domingo, 3 de julho de 2011

Saúde: Controle Social não é só cobrar, é se dar!

N.Iguaçu tem Conferência
Extraordinária de Saúde
 
A Prefeitura de Nova Iguaçu promoveu ontem, a II Conferência Extraordinária Municipal de Saúde, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. O encontro foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde para impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária. Com o tema “Todos usam SUS!”, o evento contou com a presença da prefeita Sheila Gama, que reafirmou o compromisso de sua gestão com a área. “Não existe governo que tenha sucesso individualmente. Todos precisam fazer sua parte”.
A prefeita também prestou contas de promessas realizadas quando assumiu o governo em abril de 2010, como a implantação do plano de cargos e salários. “Nenhum prefeito teve coragem de levar a proposta para frente e a partir de julho, os funcionários já começam a receber os benefícios inseridos no plano”. Sheila ainda confirmou a realização de concursos públicos para a Saúde e a Educação e adiantou que os editais já estão em poder do legislativo para aprovação.
Outro assunto abordado pela prefeita foi o tema escolhido como eixo para a Conferência “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para SUS”. “A rede pública precisa ter humanização. Quando as pessoas procuram as unidades de saúde já estão desesperadas. Sabemos que a infraestrutura às vezes não permite, mas vamos começar as obras. Demos prioridade às escolas e agora vamos trabalhar as unidades de saúde”, comentou.

Fonte: http://www.jornalhoje.inf.br/bxd4.htm
Secretário Municipal de Saúde e Presidente do Conselho (CMS):
Josemar Freire dos Santos
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Participei como Delegado pelo segmento de usuários, na fala do Secretário Municipal de Saúde, Josemar Freire, abordou as dificuldades e que o custeio da saúde é cara, assim como a questão do Recursos Humanos, salários e controle. A vice presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), discorreu sobre os postos abandonados, das unidades mistas e suas deficiências. O representante dos profissionais e conselheiro, Sr. Eurico Pereira, em sua fala fez um apelo a Prefeita para que o dialogo seja mutuo entre o executivo e o conselho (CMS). Muito aplaudida foi a conselheira Maria de Lourdes representante dos usuários que em sua fala destacou como forma de trabalho tem que haver integridade e transparência. Nesta conferencia se falou em crise de gestão do financiamento. A verdade é que o problema na área da saúde não é dinheiro e sim a forma como está sendo administrado. Estarei novamente como Delegado na próxima Conferencia Estadual de Saúde, que ocorrerá nos dias 13 à 17 de outubro de 2011. Na lei 8.080 de 19/09/1990, que regula as ações e serviços de saúde, toda a sociedade deve cobrar do Estado a plena implementação das atribuições (capítulo I) e suas diretrizes (capitulo II). Porem reforço aqui o que foi dito nesta conferência: "controle social não é somente cobrar é se dar". Devemos desenvolver o hábito de mantermos informados e cabe ao Conselho Municipal de Saúde a tarefa de socializar tais informações a população.

Um comentário:

  1. Gostaria de informações sobre o caso do menino Juan. O ponto de vista da comunidade. Qual? Há atual situação da família,. Aiknda estão em Danon
    A CAMPANHA #OndeestaJuan - ainda estar no Twitter por todo o Brasil e o planeta.

    ResponderExcluir