terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Última reunião do Conselho de Educação de Nova Iguaçu deu B.O. na Delegacia de Polícia

Reunião do Conselho de Educação de Nova Iguaçu, realizada em dezembro/2019, não foi positiva.
Como ex-conselheiro de educação e atualmente na qualidade de Coordenador do Fórum Popular de Defesa da Educação de Nova Iguaçu, eu, Alcy Maihoní exponho minha opinião de não concordância com a Resolução recente do Conselho Municipal de Educação deste nosso município que reprime fotos e filmagens durante suas reuniões Ordinárias. Um cidadão filmou ( assista o vídeo: http://redeambientetv.blogspot.com/2019/12/ultima-reuniao-2019-conselho-de.html), e o caso parou na Delegacia de Polícia.

Conselho de Educação é órgão de Estado, ambiente público e uma vez que as pautas a serem discutidas das reuniões são abertas ao público em geral, não entendo então do porquê da proibição de se tirar fotos ou de filmar. Se acaso, após utilização do conteúdo for visando denegrir o colegiado ou conselheiros (lado pessoal), caberá mais a frente um processo, por exemplo ao uso indevido de imagem, dano moral, etc... Entretanto, se a exibição pretendida for de dar transparência a população das ações e deliberações do colegiado, não há sentido em vetar a iniciativa do cidadão.

O QUE DIZ O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – MPRJ:
Os Conselhos (Conselho de Educação/ CAE/ CACS-FUNDEB) devem receber estruturação compatível com o pleno desenvolvimento da sua missão e conferir plena publicidade  aos seus atos, viabilizando o acesso dos cidadãos às suas reuniões, atas e deliberações, inclusive pela Internet e divulgados especialmente nas escolas da respectiva rede de ensino.
Fonte: CAO Educação – Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário