domingo, 13 de setembro de 2020

O AMANHÃ É MELHOR PARA SE EXIGIR RESULTADOS MAIS SEGUROS


Alguns países (desenvolvidos) que voltaram às aulas presenciais fez ressurgir casos de Covid-19, mesmo após o achatamento da curva epidêmica.

Aqui em Nova Iguaçu urge preparação e cautela, pois teremos novos riscos de contágio e aumento significativo da evasão escolar, caso autoridades venham insistir no retorno, do jeito em que se encontra as condições estruturais das escolas.

O Conselho de Educação de Nova Iguaçu e a Secretaria de Educação, não estão sabendo lidar com este contexto de excepcionalidade. Andam se apegando AGORA para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Entretanto, em seu Art.12, nada preconiza sobre ações de prevenção e enfrentamento a doenças infectocontagiosas pandêmicas.

Não havia anteriormente debates abertos sobre isolamento social, aulas remotas e sistema híbrido. Como agora querer tratar na correria estes temas?  Logo, chega ser enfadonho as falas dos representantes da prefeitura em desejar o cumprimento obrigatório da carga horária mínima estipulada de acordo com a lei, passando por cima da alta desigualdade existente, claramente expostas pelo Covid-19.

Há no Brasil mais de 4.8 milhões de crianças e adolescentes sem internet em casa (fonte: Unicef). Temos 81,9% dos alunos da educação básica não freqüentando as instituições de ensino. Oportuno que se tenha consciência de que para reduzirmos o prejuízo educacional e a preservar melhor o direito à educação, somente se dará em 2021, com ou sem vacina.

Para este ano de 2020, qualquer alternativa apresentada será no mínimo ação insensata. Mesmo porque, a prefeitura sequer vem realizando a contento obras de reformas, ampliação e manutenção de suas unidades escolares. E por conta da justificativa da pandemia, também não há fiscalização e inspeções. Por fim estamos próximos as eleições, outro fator complicador que empurra também as tomadas de decisões para o amanhã (2021).

Alcy Maihoní
Ex-conselheiro de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário