terça-feira, 27 de junho de 2023

Explorações, turismo e pesquisas nos oceanos

Sou da época quando criança, assistia alguns documentários do Jacques Cousteau (1910/1997), que passava na TV. As imagens fundo do mar, como também do universo me encanta e fascina até hoje. Cousteau era oceanógrafo e a bordo do seu navio Calypso e de seu veículo anfíbio, nos trazia lindas imagens do fundo do mar. Detalhe: foi inventor do primeiro equipamento para mergulho autônomo. 
Trago estas informações  devido ao recente episódio do acidente do submarino Titan. Estes submersíveis atuais, visam a exploração, turismo e pesquisas em águas profundas. O Mir 1 e 2 de produção russa foram os que levaram o cineasta James Cameron a explorar o naufrágio do Titanic. Realizando 33 viagens até o navio.
Defendo que as pesquisas científicas, viagens aquáticas em águas profundas devem continuar, apesar destes tristes acontecimentos ao longo da história da humanidade no que tange naufrágios e que infelizmente são causados por maioria das vezes negligência e ambições de alguns. Por fim, é lamentável os deboches, ironias, sarcasmos e comentários infelizes, demonstrado por pessoas diante da recente tragédia. Pessoas essas que com certeza a maioria assistiram maravilhados o filme Titanic, com suas tomadas de cenas reais do oceano. Ao menos, mais respeito aos familiares das vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário