quarta-feira, 30 de março de 2022

O SONHO DA AMPLIAÇÃO DA VIA LIGHT – RJ – 081


Por: Alcy Mahoní
Estive presente representando o Fórum Popular de Educação e o Fórum Popular de Turismo e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, na audiência pública na Universidade Iguaçu (Unig), em Nova Iguaçu, no dia 22 corrente mês. O secretário de infraestrutura e obras, Max Lemos, apresentou o projeto de ampliação da Via Light que vai ligar o centro da cidade de Nova Iguaçu à Via Dutra, em Queimados. O trecho vai ter 12 km de extensão e está previsto para custar R$ 730 milhões.

O projeto prevê ainda a construção de 12 viadutos, e o remanejamento e compactação de torres de subestações de energia elétrica, além de obras de terraplanagem, drenagem, sinalização, iluminação e contenção de encostas.

Segundo o governo do Estado, o objetivo da expansão é desafogar o trânsito na Rodovia Presidente Dutra. O projeto prevê a construção de doze viadutos, sendo um sobre a linha férrea entre a Rua General Rondon e a Avenida Guadalajara, com 280 metros de extensão; dois viadutos com 25 metros de extensão sobre a Rua Ministro Lafayete de Andrade; dois na Estrada das Cambucas e na Rua Doutor Mario Pinoti, sendo um com 105 metros de extensão e outro com 75 metros. Outros dois viadutos sobre a Rua Recife, com 21 metros de extensão cada, além de mais dois sobre a Estrada do Cabuçu com 30 metros de extensão e por fim, um viaduto que atravessa a Rodovia Presidente Dutra na altura do acesso à Queimados, com 77 metros de extensão.

Na oportunidade fiz uso da palavra e indaguei de como será o tipo de material utilizado na iluminação, se ficará idêntica a existente ou será no modelo do Arco Metropolitano. E sobre como será o remanejamento das 23 torres da Light. Sugeri que no entorno desta obra de ampliação fosse criado Parques Urbanos nos espaços vazios existentes. Agora venha e convenhamos que este projeto de construir 12 viadutos é algo que talvez inviabilize o projeto.Atualmente nós iguaçuanos estamos padecendo com a grande demora da obra de certo viaduto, quanto mais este sonho de 12 viadutos. Entretanto, sendo ano de eleições projetos faraônicos costuma surgir aqui e acolá... Lembrando de uma audiência pública não muito tempo atrás, neste mesmo auditório sobre o tal Aeromóvel, que seria implementado na cidade. De minha parte somente acredito vendo, quando cortarem a fita de inauguração.

Estiveram presentes na mesa dos trabalhos o secretário municipal de obras de Nova Iguaçu, Fernando Barros, a secretária de obras de Queimados, Cristina Remann, o conselheiro da Agetransp, Vicente Loureiro, e o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário