domingo, 4 de fevereiro de 2024

Assunto: Pólo Industrial em Nova Iguaçu

UMA PAUTA ECONÔMICA VOLTADA PARA NOVA IGUAÇU

Por Alcy Maihoní
Crédito da foto: Wikipédia 

O povo iguaçuano não é bobo e está ciente que é fundamental a existência de mais fabricas, comércio e bons prestadores de serviços para girar a roda do progresso e desenvolvimento. Todavia, urge a real necessidade a implementação de polos industriais com vias salutares de escoamento de seus produtos. Quem dera se o aeroporto de Nova Iguaçu estive operante nesse sentido! Seria um divisor de águas no que tange a economia e sustentabilidade.
Lembrando aqui que 10 anos atrás havia uma negociação em curso visando uma propriedade (805 mil m²) de Furnas, localizada à margem da Via Dutra. Entretanto, com a troca de governo, o assunto foi estranhamente enterrado. 
Temos também em nosso rico território enormes áreas no eixo da Av. Abílio Augusto Távora (RJ- 105 / antiga Estrada de Madureira) propicia para potencialização da industrialização, beneficiando por demais os trabalhadores da periferia. 
Basta somente, voltando a área de Furnas, que futuro prefeito (a) tenha olhar macro e desenterre a proposta junto ao Governo do Estado, desenrolando a permuta entre o município e Furnas. 
A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (Codin) que é uma empresa de fomento responsável pela organização dos distritos industriais no Estado, por exemplo, com certeza pelo que já li, possui know how para tecnicamente intermediar o processo. 
Enfim, eis um assunto que pode ser comentado nos debates dos prefeitáveis na eleição municipal este ano. Alô futuros candidatos a prefeito e vereadores se liguem!!!
Que Nova Iguaçu tenha um desenvolvimento econômico e sustentável, sim! Altura de grandes capitais. Afinal, somos ou não somos a capital da baixada fluminense?

* Alcy Maihoní Rodrigues
Ex-conselheiro de Políticas Urbanas de Nova Iguaçu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário