quarta-feira, 5 de outubro de 2011

NOVA IGUAÇU: Lideranças Locais dizem NÃO ao INEA.

INEA PROMOVEU 1ª CONSULTA PÚBLICA PARA A CRIAÇÃO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO ALTO IGUAÇU

As Prefeituras de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo discutiram ontem terça-feira, 4 de outubro, em Nova Iguaçu, a criação da Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu, com 22 mil hectares.

A consulta pública contou com a participação do Instituto Estadual do Ambiente no auditório da Firjan de Nova Iguaçu, Unidade do Senai, na Rua Gerson Chernicharo, no bairro da Luz.


 Elane Frossard - Secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Nova Iguaçu (ao centro)

A preservação das áreas de alagamentos com a criação da APA, vai contribuir para evitar as enchentes na região. Duque de Caxias terá a maior área, 60%. Nova Iguaçu terá 35% e Belford Roxo 5%.

A criação da APA do Alto Iguaçu foi discutida em junho pelos prefeitos José Camilo Zito, Sheila Gama, Nova Iguaçu, e Alcides Rolin, de Belford Roxo, e a presidente do Inea, Marilene Ramos. “Acredito que até o final do ano essa APA já esteja criada. Precisamos pensar no futuro e evitar que ocorra um crescimento desordenado. Este projeto é fundamental para resolver os problemas de ocupação urbana desordenada”, explicou Marilene Ramos na ocasião.

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Estive presente representando a Associação de Moradores do Bairro Danon, a Comissão de Acompanhamento do Projeto Iguaçu de Nova Iguaçu, a APA Gericinó Mendanha e MAB. Em minha breve fala, expus ser CONTRÁRIO a este processo de criação da APA DO ALTO IGUAÇU, devo não ter justificado com muita precisão dado minha ineficiência em falar em público (devo trabalhar isso!), mais devo reforçar aqui de maneira clara e objetiva que o Instituto Estadual do Ambiente e Governo do Estado em primeiro plano DEVEM trabalhar melhor todas as APAS pertinentes a sua Gestão dentro da Cidade de Nova Iguaçu (ex. APAGM), DEVEM trabalhar o PROJETO IGUAÇU, PAC II e PAC DOS VALÕES, após estas intervenções, aí sim podemos repensar tal projeto da APA do Alto Iguaçu, que por sinal foi muito bem explicado pelo especialista da Coppe/UFRJ, Sr. Paulo Cesar. Não fiz perguntas, apenas me posicionei mostrando que o INEA vem há muito tempo desrespeitando as lideranças locais que por sinal muitas delas se manifestaram também contrária ao projeto.

Um fato é certo, promover a Gestão compartilhada de uma APA, deve em primeiro lugar haver respeito mutuo de todos os atores e infelizmente certas condutas por parte de alguns Gestores do Governo ficam inviáveis qualquer trabalho ambiental. O que está em jogo além dos problemas da fauna e flora, são as centenas de vidas das famílias ribeirinhas que vivem em áreas de risco. Enfim sobre o controle da ocupação desordenada, pivô central deste projeto, pode ser exaustivamente discutido dentro do Conselho do COMPURB, sem necessidade de se criar APA sobreposta a outras unidades de conservação.

2 comentários:

  1. ALCY EU TAMBEM POSTEI ESSE COMENTARIO NO BLOGGER DO CID E FICARIA FELIZ EM SER POSTADO NO SEU DESSA COMUNIDADE QUE ESTA SOFRENDO COMO AMINHA DO DESCASO DE NOSSAS AUTORIDADES
    .o que aconteceu ontem ja vem acontecendo a anos com os representantes de nova iguaçu ,o inea[governo do estado ] mais motrou-se o quanto respeita nova iguaçu ,eu ja tenho presenciado isso a anos nas reunioes e nos foruns do projeto iguaçu.mais essa reuniao serviu para que o inea vi-se que nova iguaçu nao e quintal deles que eles podem distratar as lideranças e que nada vai acontecer ,bom so posso dizer que todos temos que fazer a nossa parte ou seje lutar por nova iguaçu e exigir o respeito que nova iguaçu merece ,eu estou nessaluta e nao pretendo perder e sei que os demais copanheiros tambem ,so posso dizer que ontem a carapuçacaiu pois eles nao estavam esperando a mobilizaçao que ouve em nova iguaçu,tanto e que eu fiz a pergunta se o inea comunicou a respeito da consultana firjan e a resposta foi que eles colocaram materias informativas numa midia que ninguem viu, ora companheiros todo mundo viu que a resposta foi ate contraditoria falou que avisou os representantes locais do projeto iguaçu para passar em suas comunidades,, mais como se nova iguaçu os representantes dos clas ,comite local de acompanhamento do projeto iguaçu eleitos democraticamente nas suas comunidades o inea nao os reconhece ,companheiros estive nao reuniao do forum como penetra mesmo sendo eleito pelas lideranças para representar nova iguaçu nos foruns ,e obitive as informaçoes da consulta e repassei para todos ,precisamos nos unir como foi ontem tambem pelo projeto iguaçu e os demais projetos do estado ,para nova iguaçu ,vi queos companheiros que la estavam brigaram com afinco por nova iguaçu o que me deu mais energia para lutar ,como o companheiro cosminho que nao se conteve e falou tudo aquilo que todo mundo gostaria de falar ,e do outros que fizeram das suas colocaçoes um basta por tanto descaso do inea , peço que os companheiros de nova iguaçu ajudem tambem no projeto iguaçu .obrigado companheiros vcs me deram mais força para continuar na luta e ontem eu me orgulhei de ser morador de nova iguaçu.prabens vereador fernado cid ,cosminho ,gylwoneyke ,alcy malhoni,ao max da ubem ,alexandre guerra e aos demais companheiros que la estavam e decidiram nao assinar e nem referendar nada do inea com relaçao a nova iguaçu ,valeu meus amigos esta guerra so esta começando .mais nao a conquista sem luta ,ADSUMUS

    ResponderExcluir
  2. JUSTIÇA CASSA DIREÇÃO DO MUB, PROCESSO NÃO CABE RECURSO!!!!
    o castigo veio rapido,tentaram boicota as lideranças de nova iguaçu veja o que aconteceu

    AS ELEIÇÕES PARA A DIREÇÃO DA FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÃOES DE MORADORES
    DE DUQUE DE CAXIAS ( MUB ) - FORAM ANULADAS PELA
    JUSTIÇA . A DECISÃO NA ORDINÁRIA TRANSITOU EM JULGADO NO DIA 26 DE
    SETEMBRO DE 2011, COM ISSO, A DIREÇÃO DA ENTIDADE FOI CONSIDERADA
    ILEGITIMA E, POR CONSEQUENCIA, TORNADO NULOS TODOS OS ATOS PRETICADOS
    PELOS DIRIGENTES DA FEDERAÇÃO A PARTIR DO XIII CONGRESSO DO MUB
    REALIZADO EM 29 DE SETEMBRO DE 2007. A ENTIDADE
    JÁ FOI NOTIFICADA DA DECISÃO PELO JUIZ DA 7º VARA CÍVEL ALBERTO
    REPUBLICANO DE MACEDO. A AÇÃO FOI MOVIDAD POR RUTE ALVES RAMOS,
    DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE SANTA CRUZ DA SERRA, POR TER SIDO
    IMPEDIDDA DE PARTICIPAR DO PROCESSO ELEITORAL. A JUSTIÇA JULGOU
    PROCEDENTE O PEDIDO DA AUTORA. AO EXECUTAR A SENTENÇA, O MAGISTRADO
    DETERMINOU QUE SEJA REFEITO TODO O PROCESSO ELEITORAL, COM PUBLICAÇÃO
    DE NOVO EDITAL, REABRINDO O PRAZO PARA APRESENTAÇÃ DE CHAPAS E DEMAIS
    MEDIDDAS NECESSÁRIAS PARA A VALIDADADE DE NOVA ELEIÇÃO. A JUSTIÇA
    ANULOU AINDA TODOS OS ATOS PRATICADOS PELA
    DIREÇÃO DA ENTIDADE, INCLUSIVE OS QUE ENVOLVEREM A INDICAÇÃO, PELO MUB
    , DE REPRESENTANTES OU DELEGADOS EM CONGRESSOS, SEMINÁRIOS, ENCONTROD
    OU O QUE FOR , DIANTE DE ILEGITIMIDADDE DA DIRETORIA , DETERMINADA
    PELA DECISÃO JUDICIAL. SEGUNDO INFORMAÇÕSE NÃO9 OFICIAIS
    A PRESIDENTE SOLANGE BERGAMI E UM DIRETOR , SR. SIDNEY NEVES, SÃO
    REPRESENTATNTES DE ENTIDADE EM VÁRIOS CONSELHOS MUNICIPAIS, NAS
    ÁREAS DE ASSISTENCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO, SÃUDE, MEIO AMBIENTE, DEFESA DE
    MULHER, SEGURANÇA ALIMENTAR , CAE, FUNDEB, ENTRE OUTROS.

    FONTE- AMIGOS DA CIDADANIA. BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir