sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Conselho Municipal de Saúde de N.Iguaçu - CMS-NI, aprova projeto de 10 leitos para Emergência Psiquiátrica para Hospital da Posse

Reunião Ordinária do CMS-NI, em 22/11/2012, ignora período de transição administrativa do executivo e deliberam aprovando projetos.
Por Alcy Maihoní
Conselheira Maria de Lourdes
Demais conselheiros: Dr. Luiz Caldas (braço erguido) que votou contra.

Da esquerda para direita:
Flavio (Diocese), Dr. Marcio (atual  Diretor do  HGNI)  e
Profº. Ricardo (Conselheiro)

Pautas da Assembleia:
> Apreciação e aprovação de 10 leitos de emergência psiquiátrico no HGNI;
> Apreciação e aprovação do Plano de Expansão da Atenção Primária à Saúde;
> Apresentação de todos os projetos desenvolvidos pela Secretaria Adjunta Atenção Básica e Políticas de Estratégia desde fevereiro de 2012;
> Apresentação do segmento usuário Pastoral da Criança.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Como visitante, optei por observar e rascunhar algumas anotações, deixando claro que este pequeno comentário não reflete necessariamente a opinião da Federação-MAB, que possui assento no referido conselho e na qual estou diretor (quem não gostar do que estiver lendo, culpa apenas a mim).
A Sra. Maria de Lourdes, atual conselheira,diretora do MAB e uma das articuladoras da Pastoral da Criança, em sua explanação, informou que das 35 ações sobre CONTROLE SOCIAL que estão inseridos no Plano Municipal de Saúde, apenas 09 foram executadas e 26 não realizadas. Dado a esta estarrecedora notícia, considero de extrema gravidade a situação da saúde pública no município que está além do imaginável. A população tem pleno conhecimento das deficiências ora expostas:
Hospital com excesso de pacientes;
Centro cirúrgico está em péssimo estado;
Funcionários a meses não recebem;
SAMU então, nem se fala...
Mas, quando não existe declaradamente fiscalização e controle social e mesmo assim a Casa do Povo (Câmara) aprova prestação de contas sem que estas passem pelo conselho, então o povo tá de fato F... e mal pago, mesmo.
Segundo outro conselheiro (governista), Profº Ricardo de Mattos (creio ser este seu sobrenome), houve melhorias dos indicadores de saúde e produção, no que se refere a atenção primária de saúde. Entretanto em conformidade com as visitas de vistoria em que realizei em abril deste mesmo ano, nos Postos  médicos no eixo da Estrada de Madureira (do Km-32 ao Jardim Nova Era), digo apenas que não coloco minha mão no fogo por esta afirmação do Professor.
Neste conselho existe pessoas bem intencionadas, sem sombra de dúvidas, mas percebí nitidamente um clima de "ansiedade" dos conselheiros em aprovar projetos, como em nenhum outro conselho, ainda mais em período de transição de governo.
Foram então aprovados + 10 leitos para o HGNI, destinados ao uso para emergência psiquiátrica. 10 x 01 resultado da votação, onde o Dr. Luiz Caldas conselheiro votou contra a medida, alegando que NADA garante a aplicação das verbas para este fim. 
Detalhe: somente para a implantação do projeto, cada leito custará a União entre R$ 100 a  R$ 150 mil reais. Os que aprovaram defendem que a demanda existe e não pode ser ignorada e que além disto é algo que precisa ser feito.
"É Lei (Nº 10216), e que tem que ser cumprida". Dize uma conselheira.
O CMS-NI, tambem aprovou a ampliação das equipes de Agentes de Saúde que deverão atuar em 2013, nos "vazios sanitários", que compreende os bairros de Cabuçu e Ypiranga. Somando mais 11 equipes para este eixo da Estrada de Madureira.
A proposta de pauta para próxima reunião será "prestação de contas".
Para finalizar o CMS-NI, irá solicitar a Secretaria Municipal de Saúde explicações sobre a situação do SAMU. Fecho comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário