sábado, 30 de junho de 2018

ESCLARECIMENTO SOBRE O QUE É LÍDER COMUNITÁRIO.

Por Alcy Maihoní
Na cidade de Nova Iguaçu - RJ, há respeitáveis lideranças comunitárias que há décadas, isoladamente ou em grupos organizam-se e pleiteam junto ao legislativo e executivo melhorias para seus bairros. Seja em ano eleitoral ou não. Para o líder comunitário o exercício da cidadania é tarefa contínua e diária. Esse despertar de consciência pública está no sangue.Que nenhum político ou pretenso político menospreze ou desrespeite um líder comunitário.
A atuação da liderança junto à sua comunidade, no que diz respeito à cultura política comunitária é de suma relevância para todo o Município.
Quem tem olhos para ver, percebe-se ao longo do passado e presente que muitos bairros, sub-bairros e em loteamentos regulares e até irregulares tem sempre ao menos um líder comunitário, sempre disposto a lutar pelas causas comunitárias e consequentemente com os anseios da comunidade. 
Quantos e quantos vereadores, deputados, senadores e prefeitos surgiram ao longo da história do nosso país, tendo começado sua trajetória política e social sendo um líder comunitário...
Há bons líderes que respeita a opinião de todos, são dinâmicos e democráticos.
Agora, está havendo recentemente para minha surpresa, certo candidato a vaga de deputado estadual, confundindo LÍDERES COMUNITÁRIOS com PSEUDO LÍDERES COMUNITÁRIOS, o que é absolutamente diferente. 
Não faz isto, não!
A liderança exercida com responsabilidade traz melhorias para a comunidade, isto é fato. Suas ações, experiências e projetos são reconhecidos por todos. 
Uma comunidade com uma liderança eficiente transforma-se consideravelmente. 
A prática da gestão democrática e participativa da comunidade da condições para se conseguir as prioridades do Bairro. E claro com reflexos positivos para toda cidade.
* Ex-presidente da AMORDANON

Nenhum comentário:

Postar um comentário