sexta-feira, 29 de maio de 2020

Universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.

Devido a esta pandemia do COVID-19, que obrigou Estados e Municípios tomarem medidas restritivas e com fechamento provisório de escolas, fazendo com que estudantes executem deveres escolares em suas casas, vem a tona com mais efervescência os questionamentos e inquietações da eficácia das Aulas Remotas do Plano Emergencial de Ensino e  Educação a Distância - EAD.
Desde minha entrada na coordenação do Fórum Popular de Defesa da Educação de Nova Iguaçu, verifiquei conforme seus registros, que esta instância representativa das sociedades civis que atua dentro e fora do Conselho de Educação, vem batendo ordináriamente na mesma tecla  da necessidade urgentíssima da prefeitura estruturar o Fundo Municipal de Educação em nossa cidade.
A falta de novos  equipamentos e despreparo dos estudantes diante da tecnologia é algo crônico que não é de hoje nas escolas públicas. Nas nossas instituições de ensino público deveria ser regra geral o uso de lousa digital no lugar de quadro branco ou negro e giz. Tablets no lugar de cadernos. 
Quando do retorno as aulas presenciais é necessário Educadores, Políticos e Sociedades Civis Organizadas dialogar em comum acordo, projetos para melhorar significativamente o ensino, incorporando os recursos tecnológicos existentes. Não cabe mais a comunidade escolar ficar se equilibrando em corda bamba. Acredito que após pandemia, necessário na minha opinião revisarmos nosso Plano Municipal de Educação (2015-2025) em 70%. 
E feliz ainda é Nova Iguaçu que de todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro é o único município que possui este fórum popular integrado ao Sistema Municipal de Educação.  Basta SEMED, SEEDUC e Conselhos de Educação (CME, CAE E CACS-FUNDEB se aproximar deste fórum que de pronto estamos sempre a disposição para tecnicamente assessorar e auxiliar no que for preciso  em prol da Educação em todas suas etapas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário