidade escolar, concursado ou indicado por vereador. O imprescindível é que seja um administrador por excelência, atuando de forma transparente dentro dos conselhos escolares.
Alcy Maihoní
Fórum Popular de Defesa da Educação de Nova Iguaçu - Coordenador
Conselheiro de Educação de N.Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário