segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Conferência sobre educação em 2013

Em 2013, uma Conferência deve ser realizada. O futuro da educação pública de Nova Iguaçu e dos nossos jovens alunos está diante de tenebroso abismo. Cego é aquele que insiste em não querer ver.
Por: AlcyMaihoní
 

Educadores, políticos e sociedade civil devem debater em comum acordo, projetos para melhorar ensino.
Devemos ter em mente que as propostas, metas e objetivos deliberadas na última conferência que resultaram na elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), foram danosamente frustados por gestões não comprometidas de fato, com a educação. Devemos ser sinceros e reconhecer que 95% do PME não avançou por pura falta de empenho por parte do executivo, também, não houve por parte do legislativo uma maior fiscalização como deveria e a própria sociedade civil andou comendo muita mosca. Mas enfim, 2012 está perto de terminar, devemos nos programar, deixando as críticas de lado (mais uma vez, para o bem da educação) e fazer o máximo para que a próxima conferência seja singular e bem diferente de todas as antecessoras. Estabelecer não somente prioridades, mas uma transformação radical em certos paradigmas. Devemos primeiramente tocar em muitas feridas, entre algumas a dinâmica das atividades dos conselhos existentes CME, CAE e CACS/FUNDEB. Este tripé de conselhos são a base pura de um controle social participativo e democrático que deve atuar sem nenhum tipo de vícios e em paralelo com a Comissão Permanente da Câmara Municipal. Caso contrário a educação está prestes a sofrer queda livre, diante deste abismo apocalíptico que sufocará o futuro dos nossos jovens. O perigo é real, caso não haja atitudes positivas. O PME atuaL, pode ser ainda bem aproveitado, não há necessidade de inventar novas propostas. Seria perda de tempo.
Acredito que a sociedade civil, com seus dirigentes e novas lideranças que estão espalhadas pela região possui conhecimento necessário para puxar esta conferência em união de esforços com o governo (executivo+legislativo), afim de tirar do sufoco a educação que por ora se encontra. Um fato é certo: Sozinha a prefeitura não irá conseguir melhorar a educação de Nova Iguaçu, veja o que ocorreu com as duas gestões anteriores a exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário