segunda-feira, 16 de agosto de 2021

O PREÇO DA GASOLINA E SEUS DERIVADOS


Quando o preço da gasolina aumenta, não foi a alíquota do ICMS que subiu. O percentual continua o mesmo. A variação do preço do combustível na bomba é decisão da Petrobras, que detém o monopólio de preços no Brasil. Isso é uma mera tentativa de desviar o assunto, jogando para os estados a responsabilidade sobre uma decisão que é da Petrobras.

O consumidor precisa ser protegido dessa flutuação, que tem impacto também no frete e no preço dos alimentos. Por isso que em 2018 propus a criação de um fundo de amortização que impediria a variação descoordenada dos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha.

Preservar o consumidor, o caminhoneiro e o agro de forma responsável, sem gerar rombo para a Petrobras, nem ao Tesouro Nacional, deve ser uma preocupação de todos.

Henrique Meirelles | Ex-Ministro da Fazenda

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Dito tudo isso pelo Meirelles, corrobora com meus comentários outro dia, sobre quem detém o controle de preços da gasolina. Como bem diz o ex-ministro: "Não existe conversa de mercado, pois o preço da gasolina é fixado (monopólio) pela Petrobras." E no mais, quem é o principal acionista desta grande estatal? Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário