quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Problema da Educação do Município de Nova Iguaçu


Por: Alcy Maihoní Rodrigues*

Escola Municipal de Nova Iguaçu não presta, vamos ser sinceros. Média do IDEB do município é de 3,9 – menor do que a média do resto do Brasil. Alunos matriculados na rede 38mil em 2010; em 2011 foram 37mil. Para os gestores o melhor é investir em obras (asfalto sempre esteve no topo do ranking), pois dão melhor visibilidade em termos de votos, logo negligenciam a educação. Se por acaso aparece algum projeto na área a exemplo do Bairro Escola é algo bonito em termos de publicidade, porem não funciona. Falta planejamento participativo e é neste ponto que os conselhos que citarei abaixo iriam exercer o seu devido papel.


Começamos o ano de 2012 com a problemática das “Mães do Rangel”, onde a Secretaria Estadual de Educação transferiu os alunos do ensino fundamental do Instituto Estadual Rangel Pestana para as escolas municipais. Detalhe a proposta foi aceita pela prefeitura que garantiu que a rede está hoje apta em dar o devido acolhimento. Fato é que a grande maioria das unidades escolares vem caindo aos pedaços por falta de infraestrutura. Muitas delas deveriam ser visitadas por engenheiros do CREA ou da Defesa Civil. Inspeção Sanitária também seria pertinente, coisa rara no municipio.


Paralelamente outro fato escabroso são as aflições das “Mães do Rio D’Ouro”, onde os alunos foram transferidos para outros municípios como Japeri e Queimados, bem distantes de suas residências.

Uma Comissão de diretores juntamente com a Secretaria de Educação - SEMED, deliberaram a bel prazer ferir a Lei 8.3214 de 2009 sobre o processo eleitoral para cargos de diretores. Objetivo: diretores atuais desejam por que desejam se reeleger.

Conselhos Municipais de: EDUCAÇÃO, CAE e CACS/FUNDEB estão na UTI da inutilidade, em parte por culpa dos próprios conselheiros, alguns estão cooptados pelo governo, mais a culpa maior é da prefeitura que politicamente engessou o processo não fornecendo subsídios e infraestrutura como determina a Lei.
1. CACS/FUNDEB aprovou a última prestação de contas (ano 2011) das 126 unidades escolares com apenas três conselheiros, sendo um deles do governo e que nem deveria estar votando como conselheiro uma vez que nem cadastrado no FNDE estava na época (exercício financeiro: 2010);
2. Conselho de Alimentação Escolar – CAE, este ferindo a Lei e o próprio Regimento Interno,vem desde 2009 aprovando as contas da prefeitura. Detalhe o Presidente representa o segmento Pais e Alunos, mas paralelamente é Assessor de Gabinete da SEMED, até presente data.
3. CME – Conselho Municipal de Educação,este ainda pode render alguma coisa, porem a desmotivação é grande e dependerá do interesse de cada um em  desejar de fato mudar o quadro atual. Faço parte deste grupo e mal ou bem, ainda tenho esperanças.

Mais o maior problema da educação que infelizmente presenciamos hoje é a crônica falta da merenda em toda a rede de ensino do município que a meu ver representa um grande crime, contra os direitos da criança e adolescente e desrespeito com os pais que ora confia a proteção e guarda de seus filhos a direção da escola.
A Sociedade Civil Organizada, Sindicato, ONgs e qualquer cidadão devem se mobilizar conjuntamente em defesa da Educação de Nova Iguaçu. Se realmente queremos mudanças,temos que caminhar juntos e o primeiro passo que vejo é em direção ao Ministério Público com as devidas denuncias. É tudo.


UMA CPI DA EDUCAÇÃO DEVERIA SER,
IMEDIATAMENTE IMPLANTADA!!!
O QUE VOCES ACHAM???

*Coordenador do Fórum Popular Permanente de Defesa da Educação de N.Iguaçu, membro do Conselho Municipal de Educação de Nova Iguaçu e Diretor de Educação do MAB – Federação das Associações de Bairros de Nova Iguaçu

Um comentário:

  1. SERIA VIÁVEL, SE NA CIDADE DE NOVA IGUAÇU, HOUVE-SE DE FATO VEREADORES PREOCUPADOS COM O BEM COMUM DOS CIDADÃOS, MAS, ELES, ESTÃO PREOCUPADOS EM MANTER O "STATUS QUOS", JUNTO A SENHORA PREFEITA E EM FICAREM MAIS RICOS.

    ResponderExcluir