sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Crianças e professores de Nova Iguaçu sem condições de permanecer nas "saunas" de aulas.

DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU: Ventiladores, bem fracos, as janelas são antigas e não deixam entrar bastante ar.

Por Alcy Maihoní 

O título acima é um estrondoso grito de socorro e revolta que reiteradamente ecoa simultaneamente no interior do prédio da Prefeitura e na Casa do Professor  (SEMED) e que infelizmente Prefeito e Secretária de Educação, estranhamente parecem não escutarem.
Professoras, pais e responsáveis de alunos, após diversas cobranças, aos órgãos competentes, ao longo do ano devido à onda crescente de calor, que outro dia bateu a sensação recorde de quase 60° C e recentemente não vendo mais a quem recorrer vem pedindo ajuda e apoio para algumas lideranças de bairros, na esperança e expectativa de que com isso, de alguma forma intercedam junto as autoridades. Passou da hora das autoridades sairem de seus confortos e refrigerados gabinetes para dar rápida solução a esta demanda.
Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, por meio de sua Comissão de Educação e Cultura e o Conselho Municipal de Educação, é até possível (creio eu) que num determinado dia consciência representativa, neste ano tenham solicitado oficialmente  ao prefeito intervenção a esta crônica falta de CLIMATIZAÇÃO NAS ESCOLAS da rede, entretanto, até presente momento NADA DE SOLUÇÃO.
É possivel, também que as diretoras e diretores em sua maioria das mais de 130 unidades escolares do município insistiram oficialmente junto a SEMED, , no que tange instalações de ar condicionados. Mas, NADA DE SOLUÇÃO.

Toda rede municipal de ensino da cidade vem sofrendo horrores com os dias quentes ao longo do ano, mas quero aqui destacar apenas duas escolas:

1) ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO, uma instituição tradicional localizada no centro de Nova Iguaçu e que estando próxima da prefeitura não escapa das indignações de grupo de mães que padecem com seus filhos nestas insalubres salas. Algumas Mães de alunos especiais relatam que fica todo o período dentro da escola aguardando no pátio o horário de saída de seus filhos num calor infernal, sem sequer possuir um ventilador para amenizar situação. Imagina as crianças dentro das saunas, digo salas de aula. Não tem como aprender e ter atenção as disciplinas.
Segundo informações a escola já possui os aparelhos de ar condicionados, todavia como a instalação é antiga, a unidade completou este ano 75 anos de existência, urge toda a troca da fiação elétrica. As crianças sofrem e a turma da tarde estão saindo mais cedo. E consequentemente o rendimento escolar despenca.

2) ESCOLA MUNICIPAL DULCE DE MOURA RAUNHEITTI, localizada na periferia, bairro Jardim Nova Era. Uma escola que no 1° mandato de governo do recém eleito Prefeito Rogério Lisboa, a unidade havia completado na ocasião 5O anos, fora prometido pela representante da SEMED ao corpo docente, aos pais e as crianças que seria a primeira escola a ser reformada de seu governo e instalada a tão sonhada climatização das salas.
Mas, até hoje 2023, no curso de seu segundo mandato, prefeito não consegue dar solução e a reforma ficou resumida numa simples pintura da fachada, para inglês ver!

Enfim, sensibilidade, respeito e empatia pedem passagem!

* Alcy Maihoní - Ex-conselheiro de Educação de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário