segunda-feira, 7 de setembro de 2009

LUTA PELA SAÚDE



CPI DA SAÚDE É A SAÍDA








A situação da saúde de Nova Iguaçu está agonizando no CTI a cada dia que passa, estamos atualmente diante de uma Gestão Pública inoperante que infelizmente negligencia por completo descaso (para mim, considero crime hediondo) a principal necessidade da população. A saúde conseguiu na Constituição Federal em, 1988, grandes avanços no sentido de ampliar os direitos do cidadão, onde foi colocado entre tantos, o direito universal a Saúde e o dever do Estado e a Sociedade Civil Organizada teve excelente papel neste contexto. Era o cenário da 8ª Conferencia Nacional da Saúde, onde as Associações de Moradores se fez presente nos debates políticos, sendo representadas pelas Federações. Um marco na história.

Porem de lá pra cá muita coisa mudou, hoje a Saúde está completamente sucateada, vendida por maus Gestores e políticos que entre tantos absurdos estão querendo privatizar a saúde custe o que custar. (se já não o fizeram). Existe, no entanto varias pedras no caminho que somos nós Sociedade Civil, não podemos de maneira nenhuma deixar isso acontecer, temos que lutar pela Saúde, unindo todos os seguimentos possíveis.

De todas as temáticas de discussões:

Educação, Cultura, Meio Ambiente, Segurança, Direitos Humanos, Trabalho e Renda, Assistência Social, Direitos da Mulher, Defesa da pessoa Idosa, Defesa da Criança e do Adolescente, Saneamento Básico, Transporte Urbano e Rural, enfim a SAÚDE para mim (civilmente falando) é o mais importante assunto a ser tratado com toda a seriedade e responsabilidade que se deve, com participação plena da Sociedade Civil, Associações, Partidos Políticos, Sindicatos, etc.

Para piorar o quadro existente, não somente na Saúde, mais em todas as áreas do executivo (Prefeitura) o controle social não existe, nosso Legislativo (Câmara Municipal) é subserviente a este Governo insípido (uso um termo brando para isso, para não ficar doente). É fato notório que vem ocorrendo já há muito tempo que as direções técnicas dos postos de saúde e das unidades mistas são indicações de vereadores e não, como deveriam ser profissionais de saúde capacitados para tal.

Algumas Unidades Mistas de Saúde foram fechadas por falta de pagamentos, a Prefeitura pagou apenas um mês, algumas reabriram por causa disto, mas existe a preocupação de novo fechamento. Sito a do KM 32 que ainda está fechada (população: 57467 domicílios: 16.419, área: 304140), o atraso é de três meses de salário. Segundo um funcionário o Prefeito não está repassando as verbas, como devia. As queixas só aumentam ao longo da fila de pacientes da Unidade Mista Doutor Moacir Almeida de Carvalho, em Austin, Segundo eles, o serviço piorou após a demissão de 83 funcionários, no início deste mês. Mas, de acordo com a prefeitura de Nova Iguaçu, o que ocorreu foi um “redimensionamento das unidades de saúde”, avaliado em um trabalho conjunto com a Fiocruz. (Este contrato com essa Fiocruz está indigesto, é como engolir sapo). A Sociedade Civil dó ficou ciente depois que foram assinados este termo de acordo bilateral.

Usuários reclamaram que as marcações de consultas são demoradas, exames complementares simplesmente não estão sendo feitos. Segundo alguns sindicalistas, falta de tudo nos postos e unidades, de material de escritório ao material necessário para atendimento aos pacientes.O Conselho Municipal de Saúde, tem que tomar uma posição mais enérgica, com relação à Saúde deste Município, caso contrario será posta no “paredão” como omissa e conivente como foi anos atrás. Nossa sugestão é que se faça uma mobilização popular na tentativa de se abrir uma da CPI da Saúde, o quanto antes. Existem pessoas morrendo nas filas, grávidas perdendo bebes, entre outros graves problemas, por falta de um simples pronto atendimento.

Para terminar vou contar um caso resumido aqui no bairro Danon, vou manter o nome em sigilo somente, mais a história é real. Uma moradora conhecida teve um AVC, foi encaminhada para a UPA-Cabuçu, que a mandaram para um hospital em São Gonçalo, pois Nova Iguaçu alem de não ter vaga, não tem médico, está internada em coma com hemorragia, lá também está faltando medico cirurgião.

Termino como iniciei a Saúde em Nova Iguaçu esta agonizando no CTI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário